quarta-feira, 1 de junho de 2016

O erro de diagnóstico de Marco Silva

Marco Silva deu ontem uma entrevista à TVI24, onde abordou diversos assuntos, onde a sua passagem pelo Sporting constituiu ponto obrigatório. Do que foi dito ressalto a seguinte afirmação, que me parece ser um diagnóstico errado:

"Não faz sentido estarmos a comparar, pois são plantéis completamente diferentes e realidades diferentes. Os directores assumiram que eram anos diferentes, no meu com maior contenção, e neste para apostar tudo".

A minha discordância relativamente ao que foi afirmado reside na segunda frase. Os factos falam por si: na época de Marco Silva o Sporting despendeu inicialmente quase 15 milhões de euros em aquisições. Na época agora finalizada despendeu quase metade (cerca de 8 milhões de euros). O problema não foi a "maior contenção" de que falava ontem Marco Silva, mas sim um falhanço quase total na política de aquisições. Esta não foi a única razão pela qual o Sporting não lutou pelo titulo, obviamente. Mas foi por aqui que a sorte da época foi ficando definida.

Hoje os factos ressaltam à vista e, ao contrário do que sucedeu no inicio da temporada de Marco Silva, já é fácil constatar o óbvio: Slavchev, Oriol, Tanaka, Gauld, Geraldes, Sarr, Sacko, Rabia, Jonathan não eram de facto reforços, mas meras aquisições. Só Paulo Oliveira continua. O próprio Ewerton, fundamental no reequilíbrio defensivo em Janeiro, perdeu espaço porque, apesar de ter tudo para ser titular ao lado de Coates, deixou de merecer a confiança do treinador, pelo facto de se lesionar constantemente.

Onde a diferença é notória, entre um ano e outro, é no acréscimo do custo dos honorários do plantel. Falaremos disso mais adiante, até porque a apresentação dos resultados trimestrais assim o impõem. Mas esse acaba por ser o resultado inevitável quer da mudança do perfil dos jogadores contratados, quer pelas renovações dos contratos dos jogadores já residentes e que foram justificando o ajuste dos seus vencimentos.

21 comentários:

  1. Adoro quando toda a gente, Marco Silva incluído, decide ignorar que na época passada o Nani esteve no Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Cedric, Carrillo e Nani. Este ano J.Pereira até Janeiro e Schellotto na 2 volta (na minha opinião Cedric é superior aos dois). Gosto muito do Ruiz e do Gelson mas preferia ter Nani e Carrillo (de Nani então.....). Marco Silva preferiu jogar com o Sarr em detrimento do Paulo Oliveira largos meses da mesma forma que ignorou João Mário até o André Martins se lesionar.

    Se até concordo que o plantel do Sporting depois de Janeiro ficou mais "profundo" em opções não posso concordar que o Marco tivesse menos recursos para ter um 11 (14) sólido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vi a pré-temporada e a jogar como jogava nenhum treinador punha o Paulo Oliveira a jogar.

      Se a importância de Nani e Carrilo é grande não é menos verdade que teve que improvisar na defesa. A questão fundamental é o equilibrio das soluções que o treinador tem à disposição e a mim parece-me claro que até à saída de Carrillo o plantel deste ano o era muito mais do que o ano passado.

      Eliminar
  3. O MS esquece-se que contava com Nani e com Carrilho. Que começou a época com Sarr e Mauricio, por opção dele, o que nos custou aquele jogo em Apoel (paulo oliveira no banco).

    De resto, tínhamos laterais iguais ou parecidos, meio campo igual, e apesar do Ruiz ser o que é, creio que ng o prefere ao Nani (eu pelo menos nao).

    Enfim, defendi o MS e tb nao se pode esperar que ele agora diga "sim, o meu plantel era igual e eu nao consegui lutar pelo título pq sou menos competente que o JJ".

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JVB,

      eu vi a pré-temporada e a jogar como jogava nenhum treinador punha o Paulo Oliveira a jogar.

      Eliminar
    2. O treinador também está lá para ajudar a resolver essa parte:)

      Eliminar
    3. Não está nada M, o Marco Silva nunca tem culpa de nada. O Marco Silva foi muito injustiçado porque o Sporting não foi buscar o Sérgio Ramos. O treinador nunca tem a responsabilidade de fazer os jogadores jogarem melhor, onde é que isso já se viu.

      Eliminar
    4. Tiago

      Jogadores como o Sarr, O Rabia e outros que estão naquela lista para jogarem melhor precisam de um santo milagreiro. Um treinador é insuficiente.

      Eliminar
    5. LdA, não desconverses porque nem sequer estávamos a falar do Sarr, estávamos a falar do Paulo Oliveira. Tu disseste que, com pré-temporada que o Paulo Oliveira fez, ninguém o punha jogar. E eu digo que o Marco Silva tinha a responsabilidade de melhorar o jogo do Paulo Oliveira. Mas como a estratégia do Marco Silva foi quase sempre "chuta para a frente que pode ser que o vento ajude" (como ajudou no golo do Montero na final da taça), é normal que não saiba como isso se faz.

      Eliminar
    6. Tiago, a desconversa é tua, bem como a ingratidão. O que é facto é que o jogo do Paulo Oliveira melhorou.

      Já a Taça de Portugal foi conseguida em condições adversas e de forma épica: a jogar com menos um o jogo quase todo, dando a volta a um resultado de 0-2.

      Só referi agora o Marco Silva porque ele se referiu a nós na entrevista. Não o venero, porque lhe reconheço algumas falhas, mas também não dedico o meu tempo a denegri-lo culpando-o de um mal que não foi apenas da responsabilidade dele.

      Eliminar
    7. Não me acuses a mim de desconversar quando eu estava a falar do Paulo Oliveira e tu decidiste fingir que eu estava a falar do Sarr.
      A questão é só uma e não tem outra forma de ser vista: o Marco Silva preferiu durante uma boa parte da época o Sarr ao Paulo Oliveira.
      E ingrato é o Marco Silva que, volto ao meu comentário inicial, adora esquecer-se que teve o Nani no plantel.

      Eliminar
    8. Tiago,

      No teu comentário era impossível perceber que te referias a alguém em particular mas sim a uma apreciação genérica do que deve ser o trabalho de um treinador, uma vez que não referes nomes.

      A "boa parte da época" a que referes é desmentida pelos números. O Paulo Oliveira jogou 4.474 e o Sarr 1669.

      Eliminar
    9. Paulo Oliveira só entrou na equipa por "culpa" da lesão de Maurício contra o chelsea e João Mário só ganhou a titularidade quando André martins se lesionou...

      Há 4 jornada já estavamos praticamente afastados do título, BDC pode ter culpa de muita coisa mas MS também não teve capacidade de retirar rendimento dos jogadoes que tinha a disposição.

      A final da taça foi épica mas foi ganha com uma chouriçada brutal, jogamos pouco e os erros defensivos que tanto ponto nos custaram estiveram lá todos nessa tarde memorável.

      Eliminar
  4. Até porque as exibições do Sarr foram categóricas.

    ResponderEliminar
  5. Para o Marco Silva foi uma época mais de contenção LdA. Não teve direito a pedir um único jogador. E pediu tão pouco. Se outros andaram a brincar no mercado... Jesus não só comprou o que quis como aproveitou a evolução de vários jogadores primeiro com Leonardo e depois com o Marco. Logo comparar o quê? A beira da estrada com a estrada da Beira?

    ResponderEliminar
  6. Um clube com um presidente em guerra aberta com o treinador e os vascos do costume querem comparar jogadores...

    ResponderEliminar
  7. Marco Silva tem toda a razão. São realidades diferentes houve uma aposta total este ano, a grande prova não é tanto o volume de investimentos, importante mesmo foi o aumento dos custos de pessoal para o dobro. É isso que prova a aposta total no plantel. Jogadores mais caros teoricamente são melhores. O investimento é um "fait divers" já que se podem pedir emprestados jogadores. Aí não há investimento, mas haverá custos salariais elevados.

    ResponderEliminar
  8. Eu também vi a pre temporada, independentemente disso, ie, da camisola ter pesado ao Paulo no início, pergunto me como é que um treino não chega para meter o sarr a andar! Estive em Coimbra no primeiro jogo da época e fiquei parvo..

    Dito isto: também fiquei desiludido com o nosso futebol, que a dada altura se limitava a cruzar bolas para o slimani, muito previsível.

    No entanto, reafirmo, gosto do MS!

    ResponderEliminar
  9. Concordo no geral com estes dois últimos comentários: o MS não teve a ajuda da direcção, e a política de contratações não passou por ele o que é algo inacreditável hoje em dia.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)