O Europeu, cuja disputa Portugal hoje inicia, é uma competição de equipas e não um torneio individual. Porém, há jogadores que, pela sua preponderância, têm o seu desempenho umbilicalmente ligado ao sucesso das equipas que representam.
É o caso de Ronaldo. Se ele se conseguir apresentar na plenitude dos seus recursos e conseguir formar com os restantes companheiros uma verdadeira equipa, este poderá ser o seu Europeu. Basta olhar para estes números para o perceber:
- A um golo de se tornar o primeiro jogador de sempre a marcar em quatro campeonatos europeus.
- Se marcar três golos torna-se no jogador com mais golos marcados na competição. Tem actualmente seis golos, Platini lidera com nove.
- Com a internacionalização que mais logo coleccionará, tornar-se-á no jogador mais internacional de sempre, com 127 jogos. Dessa forma igualará Figo, ficando ainda com anos pela frente para deixar uma marca única, à altura do seu valor.
- Faltam-lhe apenas dois jogos para igualar a marca dos jogadores com mais jogos disputados na competição. Esse titulo é repartido actualmente "ex-aequo" entre Van der Sar e Lilian Thuran.
Já a possibilidade de poder ser o nosso Europeu, o de todos nós, parece-me haver demasiada euforia e algum irrealismo. Um pouco como pensar que a Liga Inglesa possa algum dia ser ganha por clubes como o Leicester. Ah, ora deixa cá ver...
"A um golo de se tornar o primeiro jogador de sempre a marcar em campeonatos europeus."
ResponderEliminarCreio que falta um número (4?) :p Primeiro não foi de certeza, só neste já lá vão uns quantos.
LdA,
ResponderEliminarNão percebo o primeiro:
- A um golo de se tornar o primeiro jogador de sempre a marcar em campeonatos europeus.
Não falta aqui uma palavrita ou duas?
Pois faltava. O Adriano Cerqueira já me tinha avisado aqui e por outra via.
EliminarObrigado a ambos
Confesso que quando o tema é Selecção o meu interesse é quase nulo.
ResponderEliminarPor isso, não tinha conhecimento destas estatísticas que o Leão aqui nos apresenta (com excepção do nº de internacionalizações).
Estes números (e acredito que pode bater todos eles neste Euro 2016), são só mais uma amostra da Dimensão futebolística de Cristiano Ronaldo.
Se os números de Figo (e, também, Vítor Baía - este só no que diz respeito a clubes) já eram difíceis de alcançar, os que CR vai deixar são praticamente imbatíveis. E por muito que CS tente passar outra ideia, tão cedo (ou alguma vez?) não teremos ninguém que se aproxime de tal rendimento.
Não há dúvidas, é o Melhor jogador português de SEMPRE e um dos melhores (de SEMPRE) do Mundo.
Grande atleta, grande dedicação, profissionalismo e qualidade. Merece tudo o que alcança e todas as páginas da História do Futebol escritas sobre ele.
Sem dúvida, especialmente os 2 últimos parágrafos.
EliminarAbraço
"Faltam-lhe apenas dois jogos para igualar a marca dos jogadores com mais jogos disputados na competição. Esse titulo é repartido actualmente "ex-aequo" entre Van der Sar e Lilian Thuran."
ResponderEliminarAmigo, esta marca (a 2 jogos) é a contar já com os jogos da fase de grupos ou depois dela? É que se não contas com os jogos da fase de grupos, a não ser que algo de mt grave aconteça (lesão... bater mil vezes na madeira...) CR7 já garantiu a ultrapassem a van der Sar e Thuram, pois a fse de grupos tem 3 jogos.
FORÇA POERTGAL!!!!
Abç,
Virgílio.
Virgilio,
Eliminarapenas fases finais da competição.
Abraço