segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O ensurdecedor barulho dos talheres

Ainda não começou o tempo oficial da campanha eleitoral que levará os Sportinguistas às urnas mas é cada vez mais notório que esse tempo está próximo. É assim que se compreende o abandono por Bruno de Carvalho da postura discreta e até cordata adoptada no inicio da época, num curto espaço de tempo, endurecer o discurso, como é manifesto num post inqualificável e injustificável sobre "os híbridos" e no recente discurso por ocasião do Jantar comemorativo da 36ª edição dos Prémios do Rugido do Leão. Como diria um conhecido filósofo inglês (não chinês...) "a natureza é frequentemente escondida, algumas vezes dominada, mas raramente extinta."

Não havendo oposição constituída e recolhendo Bruno de Carvalho um nível de aceitação e aprovação elevado entre os associados e adeptos do clube, esta postura é de todo incompreensível, a menos que ela tenha origem nas recentes noticias sobre a sua vida pessoal e passado profissional. Mas, assim sendo, não faz qualquer sentido inseri-la num contexto de uma qualquer campanha com origem em inimigos externos ou internos, por terem origem em actos da sua exclusiva responsabilidade pessoal. E de forma a mantê-los nessa esfera pessoal, como julgo que é de todo conveniente, não seja o próprio a inseri-las na agenda do clube.

Voltando ao discurso no referido jantar, haveria muita matéria que mereceria análise e verificação (fact check), mas o que me merece nota é o tom entre o paternalista e o autoritário usado numa reunião que é conhecida como uma festa do Sportinguismo.
Tom ainda de nível inferior no referido post sobre "os hibridos"  e ambos a  remeter-nos para um tratamento que até no tempo cognominado de "roquetismo" é difícil de encontrar.
Até quando isto será tolerável? E tudo porque um qualquer paineleiro ligado ao SLB decidiu avançar com um nome de um putativo candidato, candidatura que o visado já desmentiu. Isto comprova aquilo que várias vezes aqui tenho afirmado: em Alvalade os assuntos da agenda comunicacional do Sporting é escrita pela punho dos paineleiros benfiquistas.

Como dizia acima, tudo isto acontece ainda antes de entrarmos em período eleitoral e sem candidaturas visíveis. É caso para perguntar porquê tanta hipersensibilidade e nervosismo? Se este é agora o nível como será se aparecer alguém com ideias e projectos alternativos, algo que os Sportinguistas deviam desejar e promover em nome do melhor para o clube, mesmo que isso atrapalhe agendas pessoais de poder, como será quando for aberta a caça ao voto?

13 comentários:

  1. Realmente há cá com cada ideia. Imagine-se que hoje até já li que o carácter do presidente do SCP não interessa para nada…

    Mas cabe na cabeça de alguém mexer nos talheres em plena adoração do menino? E a prova que o SCP ainda não é a Coreia do Norte é que depois não se viu ninguém a tentar jantar já sem a cabeça.

    E também cabe na cabeça de alguém o súbito interesse da imprensa cor-de-rosa com o nosso Bruninho? Bem, se calhar não é assim tão súbito. Se calhar até já deu jeito...

    Tenham mas é juízo! E quantos são, quantos são?

    ResponderEliminar
  2. E também queria dizer que para já ainda sou muito novo e ainda estou a tentar acabar o 12º ano. Mas se conseguir, já decidi que quero ir para jornalismo. Porque quando for grande quero ser como o Saraiva. E depois ainda escrevo um livro melhor que o presidente sem medo.

    ResponderEliminar
  3. Número de candidatos dispostos a concorrer contra BdC para as eleições desde este post...zero!
    Essa é que é essa!

    Noddy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noddy,

      nunca mais cresces, rapaz! São zero porque não sou eu que tenho que anunciar ou propor candidaturas. Mas se o fizesse, no uso pleno dos meus direitos, também ias encontrar um qualquer problema.

      Infelizmente é a postura que normalmente aqui assumes que está na origem dos principais problemas que o Sporting tem enfrentado nas últimas décadas: olhar para o Sporting apenas de forma completamente destituída de sentido critico do que é o interesse do clube e apenas centrada nos interesses de quem está sentado na cadeira.

      Eliminar
    2. Antes os problemas do Sporting residissem nos meus comentários.
      Só que não. O problema "são" os meus comentários e os seus escritos.

      Noddy

      Eliminar
    3. Noddy,

      limitei-me a responder ao seu comentário, que visava o meu post. Mas nem um nem outro são um problema para o Sporting. O Problema para o Sporting é este tratamento infeliz (para ser muito, mas mesmo muito simpático) de um presidente que tem um largo apoio e popularidade para centrar o seu discurso em moinhos de vento e ainda por cima fazê-lo de forma mal-educada, deselegante perante uma plateia para onde foi convidado a discursar e que ainda por cima o idolatra. Esta pequenez de horizontes e comportamento diminuem não apenas a sua imagem mas, sendo ele a figura tutelar do clube, o próprio Sporting. Há ditadorzecos com menos azedume e acrimónia no discurso.

      Depois há a velha questão: o homem que anuncia o tempo novo e se assume como o seu autor é portador de uma postura e mensagem que nos faz recuar ao pior tempo do "roquetismo" que disse combater. Se ainda ao menos ganhasse até se podia suportar melhor tanta arrogância. Assim só faz fraca figura e com ele todos nós. É que não sei se reparou ele estava a falar para Sportinguistas, não era para o Guerra ou outro qualquer. Isso deveria fazer toda a diferença.

      Eliminar
  4. Entre os tiques de ditador e a nova mensagem com os avisos à "oposição" (dele e do Director de Comunicação do SCP!) acho que é caso para a nossa preocupação sobre esta democracia (tema tão na moda depois das mais recentes eleições na Europa e EUA) começar a crescer. Sobre a forma como ele tratou o Bernardes Dinis, só dá para sentir vergonha.

    ResponderEliminar
  5. Bem, para nós pode não ter começado ainda o período de campanha eleitoral, mas para Bruno de Carvalho ontem já era tarde para esse período. Este triste cena (mais uma) sobre as talheres vai de encontro a um episódio bem recente onde ameaçava que ia à mesa de quem estava a falar quando ele ia começar a discursar. O respeito deste individuo em relação aos sócios e adeptos do SCP é ZERO! Ele quer é o ordenado pornográfico e que o resto se lixe.
    Cada vez acredito mais que ninguém se vai chegar à frente e concorrer às eleições marcadas para o próximo mês de março. Como o medo de perder o emprego do Bruno é mais que muito já se tratou de criar uma espécie de clima de terror a quem se atrever a concorrer contra ele. Quem perde e quem ganha com isto? Quem perde óbviamente é o Sporting, amarrado que fica a esta gente que envergonha qualquer sportinguista sério praticamente todos os dias. Quem ganha, acho que basta ver quem ganhou campeonatos nos 3 anos de mandato de Bruno de Carvalho...

    ResponderEliminar
  6. Mais 4 anos disto e será o fim. Nada mais será igual.

    ResponderEliminar
  7. Fiz questão de ler o artigo, esperando conseguir ler comentários com um mínimo de sensatez, ou não se denunciasse na crónica precisamente a falta dessa qualidade. Constato que, afinal, os comentários são, todos eles, omissos disso mesmo. Sintomático...

    Trata-se apenas dos habituais campeões do Mundo da internet, que tão depressa apontam o dedo a alguém por algo que consideram errado como, a seguir, na mesma linha até, estão a incorrer na mesmíssima coisa que dizem ser incorrecta. Sintomático...

    Cada vez começo a chegar à conclusão que todos parecem não querer tirar. A de que somos diferentes... mas para pior, em muitos aspectos. É como acusar o Frei Tomás de hipocrisia, de algo que nós mesmos fazemos igual. Ou pior...

    Sim, BdC é o Presidente e devia (não só mas também) reger pelo exemplo. Sim, BdC é a pessoa mais caracteristicamente defeituosa que alguma vez chegou ao Sporting. Pois que outros houve que também assim foram classificados, mas desses... talvez "a maioria" barulhenta seja demasiado nova para se lembrar. Alguns deles até são hoje tidos como quase semi-Deuses pelo que, saídos do Sporting, décadas volvidas, olhando em retrospecção afinal até se concorda que foi um excelente Presidente, coisa que só se começou a admitir quando o homem finalmente decidiu que estava farto de tanta hipocrisia e decidiu pôr-se na alheta, antes que lha partissem na cabeça, como muitas vezes tentaram...

    Somos todos Sportinguistas, meus consócios, adeptos, jovens, adultos, "velhotes" como eu. Tentem lembrar-se disso. Um dia hão-de perceber que há discussões que são sempre melhores discutidas em silêncio...

    Bem-hajam!

    ResponderEliminar
  8. Este discurso e outros escritos, tanto do D.Quixote como do seu "compagnon de route" Sancho Pança, são a manifestação de algo que qualquer estudante do 1º ano de psicologia saberia responder: MEDO! Um medo irracional de perderem o tacho!

    ResponderEliminar
  9. 'Somos todos Sportinguistas, meus consócios, adeptos, jovens, adultos, "velhotes" como eu. Tentem lembrar-se disso.'

    Por isso é importante não tolerar quem divide os sportinguistas em híbridos e não-híbridos, híbridos ou pseudo-sportinguistas como fez o palerma há uns meses. Não deveríamos tolerá-lo em qualquer circunstância mas as circunstâncias que o motivam são especialmente graves, já que a divisão é feita apelando ao critério de quem o apoia e de quem não o apoia. Isto é a redução de um clube centenário aos caprichos de um palerma que se julga tão ou mais importante que o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Acredito já existir oposição. Mas no estado actual do Sporting, a oposição não pode aparecer já.
    O louco e os seus espingardeiros pegariam fogo a Alvalade só para culpar a oposição. Neste momento não sabem quem é. Desconfiam mas não têm certezas.
    Quem vai enfrentar Bruno de Carvalho já sabe que ele está numa espiral auto-destructiva. Tanto no Sporting como na sua vida pessoal. Aqueles que o apoiaram já se começam a afastar dele. E ele fecha-se cada vez mais num círculo de assalariados que lhe dizem sim enquanto ele os sustentar. Ele, não. O Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)