terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sporting 1 - Real Madrid 2: quando e porquê os deuses se zangaram connosco?

Não há palavras para descrever o orgulho que é ser Sportinguista. Não há palavras que expliquem o que é o amor incondicional por este emblema, pelas nossas camisolas, que nos leva a nunca virar as costas, em qualquer circunstância. Foi o que hoje ficou demonstrado num espectáculo sem par dado pelos adeptos nas bancadas em Alvalade e que leva os que nos visitam a perguntar: como é possível esta abnegação inquebrantável com tantos anos sem ganhar? 

Não é o parágrafo acima a sublimação da frustração pelo resultado de hoje ou a expressão do regozijo possível à falta de melhor e muito menos a celebração da derrota. A cada dia que passa a vitória nas principais competições que o clube disputa é ainda mais urgente e necessária. Mas, uma vez mais como em muitas outras ocasiões, de todo o erro cometido é-nos emitia de forma imediata uma amarga factura. 

Foi o que hoje sucedeu mais uma vez quando Semedo prefere adornar um passe fácil e o que nos poderia dar um contra-ataque rápido acabou num livre fatal e pontuado pela sorte merengue, com a bola a acabar na nossa baliza. Ou o incorrigível João Pereira, que mesmo sem merecer expulsão, não fez mais do que pôr-se a jeito da teatralidade de Kovacic e da discricionaridade do árbitro, mas ainda assim inadmissível a este nível e num jogador experiente? De assinalar que ambos os lances acontecem em momentos em que o Sporting estava completamente por cima do jogo.

Parece que algures no tempo os deuses do futebol se zangaram connosco, quando as nossas vitórias se multiplicavam e lhes faziam inveja, penalizando-nos agora a cada oportunidade e tornando as nossas vitórias nos custam mais do que o suplicio de Tântalo ou os trabalhos de Sisifo

Obviamente que as razões para a derrota não devem ser encontradas na construção de uma mitologia privada para as nossas derrotas ou aceites como um fado mas sim explicada antes de tudo nas nossas falhas recorrentes. De outra forma a possibilidade de as corrigir e inverter a ausência de títulos só estará a ser prolongada, excepto o campeonato da auto-desculpabilização.

Não somos nós contra o mundo nem o mundo contra nós, não é a Europa do futebol que não nos quer, somos nós que ainda não somos suficientemente competentes para vencer. Aceitar o azar e a desgraça é descrer da inteligência, é uma forma de desistir.

16 comentários:

  1. Um grande abraço Leão.
    Estive lá e não consigo dizer muito sobre o que se passou.
    Isto não é para nós. Devemos ter feito muito mal para ser sempre assim.
    É muito difícil.

    Uma Champions muito digna, com bom futebol e muita injustiça.
    Agora vamos jogar uma final pela Liga Europa. E nós com as finais...

    Não merecíamos isto.

    grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Clint Eastwood: "God is not on our side, because God hates idiots".

    ResponderEliminar
  3. Bom post amigo LdA

    Quero acreditar que jogando assim a fortuna virá. Claro q temos algumas lacunas na equipa - principalmente as laterais - mas quero acreditar que se lute pelo título até ao fim. É já mostrar contra o Boavista essa ambição.

    Bonita casa em Alvalade.

    LdA

    O Sportinguismo nao se explica mesmo :)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Bem, segundo o homem que treina, os jogadores é que voltaram a não saber “queimar” o tempo. Do que se depreende e pela 2ª vez consecutiva com o Real, que é algo impossível de treinar. De todo. O 2º busílis parece que foi a expulsão e o que dela resultou. Um homem a menos. Como se alguém também tivesse dado pelo Ronaldo. O melhor do Mundo emocionou-se com a homenagem...

    Bem, para o ano há mais. Ou era bom. Mas julgo que sim, o tempo que NES leva a menos de treino no Porto é sempre um handicap.

    P.S. Que ao menos o LÉGIA em Varsóvia tenha andamento para o SCVMOCs. Porque quando não têm já sabemos como acaba. E para quem tinha concorrido contra o Ricciardi nada mau.

    ResponderEliminar
  5. Não vi o João Pereira fazer nada que sequer merecesse amarelo. Nem eu, nem o fiscal que disse ao árbitro que viu - porque a tv prova que ele não estava a olhar para os braços dos jogadores. Enfim, se o Marcelo, o ano passado, tivesse levado 10 jogos pela simulação inacreditável que fez contra o Wolfsburg (para lá de vergonhosa), estas cenas lamentáveis não existiam. Mas, claro, a UEFA, com estes senhores, é só conversa. Por isso, neste caso, discordo do nosso treinador: quem se "pôs a jeito" de um árbitro decente (como, por sinal, acho que era o de ontem) foi o Kovacic, o João Pereira foi só buscar uma bola e não merecia nada o que lhe aconteceu (fez uma grande exibição, aliás, tal como o Bruno César e o Coates). SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero eternizar esta discussão mas discordo completamente. Se eu fosse o árbitro auxiliar provavelmente teria dado a mesma indicação ao árbitro porque a simulação do Kovacic é perfeita e demasiado próxima dele para poder ver outra coisa que não uma agressão. Tivesse o João Pereira presente a importância do momento para nós e uma noção da realidade relativamente às forças em confronto e provavelmente teria actuado de outra forma. Foi imprevidente e num jogador com a sua experiência foi estúpido. Aliás conta para essa avaliação o resultado da sua acção e não tudo o resto que gostaríamos que fosse.

      Eliminar
    2. Acha então correcto que o fiscal tenha assinalado aquilo que não viu, porque o João Pereira "se pôs a jeito". Então, assumo, também acha correcto que o Jonathan "se pôs a jeito" para o árbitro de baliza do Schalke marcar uma mão que não viu, ou o que o Pedro Silva "se pôs a jeito" para o Lucílio marcar uma mão mão que não viu. Ficamos assim. Eu fico na minha: gostava que os árbitros apenas marcassem o que vêem, porque, claramente, quando recorrem à dedução, quem se lixa é sempre o mexilhão. SL! JPT

      Eliminar
    3. Acho que esse comentário é meter uma série de exemplos sem qualquer relação num misturador para sair algo que até parece fazer sentido mas não tem absolutamente nada a ver com o que disse.

      Não sei se o arbitro auxiliar "deduziu" alguma coisa. Sei, isso sim, porque vi, que o Kovacic fez uma excelente teatralização que tornou a agressão não existente num facto aos olhos do juiz de linha e até mesmo na primeira impressão de quem via a transmissão na TV.

      Eliminar
    4. Eu por acaso acho que é muito bem expulso. Posso? E essa do toda a gente ver mais que o fiscal de linha que até estava a tentar separar os jogadores...

      Eliminar
    5. Óbvio que foi bem expulso!
      Jp é useiro e vezeiro neste tipo de situações
      E nas imagens pode ver-se um "encosto de punho" (termo vulgarmente usado em comparação com "cuspe ou fumarada") na barriga do "kovacevic" (jogador já retirado, mas que ainda fazia uma perninha no ataque leonino) como diz jj...
      Assim, só é pena os poucos pontos com que contribuíram para o ranking...

      Eliminar
  6. Acho que já todos percebemos o que cada um acha. O que acho é que não se pode desperdiçar lances como a incrível oferta do Sérgio Ramos ao Dost, ou como o lance em que o Marcelo mergulha e deixar um tempo eterno e três linhas de passe ao Gelson (que não concluiu bem uma única jogada). Nem deixar, como deixou o Joel (e se calhar é por isso que não joga) 20 metros de espaço para o Sérgio Ramos meter a bola na cabeça do Benzema, numa colossal injustiça para o Coates (o melhor central do SCP desde o Luizinho). Parecem-me todos erros muito mais evidentes do que tentar impedir que um jogador queime tempo e acabar expulso injustamente. JPT

    ResponderEliminar
  7. Demos luta, podíamos ter tido sorte e aproveitado mais do que um dos muitos brindes que a defesa do Real foi dando - e assim ter construído um outro resultado. Mas parece-me que o resultado final é justo. Sempre que o Real acelerou, conseguiu desequilibrar. Foi um Real típico de fase de grupos: eficaz q.b., sem nunca ser espetacular.

    Fica um sabor amargo desta participação. É verdade que melhorámos na qualidade de jogo face a participações anteriores. Em nenhum dos jogos com o Real se viu a inferioridade gritante que marcou os confrontos com o Chelsea (2014/15), Bayern e Barcelona (2008/09) ou Manchester United (2007/08). E isso deve ser valorizado. Mas também não se deve esconder que o balanço final é negativo: 4 derrotas nos 4 jogos contra adversários de nível Champions. Sempre pela margem mínima, é certo, mas derrotas à mesma. Não se deve menosprezar o que já caminhámos, mas temos ter a noção do muito que há a caminhar. Sem desistir, claro!

    ResponderEliminar
  8. https://www.youtube.com/watch?v=9sNPs2idF74&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
  9. Isto é tudo muito giro, mas os deuses não têm nada a ver com isto...
    Não se esqueçam que enquanto nós jogamos na quinta feira passada contra um Praiense, o Real jogou no sábado contra o Atlético. Acham que isto não tem influência?
    Além disso ontem foi a primeira vez que o Real ganhou fora nesta edição da champions. Até o Légia lhes roubou pontos!
    Vão ver o histórico do Jesus na liga dos campeões e percebam que isto não tem nada a ver com sorte ou azar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se fossemos ver antes o histórico do Sporting Clube de Portugal na Liga dos Campeões, não teria isso mais lógica?

      Eliminar
  10. Como vem sendo habitual, o jogo do Sporting foi muito fraquinho .... Assim não vamos longe. A minha grande dúvida é se o problema está nos jogadores ou no treinador.... SCP sempre!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)