terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sporting160: quando sou eu o entrevistado

O João Castro é um Sportinguista que tive oportunidade de conhecer recentemente e que criou um programa de entrevistas na plataforma Twitter a que chamou Sporting160. Já decorreram três entrevistas, a última das quais foi a minha. Hoje transcrevo-a aqui (as restantes e próximas podem ser acompanhadas no blogue Bancada de Leão). 

Para quem não sabe a plataforma permite apenas 140 caracteres, pelo que as respostas são por isso condicionadas, fazendo com que fique uma sensação de que fica alguma coisa por dizer. Por isso, neste post, adicionarei em itálico alguns comentários ou acréscimos às respostas dadas, visando com isso tornar mais claro e mais objectivo o meu pensamento.


Vamos dar inicio a mais um #Sporting160 hoje com um Leão do Norte, @leaodealvalade, que desde já agradeço por ter aceite o convite

Antes de mais tenho que agradecer o convite. É uma formalidade mas é também um agradecimento genuíno

1-Como é que é ser um Leão a Norte de Alvalade?

É surpreendente a quantidade de Sportinguistas que existem A Norte, sobretudo para quem não conhece a realidade de perto. Hoje é mais fácil pelo trabalho feito nos núcleos que aproxima os adeptos como eu que vivem o clube.  

A possibilidade de comprar bilhetes antecipadamente é uma enorme conquista, que anula a tradicional incerteza de empreender viagens sem garantia de assistir ao jogo.

2-Achas que no Norte sentimos o clube de maneira diferente?

Sinceramente, sim! Talvez pela distância ou por outra razão qualquer. Tantas vezes em Alvalade que vejo os adeptos sair após um mau resultado, penalizador para a nossa equipa, a falar de banalidades como se não tivesse sido nada.  

Provavelmente tal não sucede apenas connosco, mas com a generalidade dos vivem como nós nas mesmas condições. Ir a Alvalade ou a qualquer lado ver o Sporting é sempre uma festa, o que por vezes parece ser vivido em Lisboa como uma ida às compras ou ao cinema. Claro que isto é uma generalização que até se aplica mais ao publico tradicional das centrais. Mas só quem mora longe sabe o que é fazer 300 Km no maior silêncio após um resultado desfavorável.

3-Como é que entrou o Sporting na tua vida?

Como entraram todas as outras paixões: pura sedução, mas sem grande explicação. Na minha família ninguém liga muito ao fenómeno clubistico. Fui crescendo e interessando-me pelo fenómeno e quando dei por mim estava a entrar em Alvalade, sem ter dito a ninguém que ia. Era um adolescente, tive que aprender por mim tudo sobre o clube e também, depois desse episódio, que não se sai de casa sem avisar especialmente se vais chegar tarde.

4- Esse amor pelo Sporting, já o replicaste para as gerações mais novas?

Sim, tenho um filho já adulto que é do Sporting, tenho que confessar que essencialmente porque gosta do pai. Ele é mais basquete e já teve oportunidade de conhecer um grande capitão da modalidade (e andebol!) e campeão. Teve a sorte de estrear em Alvalade, quando o Liedson desfez a coluna do Luisão, coisa que ainda se nota na falta de cabelo.

5-Na Galeria dos Imortais, qual o maior de sempre?

Dos que eu vi jogar, Manuel Fernandes, indiscutivelmente. Não só porque foi um grande jogador mas também um grande capitão e um exemplo de dedicação ao clube. Felizmente a nossa história tem vários exemplos do género, de grande mérito e de escolha para todos os gostos.

6-Qual o golo dele que mais recordas, o mais especial?

Com sinceridade, nenhum em especial, porque foram muitos, mas a participação dele nos 7-1 é para sempre.

7- Mudando agora o assunto. Formação, temos o modelo adequado?

É difícil responder com pouco tempo e espaço a uma realidade complexa em constante mudança e p2 falamos de ciclos. Podemos estar a trabalhar bem mas ser penalizados no recrutamento, enfim, há muitas variáveis.  Já estive mais descansado sobre esse aspecto, gostaria por exemplo que o plantel A fosse mais curto e houvesse mais espaço para quem estivesse na B (que já teve mais qualidade) visse a "A" como alcançável e este ano isso é quase impossível. 

Tenho ideia que este seria o modelo, já anteriormente aplicado, que mais nos convinha. Parece-me fazer muito pouco sentido ver jovens com progressão tapada por jogadores como Meli, Petrovic, etc, que não passam de segundas linhas e de valor muito duvidoso. Acrescentaria que também me pareceria recomendável uma maior contenção nas mexidas, que têm sido constantes, (quer a nível técnico quer de composição do plantel da B e juniores), por exemplo, sem se perceber ou haver sequer tempo para perceber que méritos encerram. O recente regresso de Luís Martins é à partida uma excelente noticia, de que se esperam bons resultados.

8-Ecletismo, és a favor ou preferias uma aposta mais forte no Futebol?

Tenho que responder a 2 níveis: eu sou mais futebol, embora goste praticamente de todas as modalidades. Mas se há  algo que aprendemos juntamente com o descobrir da história deste grande clube é que ninguém é do Sporting algo que aprendemos juntamente com o descobrir da história deste grande clube é que ninguém é do Sporting sem gostar dele eclético, foi também por aí que nos tornamos no que hoje somos e não lutar para que assim nos mantenhamos é alienar o esforço de gerações que nos precederam e a quem devemos muito do que hoje somos. Daí que não tenhamos outra alternativa senão continuarmos a respeitar esse legado para manter a nossa identidade.  

9-Vamos lá acabar com o mito que foi criado na Internet, votaste em Godinho Lopes nas ultimas eleições?  

Não, mas últimas eleições votei no Couceiro ;). Mas nas eleições onde o GL concorreu votei em Abrantes Mendes. Não, mas últimas eleições votei no Couceiro ;). Mas deixa-me dizer 1 coisa importante: ninguém no clube deveria ser estigmatizado pelos candidatos em que votou. Porque todos nos enganos e muitas vezes somos levados ao engano. 

Aliás, se assim fosse as elevadas percentagens que elegeram Roquette e os presidentes que se seguiram, com a ratificação em A.G. da cooptação de Dias da Cunha, deixariam de fora, para todo o sempre, um elevado número de Sportinguistas, certamente que, alguns dos quais, senão todos, são hoje membros dos órgãos sociais

Mais importante parece-me o acompanhamento do trabalho que fazemos depois de eleitos. Creio que a história recente do clube prova que é indispensável o sentido critico, que devemos acima de tudo pelo clube que queremos deixar aos nossos filhos. Nesse sentido (as últimas) gerações têm muito que explicar-lhes. Não por falta de amor ao clube, não conheço nenhum Sportinguista que não o sinta mas pela forma como o acompanha e como acompanha as decisões que são tomadas. Julgo que há ainda uma pacificação interna para ser feita, embora também acho que ninguém deve escapar impune de acções que se comprovem acções dolosas ou deliberadas para se aproveitar do que é afinal de nós todos. Só assim viraremos a página.

Mas não posso deixar de olhar para trás e considerar que se o meu candidato tivesse ganho então estaríamos muito mal servidos de treinador, o que teria sido de certeza fatal para o projecto. Que se BdC tivesse ganho provavelmente não seria hoje já presidente do Sporting, porque o treinador por ele escolhido tinha tudo para ser o seu Vercauteren. Que Domingos, talvez a melhor escolha, teria tido mais condições de sucesso, apesar das limitações que evidenciou, com a actual direcção, muito mais coesa e focada que o choque de egos e o "salve-se quem puder" em que se tornou a direcção de Godinho Lopes. Enfim, um exercicio de futurologia com o passado.

10-Porque razão te associaram aos chamados "croquetes"?

Pela voragem dos acontecimentos online, que a minha capacidade em modo de arrastadeira não conseguiu acompanhar, não respondi a esta pergunta. Há várias respostas para ela, a mais importante das quais é a ignorância. Desconhece-se o que pode falar por mim, que são os artigos que escrevo desde o dia 28 de Agosto de 2008. Não é assim tão pouco e, sem modéstia, posso dizer que hoje o Sporting estaria muito melhor se a generalidade do adeptos tivessem a mesma consciência e o mesmo sentido critico. Provavelmente serão os mesmos que então me chamavam terrorista quando contestava as alienações de património e outras, cujo resultado é hoje evidente, entre outros. 

Creio que tal associação se fez pela minha contestação no blogue à forma como se procedeu ao movimento de destituição de Godinho Lopes, em que felizmente o bom senso acabou por imperar, não tendo assim ocorrido muitos dos problemas que facilmente se antecipavam. Como provavelmente em tantas outras matérias não tinha razão, embora me pareça que ainda se vive muito sob o signo desse período.

É por isso que insisto tanto na necessidade de pacificação do clube porque ele será inevitavelmente mais pobre se abdicar do espírito universal e inclusivo dos fundadores e deixará de ser um clube de todos para ser apenas de uma facção, mesmo que esta seja grande. Isto não é lirismo, como alguns apodam, é convicção nos valores que transformaram a ideia de uns quantos aristocratas, num clube popular e incontornável na história do nosso País. De outra forma a ideia não teria resultado mais do que uma agremiação fechada e há muito extinta.

11- Em Março votarás BdC perante o cenário atual?

Não posso dizer "desta água não beberei" mas é praticamente impossível de acontecer à luz de hoje. Sou muitas  critico porque acho que tem falhado em coisas que até seriam mais fáceis, como por exemplo a questão da pacificação interna. Creio que foi uma oportunidade perdida por falta de vontade e de percepção da importância para o clube e mesmo para ele. Quem ganha é que dita as condições com que se faz a paz a isso junto também a forma de comunicar que se afasta muito da identidade que me habituei a conhecer e gostar. Mas isso não invalida o reconhecimento do trabalho feito, nas condições que recebeu, na atenção dedicada adeptos que se nota no fervor clubistico que se experiência em todo o lado onde o Sporting joga. coisas que muitas vezes eram mal feitas sem se perceber porquê. Se tivesse que qualificar o seu grande mérito conseguiu a normalização do clube como se o pior ano de sempre não tivesse sucedido. Não é nada pouco!

A construção do pavilhão, quase concluída, a demonstração prática que o Sporting pode valorizar os seus jogadores como os nossos rivais, assim como os contratos televisivos, a estabilização financeira, ainda não totalmente concluída mas com progressos assinaláveis são alguns outros dos méritos, entre outros. Mas a minha falta de empatia com Bruno de Carvalho vem desde o momento de apresentação da sua candidatura, em 2011, que até era então a minha intenção de voto. Até hoje, ao invés de se esbater ainda se acentuou.

12-Futebol dentro do campo. Como viste a vitória no Bessa?  

Com esperança, acima de tudo. Muita qualidade, o que equivale a uma nítida subida de produção. O senão do final não deve ser dramatizado em excesso, havia 1 jogo esgotante nas pernas e a falta do segundo golo intranquilizou. Madrid, Guimarães pesam muito ainda, como não podia deixar de ser.

13-Agora questões com respostas mais curtas e diretas. És fã de JJ?

Às vezes julgo que sou o seu maior fã :-)

14.Apuramento na CL esta difícil, apostarias na Liga Europa?ou somente na liga?

Um Sporting grande tem de apostar sempre o melhor prémio ao seu alcance.

15 comentários:

  1. Excelente entrevista. Parabéns, LdA. É um privilégio ser teu amigo e uma honra partilhar ctg o amor pelo SCP. Abç.

    ResponderEliminar
  2. «Não é assim tão pouco e, sem modéstia, posso dizer que hoje o Sporting estaria muito melhor se a generalidade do adeptos tivessem a mesma consciência e o mesmo sentido critico.»

    Desculpa lá LdA, mas dizer o que quotei em cima não é modéstia, é precisamente o contrário: FALTA de modéstia. Assumir que estamos sempre certos e os outros errados é exactamente o oposto de modéstia.

    Só tenho a dizer isso sobre a entrevista, pois o resto da entrevista está muito boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não disseste foi nada. Sem modéstia ou falta dela é precisamente a mesma coisa.

      Eliminar
    2. A minha leitura é de que o LdA assume falar em consciência e mantendo sempre o sentido crítico, não diz que tem sempre razão. A postura de pensar sempre no que se escreve e diz não significa que se esteja sempre correto.
      Mas o LdA melhor dirá.

      Eliminar
    3. Conana, o sem modéstia do LdA é precisamente o contrassenso que eu referi.

      Eliminar
    4. O meu problema com o LdA e já lho disse várias vezes é não aceitar que os outros podem ter outras opiniões e nos dar pouca hipótese de escrevermos o que pretendemos. O que não acontece com 'alguns'.

      Eu todas as vezes que escrevo aqui acho que será uma lotaria ser publicado e quando acontece quase sempre ter logo alguma resposta associada que não passa em crivo nenhum.

      Eliminar
    5. Eu seria menos sarcástico se isso não acontecesse.

      Eliminar
  3. Em vez de pensarem no que é melhor para o clube pensam mais em simpatias e antipatias pessoais. O Sporting está unido. Quem fala de desunião é um grupo que não tem expressão no estádio que tem enchentes regulares ou até nas ruas quando a comunicação social fala com sportinguistas.

    JRamos

    ResponderEliminar
  4. Gostei, e o meu foco está na parte em que refere a divisão-interna.

    Para mim tem sido uma desilusão assistir a tanta esquizofrenia. Bem, pelo menos tento brincar com a situação, embora lá no intimo haja um sentimento de grande desilusão pelo que tenho assistido.

    Vamos ver que consequências trará ao Sporting...

    ResponderEliminar
  5. "A única pessoa que no universo do Sporting fala em desunião é Bruno de Carvalho, em textos bacocos no facebook e em discursos em AGs e visitas a núcleos, por norma quando quer desviar atenções de maus resultados ou de notícias que ponham em causa algum dos seus actos de gestão. Fazendo-o não só promove activamente a divisão entre sportinguistas como frequentemente os insulta". Assim é que é, Ramos.

    ResponderEliminar
  6. LdA, deves ser neste momento um dos bloggers mais antigos a escrever com regularidade e mantens uma regularidade verdadeiramente impressionante. Neste sentido a entrevista é escassa, fica demasiado por dizer e principalmente por esclarecer.

    Ao ler a entrevista lembrei-me de uma iniciativa que tiveste aqui no A Norte de Alvalade, já há demasiados anos, de "entrevistar" os editores de diversos blogs do universo leonino, uma espécie de fórum onde várias opiniões tiveram acento e foi possível discutir tudo sem ninguém ter de uma cartilha de costumes a cumprir.

    Foram tempos em que não era necessário seleccionar comentários, o insulto gratuito era tão raro e despropositado que até ficava bem nos comentários para demonstrar a sua existência.

    Discordo muitas vezes da tua opinião, mas jamais discordarei da necessidade dela existir e ser exposta, jamais discordarei de discutir ou de contraditar. Isso é um direito de cidadania, pessoal e intransmissível, a cidadania Sportinguista já sofreu muito por falta de espaço de desacordo.

    Continua, abraço e tenta que a tua falta de empatia por quem exerce a presidência não exacerbe a critica e tolde a análise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM
      Dizes quase tudo o que eu penso, bem melhor do que eu conseguiria.
      Lembrares os "velhos tempos" deste blogue levou-me a lembrar como me associei ao aNdA. Tinha vindo de uma viagem aos USA com umas fotos interessantes recolhidas numa comemoração do 10 de Junho, bem emblemáticas da diáspora leonina.
      Acompanhava a blogosfera leonina,(Centuriões, Sangue, A Norte, Leão da Estrela, etc.,) e resolvi enviar as fotos para um blogue. Pela postura do editor e dos visitantes escolhi o aNdA. Em boa hora.
      LDA
      Sabes que comungo muitas da tuas opiniões, que apesar de não escrever muito, passo por aqui mais de uma vez por dia, é só te digo que continues com as opiniões que o teu cérebro impõe, com a força que manteres o aNorte sempre vivo exige, porque numa coisa estiveste mal: escolheste uns calaceirões para te ajudarem como editores.
      Viva o Sporting!

      Eliminar
    2. LMGM e 8,

      começo logo por contestar uma parte do comentário do nosso "capitão" 8. Escolhi muito bem os meus companheiros de blogue, todos sem excepção. Porque apesar de não concordarmos sempre conseguimos construir uma identidade deste espaço ao ponto de o tornar num determinado período uma referência. E há uma característica que nos é comum: o amor pelo clube, sem pretender a superioridade dele sobre a de nenhum outro.

      Quanto ao LMGM, que hoje está de parabéns, (vê lá se atendes o telefone) agradeço as lembranças. Por vezes temo que o facto de ser eu a escrever com mais assiduidade vos retire vontade ou espaço. Se assim for é pena porque o A Norte seria muito melhor se pudesse contar com TODOS!

      Eliminar
  7. Excelente entrevista. Sensata. Eu votaria no BdC porque sinceramente talvez o homem acalme e continue a revitalização do clube. O que ele fez foi muito bom mas também não sou idiota nem papo a areia que ele atira sem necessidade (80M do slimani, ou o SLB é culpado da morte de Cristo etc)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)