quarta-feira, 10 de maio de 2017

Porquê tanto drama, tanto horror se a tragédia estava já consumada?

O Sporting é uma fonte quase inesgotável de surpresas, não é? Então não é que um jogo quase a feijões nos aproxima novamente do abismo, faltando ainda saber o quê e quem se sumirá por ele abaixo? É que é me é difícil perceber tanto drama e tanto horror por causa da derrota com o Belenenses.

Porque não perdíamos em casa com eles há mais de seis décadas?

Porque era Dia da Mãe?

Porque era dia de festa? 

Ah é, por tudo isso? Então vejamos:

É certo que não perdíamos em casa com o Belenenses há 62 anos, mas sejamos práticos. Algum dia tinha que acontecer e por isso quando mais depressa melhor. É que se acontecesse no próximo ano já não seriam 62 mas 63. Um bocado pior, não? E se tem que acontecer é preferível que aconteça quando o resultado tem uma importância menor. Seria incomensuravelmente pior se à triste quebra do record ficasse associado por exemplo afastamento do título, facto há muito consumado. Eu não me importaria de perder todos os anos com o Belenenses, ou mesmo com o Tondela, se fossemos campeões. E como eu todos os Sportinguistas, por certo.

O que me parece digno de preocupação é estarmos a jogar para coisa nenhuma há já muito tempo. Este ano e em muitos outros que compõem os já quase 16 anos sem ver o título. E este ano em particular, depois do investimento feito - que afinal já descobrimos que era apenas despesa... - não me lembro de ver reações equivalentes quando fomos paulatinamente entregando nas mãos de outros os nossos objectivos e ambições. 

Quem sabe se "abanássemos a barraca" com o vigor agora empregue, mesmo que em forma de posts (alguns nitidamente encomendados...) nas redes sociais quando perdemos com o Rio Ave por 3-0. Ou quando fomos empurrados quase com desdém da Europa pelos polacos. Talvez esta derrota - esta com o Belenenses e toda esta época, bem entendido - não tivesse acontecido. Mas as maviosas promessas do "ainda vamos lá", sucedâneo com provas dadas do "para o ano é que é" não nos deixavam ver o que era cada vez mais evidente.

O argumento de ser Dia da Mãe também não colhe. Se há alguém bem preparada para lidar com o desgosto são as mães sportinguistas. A minha não é, nem gosta de futebol, aversão que os dirigentes desportivos se têm empenhado em justificar com grande empenho. Mas nem preciso de lhe dizer nada quando o Sporting perde. Ainda hoje, com a idade que já tenho, é toda compreensão e carinho perante o meu semblante carregado e sorumbático e há poucas pessoas que entendam como ela como a minha dor é real.

"Ah, e tal, era dia de festa", que o clube tinha preparado especialmente. É um bocado estranho que um clube que acaba de torrar uma soma verdadeiramente aterradora de dinheiro e dele fique quase nada para o futuro, encontre razões para festa. Mesmo que seja sob o pretexto de a fazer por uma das mulheres mais importantes, senão a mais, da nossa vida. Cheira mais a comício-festa de desagravo do regime, para entreter os parolos, enquanto os rivais nos vão comendo na cabeça as papas e os bolos. 

"Ah, e coitados dos miúdos pequeninos, que até choraram." É cruel, sim senhor. Mas para o crescimento é importante também a dor e o revés. Muitos grandes Sportinguistas temperaram assim o seu amor pelo clube, quem sabe até o fortaleceu. Porque ser do Sporting é muito mais do que ganhar, por muito importante que seja. Ser do Sporting é TUDO! E tudo o resto seria na mesma, e os dias passariam aparentemente iguais, só que menos aquela qualquer coisa que se sente aqui no peito e não se pode explicar, apenas sentir.

E é preferível uma desilusão do que viver enganado. E a verdade crua e nua é que aquela que muitas vezes apelidamos de "maior potência desportiva nacional" o é em elevado grau de feitos e responsabilidade de muitas das gerações que nos precederam. Fosse por nós e não o seria, por tardamos muito em voltar encontrar o pé e o bem saber fazer. No fundo, em reencontrarmo-nos.

É no mínimo estranho que de adeptos devotos e fervorosos seja tão difícil extrair dirigentes competentes e sagazes. Porque no fundo é disso que inevitavelmente estamos a falar. Ou a evitar falar, como queiram. Um caso de estudo e de cuja resolução depende o retorno ao sucesso ou a permanência no eterno âmbar do "agora é que é" ou, numa versão pior, o anestésico que se  administra em doses certas e metódicas.

Por isso, se tragédia da época estava já consumada, porquê tanto horror? Só se for por antecipação dos dramas que agora já se advinham e que colocam o nosso clube num lugar que tão bem conhece: o da crise e convulsões permanentes, onde os únicos títulos que se podem ambicionar são as das capas dos jornais.

11 comentários:

  1. "E é preferível uma desilusão do que viver enganado. E a verdade crua e nua é aquela que muitas vezes apelidamos de "maior potência desportiva nacional" o é em elevado grau de feitos e responsabilidade de muitas das gerações que nos precederam. Fosse por nós e não o seria, por tardamos muito em voltar encontrar o pé e o bem saber fazer. No fundo em reencontrarmo-nos.

    Por isso se tragédia da época estava já consumada porquê tanto horror? Só se for por antecipação dos dramas que agora já se advinham e que colocam o nosso clube num lugar que tão bem conhece: o da crise e convulsões permanentes, onde os únicos titulos que se podem ambicionar são as das capas dos jornais."


    Muito bom!!
    Obrigado, grande LEÃO!

    (cá estaremos, novamente, para mais uma temporada de Circo. Verdade seja dita, é isto que nós bem conhecemos [e devemos gostar.. só pode]).

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. A luz do teu texto como vês as declarações do presidente no fim do jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo de forma muito crítica. Mas falarei disso em pormenor amanhã.

      Eliminar
  3. A principal razão para o horror e tragédia é o desviar das atenções pelo facto do seu principal rival, para o qual olham há 100 anos com ares de superioridade mas também com inveja, está a ponto de fechar o seu primeiro tetra, algo que o SCP sempre combateu desesperadamente com sucesso, até agora.
    Essa terá sido a principal razão para esconder os verdadeiros "feelings" que inundaram a alma sportinguista e obrigou a encontrar um "surrogat" para a revolta, a derrota com o Belenenses.

    ResponderEliminar
  4. Tão evidente que até ofende. A mim não que já previa isto.

    ResponderEliminar
  5. Excelente Leão de Alvalade. Muito muito bom.
    O «post» de ontem já me deixara desconfiado. Ao contrário de nós, tens acesso a informação privilegiada. Só não te chamo sortudo :)

    Quem vem então para o lugar de Jesus? Vamos ver ...
    E a confirmar-se a saída, quero ver o que dirão os brunecos que chamaram tudo e mais alguma coisa a PMR quando este anunciou que com ele Jesus tinha os dias contados.

    Pessoalmente, não consigo ver a sua saída como uma boa notícia.
    Melhor do que Jesus o Sporting não arranjará ...

    ResponderEliminar
  6. E lá foi o lord pedir desculpas pelo mordomo ao treinador. Manda quem pode, obedece quem deve! E os sócios e enquanto ainda é possível, no lugar de questionarem o capital da SAD junto da MAG do SCP e da CMVM, até com o copo de água do mordomo se entretêm.

    P.S. Só uma palavrinha para a última cimeira da verdade desportiva em Lisboa. Sem direito a vouchers mas com direito a fruta. Um nojo!

    ResponderEliminar
  7. O drama estava todo lá para os sportinguistas como o LdA. Não para os antibenfiquistas que querem ganhar a qualquer preço e que ainda conseguem ser piores que os lampiões porque pensam que o SCP é isso. E para esta malta, que passa a vida às cambalhotas para segurar um chico-esperto qualquer, o drama começou com JJ a sacudir a água do capote pela enésima vez. E com isso a ameaçar e de que maneira a Champions de Gestão. Claro que o chico-esperto não os podia deixar a falar mal do melhor do mundo e arredores até domingo sozinhos.

    Eu que nunca pude com treinadores que se acham sempre acima dos clubes, até sou capaz de concordar que apesar do orçamento record temos menos soluções que o Benfica. Mas para ultrapassar essa diferença é que JJ ganha mais monstruosamente que o Rui Vitória - que nem era treinador mas já lhe limpou 2 campeonatos. E com o Vitória de Guimarães à perna. Vitória que gasta menos numa época que ganha JJ. É capaz de ser curto. Como vergonhosa foi mais uma campanha europeia. São derrotas atrás de derrotas de dois bazófias. Qualquer um deles capaz de hipotecar uma época inteira só pela boca. Ninguém é campeão porque diz que quer ser campeão. Assim como ninguém é o melhor treinador do mundo porque acredita mesmo nisso. Primeiro criam-se condições. E se não havia condições para contratar um treinador que quer sempre mais como JJ não se contratava. Alcochete agradecia.

    A prioridade é sempre criar condições. O tal projecto que os bazófias nunca têm, limitando-se a navegar à vista. Eu, por exemplo, já tenho a certeza que o SCP não vai ser campeão na próxima época. E mais, devido a duas ou três saídas, na próxima época não fazemos melhor de certeza. Não que eu pense que há jogadores insubstituíveis mas é preciso sempre tempo para tudo. Tempo que existe cada vez menos neste Sporting. E orçamentos para lá do limite têm sempre destes imponderáveis.

    E para responder ao Tetra, uma cartilha a meias com o FCorruptos do Porto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)