quinta-feira, 18 de maio de 2017

O Dono Disto Tudo

Ninguém se surpreendeu com a alteração ontem anunciada  daquela que deveria ser a data de realização  da Gala Honóris. Como não escapará a ninguém, esta alteração prende-se com a data de casamento do cidadão Bruno de Carvalho, que é também presidente do Sporting. 

Olhando para este assunto com toda a razoabilidade que merece creio que, em face da sobreposição de datas, não haveria muitas alternativas à mudança operada. A alternativa seria a realização da Gala Honóris na data prevista - a da fundação e que foi respeitada nos eventos anteriores  - mas não me parece que faça muito sentido uma cerimónia como aquela sem a presença do presidente do clube. 

O que poderia ter sido evitado - a sobreposição de datas -  não foi. Bastaria para isso que tivesse havido bom senso e evitado a tomada de decisões por impulso e para bancada aplaudir. O mesmo perfil de decisões que tantas vezes lhe assistimos e que, ao invés de contribuírem para a estabilidade e segurança, tornam o clube no principal fornecedor de títulos dos média. Desta vez até mesmo alvo da chacota dos adversários. Usando o adágio popular, foi para ir buscar a lã mas arrisca-se a sair ele tosquiado.

Obviamente que o cidadão Bruno de Carvalho pode casar-se quando quiser. Mas como presidente do Sporting está obrigado a saber que todas as decisões têm consequências. Esta, associada à sua última comunicação, acentua a ideia de se considerar como alguém que está acima de tudo e de todos, o Dono Disto Tudo. A gala é quando ele quiser, nós temos é que ser mais exigentes!

Talvez agora se entenda melhor as verdadeiras razões para apagar os seus perfis do Facebook. Não foi na procura de algo melhor para o clube, mas simplesmente para se furtar ao escrutínio permanente, em particular às reacções que este assunto iria inevitavelmente provocar. No fundo como ele aí diz, para que o "deixem em paz".

27 comentários:

  1. Sinceramente... Este gajo mete-me NOJO. É um desgosto permanente ver esta personagem a desrespeitar o clube, a sobrepor os seus interesses aos do SCP. Sobrepõe-se aos valores, à história, tradições e memória Leoninas… Agora nem a data da fundação é respeitada!

    Já há largo que venho dizendo isto a amigos, meio a brincar meio a sério, mas agora fica registada (e escrita) esta minha intenção: no dia em que BdC for corrido do SCP, saio para a Rotunda da Europa (em Castelo Branco, minha cidade natal e onde resido) a celebrar a vitória do SCP. Desta vez sobre o cidadão BdC.

    VIVA O SPORTING!

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  2. Apoio incondicional normalmente gera sensação de impunidade e endeusamento. Seja a uma equipa de futebol, seja ao presidente de um clube (do Sporting, por exemplo).

    Continuo a achar que Bruno de Carvalho é a pessoa indicada para estar à frente do Sporting mas precisa de ser criticado. Sempre precisou.

    Já que o próprio escolheu ir por aí, usando linguagem que não é própria, pergunto: já se pode dizer bardamerda para quem diz que ama o Sporting acima de tudo mas muda a data da Gala Honoris Sporting, que não se vai realizar no aniversário do clube por causa do SEU casamento?

    Viva o Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
  3. Cuidado! Muito cuidado! Ainda aparece aí alguém só à procura de protagonismo.

    ResponderEliminar
  4. epa, existiram duas ou três galas até agora...daqui a 100 anos continuarão a haver galas do Sporting mas o Bruno de carvalho não vai casar todos os anos...

    não pode, por uma vez na vida, mudar a data de uma festa para o dia seguinte para poder casar no dia em que outro seu amor faz anos, o Sporting Clube de Portugal?

    uns mudam a data da própria fundação, tudo calado, siga a manilha, mas nós os Sportinguistas, os que nao ganhamos à 18 anos duma vez e 15 desta, nao papamos grupos, nao nao, nós é que somos os que cobramos, nós é que somos os exigentes, e diferentes mas os outros é que levam as taças para o museu, jamais permitir mudar a data duma festa, uma coisa era mudar a data da fundação.

    sempre a terem que mandar um bitaite...sempre a quererem fazerem da vossa opinao uma verdade incontestavel...foda-se candidatem-se, lembrem-se que o DDT do Sporting ao menos nao mudou os estatutos para apenas ele e a familia poderem ser Presidentes do Sporting, aproveitem isso, sejam pro activos. cheguem-se à frente.

    tivessem esse olho clinico em relação a tudo o que se faz no nosso governo e apontassem com essa raiva os erros de quem realmente destrói e mete na miséria muitas pessoas/famílias, o nosso Pais não estava assim....

    mas o Bruno, um "tipo" que chegou ao futebol há 4 anos, é que lixa esta porcaria toda!

    estávamos mal habituados eu sei...

    SL


    Francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, alguns mudam a data de fundação. quem? o sporting. e o porto. no caso do sporting melhor documentado que no caso do porto.

      Eliminar
  5. em 111 anos de história quantas galas honoris teve o sporting? quantos de nós já marcamos presença nas ditas, onde estavam todos vós quando durante tantos anos o clube não reconhecia anualmente os seus mais valiosos atletas, deixando isso para outras entidades? Não ter memória é algo que se pode desculpar, mas a falta de carácter é uma coisa feia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, por essa lógica foi ele que fez o Pavilhão (no último post não referiu os adeptos nesse caso, foi só para mandar vir) e tem então legitimidade de mandar o Futsal num dia de jogo jogar fora de casa porque há um baptizado de uma filha...

      Eliminar
  6. E eis-me chegado ao triste dia em que concordo plenamente com o LdA.

    ResponderEliminar
  7. Eu quero ver é se as empresas de catering e outros que mais não são as mesmas tanto para a Gala Honóris como para o casamento do presidente, será que os sócios do Sporting é que vão pagar a boda!?
    Existe conluí de datas só para começar, será que umas despesas vão ter a mesma data ou fatura-se num lado a mais e a menos no outro dando no fim tudo ao mesmo para quem recebe, mas ao contrário não.
    O presidente do Sporting insultou os sócios, os adeptos, os atletas do clube, agora muda a data de umdos dias mais importantes do clube e uns dizem que é só um ano, portanto, o que se está a dizer é que o Bruno de Carvalho está acima do Sporting e que quem paga quotas e vai aos jogos tem que aceitar todas as atitudes e gestos nem que isso represente que o Sporting acabe porque se na campanha o slogan era " O Sporting é Nosso" cada vez mais que parece qque é de BC fazer o que entender como se tivesse comprado a SAD e os sócios depois da sua eleição são meros espectádores que devem ser explorados e manietados como marionetas por ele!

    ACORDEM ESTAMOS PERANTE UM DITADOR QUE NÃO SABE PARA ONDE VAI!

    Rui Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Reis,

      Não me parece correcto fazer um juízo desses à priori, como o que é feito relativamente ao catering. Não ajuda nada. E mais lhe digo: que bom que era que assim fosse para os comensais da Gala Honóris. Porque é fácil de intuir que a boda vai ser à grande e à Bdc :-)

      Eliminar
    2. O juízo é feito a priori para a alminha nem se lembrar de fazer tal coisa, para ter noção que o pessoal anda atento e não nos tome por parvos.
      Se acha tolerável o presidente do SCP fazer uma coisa e dizer outra constantemente eu não, o último post segundo ele no Facebook é de bradar aos céus, tão mau quanto uma conferência ao vivo do JJ a dizer que se tivesse no banco contra o Real o Sporting não tinha perdido o jogo.

      Se não existem desculpas para os atletas do clube, também não podem haver nem para o treinador e muito menos para o presidente, chamar os adeptos de mansos e depois virar costas e não querer ouvir as criticas é de menino mimado e acima de tudo irresponsável!

      Se queres ser respeitado da-te ao respeito, já lá diz um velho ditado, nada disto tem sido feito por BC para com os seus atletas, restantes menbros da direcção, associados e meros adeptos do Sporting clube de Portugal!

      Rui Reis

      Eliminar
  8. Saudações Leoninas.

    Já cá vim algumas vezes, malhar no escriba do blog. Neste momento, sinto que apenas posso fazer um acto de contrição.

    Sinceramente, BdC faz-me lembrar aquela música do Gershwin:
    "
    It all began so well, but what an end!
    This is the time a feller needs a friend,
    When every happy plot ends with the marriage knot,
    And there's no knot for me."

    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute,

      como digo acima, nem sempre nem nunca.

      By the way, que bom gosto musical! Das imensas versões que conheço são as da Lisa Ekdahl, do Elvis Costelo e da Billie Holiday que mais gosto.

      Eliminar
    2. Sinatra tb tem uma versao... Mas a da billie é a + sentida...

      Eliminar
  9. O Sporting está entregue a um imbecil por culpa própria dos sócios. Quem é este gajo que se julga dono do clube e toma decisões à revelia do bom senso. É urgente criar um movimento que ajude a correr com ele BdC, pois só tem feito asneiras e prejudicado um clube centenário e carregado de prestígio. Se não abrirmos agora os olhos, quando o fizermos pode ser tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, os sócios o fizeram e assim será enquanto o quiserem.

      Eliminar
    2. Mas é conveniente não se fevhar os olhos ao que de bom ele tem feito. POdia ser melhor? podia! Mas pior já se viu. E muito!!
      É preciso ter calma e pesar bem as respectivas importâncias das coisas que se criticam e condenam. No deve e haver eu estou convencido de que BdC ainda faz falta ao SCP. A memória não pode ser curta e é preciso ver o que realmente tem importância. Tem lá alguma importância a data da Gala!?! já o modo como se fala de jogadores, por exemplo, já é capaz de ter. Bruno de Carvalho tem que aprender depressa...

      Eliminar
  10. Por mais voltas que alguns tristemente tentem dar a isto, a verdade é que o presidente do Sporting Clube de Portugal alterou a celebração de uma data importante do Clube por causa duma data importante a nível pessoal. Mas porque raio não pôde o casamento ser na véspera ou nos dias seguintes? Se as duas coisas são incompatíveis, porque se vai mudar a celebração do aniversário do Clube por questões pessoais? Depois do casamento com os amigos azuis lá de cima, agora é este casamento a obrigar os sportinguistas a festejarem fora da data em que deviam fazê-lo. É deprimente...
    Ele bem pode ter apagado a conta do Facebook, mas o Saraiva vai escrevendo pelos dois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma incongruência Brunaica... Acusa Vieria de falar por interpostas pessoas... Passado poucos dias, ele assume exactamente a mesma estratégia!1

      Projecto? Rumo? Estratégia? Nem ideia! Sabe lá ele o que anda a fazer com o Sporting. O objectivo principal dele foi alcançado: ser reeleito. Agora o que vai fazer como SCP logo se vê... O que se tem notado constantemente é que BdC é sempre ultrapassado pelas circunstâncias e reage em função delas, nem que para isso dê voltas de 160º e se desminta a ele próprio... aí está a aliança com o comprovado corrupto Bimbo da Bosta... Isto, depois de andar anos a aclamar pela verdade desportiva... Enfim, só alguém sem pingo de memória, noção da realidade e ou auto-estima continua a ‘acarditar’ neste traste. Um cancro…

      Eliminar
    2. A resposta acima produzida é minha: Virgílio.

      Eliminar
  11. Como acho surreal toda a discussão em torno deste tema (gala/marriage) apenas uma coisa me angustia. Em 2018 no dia 1 de Julho o Presidente do Sporting comemorará 1 ano de casamento e, se não tivermos ganho o campeonato entretanto, isto continuará a ser um assunto que ocupa Sportinguistas.

    Quem me mandou ser de um clube que organiza festas, pelos vistos, tão mal como equipas de futebol.

    ResponderEliminar
  12. Es um palhaço igual aos lampiões. Se não sabes o Director de comunicação já veio esclarecer a questão das datas. Mas tu como avençado lampião tens de vir sempre meter merda na fogueira. havia de ter ver a frente palhaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esclarecimento do director de comunicação está agora ecorrer-te pela testa abaixo derretido. Quando chegar ao nariz sempre podes tentar chegar com a língua. Não te esqueças para próxima de tomar a medicação 1/2 hora antes de vires comentar.

      Eliminar
    2. "O esclarecimento do director de comunicação está agora ecorrer-te pela testa abaixo derretido".

      que maravilha de resposta! hahaha

      Eliminar
  13. Benditos comentários. Para quem ainda pensava que o problema de um clube da dimensão do SCP podia ser um chico-esperto qualquer. Independentemente de inimputável ou não. Não foi só o peneiroso e doido varrido do Barroso ou o chulo do Dias Ferreira que o puseram lá. O SCP está profundamente doente há muito tempo. Como outras comunidades que passaram por experiências similares. E eu até me atrevo a dizer que o clube diferente que muitos aprendemos a amar já não existe há muito tempo. E nem sequer julgo possível que o SCP volte um dia a alinhar pela cartilha de valores do já saudoso prof. Moniz Pereira. Só para citar um exemplo de uma grande figura leonina. Porquê? Porque o Mundo não para e qualquer Organização também é sempre um reflexo do seu tempo.

    ResponderEliminar
  14. Colocadas por esta ordem, o aniversário do casamento e boda do rei será sempre comemorado nesta data (ad perpetuam rei memoriam) e enquanto o Sporting não lhe fornecer outra noiva, teremos sempre tal adiamento.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)