quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Comunicação por "dummies", ou como se deve ou não se deve defender o Sporting

O passado fim-de-semana foi aziago para as ambições de campeão do Sporting. Não bastou perder pontos em casa, o registo de mais uma exibição "triste" com um adversário difícil, uma hecatombe de lesões. No rescaldo, o Sporting, além dos pontos perdidos acabou por perder também a face, num comunicado absolutamente indigno do director de comunicação do clube. 

Para ajudar ao fadango, na televisão do  clube, um tal Pedro Baptista insulta a inteligência de todos os Sportinguistas. Segundo o próprio, o Sporting não ganha porque alguns Sportinguistas "parecem uns bananas" e embarcam em "cartilhas". Que se saiba os Sportinguistas não compram jogadores, não os treinam, não é por eles que se lesionam. Gostava de saber com que autoridade está investido para assim proceder e como isto parece ser aceite como se fosse normal. E claro, tinham que vir as cartilhas, como se o Sporting também não tivesse a sua...

Ora então vamos por partes, começando pelo que me parece mais importante relativamente aos erros de arbitragem e quem mais deles beneficiou:

- Se o Sporting, num qualquer jogo, visse ser anulado um golo quando estava ainda 0-0 e, no final do tempo regulamentar, estando já a ganhar, sofresse um empate obtido penalty precedido de falta, (que por isso não permitiu qualquer reacção) eu seria levado a considerar que o Sporting teria sido prejudicado. O mesmo terei que dizer relativamente ao Braga, face ao sucedido em Alvalade. 

- A última coisa que o Sporting deveria fazer era tentar desmentir ou mistificar o sucedido, porque não deixa de ser uma noticia a possibilidade de ter sido beneficiado. O que há muito deixou de ser noticia é ter sido prejudicado. Especialmente com o Braga, a cuja reacção também já lá chegaremos. Não há aqui razão para qualquer incómodo.

Já relativamente à reacção do director de comunicação expressa no Facebook ela é acima de tudo uma carta de despedimento na hora. 

- Remeter a exibição dos atletas adversários para a possibilidade do uso de qualquer meio ilícito, numa alusão clara ao uso de doping, sem qualquer indicio ou prova, é indigno de alguém que represente o Sporting. Acima de tudo constitui um desrespeito por normas aceites tacitamente na prática desportiva, das quais me recuso a aceitar que o nosso clube deixe ser um modelo: respeito pelo jogo e suas regras, pelos companheiros e pelo mérito dos adversários.

- Isto pode ser admissível em clubes com adeptos como o Pedro Guerra, no Sporting deveria equivaler no mínimo a defenestração ou a balde de penas e alcatrão.

- Ao contrário do que certamente pretendia, tal comunicação ainda veio realçar mais as nossas falhas e impreparação. É que os atletas do Braga não só pareceram correr mais do que nós com menos tempo de descanso, como parecem mais aptos para o fazer sem correrem o risco de se lesionar. Isto sim, é que preocupa verdadeiramente os Sportinguistas.

A resposta adequada ao presidente do Braga veio felizmente do presidente do clube, Bruno de Carvalho: "ele, que vá ver as imagens de há três meses atrás de um lance de um jogo com o Benfica e que me mande a conferência de imprensa que ele fez a seguir a falar sobre esse lance de fora de jogo e depois podemos falar do resto" É assim, de forma breve e com o tom certo de sarcasmo que deve ser tratado o presidente do Braga, cujo sonho molhado é poder olhar um pouco mais de perto para os nossos calcanhares. Está a precisar de uma nova visita ao museu, por certo. 

- Eu teria acrescentado algo que me parecia muito pertinente: António Salvador perdeu o direito de falar sobre o "apito dourado" agora, quando passou todo o tempo calado como um rato quando respectiva ditadura imperou calado como um rato, contentando-se aqui e ali com as sobras que caiam da mesa do banquete. 

Como pode - ou deveria - então ser exercida a difícil missão de defender o Sporting?

Antes de mais com a coragem de quem sabe que tem razão e a convicção de que está do lado certo das coisas. E, acima de tudo com verdade. Por isso tenho a certeza que teria sido melhor aproveitar a oportunidade, mesmo contra o que pareceria ser contra os seus próprios interesses, para reforçar e clarificar o papel importante do vídeo-árbitro. Para defender agora um pontinho agora o Sporting pode estar a hipotecar outros pontos e até campeonatos.

Assim, o Sporting não deveria de ter receio e ir até às últimas consequências, pedindo esclarecimentos sobre a mutismo de Rui Costa, o vídeo-árbitro, que se segue à cegueira do jogo com o Chaves. E tanto o deveria ter feito no lance do Podence como no já aludido lance do Doumbia, do qual acabaria por resultar o penalty que nos deu o empate.

O mesmo deveria fazer sobre os demais responsáveis nos jogos dos nossos rivais. É que não é por acaso que a resistência que se sente à respectiva implementação surja de sectores perfeitamente identificados com o "establishment", que desde o inicio de época tudo tem feito para que tudo corra mal. Este emudecimento do VAR nesta jornada foi coincidência ou não há coincidências? 

Ninguém duvidará por certo que a implementação do VAR é um momento importante e diria até mesmo crucial para os nossos interesses. Cabe-nos por isso defendê-lo e creio que o nosso silêncio sobre o que se passou este fim-de-semana nos diversos campos é precisamente o oposto.

Não tenho dúvidas que o Sporting deveria reformular a sua estratégia comunicacional e afastar-se definitivamente deste estilo trauliteiro, de permanente ruído mas sem acções de relevo em nosso favor.

Alguém sente que isto está a resultar?

Qual é a nossa diferença, que outrora tantos nos orgulhava e nos distinguia?

18 comentários:

  1. LdA, ja ha muito que nao comentava um texto teu ou do blog. Mas acho que este ta muito bom. Concordo com tudo.

    Quanto ao PBaptista é so mais um que chegou ao Sporting sem se saber bem como.
    Depois desse programa tive a trocar umas bocas com ele no Twitter mas quando me argumentou que deviamos ser mais como os lampiões e deixar de ser bananas, acabei a conversa por ali.

    Cumprimentos,

    BVL

    ResponderEliminar
  2. então e os dois penalties contra o braga , com expulsão do Raul Silva ? quantas faltas fez o esgaio antes de ser amarelado , 5 ou 6

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leonino,
      Em nenhum momento disse que não houve lances mal ajuizados contra nós. Mas só vejo um penalty (Podence) e também o André Pinto foi poupado a um vermelho. Não sejamos como aqueles que passamos o tempo a criticar.

      Eliminar
  3. Com todo o respeito pelo autor do texto, há alguns pontos com os quais não concordo absolutamente nada.

    Explico isto em meia dúzia de linhas.

    Em primeiro lugar, não percebo como é possível alguém ficar chocado com as declarações do Nuno Saraiva, que no contexto do futebol actual são até bem inocentes (já lá vamos...) e, ao mesmo tempo, defender que tais declarações deveriam "equivaler no mínimo a defenestração ou a balde de penas e alcatrão".

    Quanto a mim isto só pode ser lido de uma maneira: os outros devem ser tratados com impoluta elevação e os nossos (o Nuno Saraiva, em particular) como se de lixo se tratassem.

    Em segundo lugar, vivemos num mundo em que, todos os dias, repito, todos os dias, os dirigentes desportivos e os árbitros do futebol português são acusados da prática de corrupção e favorecimento. Se sairmos do mundo do futebol, vemos também que todos os dias os principais decisores políticos, os juízes, os jornalistas do jornal y e x, os advogados são acusados das práticas mais vis e insidiosas.

    Sinceramente, neste clima de absoluta podridão, o elogio, obviamente sarcástico, à "excelente forma física que os jogadores do Braga apresentam sempre que jogam contra o Sporting", sendo obviamente censurável, deve ser posto no seu devido contexto.

    Em terceiro lugar, depois do jogo, o Salvador foi à sala de imprensa falar de benefícios ao Sporting e indignar-se com a nomeação do Carlos Xistra para o jogo. Podemos ler isto de duas formas: uma mais ingénua em que podemos entender que o Braga é da opinião de que o Xistra não tem competência para apitar os seus jogos (tal como ingenuamente poderímos dissociar as declarações do Saraiva à prática de doping) e uma mais que me parece mais razoável em que se pode defender que o Braga entende que o Xistra foi nomeado porque de alguma forma se saberia que iria prejudicar o Braga tal como já tinha feito nos jogoso com o benfica e o porto.

    Atrevo-me a dizer que qualquer criança com a 4ªa classe que tivesse ouvido o Salvador escolheria facilmente a segunda.

    Agora pergunto: o que é mais grave? Onde está aquela que é, de muito longe, a mais vil e intolerável insinuação? O que é isto ao lado das insinuações de doping?

    Não há penas e defenestração para este senhor?

    Isto sim deveria ser a notícia e só não o é porque vivemos num mundo sem sentido em que os valores estão postos ao contrário e se exalta o que não tem gravidade, desculpando-se os comportamentos mais intoleráveis apenas porque são prática corrente.

    Em quarto lugar, não sejamos anjinhos,o Braga, que tinha acabado de jogar para a Liga Europa e quase não alterou a equipa, apresentou-se em Alvalade com uns índices físicos impresssionantes. Os jogadores do Braga jogaram o jogo todo em alta rotação e nunca quebraram nem por 5 minutos.

    Eu tinha comentado durante o jogo que, depois daquela entrada fulgurante do Braga, o normal era que eles se ressentissem na 2ª parte, mas a ideia que passava é que eles estavam cada vez mais fortes.

    Eu não sei se há doping, se há mérito dos preparadores físicos do Braga ou demérito dos preparadores físicos do Sporting. O que sei é que o que se passou foi pouco usual.

    Sei também que as declarações do Nuno Saraiva foram tudo menos inocentes. Saberá ele mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou começar pela parte do Presidente do Braga.

      Eu no lugar do Presidente do Braga,também me sentiria indignado por levar com o mesmo árbitro nos jogos contra os grandes.

      Com isso e ao contrário do que diz o Jõ, nada quer dizer que o dito árbitro não tenha competência para arbitrar os jogos do clube mas sim, qual o critério que é usado para o nomear quando existem mais internacionais no activo.

      Passando agora para o que disse o Saraiva, só tenho a dizer que é mais uma das poucas vergonhas que essa pessoa faz e que vem manchando o nome do Sporting dia após dia.

      É gravissíma a insinuação de que os Jogadores do Braga estariam dopados. As insinuações fazem-se quando se tem algo em mãos que as podem provar e não atirá-las para o ar.

      Quanto aos índices físicos que o Braga se apresentou em Alvalade, eu pergunto se não seria melhor nós pensarmos porque razão a nossa equipa não apresenta índices semelhantes.

      E é fácil responder a esta pergunta.

      Vão buscar as fichas do jogos anteriores do Braga e do Sporting. Quando tiverem essas fichas nas mãos, vão reparar que ao contrário daquilo que o Sporting faz, o Braga está sempre a rodar o seu 11 o, que lhes permite, que os seus jogadores nesta altura estejam menos cansados.Aliás a razia de lesões musculares que o Sporting tem neste momento, é a melhor resposta para isso.

      Quanto aos méritos, enquanto o Braga tem um treinador que se preza em o ser, que até foi despedido de Alvalade quando estava a realizar um enorme trabalho na equipa B, treinador esse que sabe escolher bem a sua equipa técnica, enquanto no Sporting temos um ser humano que se intitula de treinador mas que de treinador nada tem. Se o Braga tem um grande preparador físico isso não sei, agora o que sei é que o que está no Sporting não presta. Basta ver que o que está acontecer ao Sporting já tinha acontecido no Benfica quando Jorge Jesus e este preparador físico lá se encontravam.

      Eliminar
    2. Fernando Alvega,

      Vejo que não percebeu nada do que eu disse.

      Para que não fiquem dúvidas:

      - como é óbvio, eu não acho que o presidente do Braga tenha posto a questão da nomeação do Xistra no plano da competência ou da falta dela.

      - para ser claro, o que o presidente do Braga quis dizer, de forma artificiosa, claro está (aquela que aos outros é perdoada, mas que na boca dos nossos é intolerável), é que o Xistra foi nomeado para prejudicar o Braga.

      - por outras palavras, o que o Salvador (esse mesmo, o que pôs a queixa-crime contra o Sporting pelas declarações do Saraiva) quis dizer nas entrelinhas é que o Xistra é corrupto.

      - dizer que a insinuação de que os jogadores do Braga estão dopados é grave e passar por cima da insinuação de que o árbitro foi corrompido, é, quanto a mim, subverter todos os valores.

      - quanto à história de rodar a equipa, meu amigo, o Braga tinha jogado na 5ª feira (na 5ª feira!) anterior e rodou dois jogadores. Mais do que isso rodámos nós e o nosso jogo tinha sido na 3ª feira.

      - quanto aos deméritos do nosso preparador físico, não posso dizer muito, mas sei que o benfica caiu à pique em matéria de lesões quando ele saiu de lá e no Sporting, com excepção do momento actual, não se tem saído mal.

      - quanto ao resto, desculpar-me-á, mas a boa forma física apresentada pelo Braga não foi normal. Não sei se hou doping, se houve uma motivação acrescida por jogar contra o Sporting ou que houve, mas não foi normal.

      Eliminar
  4. Jõ,
    sobre o que disse sobre o Nuno Saraiva mantenho. Não acho as declarações inocentes, antes pelo contrário, miseráveis. Se existe clima de podridão espero que o Sporting não seja mais um a produzir mau cheiro. Acusações dessa gravidade deveriam corresponder a algo de palpável ou indicio pelo menos. Sem isso tornamo-nos uns Pedros Guerras pelo que deixamos de o poder criticar. Não pode valer tudo. Insinuações como as do Saraiva muito menos.

    Sobre o Salvador creio que deixei bem claro o que penso dele e do tratamento que merece.

    Sobre a questão da preparação fisica creio que antes de olharmos para o que se passa na casa dos outros deveríamos perceber o que passa na nossa. Porque não é apenas correr menos (nem sequer acho que isso seja verdade e tem outra explicação) é correr menos e ainda por cima lesionarmo-nos tendo mais tempo de descanso. Isso sim é que deveria ser objecto de analise na perspectiva que se os outros conseguem nós mais o devíamos conseguir. Essa teoria do doping então devia-se aplicar a todas as equipas europeias não?

    ResponderEliminar
  5. Não consigo perceber como é que o lance do Doumbia, antes do penalty a nosso favor, pode ser interpretado como falta a favor do Braga, o Doumbia salta sozinho e é o defesa do Braga que salta sobre ele promovendo o contacto, não há nada de ilegal no movimento do Doumbia.

    O meu problema com a nossa comunicação não é nem o tom, nem o conteúdo é ser errática aparentemente sem consequência e dada a humores momentâneos pessoais, como bem referes estes factos fazem desaparecer a mensagem, mesmo quando ela é bem frisada e até bem validada com argumentos sólidos.

    O exemplo do nosso beneficio, o golo anulado ao Braga é um bom exemplo, claro que o Sporting devia capitalizar aquele lance, dizendo que foi exactamente para não ter benefícios daqueles que o Sporting defendeu o VAR. É inexplicável, como é que ainda temos de "aturar" erros daqueles. Nos últimos jogos estamos a assistir a uma tendência dos árbitros para ignorarem o VAR, estarão incomodados com o poder que a tecnologia lhes retira? Essa atitude é para continuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM,

      a minha análise nestes lances é sempre assim: se fosse contra ou a favor do Sporting o que eu diria?

      Pois no caso do Doumbia se fosse contra nós diria que era falta. Aliás, não acredito que algum de nós dissesse o contrário. :-)

      Eliminar
  6. José Duarte,

    Eu concordo em 99,9% do conteúdo do seu texto, mas existe um pontinho do qual eu não concordo mesmo nada.

    E onde eu não concordo é no lance do Doumbia que dá origem depois ao penalti que dá o golo do empate.

    Se analisar bem a jogada, vai reparar que o jogador do Braga está a cometer falta idêntica à que o Doumbia comete. Num caso destes onde 2 jogadores estão a cometer falta, o árbitro deve de deixar seguir o lance, que foi o que Carlos Xistra fez.

    Agora eu gostava de ter ouvido o audio do Var neste jogo para tirar umas certas dúvidas.

    Se no golo mal anulado ao Braga o VAR não podia actuar por erro do árbitro, eu gostava de tirar a dúvida se no lance do Podence que é penalti em toda a parte do mundo, o VAR comunicou na altura a falta ao árbitro e este ignorou-a completanente, ou na realidade foi o VAR que ignorou o lance.

    Eu acredito-me mais nesta segunda hipótese porque o Rui Costa já tinha provado na semana anterior que mesmo vendo imagens televisivas não sabe analisar um lance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Alvega, a minha interpretação do lance está no comentário acima. Isto não invalida que não respeite outra opinião.

      Eliminar
  7. O director de comunicação do Clube é uma aberração da natureza. Aqui nem se põe o caso de dever ser despedido, aqui a questão é: quem se lembrou de colocar uma coisa destas no lugar de director de comunicação do Sporting Clube de Portugal! Ainda na véspera do jogo contra o Braga, e para suavemente analisar as constantes agressões de Filipe do fcp (sim, porque dos penalties do jogo fcp-Belenenses nem uma palavra) teve que falar em 3 jogadores do slb. Se isto não são complexos não sei o que isto será. E o presidente vai nesta onda: para responder ao presidente do Braga tem que falar no Benfica. Mas esta gente não tem vergonha na pequenez?!?
    O Pedro Batista da SportingTV é uma coisinha deprimente. Jamais alguém levará a sério o que ele diz. E à imagem da Joana, este também entrou dentro do Clube por causa de BdC, que coloca os seus interesses e os interesses dos amigos à frente do SCP.
    Agora temos o bate-boca entre BdC e Pereira Cristóvão. Um pesadelo sem fim à vista...

    ResponderEliminar
  8. A nossa diferença hoje infelizmente é para muito pior.

    ResponderEliminar
  9. o sr.Jose Duarte , sempre tão solícito a criticar o SPORTING , BRUNO cARVALHO e JORGE JESUS ,não comenta , por exemplo , a dificuldade que os jogadores do SPORTING tem para ser convocados e/ou jogar nas mais diversas seleções , desde os iniciados aos seniores . Jogadores do benfica vão a seleção A e jogam logo o jogo todo ou parte , os do SPORTING (vide Bruno Fernandes ) esperam .

    ResponderEliminar
  10. Leonino,
    Não obrigo ninguém a ler o que escrevo e também não sugiro a ninguém assuntos sobre os quais se devem debruçar. Escrevo sobretudo sobre o Sporting.

    Depois criticar esta ou aquela pessoa, treinador, atleta, dirigente, não é criticar a instituição, embora compreenda a confusão.

    Quanto às selecções, posso concordar aqui e discordar ali mas, salvo um ou outro exemplo, não vejo nenhum complot contra nós. Vejo isso sim que os clubes rivais trabalham cada vez melhor a formação, incluindo o scouting e que é claro que eles se aproximaram de nós e nós perdemos alguma qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem a intromissão mas não se lembrar de complot da seleção para prejudicar o Sporting é andar a dormir. Basta ir ao último ano do Moutinho no SCP para vermos que só não foi ao Mundial para sair por tuta e meia para o Porto.

      Eliminar
  11. Miguel,
    Eu ando a dormir, infelizmente nem sempre o tempo que gostaria. O caso do Moutinho foi há 7 anos e eu pronunciei-me sobre o momento actual e ainda assim disse "osso concordar aqui e discordar ali mas, salvo um ou outro exemplo" E depois é só lembrar que a equipa nacional campeã europeia tinha a base no Sporting

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)