Sobre a ditadura dos horários
As repercussões de uma má classificação no ano anterior já se fizeram sentir na ausência da Liga dos Campeões, já se farão sentir na tesouraria e o mesmo sucederá na vida dos adeptos. Tomando o meu caso pessoal, isso quer dizer que idas a Alvalade para a Liga nacional estão praticamente postas de parte. Diga-se em abono da verdade que não será por aí que o clube perderá, porque infelizmente raras têm sido as vezes em que tal vinha sucedendo ultimamente. Mas conheço muito boa gente que, como eu, mora longe e, se quiser manter as idas a Alvalade como em anos anteriores, terá os sacrifícios dobrados.
No que diz respeito aos jogos à segunda-feira, disputados no seguimento de jogos da Liga Europa, parece-me evidente que a equipa estará mais apta a responder às exigências dos jogos seguintes para a Liga nacional jogando à segunda-feira do que no domingo. Especialmente se o jogo seguinte for de dificuldade acrescida. Não é preciso fazer um curso de medicina para o perceber.
Nos restantes é difícil perceber a opção exclusiva por horários noturnos, ainda por cima quando o clube promove a venda de Gamebox's para menores, sem lhes proporcionar horários que os atraiam. Mais dificil ainda de perceber é que outros clubes possam proporcionar aos seus adeptos horários que permitam partilhar com familiares amigos de todas as faixas etárias o orgulho e o privilégio que é poder ver um jogo da equipa do coração e o nosso não. Isto deveria ser devidamente explicado, particularmente a quem adquiriu esta modalidade de Gamebox's, porque não é muito fácil de entender.
Mas seria bom todos nós percebermos quais a razões que subjazem a estas decisões. O Sporting é hoje um clube altamente profissionalizado e não é crível que estas possam ser tomadas de ânimo leve ou sem obedecer a um critério e análises prévios. Era importante também saber como é que são formadas as grelhas televisivas, e se os clubes dão a sua anuência ou pura e simplesmente se vêm obrigados a aceitar as imposições de horários via SportTv. Porque também aqui são tomadas decisões com impacto na vida dos clubes.
Por último, tenho alguma curiosidade pessoal em perceber se a horários mais precoces corresponderiam número de espectadores mais robustos dos que hoje se registam. Ou muito me engano ou a diferença não seria muito significativa. Porque, como bem sabemos, o barulho das redes sociais não alimenta a realidade. A menos que houvesse uma regularidade de horários, como existiu em tempos idos, quando os sábados e domingos de tarde estavam reservados para a nossa liturgia de eleição.
"Desculpando" os jogos à Segunda devido à Liga Europa, não percebo como é que, chegando o Outono/Inverno, não se consegue que alguns dos jogos de Domingo sejam às 17h ou 18h, horários que, não sendo perfeitos, já permitiriam a ida ao estádio de adeptos que residam mais longe e garantiriam à mesma boas audiências televisivas.
ResponderEliminar