Modalidades: revista da semana
Chegámos a Setembro e as modalidades de pavilhão começam a reentrar em força. A primeira a começar a competir foi a equipa de andebol, se bem, como é habitual, em jogos particulares, preparando-se para a Supertaça Ibérica, disputada no passado fim-de-semana em Viana do Castelo e o início do campeonato já na quarta-feira 6 quando recebermos o Benfica no Pavilhão João Rocha. A equipa este ano perdeu Carlos Ruesga, Francisco Tavares e Ronaldo Almeida, mas viu-se reforçada com o regresso de Pedro Portela, e o ingresso do islandês Orri Porkelsson para as pontas, recebendo também os laterais João Gomes e Rafael Vasconcelos, o central espanhol Jan Gurri e o pivô dinamarquês Benjamin Jakobsen.
Começaram os andebolistas por se deslocarem a França para disputarem o Trofeu Guy Joumel onde foram derrotados pelo Chartres MH por 31-36, e pelo PAUC por 32-36. Compreendem-se estes resultados por serem os nossos primeiros jogos, com pouco tempo de preparação e com as equipas francesas bem mais adiantadas na sua.
No fim-de-semana seguinte foram os leões até Viseu para disputarem o torneio da cidade beirã. De Viseu regressaram com duas vitórias. No primeiro jogo perante os dinamarqueses do Silkeborg por 33-25 e no dia seguinte perante os espanhóis do Torrelavega por 30-23. Seguiu-se o Troféu Stromp mais uma vez conquistado pela nossa equipa que bateu o Marítimo por 33-26. De seguida foram os andebolistas fazer mais um jogo particular de preparação tendo ido até Gaia derrotar os locais por 30-28.
No passado fim-de-semana foi a disputa da Supertaça Ibérica, disputada em Viana do Castelo. No sábado os leões defrontaram o Barcelona, campeão espanhol, tendo perdido por 32-37, com 18-19 ao intervalo. Foi um jogo onde no início o Barcelona conseguiu adiantar-se, mas aos poucos os nossos jogadores foram reduzindo a diferença, chegando a passar para a frente do marcador, mas ao intervalo já perdíamos por um golo. Na 2ª parte apesar da excelente replica que os leões iam dando os catalães conseguiram ir controlando o resultado chegando aos cinco golos de diferença com que se atingiu o final do desafio. De salientar a excelente exibição de Kiko Costa, nosso melhor marcador com 9 golos, seguindo-se Salvador Salvador com 4. No domingo disputámos o 3º lugar com o Logroño que vencemos por 39-29, com 20-15 ao intervalo, num jogo perfeitamente controlado pelos leões.
Como já deixámos referido a nossa equipa estreia-se no Campeonato Nacional na quarta-feira 6 recebendo o Benfica, indo no sábado 9 a Braga defrontar o ABC.
A modalidade que se iniciou a competir de seguida foi o futsal. Perdemos dois jogadores importantes, mas a força do dinheiro falou muito forte e Guitta e Erick Mendonça saíram para o estrangeiro. Para compensar estas saídas entraram no clube os brasileiros Rafa Felix e o guardião Henrique Rafagnin, verificando-se também o regresso de Taynan. O primeiro jogo foi a disputa do Troféu Stromp com a vitória sobre o Torriense por 3-2. De seguida os leões do futsal deslocaram-se a Espanha para a disputa do Trofeo del Olivo tendo vencido o Inter Movistar por 4-3 e empatado com o Jaen FS a quatro golos.
Regressados de Espanha foram os leões até Portimão para a disputa da Record International Masters Cup, tendo começado com duas derrotas. No primeiro jogo ante o Kairat Almaty por 3-6, com 1-2 ao intervalo. No segundo período ainda os nossos jogadores conseguiram empates a dois e a três golos, mas na ponta final os cazaques adiantaram-se e a nossa equipa a arriscar para dar a volta ao jogo foi abrindo a defesa o que originou o resultado final. No segundo jogo como Anderlecht a derrota foi por 1-2, com 1-0 ao intervalo. Foi uma derrota injusta pois só a enorme exibição do guarda-redes português dos belgas impediu que os leões obtivessem uma margem maior no marcador. E a 10 minutos do fim do encontro os belgas conseguiram o empate num remate que sofreu um desvio e enganou o guardião leonino, para a segundos do fim conseguirem o segundo golo que lhes deu a vitória. No terceiro jogo do torneio, numa desforra da final da Liga dos Campeões, defrontámos o Palma tendo vencido por 4-3, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo sempre equilibrado de parada e resposta, com o Sporting a adiantar-se e os espanhóis a reporem a igualdade, só que para o nosso quarto golo a menos de 3 minutos do final já não conseguiram a resposta.
Na passada sexta-feira disputou-se em Sines a Supertaça do futsal nacional, entre o Sporting, campeão nacional, e o Benfica, vencedor da Taça de Portugal. Foi um jogo onde o Sporting começou muito bem, chegando a estar a ganhar 3-0, conseguindo os adversários reduzir para 3-2, resultado com que se chegou ao intervalo. Voltaram os leões a começar melhor e atingiram os 4-2, mas nos últimos quatro minutos do período regulamentar o Benfica conseguiu obter dois golos, obrigando o jogo a ir para prolongamento. Na 2ª parte desse prolongamento, e já dentro do minuto final, quando o Sporting procurava ganhar o jogo jogando com guarda-redes avançado, um deslize originou uma perda de bola que acabou por dar a vitória aos encarnados, por 4-5. Esta derrota impediu a equipa de Nuno Dias de vencer a Supertaça pela sexta vez consecutiva. No próximo sábado9 é o início do campeonato nacional com a recepção ao SC Braga no PJR.
Foi o basquetebol a modalidade seguinte a iniciar os jogos. A equipa mantém Pedro Nuno Monteiro como treinador principal, mas sofreu muitas alterações de jogadores. De salientar as saídas, entre outros, de Travante Williams e João Fernandes ambos com as quatro épocas que o basquetebol sénior do Sporting acumula após o seu regresso. Da passada época ficaram Diogo Ventura, Diogo Araújo, André Cruz, Marco Loncovic e Marcus Lovett, sendo que os dois Diogos estão lesionados por período indeterminado, aos quais se juntou agora André Cruz, lesionado no primeiro minuto do jogo da Final do Torneio de Viana do Castelo. Como novos elementos portugueses recebemos o base Litos Cardoso, e o extremo Arnette Hallman, filho do nosso antigo basquetebolista dos anos 80 com o mesmo nome. Para substituir os estrangeiros que saíram vieram os americanos Ron Curry, base/extremo, Malik Pope e Ken Horten, extremos/postes, e Michael Moore, extremo, e o canadiano Eddie Ekiyor poste/extremo.
A estreia de tanta gente nova foi em Viana do Castelo, no Torneio da Cidade. No sábado disputaram o jogo da meia-final defrontando o Esgueira tendo vencido por 86-60. Foi um jogo onde os nossos adversários começaram com dois lançamentos triplos e ficando a ganhar por 2-6, mas rapidamente os leões passaram para a frente e venciam por 21-15 no fim do 1º quarto. No 2º quarto a nossa equipa abriu bem a diferença no marcador ganhando o quarto por 28-12, chegando ao intervalo a vencer por 49-27. O controlo leonino continuou no 3º período ganhando por 19-14. O quarto final foi mais equilibrado tendo o Esgueira vencido por 18-19. Lovett com 21 pontos, Eddie com 15 e Ken Horten com 12 foram os nossos melhores marcadores.
No domingo disputou-se a Final tendo os leões derrotado o FC Porto por 100-93. Começando muito bem o jogo a nossa equipa atingiu o final do 1º quarto vencendo por 15 pontos (36-21). Os nortenhos recuperaram no 2º quarto recuperando para 5 pontos a diferença ao intervalo (57-52). E continuaram a recuperar no 3º quarto que venceram 19-22, entrando-se no quarto final com o Sporting na frente por 76-74. Os adversários ainda atingiram o empate aos 78-78, mas ai os nossos jogadores acordaram para aumentar a diferença para 13 pontos (96-83) já nos últimos minutos garantido a vitória no jogo e no Torneio Cidade de Viana do Castelo. Eddie com 21 pontos, Horten com 18 e Ron Curry com 16 foram os nossos melhores marcadores. O próximo jogo dos nossos basquetebolistas será no domingo 10 no PJR para a disputa do Troféu Stromp recebendo os espanhóis do Cáceres.
A seguir ao basquetebol foi o hóquei a recomeçar a actividade, jogando no passado domingo o Troféu Stromp, tendo vencido o SC Tomar por 4-2. A nossa equipa não teve grandes alterações. Saiu João Almeida e entraram vindos do Valongo o avançado Rafael Bessa e o polivalente argentino Facundo Bridge. Foi um jogo que não começou bem tendo os tomarenses chegado ao intervalo a vencer por 2-0, numa 1ª parte bem disputada mas com os visitantes mais felizes na concretização. A 2ª parte continuou muito disputada mas a grande exibição de Ângelo Girão impediu que sofrêssemos mais golos, tendo Toni Pérez, por duas vezes, João Souto e Nolito obtido os golos que viraram o resultado, deixando mais uma vez o Troféu Stromp em casa. De salientar o número altamente exagerado de penalties e livres directos falhados. Temos de melhorar nesse aspecto. A próxima actuação dos nossos hoquistas será na sexta-feira 15, em Tomar, onde defrontaremos o Valongo num jogo relativo aos quartos-de-final da Elite Cup.
Calorosas Saudações Leoninas e um forte abraço para o grande leão "oito". Obrigado pelo excelente postal!...
ResponderEliminar