Modalidades: revista da semana
E continuam as vitórias nas modalidades. Depois das Supertaças do Andebol, perante o FC Porto, e do Futsal, ganhando ao Benfica, desta vez foram o Hóquei que venceu a Supertaça diante do FC Porto e o Voleibol perante o Benfica. Regressados da Argentina onde foram Campeões Mundiais os hoquistas leoninos defrontaram o FC Porto, em Odivelas e venceram por 4-3, após prolongamento, com 3-3 no fim do tempo regulamentar, depois de 2-3 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado, mas com os portistas com mais oportunidades aproveitando situações de contra ataque, com Xano Edo a brilhar, de tal modo que com 10 minutos de jogo Edo Bosch, sentiu a necessidade de pedir um desconto de tempo. Desconto de tempo que não teve o sucesso que se pretendia, antes pelo contrário, pois segundos depois sofremos o 0-1, para três minutos depois os adversários fazerem 0-2. Para agravar a situação quase logo de seguida é mostrado um cartão azul a Facundo Navarro, mas os leões defenderam bem na situação de inferioridade, e pouco depois Verona consegue reduzir para 1-2, ao terminar uma boa jogada de envolvimento colectivo. Mas segundos depois conseguem os nortenhos voltar a aumentar a vantagem, aproveitando uma má situação defensiva leonina. Cerca de um minuto depois Navarro consegue cortar um passe dos adversários, arrancando para o contra ataque que terminou com um remate fortíssimo reduzindo para 2-3. Até ao intervalo ainda os adversários beneficiaram de um penalti, mas mais uma vez Xano se impôs, defendendo o remate. A 2ª parte decorreu equilibrada com varias oportunidades para ambas as equipas, mas a 7 minutos do fim é assinalada a 10ª falta dos portistas, que estava difícil de ser marcada e foi preciso ir ao VAR, mas Nolito não consegue converter o livre. E só quando faltavam pouco mais de 3 minutos para o fim os leões conseguiram o empate, através de Navarro, na recarga a um forte remate de Nolito, obrigando a prolongamento. E com minuto e meio jogado, numa boa jogada colectiva dos leões Facundo Navarro faz o 4-3, com uma brilhante assistência de Henrique Magalhães. E quase logo de seguida é assinalado um penalti a beneficiar a nossa equipa, mas Navarro, encarregado de o marcar não conseguiu o golo. A 2ª parte do prolongamento foi jogada com os leões a gastarem os 45 segundos e os adversários a tentarem tudo, incluindo o jogar sem guarda-redes, mas sem conseguirem o empate. Segunda final ganha, nos prolongamentos, em menos de uma semana diz bem da raça e do querer e da categoria dos nossos hoquistas.
Na terça-feira 14 regressaram os leões do hóquei ao PJR para defrontarem a Sanjoanense no jogo da 1ª jornada do Campeonato Placard tendo o desafio terminado com um empate 2-2, com 0-0 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado onde os leões tiveram de se ressentir naquele que foi o sétimo jogo em 13 dias, com uma viagem de mais de 14 horas pelo meio. A 1ª parte foi sem golos, mas logo com menos de dois minutos de jogo na 2ª parte Rafa Bessa numa jogada individual conseguiu abrir o marcador. Mas a vantagem leonina durou apenas um minuto, pois no minuto seguinte os visitantes conseguiram o empate. Com 4 minutos jogados nesta 2ª parte Nolito teve a oportunidade de adiantar os leões mas não conseguiu converter o livre directo consequente da 10ª falta da Sanjoanense. O mesmo não aconteceu quando, com 11 minutos jogados, os leões cometeram a sua 10ª falta pois o jogador da Sanjoanense encarregue de marcar o livre respectivo não falhou, pondo o resultado em 1-2. Conseguiram os leões a igualdade a 2 minutos do final, num potente remate de longe de Nolito. E a 27 segundos do fim é mostrado um cartão azul a Rampulla, ficando os leões a jogar com menos um elemento até ao fim, tirando Edo Bosch o guarda-redes para estes últimos segundos. Há uma perda de bola no ataque e quando vinham dois visitantes para a baliza leonina deserta Facundo Navarro consegue recuperar a bola e sofre uma falta, que foi a 15ª da sua equipa a 4 segundos do fim. Mais uma vez Nolito desperdiça na marcação do livre e o jogo termina com um empate. O próximo jogo dos leões será no sábado 18 onde irão à Povoa de Varzim para defrontarem o Póvoa no jogo da 2ª jornada do Campeonato Placard.
Foi em Loulé que se disputou a Supertaça de voleibol tendo os leões conquistado a sua 5ª Supertaça vencendo o Benfica por 3-1, com os parciais de 25-23, 25-17, 24-26 e 25-23. O 1º set foi sempre equilibrado até aos 15-15, mas com Valência no serviço os leões adiantaram-se até aos 19-15, seguindo na frente chegando a 24-21, para terminar o set em 25-23. No 2º set começaram bem os leões que fizeram 3-0, mas os adversários conseguiram reagir até aos 10-10. Reagiram os leões chegando aos 16-12 e 19-13, para terminar o set com 25-17. O 3º set começou com os leões bem, fazendo 5-2, mas a reacção dos adversários fez passarem para a frente fazendo 7-10, 8-13, 9-15 e 12-18, encurtando os leões para 18-19 e chegando ao empate a 23. Ainda conseguiram os leões o empate a 24 mas acabaram por perder o set nas vantagens. O 4º set começou equilibrado até aos 6, quando os encarnados conseguiram 6-10, mas os leões reagiram e empataram a 10. Seguiram-se empates até aos 18, quando o Sporting saltou para 22-19, terminando o set em 25-23. Valencia com 23 pontos, Jan Galabov com 12 e Kelton Tavares com 10 pontos foram os leões que mais pontuaram. O próximo jogo dos leões do voleibol será no sábado 25 indo até Matosinhos para defrontarem o Leixões em jogo da 1ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram no domingo 12 até ao norte, para defrontar o Castêlo da Maia na jornada inaugural da Liga Solverde, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-23, 25-23 e 25-17. O próximo jogo desta equipa será no PJR no domingo 19 recebendo o Fiães em jogo da 2ª jornada da Liga Solverde.
Os leões do andebol jogaram na quarta-feira 8, no PJR, para receberem o HBC Nantes, em jogo da 4ª jornada da EHF Champions League, tendo perdido por 28-39, com 11-23 ao intervalo. Perante um adversário que nos tinha eliminado nos quartos-de-final da EHF Champions League da época passada, tendo vencido ambos os encontros, em França por 1 golo e no PJR por 2 golos, entrámos em jogo francamente mal, quer a defender quer a atacar, com inúmeras falhas técnicas individuais, e perante um guarda-redes adversário, que teve uma exibição brilhante, com 7 minutos jogados já perdíamos por 2-7, obrigando Ricardo Costa a pedir um desconto de tempo mas sem grandes resultados, pois os franceses foram aumentando para 3-10, chegando aos 9-21, para acabar ao intervalo com 12 golos de diferença. A 2ª parte começou como decorreu a 1ª, 3 golos visitantes sem resposta colocaram o marcador em 11-26, mas a partir daqui houve um acordar dos leões, que equilibraram o jogo, tendo inclusive “vencido” a 2ª parte por 17-16. Martim Costa foi o nosso melhor marcador com 10 golos, seguindo-se Salvador e Victor Romero ambos com 4 golos.
Regressaram os leões do andebol ao PJR, no sábado 11, para defrontarem o FC Gaia no jogo da 7ª jornada do Campeonato Placard a quem venceram por 45-28, com 24-13 ao intervalo. Perante uma equipa que subiu esta época ao Campeonato Placard e que ocupa os últimos lugares na classificação, foi um jogo importante para aliviar a pressão provocada pela derrota da passada quarta-feira com o Nantes. Os visitantes deram alguma réplica até aos 3-3, quando os leões aceleraram para os 7-3, e pouco depois com 7 golos seguidos chegaram aos 16-6. O marcador ainda passou por 23-11 para chegar ao intervalo em 24-13. A 2ª parte continuou com o domínio leonino, com algum abrandamento no ritmo, que foi dando para um aumento da vantagem, mas não tão grande como na 1ª parte, mas mesmo assim deu para aumentar para os 17 golos de diferença no final. Orri Porkelsson e Martim Costa, ambos com 7 golos cada um, foram os melhores marcadores leoninos neste desafio. O próximo jogo dos leões para esta competição será no domingo 19 onde irão à Povoa de Varzim para defrontarem o Póvoa no jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard.
Na quinta-feira feira 16 voltaram os leões do andebol ao PJR para a disputa da 5ª jornada da EHF Champions League recebendo os húngaros do Veszprém, a quem venceram por 33-32, com 18-18 ao intervalo. Tal como o Nantes esta é outra equipa que também defrontámos na época passada tendo ganho por 9 golos no PJR, e perdendo por 1 na viagem à Hungria. Começaram bem os leões que com 7 minutos jogados venciam por 7-2, quando apareceu a primeira suspensão de 2 minutos a Edy, tendo este regressado com o marcador em 8-3. Recuperaram os visitantes até 8-7, mas os leões saltaram para 11-7, e voltando os magiares a aproximarem-se até aos 11-10. Mais um golo para cada lado e aos 17 minutos de jogo Ricardo Costa pede um desconto de tempo, mas que não serviu de nada, pois segundos depois é suspenso Gassamá e nos dois minutos respectivos os visitantes passam para a frente com 12-13. Vão-se seguindo empates sucessivos com os húngaros na frente, mas no 17-17 foram os leões que fizeram o 18-17. A 30 segundos do intervalo o treinador adversário pede um desconto de tempo, dando instruções que os seus homens aproveitam para empatarem o jogo. A 2ª parte começa com dois golos dos visitantes, mas seguiram-se um golo para cada lado mais um golo dos nossos jogadores e quando o resultado está em 20-21, com 3 minutos de jogo nesta 2ª parte, é suspenso um jogador visitante, para segundos depois o senhor comissário da mesa, chama os árbitros que aplicam uma suspensão a Natan Suarez, que estava no banco. Mesmo assim o Sporting passa para a frente para 22-21. Com algumas decisões nossas infelizes no ataque os húngaros adiantam-se para 22-25 e 23-26, seguindo-se uma suspensão para um jogador visitante, que acertou com a bola na cara do Mohamed Ali. Quando a nossa equipa faz o 24-26 o treinador adversário pede um desconto de tempo, a que se seguiu outra suspensão de um jogador leonino. Mesmo assim os leões ainda fazem o 25-26, aos quais os adversários responderam fazendo 25-27, obrigando Ricardo Costa a pedir um time out quando estavam jogados 16 minutos e meio. Conseguiram os leões empatar a 27, mas com 19 minutos jogados nova suspensão para um leão, desta vez para Christian Moga. Seguiram-se empates a 28 e a 29 com os magiares na frente, a 30 com os leões na frente, conseguiram os visitantes fazer 2 golos seguidos fazendo 30-31, mas os leões responderam igual fazendo 32-31 a 42 segundos do fim, originando o pedido de novo desconto de tempo pelo treinador adversário cujas indicações fizeram os seus jogadores conseguirem o empate a 32, a 14 segundos do final. Neste momento novo time out de Ricardo Costa e no reatamento do jogo, com dois ou três passes Martim descobre um buraco na defesa adversária e vai aos 6 metros fazer o golo que seria o da vitória, enchendo de loucura todo o PJR. Orri Porkelsson com 10 golos foi o melhor marcador leonino, seguindo-se Kiko Costa, que foi eleito pela EHF como o MVP do jogo, com 9 golos e Salvador com 7 golos. Não podemos deixar de dar uma palavra para os dois guarda-redes, que estiveram muito bem, muito especialmente Mohamed Ali, que fez algumas defesas “impossíveis” na altura em que o jogo se estava a decidir. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quarta-feira 22 indo até à Noruega para defrontar o Kolstad no jogo da 6ª jornada.
Os leões do futsal foram no sábado 11 até ao Pavilhão da Luz para defrontarem em jogo da 5ª jornada da Liga Placard o Benfica tendo sido derrotados por 2-4, com 0-1 ao intervalo. Continuando a não apresentar Zicky e Pedro Santos, já não falando de Alan, e não inscrevendo João Matos para este jogo, os leões disputaram sempre o jogo, que foi muito equilibrado. Mais felizes os visitados conseguiram fazer o 0-1, com um remate feliz, já depois dos leões terem acertado na madeira da baliza encarnada. E assim se chegou ao intervalo. Continuou um jogo muito disputado e equilibrado na 2ª parte, conseguindo os leões empatarem com 6 minutos jogados por Taynan, na sequência de um canto, mas 20 segundos depois voltaram os donos da casa a adiantarem-se no marcador, para dois minutos depois conseguirem aumentar para 1-3. Reagiram os leões, dominando o jogo mas sem conseguirem marcar, quer por actuação do guarda-redes adversário, quer porque os remates acertavam na trave, e a partir dos 5 minutos finais passaram a jogar com Merlim como guarda-redes avançado, mas só a 1 minuto e 13 segundos do final conseguiu Tomás Paçó fazer o 2-3, para, continuando a nossa equipa a jogar com o guarda-redes avançado, a 5 segundos do fim num pontapé para a frente dos donos da casa a bola entrar na nossa baliza fazendo o 2-4 final. O próximo jogo dos leões do futsal será no PJR no domingo 25 para receber a Quinta dos Lombos no jogo da 6ª jornada da Liga Placard.
No sábado 11 foram as leoas do futsal até Oliveira do Bairro, defrontar o OBSC Gresart, no jogo da 6ª jornada do seu campeonato, vencendo por 1-0, resultado que já se verificava ao intervalo, com o golo tendo sido obtido por Sara Galhardo. O próximo jogo destas leoas será no sábado 18, no PJR, recebendo o Vitória C Santarém, em jogo da 7ª jornada.
Regressaram os leões do basquetebol ao PJR no domingo 12 para defrontarem o SL Benfica no jogo da 2ª jornada da Liga Betclic tendo sido derrotados por 66-107, com 33-54 ao intervalo. Foi um jogo totalmente controlado pelos nossos adversários como provam os valores dos parciais dos quartos: 17-25, 16-29, 14-18 e 19-31. É difícil compreender como uma equipa que há menos de um mês ganha, em terreno neutro, ao adversário deste jogo, em sua casa, perde por 37 pontos perante o mesmo adversário. Podemos comparar a percentagem de lançamentos convertidos pelas equipas e vemos que enquanto os leões tiveram 39% em lançamentos de 2 pontos (13 em 33), os adversários conseguiram 68% (28 em 41). Em lançamentos para 3 pontos os nossos jogadores converteram 8 em 35 tentados, o que dá uma percentagem de 23.%, e os visitantes converteram 11 em 29, o que dá 38%. Outros valores que mostram a diferença entre o comportamento das equipas são o número de turnovers cometidos por cada uma, sendo que os verdes perderam a bola 16 vezes os encarnados apenas 8, o que origina que enquanto nós conseguimos 5 pontos devido a erros dos adversários estes obtiveram 20 pontos. Pontos de contra ataque o Sporting conseguiu 4 enquanto os visitantes conseguiram 19. Dentro da área restritiva (garrafão) houve uma diferença de 22 pontos para 50! Tivemos jogadores a um nível muito inferior ao habitual, e damos como referencia Malik Morgan, que habitualmente obtém mais de 20 pontos por jogo, e neste jogo apenas obteve 6 pontos, e que dos seus 8 lançamentos de 3 pontos apenas 1 entrou. Os melhores marcadores leoninos neste jogo foram Malik Bowman com 13 pontos e Stephan Swenson com 12. Devemos também salientar Francisco Amarante que obteve 8 pontos e conseguiu 11 ressaltos. Uma curiosidade: os visitantes utilizaram 4 jogadores que não tinha utilizado no jogo anterior, e estes quatro conseguiram 39 (trinta e nove!) pontos. Será esta a principal justificação para a diferença nos resultados? O próximo jogo desta equipa para a Liga Betclic será no sábado 18 no Porto para defrontar o FC Porto no jogo da 3ª jornada.
Na quarta-feira feira 15 voltaram os leões do basquetebol ao PJR para a disputa da 1ª jornada da FIBA Europe Cup recebendo os italianos do Dinamo Sassari aos quais venceram por 80-77, com 47-34 ao intervalo. Foi um jogo importante para limpar a má imagem deixada no passado domingo, especialmente nos 2º e 4º quartos onde fizeram parciais de 26-14 e de 27-13 respectivamente. Mas para percebermos que esta equipa vai do melhor ao pior e vice-versa, temos o 3º quarto onde nos mostraram como estiveram no último jogo sofrendo um parcial de 6-30. O 1º quarto foi equilibrado terminando com o parcial de 21-20. No 2º quarto adiantaram-se muito consistentes os leões passando o marcador por 30-25, 34-27 e 44-30 para chegar ao intervalo com 47-34 no marcador. O 3º quarto veio recordar o pior desta equipa e com 1 minuto e meio jogados Luís Magalhães foi obrigado a pedir um desconto de tempo, pois o marcador já acusava 47-42, ou seja 0-8 neste quarto. De pouco valeu pois com 4 minutos e meio jogados neste quarto já os italianos tinham passado para a frente no marcador com 50-51. Os leões ainda reagiram com um triplo passando de novo para a frente com 53-51, mas estes foram os últimos pontos leoninos neste quarto que terminou com o marcador a acusar 53-64. Começaram bem os leões no 4º quarto com um 7-0 pondo o marcador em 60-64, diferença que se foi mantendo até aos 68-75 quando os leões arrancaram para um 12-0 que os pôs de novo na frente com 80-75. Os italianos ainda conseguiram dois lances livres para reduzirem para os 80-77 finais. Maleeck-Harden-Hayes com 17 pontos, seguido por Stephan Swenson com 15 e Malik Morgan com 14 foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quarta-feira 22 indo até à Alemanha para defrontar o Rasta no jogo da 2ª jornada.
Na terça-feira 7 foram as leoas do basquetebol até Carcavelos, defrontar a Quinta dos Lombos, no jogo da 1ª jornada da Liga Betclic, a sua estreia nesta Liga e logo em casa da recém-vencedora da Supertaça e em sua casa. Apesar da luta que deram as leoas foram derrotadas por 63-77, com 32-42 ao intervalo. A um 1º quarto equilibrado onde perdiam por 3 pontos (18-21), seguiu-se o quarto com maior desequilíbrio (14-21) fazendo a diferença ao intervalo ser de 10 pontos. Os 3º e 4º quartos voltaram a ser equilibrados, se bem que em ambos os visitados vencessem e das duas vezes por 2 pontos, com os parciais de 17-19 e 14-16. Simone Costa com 18 pontos e Dayna Rouse com 10 foram as melhores marcadoras leoninas neste jogo.
No domingo 12 voltaram a jogar as leoas do basquetebol, nesta vez no PJR para receberem as madeirenses do CAB no jogo da 2ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 78-76, com 32-39 ao intervalo. Foi um jogo em que as leoas não começaram nada bem chegando a meio do 1º quarto a perderem por 12 pontos (3-15), altura em que João Pedro Vieira foi obrigado a pedir um desconto de tempo, chegando a desvantagem a atingir os 15 pontos, aos 7-22, mas foram reduzindo um pouco, chegando ao fim do quarto a perderem por 14-25. Continuaram as leoas a lutar pela recuperação vencendo todos os quartos restantes por 18-14, 20-17 e o último por 26-20. Foi uma vitória muito alicerçada no querer e na vontade de vencer, pois estiveram sempre atrás no marcador, a 2 minutos e meio do fim perdiam por 10 pontos (64-74) e só a 43 segundos do final conseguiram passar para a frente no marcador (75-74). Dayna Rouse com 28 pontos, Simone Costa com 16, Luana Serranho com 13 e Emília Ferreira com 12 pontos e 11 ressaltos foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. O próximo jogo das leoas será no domingo 19 no jogo da 3ª jornada da Liga Betclic, com o Imortal, em Albufeira.
Foi em Loulé que se disputou a Supertaça de voleibol tendo os leões conquistado a sua 5ª Supertaça vencendo o Benfica por 3-1, com os parciais de 25-23, 25-17, 24-26 e 25-23. O 1º set foi sempre equilibrado até aos 15-15, mas com Valência no serviço os leões adiantaram-se até aos 19-15, seguindo na frente chegando a 24-21, para terminar o set em 25-23. No 2º set começaram bem os leões que fizeram 3-0, mas os adversários conseguiram reagir até aos 10-10. Reagiram os leões chegando aos 16-12 e 19-13, para terminar o set com 25-17. O 3º set começou com os leões bem, fazendo 5-2, mas a reacção dos adversários fez passarem para a frente fazendo 7-10, 8-13, 9-15 e 12-18, encurtando os leões para 18-19 e chegando ao empate a 23. Ainda conseguiram os leões o empate a 24 mas acabaram por perder o set nas vantagens. O 4º set começou equilibrado até aos 6, quando os encarnados conseguiram 6-10, mas os leões reagiram e empataram a 10. Seguiram-se empates até aos 18, quando o Sporting saltou para 22-19, terminando o set em 25-23. Valencia com 23 pontos, Jan Galabov com 12 e Kelton Tavares com 10 pontos foram os leões que mais pontuaram. O próximo jogo dos leões do voleibol será no sábado 25 indo até Matosinhos para defrontarem o Leixões em jogo da 1ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram no domingo 12 até ao norte, para defrontar o Castêlo da Maia na jornada inaugural da Liga Solverde, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-23, 25-23 e 25-17. O próximo jogo desta equipa será no PJR no domingo 19 recebendo o Fiães em jogo da 2ª jornada da Liga Solverde.
Os leões do andebol jogaram na quarta-feira 8, no PJR, para receberem o HBC Nantes, em jogo da 4ª jornada da EHF Champions League, tendo perdido por 28-39, com 11-23 ao intervalo. Perante um adversário que nos tinha eliminado nos quartos-de-final da EHF Champions League da época passada, tendo vencido ambos os encontros, em França por 1 golo e no PJR por 2 golos, entrámos em jogo francamente mal, quer a defender quer a atacar, com inúmeras falhas técnicas individuais, e perante um guarda-redes adversário, que teve uma exibição brilhante, com 7 minutos jogados já perdíamos por 2-7, obrigando Ricardo Costa a pedir um desconto de tempo mas sem grandes resultados, pois os franceses foram aumentando para 3-10, chegando aos 9-21, para acabar ao intervalo com 12 golos de diferença. A 2ª parte começou como decorreu a 1ª, 3 golos visitantes sem resposta colocaram o marcador em 11-26, mas a partir daqui houve um acordar dos leões, que equilibraram o jogo, tendo inclusive “vencido” a 2ª parte por 17-16. Martim Costa foi o nosso melhor marcador com 10 golos, seguindo-se Salvador e Victor Romero ambos com 4 golos.
Regressaram os leões do andebol ao PJR, no sábado 11, para defrontarem o FC Gaia no jogo da 7ª jornada do Campeonato Placard a quem venceram por 45-28, com 24-13 ao intervalo. Perante uma equipa que subiu esta época ao Campeonato Placard e que ocupa os últimos lugares na classificação, foi um jogo importante para aliviar a pressão provocada pela derrota da passada quarta-feira com o Nantes. Os visitantes deram alguma réplica até aos 3-3, quando os leões aceleraram para os 7-3, e pouco depois com 7 golos seguidos chegaram aos 16-6. O marcador ainda passou por 23-11 para chegar ao intervalo em 24-13. A 2ª parte continuou com o domínio leonino, com algum abrandamento no ritmo, que foi dando para um aumento da vantagem, mas não tão grande como na 1ª parte, mas mesmo assim deu para aumentar para os 17 golos de diferença no final. Orri Porkelsson e Martim Costa, ambos com 7 golos cada um, foram os melhores marcadores leoninos neste desafio. O próximo jogo dos leões para esta competição será no domingo 19 onde irão à Povoa de Varzim para defrontarem o Póvoa no jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard.
Na quinta-feira feira 16 voltaram os leões do andebol ao PJR para a disputa da 5ª jornada da EHF Champions League recebendo os húngaros do Veszprém, a quem venceram por 33-32, com 18-18 ao intervalo. Tal como o Nantes esta é outra equipa que também defrontámos na época passada tendo ganho por 9 golos no PJR, e perdendo por 1 na viagem à Hungria. Começaram bem os leões que com 7 minutos jogados venciam por 7-2, quando apareceu a primeira suspensão de 2 minutos a Edy, tendo este regressado com o marcador em 8-3. Recuperaram os visitantes até 8-7, mas os leões saltaram para 11-7, e voltando os magiares a aproximarem-se até aos 11-10. Mais um golo para cada lado e aos 17 minutos de jogo Ricardo Costa pede um desconto de tempo, mas que não serviu de nada, pois segundos depois é suspenso Gassamá e nos dois minutos respectivos os visitantes passam para a frente com 12-13. Vão-se seguindo empates sucessivos com os húngaros na frente, mas no 17-17 foram os leões que fizeram o 18-17. A 30 segundos do intervalo o treinador adversário pede um desconto de tempo, dando instruções que os seus homens aproveitam para empatarem o jogo. A 2ª parte começa com dois golos dos visitantes, mas seguiram-se um golo para cada lado mais um golo dos nossos jogadores e quando o resultado está em 20-21, com 3 minutos de jogo nesta 2ª parte, é suspenso um jogador visitante, para segundos depois o senhor comissário da mesa, chama os árbitros que aplicam uma suspensão a Natan Suarez, que estava no banco. Mesmo assim o Sporting passa para a frente para 22-21. Com algumas decisões nossas infelizes no ataque os húngaros adiantam-se para 22-25 e 23-26, seguindo-se uma suspensão para um jogador visitante, que acertou com a bola na cara do Mohamed Ali. Quando a nossa equipa faz o 24-26 o treinador adversário pede um desconto de tempo, a que se seguiu outra suspensão de um jogador leonino. Mesmo assim os leões ainda fazem o 25-26, aos quais os adversários responderam fazendo 25-27, obrigando Ricardo Costa a pedir um time out quando estavam jogados 16 minutos e meio. Conseguiram os leões empatar a 27, mas com 19 minutos jogados nova suspensão para um leão, desta vez para Christian Moga. Seguiram-se empates a 28 e a 29 com os magiares na frente, a 30 com os leões na frente, conseguiram os visitantes fazer 2 golos seguidos fazendo 30-31, mas os leões responderam igual fazendo 32-31 a 42 segundos do fim, originando o pedido de novo desconto de tempo pelo treinador adversário cujas indicações fizeram os seus jogadores conseguirem o empate a 32, a 14 segundos do final. Neste momento novo time out de Ricardo Costa e no reatamento do jogo, com dois ou três passes Martim descobre um buraco na defesa adversária e vai aos 6 metros fazer o golo que seria o da vitória, enchendo de loucura todo o PJR. Orri Porkelsson com 10 golos foi o melhor marcador leonino, seguindo-se Kiko Costa, que foi eleito pela EHF como o MVP do jogo, com 9 golos e Salvador com 7 golos. Não podemos deixar de dar uma palavra para os dois guarda-redes, que estiveram muito bem, muito especialmente Mohamed Ali, que fez algumas defesas “impossíveis” na altura em que o jogo se estava a decidir. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quarta-feira 22 indo até à Noruega para defrontar o Kolstad no jogo da 6ª jornada.
Os leões do futsal foram no sábado 11 até ao Pavilhão da Luz para defrontarem em jogo da 5ª jornada da Liga Placard o Benfica tendo sido derrotados por 2-4, com 0-1 ao intervalo. Continuando a não apresentar Zicky e Pedro Santos, já não falando de Alan, e não inscrevendo João Matos para este jogo, os leões disputaram sempre o jogo, que foi muito equilibrado. Mais felizes os visitados conseguiram fazer o 0-1, com um remate feliz, já depois dos leões terem acertado na madeira da baliza encarnada. E assim se chegou ao intervalo. Continuou um jogo muito disputado e equilibrado na 2ª parte, conseguindo os leões empatarem com 6 minutos jogados por Taynan, na sequência de um canto, mas 20 segundos depois voltaram os donos da casa a adiantarem-se no marcador, para dois minutos depois conseguirem aumentar para 1-3. Reagiram os leões, dominando o jogo mas sem conseguirem marcar, quer por actuação do guarda-redes adversário, quer porque os remates acertavam na trave, e a partir dos 5 minutos finais passaram a jogar com Merlim como guarda-redes avançado, mas só a 1 minuto e 13 segundos do final conseguiu Tomás Paçó fazer o 2-3, para, continuando a nossa equipa a jogar com o guarda-redes avançado, a 5 segundos do fim num pontapé para a frente dos donos da casa a bola entrar na nossa baliza fazendo o 2-4 final. O próximo jogo dos leões do futsal será no PJR no domingo 25 para receber a Quinta dos Lombos no jogo da 6ª jornada da Liga Placard.
No sábado 11 foram as leoas do futsal até Oliveira do Bairro, defrontar o OBSC Gresart, no jogo da 6ª jornada do seu campeonato, vencendo por 1-0, resultado que já se verificava ao intervalo, com o golo tendo sido obtido por Sara Galhardo. O próximo jogo destas leoas será no sábado 18, no PJR, recebendo o Vitória C Santarém, em jogo da 7ª jornada.
Regressaram os leões do basquetebol ao PJR no domingo 12 para defrontarem o SL Benfica no jogo da 2ª jornada da Liga Betclic tendo sido derrotados por 66-107, com 33-54 ao intervalo. Foi um jogo totalmente controlado pelos nossos adversários como provam os valores dos parciais dos quartos: 17-25, 16-29, 14-18 e 19-31. É difícil compreender como uma equipa que há menos de um mês ganha, em terreno neutro, ao adversário deste jogo, em sua casa, perde por 37 pontos perante o mesmo adversário. Podemos comparar a percentagem de lançamentos convertidos pelas equipas e vemos que enquanto os leões tiveram 39% em lançamentos de 2 pontos (13 em 33), os adversários conseguiram 68% (28 em 41). Em lançamentos para 3 pontos os nossos jogadores converteram 8 em 35 tentados, o que dá uma percentagem de 23.%, e os visitantes converteram 11 em 29, o que dá 38%. Outros valores que mostram a diferença entre o comportamento das equipas são o número de turnovers cometidos por cada uma, sendo que os verdes perderam a bola 16 vezes os encarnados apenas 8, o que origina que enquanto nós conseguimos 5 pontos devido a erros dos adversários estes obtiveram 20 pontos. Pontos de contra ataque o Sporting conseguiu 4 enquanto os visitantes conseguiram 19. Dentro da área restritiva (garrafão) houve uma diferença de 22 pontos para 50! Tivemos jogadores a um nível muito inferior ao habitual, e damos como referencia Malik Morgan, que habitualmente obtém mais de 20 pontos por jogo, e neste jogo apenas obteve 6 pontos, e que dos seus 8 lançamentos de 3 pontos apenas 1 entrou. Os melhores marcadores leoninos neste jogo foram Malik Bowman com 13 pontos e Stephan Swenson com 12. Devemos também salientar Francisco Amarante que obteve 8 pontos e conseguiu 11 ressaltos. Uma curiosidade: os visitantes utilizaram 4 jogadores que não tinha utilizado no jogo anterior, e estes quatro conseguiram 39 (trinta e nove!) pontos. Será esta a principal justificação para a diferença nos resultados? O próximo jogo desta equipa para a Liga Betclic será no sábado 18 no Porto para defrontar o FC Porto no jogo da 3ª jornada.
Na quarta-feira feira 15 voltaram os leões do basquetebol ao PJR para a disputa da 1ª jornada da FIBA Europe Cup recebendo os italianos do Dinamo Sassari aos quais venceram por 80-77, com 47-34 ao intervalo. Foi um jogo importante para limpar a má imagem deixada no passado domingo, especialmente nos 2º e 4º quartos onde fizeram parciais de 26-14 e de 27-13 respectivamente. Mas para percebermos que esta equipa vai do melhor ao pior e vice-versa, temos o 3º quarto onde nos mostraram como estiveram no último jogo sofrendo um parcial de 6-30. O 1º quarto foi equilibrado terminando com o parcial de 21-20. No 2º quarto adiantaram-se muito consistentes os leões passando o marcador por 30-25, 34-27 e 44-30 para chegar ao intervalo com 47-34 no marcador. O 3º quarto veio recordar o pior desta equipa e com 1 minuto e meio jogados Luís Magalhães foi obrigado a pedir um desconto de tempo, pois o marcador já acusava 47-42, ou seja 0-8 neste quarto. De pouco valeu pois com 4 minutos e meio jogados neste quarto já os italianos tinham passado para a frente no marcador com 50-51. Os leões ainda reagiram com um triplo passando de novo para a frente com 53-51, mas estes foram os últimos pontos leoninos neste quarto que terminou com o marcador a acusar 53-64. Começaram bem os leões no 4º quarto com um 7-0 pondo o marcador em 60-64, diferença que se foi mantendo até aos 68-75 quando os leões arrancaram para um 12-0 que os pôs de novo na frente com 80-75. Os italianos ainda conseguiram dois lances livres para reduzirem para os 80-77 finais. Maleeck-Harden-Hayes com 17 pontos, seguido por Stephan Swenson com 15 e Malik Morgan com 14 foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quarta-feira 22 indo até à Alemanha para defrontar o Rasta no jogo da 2ª jornada.
Na terça-feira 7 foram as leoas do basquetebol até Carcavelos, defrontar a Quinta dos Lombos, no jogo da 1ª jornada da Liga Betclic, a sua estreia nesta Liga e logo em casa da recém-vencedora da Supertaça e em sua casa. Apesar da luta que deram as leoas foram derrotadas por 63-77, com 32-42 ao intervalo. A um 1º quarto equilibrado onde perdiam por 3 pontos (18-21), seguiu-se o quarto com maior desequilíbrio (14-21) fazendo a diferença ao intervalo ser de 10 pontos. Os 3º e 4º quartos voltaram a ser equilibrados, se bem que em ambos os visitados vencessem e das duas vezes por 2 pontos, com os parciais de 17-19 e 14-16. Simone Costa com 18 pontos e Dayna Rouse com 10 foram as melhores marcadoras leoninas neste jogo.
No domingo 12 voltaram a jogar as leoas do basquetebol, nesta vez no PJR para receberem as madeirenses do CAB no jogo da 2ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 78-76, com 32-39 ao intervalo. Foi um jogo em que as leoas não começaram nada bem chegando a meio do 1º quarto a perderem por 12 pontos (3-15), altura em que João Pedro Vieira foi obrigado a pedir um desconto de tempo, chegando a desvantagem a atingir os 15 pontos, aos 7-22, mas foram reduzindo um pouco, chegando ao fim do quarto a perderem por 14-25. Continuaram as leoas a lutar pela recuperação vencendo todos os quartos restantes por 18-14, 20-17 e o último por 26-20. Foi uma vitória muito alicerçada no querer e na vontade de vencer, pois estiveram sempre atrás no marcador, a 2 minutos e meio do fim perdiam por 10 pontos (64-74) e só a 43 segundos do final conseguiram passar para a frente no marcador (75-74). Dayna Rouse com 28 pontos, Simone Costa com 16, Luana Serranho com 13 e Emília Ferreira com 12 pontos e 11 ressaltos foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. O próximo jogo das leoas será no domingo 19 no jogo da 3ª jornada da Liga Betclic, com o Imortal, em Albufeira.
Autor:8
11:32
8, Ecletismo, Hóquei em Patins, Hóquei em Patins 25/26, Modalidades, revista da semana, voleibol, voleibol 25/26
0

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.