Como vem sendo habitual, e as modalidades leoninas não se cansam de ganhar títulos, hoje temos de começar por referir as brilhantes vitórias nos Campeonatos Nacionais das equipas do judo e do triatlo. Os leões do judo conseguiram a oitava vitória seguida na competição, sendo a 12ª vitória nos 13 campeonatos que se realizaram até hoje. Num Campeonato que se disputou nos tapetes da Universidade de Aveiro, os escolhidos por Pedro Soares venceram o seu grupo com três vitórias, sempre por 3-0, vencendo depois a Universidade Lusófona na meia-final também por 3-0, vencendo na final o Algés, que já tinham vencido no grupo, desta vez por 3-1. Jorge Fonseca, Pedro Lima, João Fernando, Otari Kvantidze e Tomás Fonseca foram os leões que se exibiram na Final. Também os leões e as leoas do triatlo venceram as respectivas Taças de Portugal, autentico campeonato nacional da modalidade, um conjunto de oito provas que decorrem durante todo o ano, e em que a última se realizou em Sesimbra no domingo. Duas equipas constituídas a partir da formação leonina, e ambas compostas por muitos jovens, quase todos ainda com idade de juniores, os masculinos conseguiram a sua primeira vitória na competição e as meninas conseguiram a sua terceira vitória. Constituíram as equipas, sendo a de atletas masculinos composta por quatro atletas e a feminina por três, João Vaz, David Abreu, Dinis Ferreira e Afonso Ferreira e Margarida Barão, Marta Ribeiro e Letícia Magalhães. Confiemos que mais vitórias surgirão nos próximos anos.
Os leões do andebol continuaram na quarta-feira a sua participação na EHF Champions League indo até à Noruega para defrontarem o Kolstad Handball no jogo da 6ª jornada tendo vencido por 34-30, com 15-19 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado com empates até aos 11, quando os locais arrancaram para 11-14 e 12-16. Os leões ainda reagiram para 14-16, mas a três minutos do intervalo o treinador norueguês pede um desconto de tempo que deu algumas melhorias aos seus jogadores, para até ao intervalo conseguirem marcar mais 3 golos, contra um dos leões. Começaram bem os nossos jogadores na 2ª parte, muito especialmente Mohamed Ali, que entrou ao intervalo para substituir André Kristensen, apesar de este não ter estado mal. Mas Ali logo no 1º minuto defendeu um penalti e pouco depois fez outra grande defesa, o que fez os leões aproximarem-se para 17-19 e 19-20, e que obrigou que com 8 minutos de jogo nesta 2ª parte o treinador norueguês pedisse um desconto de tempo. Não adiantaram muito as suas indicações porque com 10 minutos jogados já os leões tinham passado para a frente com 21-20 no marcador. Seguiram-se empates a 21 e 22, mas os leões continuaram para 25-22. Conseguiram os locais marcar mais um golo mas quando faltavam 10 minutos de jogo Ricardo Costa pede um desconto de tempo saltando de seguida os leões para 28-23. A partir deste momento seguiu-se até ao fim do jogo uma situação de golo cá – golo lá e assim acabou o jogo com 4 golos de vantagem dos leões. Kiko Costa com 9 golos e Victor Romero com 7 golos (em 8 remates!) foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões para a EHF Champions League será na quinta-feira 13 de Novembro no PJR, ao recebermos os actuais líderes do nosso grupo o Fuchse Berlin no jogo da 7ª jornada da competição. Devido ao atraso no regresso da Noruega foi adiado o jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard marcado para o PJR no sábado com o Avanca, pelo que o próximo jogo dos leões do andebol será em Guimarães, no sábado 8, defrontando o Vitória SC no jogo da 10ª jornada.
Na quarta-feira dos leões do basquetebol foram até à Alemanha para defrontar o Rasta Vechta no jogo da 2ª jornada da FIBA Europe Cup tendo sido derrotados por 82-98, com 49-44 ao intervalo. Foi um jogo que no 1º quarto começou equilibrado com vários empates até aos 16, altura em que os alemães avançam para 16-20 e 18-25 obrigando Luís Magalhães a pedir um desconto de tempo a 1 minuto e 14 segundos do fim do quarto, que originou alguma recuperação dos leões que terminaram o quarto com um parcial de 23-27. No 2º quarto os leões foram reduzindo a diferença no marcador e passaram para a frente aos 38-36 continuando a comandar até chegar o intervalo com cinco pontos de vantagem, resultando um parcial de 26-17 neste quarto. O 3º quarto foi a confirmação do que já dissemos várias vezes: esta equipa é capaz do melhor e do pior. Nos 3 primeiros minutos desta 2ª parte sofremos um 0-14, pondo o marcador em 49-58, mesmo com Luís Magalhães a pedir um desconto de tempo pelo meio. Pouco melhoraram os nossos jogadores na continuação deste quarto que no final mostrou um parcial de 10-30, entrando as equipas para os 10 minutos finais com 59-74 no marcador. O 4º quarto já voltou a ser equilibrado com uma diferença no marcador sempre nos 15 ou 16 pontos, dando um parcial de 23-24. A principal razão para a derrota neste jogo é a percentagem de lançamentos convertidos. Enquanto os locais lançaram 38 vezes de 2 pontos e converteram 24 dando uma percentagem de 63% os leões lançaram mais mas meteram menos. 43 tentados e 18 convertidos, percentagem de 42%, o que dá uma diferença de 12 pontos. Nos lançamentos de 3 pontos os alemães converteram 12 em 23 o que dá 52%, enquanto os nossos jogadores lançaram 30 e só meteram 11, uma percentagem de 36%. Esta diferença de 3 pontos somados aos 12 pontos dos outros lançamentos, dá a diferença final dos 15 pontos. Neste jogo Robby Robinson com 17 pontos, Malik Morgan com 13 pontos e Brandon Johns com 12 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências foram os leões que mais se salientaram.
Regressados da Alemanha os leões do basquetebol voltaram no sábado ao Porto para defrontarem o FC Porto no jogo da 1ª jornada da Taça Hugo dos Santos, regressando com uma nova vitória, desta vez por 108-88, com 50-46 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado, jogado ponto a ponto tendo o 1º quarto acabado com 25-27 no marcador. Continuou equilibrado no 2º quarto, com alguma vantagem leonina como se demonstra pelo parcial de 25-19 deste período. Perante um adversário com um plantel pouco profundo, devido a alguns jogadores lesionados, Luís Magalhães foi fazendo uma grande rotação de jogadores, nunca baixando o ritmo e a eficácia da equipa, originando que os adversários começaram a sentir algum cansaço e o avanço leonino foi aumentando para se chegar ao fim do 3º quarto com o marcador em 82-68, resultante de um parcial de 32-22 neste quarto. O último quarto foi a continuação do anterior, com nova vantagem leonina por 26-20, dando para acabar com 20 pontos de vantagem no final. Num jogo onde todos estiveram bem, temos de salientar Malik Morgan com 28 pontos, 9 ressaltos e 11 assistências e Brandon Johns com 25 pontos e 6 ressaltos sendo os leões que mais se evidenciaram. O próximo jogo dos leões será na quarta-feira 29 indo até à Roménia para defrontar o Valcea no jogo da 3ª jornada da FIBA Europe Cup, regressando no sábado 1 de Novembro ao PJR para receber a Ovarense no jogo da 4ª jornada da Liga Betclic.
No domingo as leoas do basquetebol voltaram a jogar, no PJR, nesta vez para receberem as barreirenses do GDESSA no jogo da 4ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 85-61, com 38-32 ao intervalo. Foi um jogo em que as leoas não começaram muito bem, chegando ao fim do 1º quarto a perderem por 13-14. Lutaram as leoas pela recuperação vencendo todos os quartos restantes por 25-18, 23-12 e o último por 24-17. Simone Costa com 20 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências, e Emma Huff com 21 pontos foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. O próximo jogo das leoas será no domingo no jogo da 5ª jornada da Liga Betclic, voltando ao PJR para receberem o Esgueira.
No sábado regressaram os leões do hóquei ao PJR para defrontarem o HC Braga no jogo da 3ª jornada do Campeonato Placard tendo o desafio terminado com a vitória leonina por 8-2, com 5-1 ao intervalo. Continuaram os leões desfalcados de Facundo Bridge e a quem se juntou agora Alessandro Verona, esperemos por menos tempo. Foi um jogo que começou equilibrado, com algum domínio dos leões, mas sem conseguirem concretizar em golos. E os primeiros golos só iriam aparecer já com 16 minutos jogados, após ser mostrado um cartão azul a um visitante. Com os adversários a jogarem com menos um jogador, aproveitaram os leões para obterem 3 golos. O primeiro foi obtido por Rampulla, com assistência de Navarro após simular o remate. O segundo foi obtido por Roc Pujadas com uma excelente execução. E voltou Pujadas a marcar o terceiro, já depois de ter conseguido mandar uma bola na trave da baliza. Responderam os visitantes pouco depois conseguindo reduzir aproveitando um contra ataque que Xano Edo defendeu mas a bola ressaltou para um adversário que não tinha ninguém a defendê-lo. A 3 minutos do intervalo Henrique Magalhães faz o quarto golo, praticamente sozinho, numa brilhante jogada individual. E pouco mais de um minuto depois volta Magalhães a marcar fazendo o 5-1 do resultado ao intervalo com um excelente remate. A pouco mais de um minuto do intervalo voltaram os minhotos a jogarem em inferioridade resultante de outro cartão azul. Continuaram os leões em superioridade numérica no início da 2ª parte, e antes dos visitantes ficarem completos Nolito aplica um potente remate fazendo o 6-1. E com 7 minutos jogados na 2ª parte Facundo Navarro termina um contra ataque com um excelente golo, colocando o marcador em 7-1. Com mais dois minutos jogados é assinalado um penalti favorecendo o Braga, Xano consegue defender mas na sua sequência os visitantes conseguem o seu segundo golo. Passou a ser um jogo mais aberto tendo os nossos adversários beneficiado de dois livres directos, mas Xano Edo não se deixou bater. Até ao fim do jogo também os leões beneficiaram de um livre directo e de um penalti, mas também nem Navarro, nem Pujadas conseguiram bater o guarda-redes visitante. Mas o jovem Santiago Honório, a dois minutos do fim conseguiu o oitavo golo leonino, numa brilhante jogada individual. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado 1 quando voltarão ao Norte para defrontarem o Carvalhos no jogo da 4ª jornada do Campeonato Placard.
No sábado os leões do futsal receberam no PJR, para a 6ª jornada da Liga Placard, o Quinta dos Lombos tendo vencido por 8-0, com 5-0 ao intervalo. Antes do início do jogo o Sporting homenageou três jovens que foram campeões europeus pela selecção sub19, sendo mesmo que Tomás Nogueira e Tiaguinho foram utilizados neste jogo, onde também temos de salientar as ausências de Tawnan e Tomás Paçó, mas tivemos o regresso de Zicky e a estreia de Filipe Valério. Foi um jogo completamente controlado pelos leões que com quatro minutos de jogo já marcavam o seu primeiro golo, por Bruno Pinto concluindo um ataque rápido com um excelente remate bem colocado. E menos de um minuto depois Rocha marca o segundo numa recarga a outro forte remate de Bruno Pinto. A meio da primeira parte já vencíamos por 3-0 graças a Zicky concluir, de calcanhar, um excelente centro de Pauleta. Mas os leões não se ficaram por aqui porque a dois minutos do intervalo foi a vez de Pauleta marcar ao fazer a recarga de um potente remate de João Matos e a segundos do intervalo Bruno Pinto bisou aproveitando um centro de Pauleta que tinha ultrapassado em grande velocidade o defensor visitante, e pôs a bola à sua mercê. A 2ª parte foi mais moderada mas com 10 minutos jogados Zicky também bisa, aproveitando uma recuperação de bola por Pauleta sobre o guarda-redes da equipa da Linha, ficando a baliza vazia à sua mercê. Menos de um minuto depois também Diogo Santos marca na sequência de um livre lateral apontado por Bruno Pinto, fazendo o 7-0. A seis minutos do fim é Rocha que bisa aproveitando o ressalto de um remate de Merlim que o guarda-redes visitante não segura, fazendo o 8-0 final. E até ao final, apesar de não haver mais golos, sempre os leões a controlarem o jogo. Os próximos jogos dos leões serão em Makarska, na Croácia, onde irão disputar a Fase Principal da Liga dos Campeões começando na quarta-feira 29 defrontando o Prishtina, do Kosovo, na quinta-feira 30 os cazaques do Kairat e no sábado 1 os locais do Novo Vrijeme.
No sábado foram as leoas do futsal até Torres Vedras, defrontar o Torreense, no jogo da 8ª jornada do seu campeonato, tendo empatado por 2-2, com 1-1 ao intervalo, com um autogolo torriense e o outro obtido por Diana Silva. O próximo jogo destas leoas será no sábado 2, no PJR, recebendo o Parchalense, no jogo da 9ª jornada.
No sábado os leões do voleibol foram até Matosinhos, para defrontarem o Leixões na 1ª jornada da Liga Una Seguros, tendo sido derrotados por 2-3, com os parciais de 25-21, 23-25, 25-22, 20-25 e 12-15. Num jogo extremamente equilibrado a equipa que num set conseguisse ganhar um avanço de 3 ou 4 pontos e o conseguisse manter ganharia o set. Foi o que se foi verificando ao longo de todos os sets. Na negra com empates até aos 6, conseguiram os donos da casa dois pontos seguidos, por duas vezes, passando para 6-8 e 8-11, ganhando um avanço de 3 pontos que se foi mantendo até aos 12-15 finais. Nos 4º e 5º sets, que foi onde se decidiu o jogo, o bloco leixonense impôs-se, e se lhe juntarmos os pontos por erros dos opositores compreende-se como apareceu a derrota. No 4º set os locais conseguiram 9 pontos por erros leoninos, enquanto na negra foram 6 pontos. Edson Valencia com 22 pontos, Jonas Aguenier com 14 e Lourenço Martins com 13, foram os maiores pontuadores leoninos neste encontro. No próximo fim-de-semana será uma jornada dupla recebendo os leões no sábado no PJR o Vitória de Guimarães em jogo da 2ª jornada, indo no domingo ao Pavilhão daa Luz para defrontar o Benfica no jogo da 3ª jornada da Liga UNA Seguros.
As meninas do voleibol voltaram no domingo ao norte, para desta vez defrontar o PV2014/C Efanor na 3ª jornada da Liga Solverde, tendo novamente vencido por 3-0, com os parciais de 25-17, 25-23 e 25-18. Ingrid Félix com 15 pontos e Leslie Tagle com 13 foram, mais uma vez, as leoas que mais pontuaram neste desafio. O próximo jogo desta equipa será no domingo 2 voltando ao norte para defrontar o FC Porto no jogo da 4ª jornada da Liga Solverde.
Autor:8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.