Modalidades: revista da semana
Os leões do basquetebol jogaram esta semana nas competições europeias, tendo ido na terça-feira até Itália para defrontarem o Dínamo Sassari, na 4ª jornada da FIBA Europe Cup, regressando com uma derrota por 72-89, com 41-55 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado até aos 12-11, mas os italianos com dois triplos sem resposta passaram para 12-17, e atingiram 15-23, obrigando Luís Magalhães a pedir um desconto de tempo, que deu algum resultado pois os leões recuperaram para 20-24 no fim do 1º quarto. No 2º quarto começaram bem melhor os visitados que com 3 minutos jogados já venciam por 22-35, tendo Luís Magalhães de voltar a pedir novo desconto de tempo. Mas de pouco serviu pois os adversários chegaram aos 35-55, conseguindo os nossos jogadores reduzirem até ao intervalo com dois triplos, dando um parcial de 21-31 neste quarto. Começaram muito bem os leões no 3º quarto reduzindo para 52-57, para com dois minutos e meio jogados o treinador italiano ter de pedir um desconto de tempo. Reagiram um pouco os donos da casa adiantando-se novamente para 57-70, mas os nossos jogadores voltaram a aproximar-se, chegando ao fim do quarto com o resultado em 62-72, o que deu um parcial no quarto de 21-17. O 4º quarto foi sempre equilibrado, com vantagens do Sassari entre os oito e os dez pontos até 1 minuto do fim, quando o marcador apontava 72-82, altura em que os leões não marcaram mais qualquer ponto contra sete dos locais, o que originou uma diferença demasiado grande no resultado final, e que originou um parcial neste quarto de 10-17. Num jogo entre duas equipas equilibradas, a percentagem nos lançamentos foi fundamental no desenrolar do marcador. Enquanto os leões meteram 11 lançamentos de 2 pontos em 35 tentados (31%), e 10 lançamentos de 3 pontos em 29 tentados (34%), os italianos conseguiram 17 em 28 de 2 pontos (60%) e 13 em 27 de 3 pontos (48%). Brandon Johns com 24 pontos e 9 ressaltos e Malik Morgan com 16 pontos foram os nossos jogadores em mais evidência. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quarta-feira 12 no PJR para defrontar os alemães do Rasta Vechta no jogo da 5ª jornada.
Regressados de Itália os leões do basquetebol foram até ao Barreiro para defrontarem o Galitos Barreiro ACEDE, no jogo da 5ª jornada da Liga Betclic, regressando com uma vitória por 127-86, com 67-40 ao intervalo. Foi um jogo equilibrado até aos 10 pontos, quando os leões acordaram para uma serie de triplos que fez o marcador passar por 17-10, 25-15 e 31-18 chegando aos 42-20 para o 1º quarto acabar em 42-21. O 2º quarto foi um período em que os leões não conseguiram uma tão grande percentagem de triplos, pois apenas marcaram 25 pontos contra 19 dos barreirenses, quase os mesmos que estes tinham obtido no 1º quarto. No 3º quarto continuou Luís Magalhães a rodar todos os jogadores, o que aliás já tinha começado no 2º quarto, pelo que os números deste quarto são sensivelmente iguais aos do quarto anterior (21-20). No 4º quarto voltaram os leões ao ritmo que tinham tido no 1º quarto, pelo que o parcial deste último quarto foi de 39-26. Para uma diferença de 41 pontos, no resultado final, muito contribuiu a percentagem de lançamentos de 3 pontos convertidos, quase 50%, 17 em 37 tentados, e o domínio das tabelas pois os leões apanharam 50 ressaltos contra apenas 24 dos homens do Galitos. Um pormenor interessante, e importante, é que todos os 12 jogadores foram utilizados, e destes todos apenas um não esteve em campo mais de 10 minutos. Temos de salientar nesta partida Robby Robinson marcador de 19 pontos e que conseguiu 5 ressaltos e 7 assistências, Brandon Johns com 17 pontos e 11 ressaltos e Malik Morgan e Stephan Swenson ambos com 16 pontos. O próximo jogo dos leões para a Liga Betclic será no sábado 15 no PJR para receberem o SC Braga no jogo da 6ª jornada.
Também os leões do futsal tiveram dois jogos esta semana. Na quarta-feira voltaram os leões do futsal ao PJR para receberem a AD Fundão no jogo da 7ª jornada da Liga Placard, e foram no sábado até ao norte para visitarem o Caxinas no jogo da 8ª jornada. Na quarta-feira perante o Fundão tiveram os leões uma extraordinária exibição na 1ª parte, tendo vencido o desafio por 8-1, com 7-1 ao intervalo. Logo no primeiro minuto Diogo Santos faz o primeiro golo a passe de Merlim na marcação de um lançamento lateral. Com 3 minutos e meio jogados bisou Diogo Santos, numa recarga a um remate de Merlim. O terceiro golo foi marcado aos 7 minutos e meio por Allan a passe de Wesley. Os quarto e quinto golos leoninos foram marcados por Merlim, cópia um do outro, remates de longe com a sua habitual derivação para a zona central partindo da lateral esquerda. O sexto golo leonino foi o bisar de Allan, a oito minutos do intervalo, recargando um remate de Felipe Valério. E menos de um minuto depois Diogo Santos faz o seu terceiro golo num forte remate descaído sobre o lado esquerdo. A quatro minutos e meio do intervalo conseguiram os visitantes o seu golo de honra, aproveitando uma subida no terreno de Bernardo Paçó. Na 2ª parte os leões reduziram o ritmo de jogo, talvez consequência do cansaço dos três jogos da UEFA Futsal Champions League, no fim-de-semana anterior, e respectivas viagens, e também com uma rotação com jovens jogadores pois estrearam-se na principal equipa de futsal leonino Luís Montes e Tomás Nogueira. Mas a 2 segundos do fim da partida Bruno Pinto faz o oitavo golo leonino, desviando à boca da baliza um remate de Tomás Paçó, na sequência de um lançamento lateral.
No sábado os leões do futsal foram às Caxinas para defrontarem a ADCR Caxinas no jogo da 8ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 9-1, com 2-0 ao intervalo. Num recinto tradicionalmente difícil, conseguiram os leões, com 8 minutos jogados, o seu primeiro golo por Rocha, numa das suas habituais rotações que terminam com remate. A 3 minutos do intervalo Pauleta, na sequência de um canto marcado por Merlim, faz o 2-0, com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte continuou com uma forte oposição dos locais, mas que a dez minutos do fim desapareceu por completo. Com 10 minutos jogados Rocha, fez um trabalho semelhante ao do primeiro golo, obtendo o seu segundo, terceiro da equipa. 2 minutos depois Tomás Paçó faz o 4-0, com uma boa assistência de Zicky, para pouco depois bisar culminando uma excelente jogada individual. O sexto golo leonino foi de Diogo Santos que terminou uma excelente recuperação de bola por Zicky. O 7-0 foi feito por Bruno Pinto através da marcação de um penalti. Os oitavo e nono golos foram marcados por Rocha que assim terminou o jogo com quatro golos da sua autoria. Pelo meio destes dois últimos golos conseguiram os caxineiros o seu golo de honra, já no último minuto de jogo. No sábado 15 voltarão os leões do futsal ao PJR para receberem o Eléctrico de Ponte de Sor no jogo da 9ª jornada da Liga Placard.
No sábado foram as leoas do futsal até à Povoa de Santa Iria, defrontar o UA Povoense, no jogo da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo vencido por 4-2, com 2-1 ao intervalo, com golos de Edna Peralta, Beatriz Crespo, Sara Galhardo e Beatriz Vicente. O próximo jogo destas leoas será o jogo em atraso da 5ª jornada, no sábado 15, recebendo a Juventude Ouriense
Os leões do andebol foram até Guimarães, no sábado, para defrontar o Vitória SC no jogo da 10ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 40-25, com 21-11 ao intervalo. Foi um jogo onde os leões começaram a perder por 0-2, mas rapidamente viraram para 4-2 e 9-4, continuando a ampliar a vantagem para 16-9 e 19-10 chegando ao intervalo com 10 golos de vantagem. A 2ª parte foi semelhante com os leões a ampliarem a vantagem de golos entre as equipas que chegou a ser de 18 golos, aos 39-21, mas com os vimaranenses a defenderem o seu orgulho, e os nossos jogadores a abrandarem o ritmo a diferença final ficou reduzida a 15 golos. Perante uma equipa mais fraca, os leões não facilitaram, até por respeito pelo adversário, impondo um ritmo que fez a diferença que mostra o resultado final. Carlos Alvarez com 8 golos foi o leão que mais golos marcou, bem acompanhado por Martim Costa com 7 golos. O próximo jogo dos leões do andebol será na quinta-feira 13, no PJR para receberem no jogo da 7ª jornada da EHF Champions League os actuais líderes do nosso grupo os alemães do Fuchse Berlin, seguindo-se no domingo 16, também no PJR, a recepção ao Aguas Santas em jogo da 11ª jornada do Campeonato Placard.
Os leões do hóquei receberam por duas vezes esta semana no PJR o HC Barcelos, na quinta-feira para a 1ª jornada da WSE Champions League, e no domingo para a 5ª jornada do Campeonato Placard. Na quinta-feira os leões venceram por 4-3, num jogo pleno de emoção onde ao intervalo perdiam por 0-2. Foi um jogo muito disputado, onde ambos os guarda-redes brilharam a grande altura, também com alguma felicidade, porque foram muitas as vezes em que as bolas esbarraram nas madeiras das balizas. Com um jogo muito disputado teriam de ser apresentados cartões azuis e isso aconteceu logo ao oitavo minuto de jogo, sendo Diogo Barata o primeiro a ser penalizado, para 15 segundos depois o mesmo acontecer a um jogador visitante. E exactamente a meio da primeira parte os visitantes conseguem um golo num excelente trabalho do seu capitão. Alguns minutos depois o treinador dos minhotos pede um time-out, e põe a sua equipa a atacar com a ideia de gastar os 45 segundos. E a 11 segundos do intervalo, numa jogada muito semelhante à do primeiro golo o mesmo jogador consegue fazer o 0-2. Na 2ª parte quando já estavam decorridos 10 minutos os leões conseguem o seu primeiro golo, por Facundo Navarro, numa boa assistência de Roc Pujadas. E segundos depois Pujadas recupera uma bola e vai isolado para a baliza do Barcelos, mas não conseguiu bater o guarda-redes adversário. Para agravar a situação os visitantes a nove minutos do fim conseguem o seu terceiro golo. Imediatamente o seu treinador pediu um desconto de tempo e pôs a sua equipa a gastar os 45 minutos de posse de bola. A 3 minutos e meio do final é assinalada a 10ª falta dos adversários e na conversão do respectivo livre directo Rampulla, consegue reduzir para 2-3. Um minuto depois é assinalado um penalti a favor dos leões, mas Verona não o conseguiu transformar em golo. Mas no minuto seguinte Verona vingou-se obtendo o golo do empate, recebendo um passe de Navarro e embalado deixou vários adversários fora da jogada e rematou para o terceiro golo. E a 46 segundos do fim numa boa jogada de contra-ataque Rampulla, passa a bola a Henrique Magalhães, que a desvia para o centro da área onde aparece Navarro a empurrar a bola para dentro da baliza barcelense fazendo o 4-3. A 27 segundos do final um dos árbitros espanhóis devia desejar um empate pois quando Diogo Barata passava com a bola controlada atrás da baliza adversária foi derrubado e empurrado contra a tabela, mas o senhor árbitro resolveu assinalar uma simulação de Barata, o que provocou a 10ª falta leonina com o respectivo livre directo. Só que, como está na moda, o jogador encarregue da sua marcação rematou contra a tabela final, para tentar bater Xano na recarga, só que Xano defendeu a recarga, e aí praticamente acabou o jogo, com a emotiva, brilhante e justa vitória dos leões.
O jogo de domingo já não correu tão bem aos leões do hóquei, pois perderam por 2-4, quando ao intervalo ganhavam por 2-1. Com 5 minutos jogados Facundo Navarro abriu o marcador com uma espectacular jogada em que dominou a bola atrás da nossa baliza, batendo todos os adversários que lhe apareceram pela frente, incluindo o guarda-redes no cara-a-cara com ele. A 7 minutos do intervalo beneficiou a nossa equipa de um penalti, mas Navarro não conseguiu obter o golo. Logo de seguida pediram os visitantes um desconto de tempo, e quando o jogo recomeçou foi marcado um penalti a seu favor que aproveitaram para estabelecer o empate. Mas dois minutos depois Nolito, descaído sobre o lado esquerdo, faz o 2-1 com um potente remate. A 2ª parte continuou muito disputada com os remates dos leões a serem travados pelo guarda-redes visitante, com muito valor mas também com alguma sorte, até que com 11 minutos jogados o treinador barcelense pede um desconto de tempo, tal como antes do seu golo na 1ª parte, e segundos depois um seu jogador tem um forte remate de longe, onde devido à aglomeração de jogadores Xano Edo não consegue ver a bola partir conseguindo os visitantes empatarem a partida. A partir deste momento começaram os visitantes a jogar para os 45 segundos e os leões a tentarem fazer o golo que lhes voltasse a dar a liderança no marcador, mas estavam em dia perfeitamente desastrado e infeliz no tocante a fazer golos, e a ânsia era tal que a 7 minutos do fim os adversários conseguiram num contra-ataque fazer o 2-3, para ainda, quando faltavam 2 minutos, beneficiarem de um penalti onde fizeram o resultado final. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado 15 quando irão até Turquel para defrontarem o HC Turquel no jogo da 6ª jornada do Campeonato Placard.
No sábado os leões do voleibol receberam no PJR o GC Santo Tirso no jogo da 4ª jornada da Liga Una Seguros, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-13, 25-18 e 28-26. O 1º set começou equilibrado até aos 6-6, mas os leões com 7 pontos contra apenas 1 dos visitantes colocaram o marcador em 13-7, seguindo-se novo período com algum equilíbrio até aos 17-12, quando os leões arrancaram para os 25 pontos, consentido apenas um ponto aos visitantes. O 2º set começou com empates sucessivos até aos 4, mas a nossa equipa passou para 6-4, seguindo-se um progressivo aumento da vantagem, passando por 13-9, 19-14 e 22-15 para terminar o set em 25-18. O 3º set foi completamente diferente dos anteriores, tirando o seu vencedor, pois foi disputadíssimo acabando mesmo às vantagens. O Sporting começou com 5-3, passaram os visitantes para 8-10, mas os leões recuperaram para 13-11, 15-12 e 17-13, reagindo o Santo Tirso para empatar a 17. Os nossos jogadores ainda conseguiram 19-17 e 21-19, mas esta foi a última vantagem de dois pontos até à final do set. Até ao fim do set a evolução do marcador foi de 21-21, 22-23, 23-24, 25-24, 26-25 para terminar no 28-26 final. , Mads Jensen com 24 pontos foi quem mais se distinguiu na nossa equipa, bem acompanhado por Jan Galabov com 10 e Pedro Abecassis com 8. O próximo jogo desta equipa será no domingo 16 voltando ao norte para defrontar o Castêlo da Maia GC no jogo da 5ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol receberam no domingo no PJR o Vitória SC, de Guimarães, em jogo da 5ª jornada da Liga Solverde tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-19, 25-17 e 25-19. Anahi Tosi com 15 pontos e Jéssica Miranda com 12 foram as leoas que mais pontuaram neste desafio. O próximo jogo desta equipa será no domingo 16 indo ao norte para defrontar o São Mamede no jogo da 6ª jornada da Liga Solverde.
Autor:8

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.