Com algum sacrifício dispus-me a acompanhar o debate de ontem na SICn. Não só porque esta abertura de época eleitoral me apanhou num complicado momento mas também porque a campanha é já longa e quase sempre fastidiosa.
Nos primeiros momentos não deixei de sentir alguma pena por Couceiro e Bruno de Carvalho, por um deles - o que vier a ganhar - estar a viver os últimos momentos antes do vórtice que vai sugar a sua vida pessoal e familiar. Ninguém duvide que a tarefa do próximo presidente do Sporting é de tal forma complexa que se torna quase inadjectivável.
Este espírito benevolente depressa foi interrompido quando decorriam cerca de 7 minutos do debate quando BdC começa a falar da reestruturação financeira. Dizia ele:
"Em 1º lugar a reestruturação financeira tem vários pontos que são fundamentais para resultar. Um a questão da fusão. Nós temos que resolver a questão dos capitais próprios negativos, e temos que começar a resolver a questão do fair-play financeiro. A questão da fusão que os próprios sócios já aprovaram, mas isso tem que estar integrado num plano perceptível para os próprios sócios."
Esta questão só pode ser considerada de somenos importância para quem tiver memória de peixe de aquário. De facto uma maioria de sócios aprovou a fusão da SPM, Património e Markting na SAD, mas entre eles não esteve BdC. Podia simplesmente ter-se abstido ou até votado contra. Mas BdC não fez apenas isso. Quando a direcção cessante anunciou a medida disse BdC, em conferência de imprensa especialmente convocada para o efeito:
"Esta proposta de fusão da SPM com a SAD é uma infâmia e uma ficção, em que não entra qualquer dinheiro no clube. Trata-se da passagem do único bem valioso para outras mãos: a
propriedade do direito de superfície do terreno do estádio. Estas
pessoas querem acabar com o Sporting e o poder dos seus sócios,
transformando um clube centenário num mendigo."
De fora ficam os extensos posts na página do Facebook do Sporting Sem Complexos e outras intervenções que então fez. Quem foi à AG, onde a medida foi aprovada, deve-se lembrar das intervenções que então fez, bem como as que fez à saída da AG e que batiam na mesma tecla.
Ora se BdC tinha a convicção que a referida operação era um "infâmia e uma ficcção" e se estava a "transformar o Sporting num mendigo", não era suposto, ao invés de proferir as afirmações que proferiu, ter dito que se iria bater por fazer reverter a situação, apresentando proposta alternativa aos sócios em AG a perspectiva tão gravosa?
Ou BdC disse o que disse e fez o que fez apenas porque dava jeito para se manter visivel a sua oposição a GL?
O que é convicção e o que é mera estratégia e conveniência para adquirir votos ou arregimentar apoios, ao melhor estilo politiqueiro?
No post da passada segunda-feira chamava aqui à atenção do papel que devemos ter perante os candidatos que se apresentam às eleições. Não era altura de os que foram arregimentados para a dita AG, que se desgastaram, que deram a cara, que foram para os fóruns declarar o fim do Sporting e outras declarações apocalípticas, pedissem agora explicações pela súbita mudança ou útil esquecimento?
É esta falta de consistência que se vê também agora no anúncio de Tomás Morais para as modalidades e Luís Freitas Lobo algures para a SAD. Atiram-se nomes sem se anunciar as funções a executar e respectivo enquadramento.
Vão ser remunerados?
Como se enquadram as funções de Tomás Morais nas do eventual vice-presidente Vicente Moura?
Ou o nome de Tomás Morais surge para aplacar o repúdio que suscita o nome do ex-presidente do Comité Olímpico entre atletas e técnicos das modalidades?
O que pensa o departamento de scouting, nomeadamente Paulo Menezes, da nomeação de Luís Freitas Lobo? E que competências se lhe reconhecem a este, que não se confinem ao comentário desportivo?
Ou o nome de Freitas Lobo aparece para aplacar as dúvidas mais do que legitimas que se põem em Virgílio, de quem não se conhece uma ideia, e sobre Inácio?
Com a chegada de Freitas Lobo já vamos em 4 elementos para a tal "estrutura transversal da SAD". E há ainda um quinto elemento anunciado, mas ainda incógnito (Manuel Fernandes?) sem que se descortinem cargos, conteúdos funcionais, modelos. Está por definir o que se vai fazer com Beto e outros que entretanto entraram com GL.
Como é que isto se enquadra na necessidade de reduzir custos? Não é isto uma nova versão do albergue espanhol?
Couceiro também não adiantou muito sobre a SAD, mas deixou pelo menos claro que ficará com o futebol profissional e entregará a Diogo Matos a formação. Tem pelo menos uma grande vantagem: o conhecimento de ambos sobre a Academia e futebol profissional dá-lhes meses de avanço sobre a "mini-van" que BdC preconiza para responsáveis desta área critica do clube. Estes terão que deixar passar semanas até conhecerem as portas e os corredores de Alvalade e da Academia. Imagina-se quanta água terá de passar sobre a ponte Vasco da Gama até conhecerem os dossiers.
Estas são as matérias que me preocupam. Reduzir a discussão à questão da continuidade é um argumento oco e que, no caso presente, nem sentido faz. Ou a questões da vida pessoal dos candidatos, o que, sem fundamento ou prova, é de uma baixeza sem qualificação.
A sondagens
Muito se tem falado na disparidade entre as sondagens do jornal A Bola e do grupo de comunicação de Oliveira, cuja responsabilidade está a cargo do nosso inefável (e até dizem que perigosamente inflamável...) consócio Oliveira e Costa.
Podemos olhar para elas sob o prisma da teoria da conspiração. Mas para ambas e não apenas a de Oliveira Costa. Qualquer uma é digna de suspeita sob esse prisma. Mas fiquemo-nos pela leitura das suas fichas técnicas para as perceber melhor.
A Bola divide o universo dos inquiridos entre sócios com mais ou menos de 8 anos. A sondagem da Controlinveste inquire sócios divididos por escalões que representam melhor a ponderação de votos que subsiste neste momento entre os sócios em condições de votar. Cada qual que retire as suas conclusões. A minha é que até sábado qualquer um pode ganhar.
LdA,
ResponderEliminarMuitos dizem que não houve esclarecimento que tivesse base no debate de ontem. Isso não é verdade,o debate de ontem foi muito esclarecedor. Debate ou, como já lhe chamei noutro lado, entrevista dupla com direito a palhaço.
O esclarecimento que permitiu aplica-se tanto a BdC como a Couceiro e aplica-se de igual forma. A conclusão é esta: todos apontam a dia 23, ninguém faz a mínima do dia 24. Repito, a mínima!
Os adeptos falam de maiorias e de minorias, de academias e de contratações, de estruturas para o futebol e para a SAD mas isso importa pouco mais que nada. E importa pouco mais que nada porque os dois candidatos e suas listas foram construidas para dia 23 e não para 24. Isto por muito que BdC se preocupe em afirmar que só ele pensou em 24.
No fundo, é a assunção de uma realidade para que eu já tinha chamado a atenção anteriormente: é a realidade que dita. A musica não é tocada pelo futuro Presidente, ele só dança a música que tocar. E perante isto, todas as pretensas ideias, estruturas ou nomes de nada valem.
Há um conceito muito discutido por Filósofos Alemães de meados do século XX, o conceito de resistência. Simplificando, diz-nos que a realidade é resistência, que experimentamos ou temos impressão de realidade como resistência a algo nosso. Roubando esse conceito à filosofia, ele é aplicável ao Sporting: os candidatos podem querer o mundo mas sucumbirão perante a resistência da realidade.
Os candidatos podem ser a bestia cupidissima rerum novarum, o Homem que quer sempre mais mas estão confinados a uma realidade DESPORTIVA e FINANCEIRA do Sporting Clube de Portugal. Dela não podem fugir por muito que tentem.
O que temos hoje são processos de intenção, coisas insignificantes que de nada valem porque os dados já estão lançados. Ao candidato eleito restará dançar ao som da sinfonia e a nós, sportinguistas, resta esperar que o tiro no escuro que vamos dar com o nosso voto seja acompanhado de uma realidade mais favorável, de uma música mais tranquila.
LdA, não podes ignorar os timings das declarações.
ResponderEliminarAquando da decisão da fusão, embora o fair play financeiro já fosse um argumento, era ainda um mundo distante para a maioria das pessoas e não se percebia muito bem a sua aplicabilidade.
Quer queiramos, quer não, termos ficado aquele período sob "observação" obviamente que tornou este assunto mais relevante, além da situação financeira se ter degradado consideravelmente de então para cá.
Além disso, se os sócios já se pronunciaram nesse sentido, estar agora a gastar energias para reverter o processo é que é lutar contra moinhos de vento, sem qualquer certeza dos resultados.
Acho, pois, bem mais sensato partir do pressuposto que a decisão está tomada e tentar maximizar os seus benefícios e minimizar os seus prejuízos. Isso é gestão.
É que neste mundo nem tudo é branco ou preto e estar a perseguir as pessoas por todas as declarações que fizeram sem querer perceber os momentos e o contexto é que não me parece que contribua para o debate sobre o futuro do Sporting.
Certamente que, quer BdC quer Couceiro, não serão santos e certamente farão escolhas erradas, e também já escrevi aqui que me parece que o Sporting ficará bem servido com qualquer um dos dois, pelo que não compreendo muito bem esta insistência na diabolização de qualquer um dos candidatos.
SL
A "caça às bruxas" nunca será uma medida justa e equilibrada LdA.
ResponderEliminarConcordo com a reflexão que o Divâ Leonino levanta.
De resto acima de tudo do debate de ontem destaco a cordialidade entre sócios do SCP o que tem faltado muitas vezes de há uns anos para cá.
SL,
A fusão SPM/SAD apresentada e aprovada, por si, é consequência de uma gestão a todos os níveis desastrosa e não mais que uma operação de cosmética financeira e societária que:
ResponderEliminar- Não reduzia, verdadeiramente, custos.
- Resultava e resultará em mais delapidação de património.
- Não resolvia o problema de laboração da SAD e a sua sustentabilidade.
- Não colocava o clube como cumpridor das regras de fair play financeiro.
A forma como esta fusão foi vendida aos sócios foi vergonhosa, pouco transparente, promovendo a desinformação típica das últimas direcções.
Registo que no tópico inicial, escolhem-se algumas frases descontextualizadas de BdC, que explicou, na altura e claramente, porque estava contra esta fusão nos termos propostos. Aconselho a leitura das declarações da altura a todos e que não se fiquem por algumas frases soltas fora do contexto. Se na altura aproveitou para atacar uma direcção que acumulava medidas atrás de medidas que em nada beneficiaram o Sporting? É evidente.
Daí fazer germinar "inconsistência" em alguém que tem sido precisamente o contrário, vai um grande passo. Porque ontem voltou ( como já o tinha feito anteriormente - ver sessão esclarecimento no Nucleo Mafra -, em que classificou a tal fusão uma palhaçada e porquê ), a explicar aquilo que quer para o clube e isso não passa por operações avulso que sem integração das mesmas que permitam o a SAD respirar, não passam de destruidoras de valor e de património.
Quanto aos "conhecimentos" de Diogo Matos e Couceiro...
Volto a lembrar que falamos na presidência do clube e não da eleição para director desportivo.
Que Couceiro, como director desportivo, tem o currículo que por todos é conhecido.
Que BdC tem na sua equipa uma estrutura para o futebol. Virgilio. Inácio e alguém que está na Academia. Penso que caía por terra a ideia da necessidade " de aprendizagem" de uma lista, assim não houvesse vontade, a todo o custo, de elevar Couceiro a um patamar que nunca teve.
Foi um debate, curto, ontem. Mas cordial. Não houve muito "sumo", mas mesmo assim ficaram evidentes as diferenças na preparação dos candidatos, nos conhecimentos do clube, das matérias, nas convicções que apresentam. Conhecendo-se os pressupostos que levaram estas pessoas a candidatar-se, num mundo racional e lógico, só veria um candidato com perfil para a presidência do Sporting. Mas o mundo Sporting tem sido tudo menos lógico e racional, portanto estando confiante, já nada me surpreenderia.
Como não me surpreende o comentário inicial.
Estava habituado à memória selectiva e descontextualizada e à valoração daquilo que por si em nada tem de valor, em comentários claramente deficitários intelectualmente. Em alguns autores deste blog, vejo capacidade nesse aspecto, mas uma postura tendenciosa até ao tutano, daí as claras falhas na assertividade da análise, em quem se tenta vender como racional e imparcial, em contra ponto com os "seguidistas". É pena.
Divã Leonino, Sérgio,
ResponderEliminarNão há qualquer insistência na diabolização, perseguição, ou qualquer caça às bruxas aqui. Aliás, se ela tem existido não é seguramente menor do que tem sido feito com a candidatura de Couceiro.
Há um trajecto, há declarações, há opções tomadas. Lembro-me em particular destes e de outros temas, das questões de principio invocadas, do debate acérrimo e desgastante para que agora se diga de forma plácida, está feito, está feito.
A questão da fusão da SPM é apenas um exemplo, como podem ser aduzidos outros.
O mesmo em relação à escolha dos nomes. Mais uma vez BdC escolhe um padrão em tudo idêntico ao de GL, brandindo apoios e juntando nomes, alguns dos quais cobrarão factura.
Como disse antes das eleições BdC mais do que ganhar estas eleições poderá perdê-las. Porque está há 2 anos em campanha partiu à frente dos demais e se esse avanço se esbater ou desfizer a responsabilidade é do próprio e também naturalmente de um ruidoso número dos seus apoiantes que se arrogam o direito, no mais puro estilo do lápis azul, de julgar o Sportinguismo dos outros.
O comentário do Nuno Bispo, desmonta o post do Leão de Alvalade!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNuno Bispo,
ResponderEliminarA sua desculpa de sempre: ah e tal são umas afirmações descontextualizadas, etc.
darei crédito às acusações de ser tendencioso quando vir comentários seus noutros locais onde desde o inicio da campanha se tem feito a mais despudorada perseguição a Couceiro e a quem se digne declarar ou deixar implicito não o apoiar ou o simples desacordo numa qualquer medida avulsa que seja.
"Couceiro também não adiantou muito sobre a SAD, mas deixou pelo menos claro que ficará com o futebol profissional e entregará a Diogo Matos a formação."
ResponderEliminarOi? Onde é que ouviste isso, camarada? Então finalmente revelaram a equipa para o futebol? É o Presidente? LOL Então quando este andar nos núcleos o futebol fica sem um responsável? Não abram os olhos não!! Mais um cheque em branco para a continuidade! Siga!!
LdA:
ResponderEliminarQuando deixar de descontextualizar e essa descontextualização não desvirtuar as posições de BdC , eu deixo de o acusar do mesmo.
Quanto à perseguição a Couceiro...
- Eu ficaria preocupado com a pluralidade de opiniões, se não existissem muitas e é algo que vem de há dois anos, que assentam numa campanha difamatória e de carácter pessoal a BdC. Sem sustentação factual. E se se fizesse agora o mesmo a Couceiro. Coisa que eu repudiaria, que considero Couceiro uma personagem sem perfil de líder, sem convicções estratégicas para o clube, mas uma pessoa de bem.
- Ficaria preocupado se Couceiro, por simpatia que tenho e agora mais comedida, mas ainda existe, não fosse o rosto do casting de Ricciardi. Um homem de mão. Aquilo que sempre foi, mas não pode continuar a sê-lo se concorre ao cargo máximo no Sporting Clube de Portugal.
- Ficaria preocupado se visse em Couceiro convicção e determinação quanto à sua capacidade e da sua equipa. Não vejo nada disso.
Não sei se anteriormente se fez referência às cartas abertas de José Eduardo ao seu amigo Couceiro e a BdC. Foca pontos, há muito discutidos. E que só me fazem não ter qualquer tipo de dúvidas, quanto aquilo que quero para o meu clube. E aquilo que não quero.
Eu, ao contrário da maioria, achei o 'debate' mt bom... Deu para convencer os convencidos. Enfim, na q não estivesse já à espera.
ResponderEliminarNota 1: que mania esta a dos debates, à séria, caírem em desuso... Dou completa razão a quem afirma que 'aquilo' que ontem a SICn transmitiu mais pareceu uma entrevista dupla com pausas para desanuviar a tensão, a cargo do "Charlie Severin" (o novo comediante de serviço, que quase igualou a gde performance de 2011 a cargo do "Paul Futre").
Nota 2: Amanhã há mais, na RTPi. Entretanto, os meus 5 votos (curiosa a informação no primeiro recorte jornalístico sobre esta faixa etária...) já vão a a caminho de Lx. Reconhecimento e correio azul custaram cerca de 12€... Fica mais em conta do que o passeio a Lx, sem dúvida.
Nota 3: A diabolização da banca é que sofreu um gde revés, ontem à noite... Resumindo e concluindo: todos (incluindo, vejam lá vcs, o BdC) foram pedir batatinhas aos "nossos parceiros" (onde é que já oivi esta terminologia lambuça) da BANCA. Os malvados Ricciardi e companhia. O comediante até chegou a adiantar, sem perceber se era a sério ou fazia parte do número, q o SCP já nem cumpre com os compromissos q tem para com aqueles parceiros...
Nota final: Livra! Que aquilo ontem estava carregado de seguidistas e agentes da continuidade.
SL
Nuno Bispo,
ResponderEliminar"Volto a lembrar que falamos na presidência do clube e não da eleição para director desportivo"
Ele vai fazer o papel de director desportivo, basicamente.
"Que Couceiro, como director desportivo, tem o currículo que por todos é conhecido."
Sim, conseguiu aguentar a equipa unida naquela altura apesar de ter entrado à força num ambiente adverso.
"Que BdC tem na sua equipa uma estrutura para o futebol. Virgilio. Inácio e alguém que está na Academia"
Que "curriculo" é que têm Inácio e Virgilio como directores deportivos? e BdC que "curriculo" é que tem no futebol?
É que se falas do Couceiro, estes têm muito menos "curriculo". Couceiro ficará com o futebol profissional e Diogo Matos com a formação que tão bem conhece. Grande vantagem em relação a Inácios e Virgilios que pouco sabem sobre a mesma.
Virgilio,
ResponderEliminarExcelente nota final.
Virgílio Manuel Bagulho Lopes, ó Mike, páh... Que eu q nc fui "profissional de futebol" é q sou muita bom, OK? :P
ResponderEliminarCaro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarAs opiniões e posicionamentos de BDC nas AG do Sporting são publicas, quer as queira descontextualizar ou não, e as do Couceiro?? nem lá meteu os pés.. na altura estava-se, perdoem-me a expressão, a cagar para o Sporting!
Como é possível haver alguém que queira votar numa pessoa, que nunca ligou a mínima ao Sporting, com 50 anos de idade, raramente foi às AG do Clube, e nunca tinha metido os pés num pavilhão para apoiar as modalidades do Sporting!!
pedro cunha batista,
ResponderEliminarEu sou sócio do SCP desde que nasci e amo o clube desde que sei o que é futebol. Não fui a todas as AGs nem a todos os jogos, mas sofro com o clube.
Isso habilita-me automaticamente a poder ser presidente?
O Bruno de Carvalho está mais polido do que há 2 anos. Percebeu que não podia ser arrogante e que certas tiradas lhe retiravam votos. Mesmo assim caiu em algumas tentações, como aquela coisa do Rufia.
ResponderEliminarO involucro é outro, mas o que está lá dentro é igual.
Com algumas nuances que podem configurar uma lista de CONTINUIDADE, como sejam a aquela coisa de "ajoelhar" perante a banca, quando antes se diabolizava a mesma.
Neste ultimos dias têm aparecido alguns nomes para a lista de BdC, na tentativa de capitalizar mais alguns votos.
Alguns deles com prestigio como Tomas Morais e outros, como Luis Freitas Lobo que me deixam com uma certa urticária.
Os pressupostos das listas estão muito amarrados e condicionados, por isso a diferença vai ser mesmo ao nível do futebol. Perceber quem vai conseguir fazer mais com muito menos e nesse particular a lista de Couceiro merece-me mais confiança.
Dá-me vontade de rir certos argumentos e quase todos basicos.
ResponderEliminarQuando não se consegue atacar por outros lados, escolhe-se sempre o mais basico.
Liga ai o SPORTINGOMETRO!!!
Por essa ordem de ideias o João Rocha não estava habilitado a ser Presidente do Sporting.
Ou então estabeleça-mos que só se pode candidatar quem for sócio há mais de 30 anos e que nos ultimos 10 tenha acompanhado o Sporting em todos os campos e Pavilhões.
Argumentos ridiculos, como ridiculos os que os proferem.
Conseguem ser tão ou mais piores que os Radicais do Forum Sporting ou daquela coisa do 1906.
Uma vergonha existirem sportinguista extremista e radicais.
Por essas e por outras é que o Sporting vive em guerrilha permanente e está como está.
PS: não fomente a mensagem de que se o Couceiro ganhar teremos mais 3 anos de guerrilha. Isso é inadmissivel e ultrajante.
E pena como em tao pouco tempo e por alguma razao nao sei bem qual, nao se gosta de BC. Talvez por ele ter informado toda a gente que a mafia de dentro ia matar o SCP e esta a acontecer agora vem o maior zero a esquerda JC , diz-se treinador nuca ganhou nada nem com o padrinho nortenho , director desportivo que fez o Alverca ir a falencia com o padrinho do sul e no SCP ja por la passou duas vezes e so ajudou a agravar a situacao para o ponto em que esta e ainda vamos votar em incompetencia desta ????
ResponderEliminarOu sera que es parte dos mamoes que andam por Alvalade e andas com medo de perder o tacho; acho eu de que !!!
Talvez o Pedro Cunha Batista me saiba dizer onde andou o Bruno de Carvalho, agora subitamente promovido a defensor dos oprimidos do roquetismo, que AG´s frequentou e em que e quem votou antes de se candidatar a presidente do Sporting.
ResponderEliminarSeria muito interessante ter esse registo...
E também gostaria de saber quanto gastou e quanto ganhou com as comemorações paralelas do centenário.
Quanto ao Couceiro não lhe conheço esse trajecto, é um facto, como facto é que estando a trabalhar na Rússia não podia ter comparecido nas AG´s´em causa.
É bom lembrar que foi despedido, quero dize empurrado com a barriga, pelo gajo do cheque e da vassoura.
Nuno Bispo é assombrosa a sua capacidade de contornar muitas das questões que autor do post coloca e muito bem.
ResponderEliminarA estrutura da SAD já vai em 5 e desses 5 nenhum é uma autoridade na matéria.
Agora vem ai Tomás Morais, não se sabe é fazer o quê nem como e que fará o competentissimo Vicente Moura.
E o Luis Freitas Lobo, um croissant misto: 1 bocado de Braga outro de SLB. Olha se o Couceiro promovesse um lampião na sua estrutura.
De facto isto é tudo revelador de enorme consistência e uma liderança esclarecida.
Ha aqui algo que me escapa, mas alguém tem a ilusão que mediante determinadas conjunturas será possivel manter as mesmas opiniões?
ResponderEliminarè que o cenário de hoje é muitissimo pior que o de há dois anos atrás.
Eu falo por mim que nunca me opus por exemplo á transferencia dos direitos de superficie do estadio para a SAD.
è verdade que Bruno de Carvalho se opunha, mas que diabo ha dois anos o passivo era de 300 agora é de 430 será que ninguém e responsabilizado por isto? Será que o Sporting é uma espécie de cópia do estado português?
Não podemos admitir que alguém que em dois anos consegue ter os orçamentos mais caros da história do clube e ao mesmo tempo tem os piores resultados tanto a nivel financeiro como a nivel desportivo.Não deve ser feita uma auditoria de gestão? acham normal 15 milhões de euros em comissões?Inadmissivel não concordar com uma auditoria de gestão.
E já agora já repararam os valores que outros clubes vendem jogadores aos fundos? Será normal vender aos fundos percentagens do passe de jogadores por valores iguais e em alguns casos inferiores aos valores da sua compra?
E aqui nem quero beliscar José Couceiro que estaria a zelar pelos interesses de quem lhe pagava (fundo que estava ligado no BES) Mas quem teve actos de gestão danosa não lhe acontecerá nada?
Caramba custa me ver o estadio que chegou a ter 34000 lugares anuais vendidos agora estar reduzido a 20000 e poucos mil. Custa me inumeros sportinguistas terem por simplesmente abandonado o seu local de culto não por motivos financeiros mas por total desencanto com o que teem feito ao Sporting. Soares Franco foi o ultimo presidente que o Sporting teve depois disso nem sei que nome dar aos individuos que por la passaram.
Bem já chega e peço desculpa se fui demasiado contundente, eu sei que o Sporting precisa de todõs os sportinguistas, mas quem poderá ter prejudicado de forma consciente o nosso Grande Sporting, não é sportinguista.
O BdC é que é mau.
ResponderEliminarMas o GL é aquele que defendeste até á morte.
Agora foi o Wolfs em saldo.
Malvados!!! Apoiem esta cambada de gestores de topo e de "grandes" sportinguistas que nada mais fizeram que ser funcionários dos nossos rivais para acabarmos em 3 tempos!!!
ResponderEliminarNuma coisa o Couceiro tem razão a insolvencia está à porta, é por causa de pessoas como vocês que o clube chegou onde chegou... um dia ainda gostava de perceber porque continuam a querer mal ao Sporting Clube de Portugal, vocês não são do Sporting, vocês são uns malvados que pactuam com esta malandragem que destruiu o nosso clube... Amanhã o vosso Couceiro irá se mostrar ofendidissimo com a venda do Ricky, como vocês o farão, sabendo nós que é tudo a mesma trampa!!! Godinho, Couceiro e o resto!!!
Querem matar o Sporting de vez... malandros...
ps. Agora não venham com a conversa de dizer que ninguém gostava dele e que agora já gostam, pois isso é a conversa suja que andamos a ouvir a cada venda para enganar a porcaria de sócios de sofa que nem nunca pôs o rabo numa cadeira de alvalade ou de um local onde vá o Sporting!!! MALVADOS!!!
Agora defendam o Pereirinha, esse craque!!! Só mesmo malvados dizem que o Pereirinha é bom jogador e que na Lazio está a jogar bem... Isso é que é importante, enganar, insultar, enxovalhar quem ama o Sporting.... Malvados!!!
ResponderEliminarÉ isto a que se resume o Sporting hoje em dia, um bando de pseudo-aristocratas da treta que fazem o que querem do clube em troco de uns "presentes" aqui e acolí... Vocês não são do Sporting!!! Vocês não são o Sporting!!! E um dia hão de pagar pelo que escrevem e fazem do clube... Tenho pena que esse dia seja na dita insolvência ou na venda do futebol do nosso clube a um sacana qualquer da vossa matilha!
Malvados!!!
São os credíveis! E quem é que eles vão apoiar novamente? Os credíveis! Estes lambuças mataram o Clube e se o Bruno de Carvalho não ganhar dia 23 vai ser a machadada final, vai ser o êxodo final dos Sportinguistas! Aqueles que não comem merda às colheres! Depois a inevitável venda de um Clube moribundo por meia dúzia de tostões! Viva a continuidade! Viva o Godinho! Viva o Couceiro!
ResponderEliminarEntretanto diz lá o que achas de vender um activo nosso para pagar ordenados a mediocres como os Sá pintas e aos lambuças que nos foderam? grande gestão, ,mas isso não te interessa não é ou couceirista? desde que a corja lá continue é só o que vos interessa não é ó "simpatizantes"? agora remove seu palhaço de merda, que é o que tens feito a quem não te interessa, mas vocês vão cair, ai vão cair vão!
ResponderEliminarNao compreendo o ataque cerrado do LdA ao Bruno de Carvalho. Palavra de honra que nao compreendo.
ResponderEliminarSerá por ele ter ambicao? Será por estar a preparar-se para ser Presidente do nosso clube há mais de 2 anos? Será porque nunca precisou de ser "empurrado" para assumir candidatura? Será porque se nota nos olhos dele a cada declaracao aquele brilho próprio de quem quer recolocar o Sporting no lugar que merece?
Ou será porque pensa que ele é o novo "Vale e Azevedo"? Esperem lá, se o BdC é o novo Vale e Azevedo, o que dizer entao do Godinho Lopes que a 2 dias de eleicoes vende um jogador-chave do plantel para pagar salário de uma temporada cujo orcamento ele próprio elaborou?
Godinho Lopes e sua Direccao teem que ir a tribunal. Iniciar uma temporada elaborando um orcamento que SE SABE NAO SER SUFICIENTE PARA CHEGAR AO FINAL DA MESMA é gestao danosa em qualquer parte do mundo.
Petinga,
ResponderEliminarnão pude deixar de soltar uma gargalhada:
"Será porque se nota nos olhos dele a cada declaracao aquele brilho próprio de quem quer recolocar o Sporting no lugar que merece?"
Petinga,
ResponderEliminarO FCPorto tem €40,5M de receitas operacionais, €45,9M de custos operacionais e esta temporada tem €20M de valor em aquisições. Pode verificar no link abaixo nas páginas 12, 13 e 41. Acha que isto é um orçamento que se sabe ser suficiente para chegar ao final da época?
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS43660.pdf
E que tal pensar por que razão Godinho Lopes teve de vender um jogador para pagar salários? Será que a "banca lambuça dos croquetes da continuidade" não empresta mais a Godinho Lopes, mas já está tudo tratado com o Bruno Carvalho?
Nuno Bispo,
Detive-me um bom tempo ontem a (tentar) analisar as regras do fair play financeiro e não cheguei a uma resposta conclusiva. Como é tão assertivo, talvez saiba dizer-me por que razão diz que a fusão da SPM na SAD não serviria para atingir os objectivos do fair play financeiro.
Pode dizer-me também qual a diferença entre final de Abril de 2012 e Fevereiro de 2013, para que deixe de ser um escândalo fundir a SPM na SAD e se torne uma medida totalmente legítima e aprovada pelos sócios? E quais os exactos termos da reestruturação proposta por Bruno Carvalho, que eu - insuficiência minha, certamente - não consegui compreender.
E se nestas eleições votaremos também que apresenta o melhor plano de reestruturação financeira, não acha que os candidatos (todos) deveriam explicar com detalhe aos associados o que pretendem implementar e - aliás - alguns dizem já terem alinhavado com (os croquetisttas lambucistas d)as instituições financeiras? Ou acha melhor que essa apresentação fique para segundas núpcias em que, à melhor tradição da linhagem roquetteira, se apresente o plano e o caos à alternativa dos associados?
Como sócio, acho que todos os candidatos deixam muito a desejar e, neste momento, não possuo elementos para votar de forma suficientemente informada. Faço já a minha declaração de intenções: se votar, fá-lo-ei naqueles que não me acusam de querer matar(!) o Sporting por causa das minhas ideias.
Ainda não perceberam que enquanto não se fechar este ciclo da Continuidade de uma vez por todas este Clube não se vai reerguer! Enquanto este capitulo negro da nossa história não se fechar vão continuar a desistir milhares de Sportinguistas, ficando cada vez menos, só os orgulhosos a votar nos mesmos de sempre, incapazes de verem que têm brincado com eles! O BPN desportivo! A loucura já chegou a um ponto em que até votam em listas que nem sabem quem é o responsável financeiro ou a equipa para o futebol!! Loucos!!! Ninguém diz que o BdC vai ser só rosas, mas neste momento se não acontecer uma mudança, o corte definitivo com esta linhagem de Direcções que se vão escolhendo e rodando entre si, protegendo os amigos, este Clube vai morrer, morrer como o conhecemos, num último acto vai ser vendido numa outra negociata para se limitar a ser um posto de venda de putos a fundos. Aproveitem bem a última vez que vão votar porque depois vai ser "inevitável", como sempre, a venda da SAD.
ResponderEliminarCaro PLF,
ResponderEliminarA banca apoia quem apresente um projecto e que depois vá dando provas.
Não apoia decerto quem conseguiu o desiderato de aumentar em apenas dois anos o passivo de forma tão brutal.
Quando temos muito dinheiro investido tentamos recuperá-lo ou não? E decerto que não apoiaria alguem que compra um jogador por 8,8 milhões de euros e depois vende metade do passe por valores abaixo do preço de compra.(quase imediatamente)
Os bancos podem ter a sua preferencia, mas decerto não preferem quem depaupera tudo o que lhe chega ás mãos.
Auditoria de gestão já. Incluindo aos desvios na construção do estádio de Alvalade, mesmo que já tenha prescrito,é bom que todos possamos saber se exitiram "alegados" sportinguistas que prejudicaram a instituição.
SL
SPORTING SEMPRE
http://www.sportingnocoracao.com/ficheiros/210313_DE.pdf
ResponderEliminarA questão da fusão aqui perfeitamente explicada para quem quiser perceber.
SL
daniel,
ResponderEliminarperfeitamente explicado? Então explique lá a operação.
Qual o processo integrado de que fala BdC? Percebeu? Eu não!
E depois daí em diante é uma das habituais fugas em frente, misturando alhos com bogalhos.
Lda, certamente não é numa entevista a um jornal que se explica ao pormenor um processo com o grau de complexidade de que estamos a falar.
ResponderEliminarA entrevista explica apenas que não existiu nenhuma inversão de opinião de BdC relativamente a esta temática. Para que a SAD tenha Capitais Própios positivos, o Clube é o que fica mais prejudicado nesta operação. Isso é admitido em ambas as declarações por BdC.
Claro que não se percebe ao pormenor o que ele tem em mente para que esse aspecto seja minorado.
O que me custa a compreender, é que para BdC a fasquia de exigência é colocada num patamar elevadíssimo, o homem tem de explicar tudo ao pormenor, até o processo financeiro mais complexo que exista, e para José Couceiro, que nem se conhece opinião sobre o processo, nem a pessoa que o vai resolver, não sejam colocadas estas núvens de dúvidas e desconfiança.
SL