Este fim-de-semana dediquei algum tempo à leitura das entrevistas dadas pelos 2 candidatos que, em principio, disputarão a vitória no próximo sábado. Dessa leitura retiro uma conclusão em tudo idêntica à que havia retirado da leitura dos seus programas: equivalem-se.
Equivalem-se no seu aspecto mais importante, contribuem muito pouco para uma tomada de decisão consciente sobre o destino a dar aos meus votos. Há muito "vamos ver", muito "achismo" ou enunciação de "medidas" que mais não são do que banalidades. Fica quase tudo para depois das eleições, o que subverte um pouco o seu sentido: deveríamos estar a votar num modelo de governo do clube e não de pessoas.
Mas há algumas diferenças que merecem ser assinaladas porque a mim me dizem alguma coisa. Reparei na primeira página do jornal "O Jogo" de ontem, onde BdC acusa Couceiro de se comportar como um rufia. Rufia.
Eu não sei se BdC domina bem a língua portuguesa, até porque a seguir também usa o verbo "mediocrizar", que deixa algumas dúvidas sobre a sua correcção, mas isso é um pormenor. Mas rufia é uma derivação do substantivo "rufião" que significa:
1-
Indivíduo que vive à custa do que uma prostituta ganha.
2-Pessoa que se envolve frequente ou facilmente em brigas.
Com toda a naturalidade BdC queixa-se linhas abaixo do nível da campanha de Couceiro, dizendo que "os Sportinguistas não querem um discurso de quezília de truculência"! Acrescenta que "não entra em debates de carácter" apesar de saber que Couceiro "já foi empregado em vários clubes".
E como BdC se queixou também de Couceiro "em cada 10 palavras usar o seu nome em 5" dei-me ao trabalho de contabilizar, nas 2 entrevistas que tinha disponíveis, (O Jogo de ontem e o Record de sábado) e contabilizar as vezes que cada um dos candidatos se refere ao seu oponente. E além disso retirei as frases para que se consiga perceber os contextos. A entrevista de BdC tem 2 páginas e a de Couceiro tem 4.
BdC ao Jogo:
Há 2 anos apresentei uma estrutura com Inácio Virgílio e
José Couceiro que ia ficar com a logística ao nivel do futebol.
Espanta-me que em cada dez palavras de Couceiro 5 tenham o
meu nome. Os Sportinguistas não querem um discurso de quezilia e truculência.
(Pedro Gomes no dia anterior declara que Couceiro é um perdedor nato, dias
antes BdC inicia as hostilidades insinuando que Couceiro anda à procura de
emprego).
E não há dúvidas que José Couceiro é o herdeiro de GL.
Já vi José Couceiro utilizar com requinte a palavra Vale
referindo-se a Vale e Azevedo.
Foram à procura de alguém que na ideia deles mesmo não tendo
soluções para o Sporting me pudesse vencer falo de José Couceiro.
É uma irresponsabilidade em linha com o discurso de Couceiro
que diz que o clube está numa situação de sobrevivência e precisa de não sei
quantos milhões. (Já em Novembro BdC dizia que “Este é o momento mais grave
que o nosso Clube já atravessou nos seus 106 anos de história. Quer a nível desportivo, quer a nível
financeiro, atingimos limites que colocam em causa toda a razão de existência
do Sporting Clube de Portugal.” O que
mudou agora para BdC se sentir autorizado a fazer este reparo?).
A passagem de José Couceiro pela Rússia deve tê-lo marcado
fortemente.
Esse candidato (José Couceiro) entende que tudo é para
arrasar.
Couceiro ao Record
O Sporting está cheio de problemas para virmos agora evocar
que a mesa da AG foi eleita pela lista de BdC. Nem pensar nisso.
Já tinha sido convidado por ele (BdC) em 2011. 2 anos depois
fui novamente abordado.
Cada um que conclua o que quiser. Da minha parte o que fica é um estilo de BdC que me desagrada, que foi adoptado por grande parte dos seus apoiantes e que me remete para o pior que vi em FSF e Bettencourt, na falta de respeito por quem não perfilhe as suas ideias. Tenho feito um grande esforço para não formular a minha decisão de voto num voto contra "isto" e "estes". Mas que o esforço é grande lá isso é...
Não sei se Couceiro ou alguém da sua campanha - há acusações feitas à empresa que lhe faz a comunicação que ainda não vi concretizadas - usa de idênticos procedimentos ou linguagem. Em Couceiro estranharia, confesso.
Mas esta questão é menos importante do que constatar que se este tem sido o foco da campanha eleitoral ou pelo menos um dos seus aspectos mais relevantes, aos sócios se pode agradecer. Não a todos, mas a um grande número, sem dúvida e no que toca à blogosfera, à sua quase generalidade.
No que à blogosfera diz respeito, a sua maioria tomou como matéria de decisão do voto o facto de se "ser ou não da continuidade", centrando por isso o debate numa questão que será, face a outras, de somenos importância no dia 24.
Além de desviar as atenções e ser redutor, facilita a vida aos candidatos: é muito mais fácil proferir esta acusação ou fazer a demonstração do seu contrário do que demonstrar capacidade para resolver ou o pelo menos tratar a complexidade das matérias que lhe aparecerão em, calcula-se, em avalancha.
Também ajudaria muito que as diversas sessões de esclarecimento não fossem actos de aclamação e entronização. Este é o tempo de obrigar os candidatos a apresentarem os seus planos para a redução do orçamento da SAD, quem são os investidores, se os têm, como pretendem levar a cabo a reestruturação financeira, ou enfrentar a possibilidade de termos que estar ausentes das competições europeias, por força de uma hipotética adesão ao plano de recuperação de empresas, ou simplesmente como convocar TODOS os Sportinguistas para a refundação que se adivinha. Doutra forma a crescem as hipóteses de, depois das eleições, sermos apenas confrontados com inevitabilidades.
Votos por correspondência
Pela primeira vez seria possível aos sócios que moram longe da Grande Lisboa sem terem que se deslocar a Alvalade, o que reduzia em muito o maior sacrifício que lhes é exigido para exercerem o seu sportinguismo. Não me enganei no tempo verbal, "seria" porque sobram muitas dúvidas se tal ainda será possível de acontecer em tempo útil (até sexta-feira), porque há muitos, onde me incluo, que ainda não receberam os respectivos boletins para iniciar o anacrónico processo burocrático de validação. E há quem esteja em piores circunstâncias, por estar no estrangeiro.
A menos que haja um tratamento muito cuidadoso por parte da A.G., que terá que passar por um acordo entre todas listas, ficarão sportinguistas sem a possibilidade de participarem no acto eleitoral. Impugnação a caminho de quem não se conformar com os resultados que podem ser novamente renhidos é apenas uma das muitas hipóteses em aberto...
Caro LdA,
ResponderEliminarPouco tenho a dizer sobre estas eleições, mas como sócio do Sporting a minha escolha vai claramente para BC.
Não porque este me convença, longe disso, mas porque na minha vida, e penso que na de quase todos os outros, as decisões mais recentes se têm baseado sempre na teoria do mal menor.
Explicando melhor, se as hipóteses de escolha que tenho são todas uito más a minha opção não é nunca feita pela positiva, mas sempre na tentativa de que os estragos finais sejam os menores possíveis.
Aliás acho que, nunca como hoje, as propostas dos candidatos me disseram tão pouco, isto porque acima de tudo já não acredito naquilo que dizem, e porque penso que aquilo que o Sporting precisa é duma profunda mudança de atores (neste momento já não acredito que a mesma possa ser incremental). Logo tem que haver uma rutura ou revolução. Esta só pode ser causada por um outsider ao regime.
As minhas expetativas são tão tão baixas, que para mim se BC conseguir criar as condições para esta mudança de rutura já saio a ganhar. Mesmo assim tenho dúvidas perante alguns dos muitos cromos que o rodeiam (nomeadamente e à cabeça o Vicente Moura).
Vamos atravessar o deserto, mas este percurso tem que ocorrer com protagonistas muito diferentes dos atuais. Esta revolução é necessária agora.
Disse que a minha escolha era BC porque, vivendo no Algarve e não podendo ir a Lisboa no próximo sábado, não vou poder votar (e eram 9 votos). Já sei que poderia votar por correspondência, mas acho inacreditável que os nossos votos tenham que ir acompanhados por uma declaração de assinatura reconhecida (nem em eleições oficiais para o Parlamento é assim). Qual voto secreto?
Além disso para que servem os núcleos? Porque não podemos votar nos núcleos, bastava que cada núcleo tivesse delegados de cada lista?
Vivemos de fato na pré história, manda Lisboa e o resto é paisagem (e até sou Lisboeta)!
SL
Segundo a informação prestada pelo Sporting, os boletins foram enviados durante a semana passada.Também espero pelo meu.
ResponderEliminarLá está, é a diferença de nível de cada um. Em BdC temos um LFV em potencia.
ResponderEliminarCaro LdA,
ResponderEliminarCreio que está a saltar a barreira que passa da tendência para o maniqueísmo. Por tudo quanto já escreveu muito atrás acho que não lhe assenta muito bem...
Gostaria mais de o ouvir espalhar a sua verdade aos quatro ventos. Sem tibiezas.
Queira aceitar um sorriso de malícia ao imaginá-lo, seja o consócio quem for, a escrever o seu post...
SL
Esta campanha tem sido marcada por uma enorme pobreza.
ResponderEliminarRejeito os rótulos que têm sido postos nas candidaturas e nos respectivos candidatos, rejeito e irritam-me profundamente os "sacerdotes brunianos" que gritam "excomunhão" a todos os que não colocam BdC no altar, numa lógica de quem não está connosco está contra nós.
Não gosto da falta de concretização das propostas de ambas as candidaturas. E uma vez que por isso me vejo obrigado a olhar para as pessoas que se candidatam de um lado e de outro, considero que a equipa menos má é a liderada por JC. Além disso, reconheço a JC os conhecimentos suficientes para ser presidente. No sábado vou votar JC.
Os "sacerdotes" podem começar a lançar os anátemas.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ResponderEliminarO problema de haver tanto antagonismo entre quem é pró BdC e quem é pró JC deve-se ao simples fato que tanto uns como outros apenas só vêm os males dos outros nunca os dos seus logo ai qualquer tipo de discussão será infrutífera a culpa será sempre do "outro".
ResponderEliminarCaso consiga votar (os boletins ainda não chegaram a minha casa) o BdC terá o meu singelo voto no entanto não me esqueço que dia 24 JC poderá ser o meu Presidente, e isto é algo que "todos" se esquecem.
SL,
Qt às candidaturas não me irei pronunciar mais. A minha decisão está tomada. Não creio em gdes surpresas nos debates televisivos e, sinceramente, menos ainda no seu efeito (alteração de preferência ou definição por parte dos indecisos...). No que acredito é que 95% dos sócios do SCP já terá tomado, igualmente, a sua decisão, independentemente do que ocorrer até sexta-feira. Dito isto, haja respeito pela opção individual de cada um... e pelo resultado das eleições.
ResponderEliminarRelativamente ao voto por correspondência:
É UMA VERGONHA! Cheguei agora a casa vindo do emprego e, à semelhança do que se passa à mais de uma semana, assim que entro no prédio e abro a caixa do correio fico com um gde... melão! (Aproveito para utilizar um termo agora mt em voga no nosso vocabulário).
A questão que coloco é: não existe um pingo de brio dentro do SCP? Mas será possível que um clube centenário e de prestígio como o SCP não consiga organizar um processo eleitoral com um mínimo de condições? Qual será a desculpa para esta situação? Já em 2011, foi o que se viu... Este acto eleitoral está a 5 dias de se concretizar e já colocou os nervos em franja em gde parte do eleitorado! É nestes pequenos 'pormaiores' que se começam a perder campeonatos...
Só mais uma info de carácter pessoal: liguei para a linha de apoio durante a semana passada (já não sei precisar o dia) e a informação prestada telefonicamente era a de que os votos já tinham saído e que não seria preciso reconhecer assinatura na declaração que acompanha os boletins de voto... Não sei se os correios resolveram boicotar o SCP, mas, relativamente à segunda parte da informação que me foi prestada, já se sabe que é falsa... E é isto... o SCP, hoje. O caso é mesmo para berrar de forma desesperante: "Abram os olhos" e deixem de gozar connosco, PORRA!!!
P.S. -. Não sei precisar o dia, mais foi seguramente na segunda ou terça-feira da semana passada, pelo que calculo que já terá passado tempo suficiente para que ma carta saída de Lx num desses dias tivesse chagado a CB... A não ser que quem traga a correspondência ainda seja um daqueles gajos que percorrem o País a cavalo empunhando uma corneta...
ResponderEliminarOs boletins a mim não me farão falta. Já decidi, está decidido. No entanto votar é diferente de não votar. Mesmo que de votos brancos se trate, Este processo eleitoral de facto não lembra nada. Já não há pachorra, de facto.
ResponderEliminarSL
Essa do gajo a cavalo com a corneta...LOL!!!!
ResponderEliminarAhahahahaah!
Recebi este mail do SCP no dia 14-03-2013 acerca da possibilidade de reconhecer os boletins de voto no Solar do Norte.
ResponderEliminar"Informamos que a Delegação Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal, disponibiliza a todos os Sócios do Sporting Clube de Portugal um advogado para o obrigatório reconhecimento presencial da assinatura exigido no Voto por correspondência, a um valor mais baixo que o habitualmente cobrado por este serviço.
Condições do serviço:
Dias: Sábado (dia 16) e Segunda (dia 18)
Horário: Sábado das 14h30 às 17h30 e Segunda das 18h30 às 20h00
Morada: Rua do Bonfim 518, 4300-067 Porto (mais info em: www.solardonorte.org/contactos)
Valor: 10€
Os boletins de voto contendo todas as listas admitidas a sufrágio e toda a documentação necessária deverão chegar à morada que tem registada na Base de Dados de Sócios até final da semana corrente."
Este último paragrafo dá a indicação que os boletins chegariam até 6ª passada o que bateria certo com os horários em que estaria presente um advogado no Solar de forma a reconhecer os boletins.
No entanto hoje após ligar para linha de apoio sócios foi me dito que afinal chegariam até o dia de amanha e que os mesmo teriam de estar em Alvalade até às 20:00 de 6ª feira dia 22-03-2013.
Ou seja eu se não tivesse trabalho familia compromissos a coisa correr bem lá teria os votos enviados e reconhecidos 6ª feira mas acontece que felizmente tenho tudo o que pelos vistos não seria suposto ter.
SL,
Veiga Trigo
ResponderEliminarPreocupa-se em demasia com o que eu digo e pouco com que devia dizer o seu candidato e também com o que não devia dizer como ficou aqui registado.
Aparentemente a MAG só teve pressa para marcar a Assembleia Geral Extraordinária. Lamentável a instrumentalização de um órgão que devia ser o expoente máximo da legalidade e do civismo.
ResponderEliminarCaro Lda,
ResponderEliminarBoa análise.
Aguardamos agora dissertação sobre o termo "continuidade" utilizado por Couceiro para definir a candidatura de BdC.
SL
vais perder, vais perder, vais perder virgilio, vais perder e mudar de nome para "estou desnorteado porque os meus amigos croquetes não acabaram com o resto do clube porque os SPORTINGUISTAS não deixaram" temos pena! mas ao contrário do que tu pensas o SPORTING vai-se reerguer e não é graças a ti, felizmente, não será graças a um graxista como tu felizmente, nem graças aos teus "amigos" lambuças, temos muita pena!
ResponderEliminarCaro LdA
ResponderEliminarInsiste em atribuir-me um candidato.
Segundo o LdA eu tenho um candidato. Ponto. Tenho um candidato, o meu, porque todos nós temos que ter. Qualquer sócio do Sporting TEM que ter um candidato.
Não LdA, não votarei em nenhum candidato. Não escolho males menores.
A desilusão é tanta que ninguém me faz acreditar.
Inclusivamente você, consócio, que ao ter o dom da escrita deveria ter a capacidade para se manter elevado.
Não deixa de ser mais um que inviesadamente sempre foi construindo a sua campanha pela negativa.
Passe bem e SL
A culpa não é da MAG,quem trata disto são os serviços do Sporting.Obviamente não é o Barroso e o Sampaio que andam a enviar cartas para casa das pessoas...embora parece me que há pessoas que acreditam nisso...
ResponderEliminarO problema são as condições que muitos dos funcionários do Sporting trabalham há largos meses,quando assim é a vontade de trabalhar não é a maior.
Muita gente anda preocupada com aqueles mercenários da equipa,mas há casos realmente dramáticos que infelizmente quase ninguém dá voz.
Agradeçam ao Godinho e seus camaradas.
Os sócios que residam nos concelhos da área metropolitana de Lisboa (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira) e estejam comprovadamente impedidos de se deslocarem à sede do Sporting Clube de Portugal na data designada para o acto eleitoral, poderão requerer à Mesa da Assembleia Geral até dia 8(oito) de Março o envio dos boletins de voto por forma a poderem exercer o seu voto por correspondência, com os seguintes fundamentos:
ResponderEliminarOra isto é o que diz o Regulamento da Mesa da Assembleia Geral em conformidade com os Estatutos do SCP.
Ora eu tive conhecimento que existem sócios que estão a receber estes boletins de votos para votarem por correspondencia, sem os solicitarem sequer. Porque apesar de poderem solicitar , não o vão fazer porque vão a Alvalade votar.
Em ultima analise estes sócios poderiam votar 2 vezes. Poderiam votar até dia 22 por correspondencia e colocar nos CTT até dia 22 e chegavam a Alvalade dia 25. E poderiam depois ir votar dia 23 presencialmente.
Acho que isto não vai acontecer, mas em teoria poderia acontecer e até este sócio poderia votar em 2 candidatos diferentes.
A ser assim qual dos votos poderia contar o que foi por correspondencia e data de 22 de Março ou o de 23 que é feito presencialmente. E ainda poderiamos ter votos em candidatos diferentes.
Mais um imbroglio desta MAG:
Digo eu que... mais esta farsa... mais esta pedra na engrenagem... mais esta maléfica estratégia... para evitar o ressurgimento do grande SPORTING... não vai dar resultado...
ResponderEliminarVOTO MASSIVO EM BdC para não dar azo a questões ou "suponhamuuusss...."
p*** c** p****...!!!!!
Verde CDV, não fale do que não sabe.Os votos por correspondência chegam com identificação do sócio e são depois introduzidos na urna para manter o anonimato.Ninguém pode votar 2 vezes.Se já votou presencialmente, o voto por correspondencia é eliminado.Não sabe, cala se!
ResponderEliminar