De repente o regresso ao sec. XX. Reconhecimento de assinaturas, estações do correio apinhadas de gente para ser atendida e balcões vazios do lado de dentro. O Sporting tem menos de 33 mil sócios habilitados a votar e desses 7.981 votam fora da Grande Lisboa, estrangeiro incluído. Quem se lembrou de nos proporcionar este regresso ao passado não deve estar interessado em que este número aumente.
Não voto tranquilo, seguro de que os meus votos serão bem empregues . Ao longo da campanha foi notória a impreparação, resultantes das limitações próprias de cada candidato e que não houve tempo para a preparar devidamente. Julgo que faltou muita verdade, em particular nas questões financeiras, que todos disseram estar resolvida para as necessidades imediatas. Afigura-se-me dificil que assim seja, não só pela falta de liquidez dos bancos credores - 25 milhões não se escavam nas pedras da calçada - como induz nos sócios uma facilidade que as óbvias medidas draconianas que aí vêm se encarregarão de desmentir.
Mas voto tranquilo das minhas decisões face às escolhas possíveis. É isso que procurarei explicar abaixo.
O voto é um acto individual. Não o divulgo com intuito de aconselhar ninguém ou fazer campanha. Mas por entender que, quem quase todos os dias escreve sobre o Sporting, deve essa "contabilidade" a quem o lê.
Conselho Leonino
Foi a decisão mais fácil de tomar. Nos actuais moldes de funcionamento e pela forma como tem sido encarado por grande parte dos seus membros, não é apenas uma inutilidade, tem sido (i)responsável por promover vaidades, ajustes de contas, e até fuga de informação qualificada e estratégica para o clube. Em branco.
Conselho Fiscal
Nas anteriores eleições fui subscritor e votante da lista agora encabeçada por Vicente Caldeira Pires, a Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Este ano não subscrevi a candidatura mas ainda assim votei. Provavelmente fui eu que mudei a minha percepção sobre as proposições da lista, não terá sido esta a mudar. Concordo com o principio que é necessário um CF que analise as contas e que, se chamada a proceder disciplinarmente, actue norteada por independência e rigor.
Tenho poucas dúvidas que alguém que pertença a um órgão desta natureza se possa pronunciar como o tem feito sobre o passado recente do clube, sem comprometer precisamente a sua independência , mais ainda se tiver que deliberar sobre a matéria. Refiro-me à questão da auditoria de gestão.
Nem sequer ponho em causa que haja matéria a suscitar muitas dúvidas a todos e que muitas suspeitas se venham a confirmar. Da mesma forma que um juiz comprometeria a sua posição se se pronunciasse de forma aprioristica sobre uma matéria que lhe caberia julgar, não me parece que este seja um bom ponto de partida para um processo do género. As pazes com o passado são desejáveis, as responsabilidades devem ser assacadas, mas não pode haver uma verdade definida à partida.
Ainda relativamente a esta matéria tenho sérias dúvidas que seja bom para um clube como é actualmente o Sporting a aplicação do método de Hondt.
Assembleia Geral
Defini os meus votos talvez antes das eleições, face ao que assisti no mandato dos CS que agora cessam. No debate que ocorreu na BolaTv, onde estiveram presentes os candidatos a PMAG confirmei a minha decisão. Votei no candidato da mesma lista em que votei para o Conselho Directivo. Pareceu-me que o cargo não ficaria mal entregue ao representante de Carlos Severino. Não deixei de me interrogar pela coincidência de Bruno de Carvalho nos propor agora um bombeiro, depois de nos ter "oferecido" um incendiário...
Conselho Directivo
Todas as listas têm pontos frágeis e em todas elas encontramos matéria que nos levam a duvidar da sua capacidade. Não baseei a minha escolha validando o Sportinguismo de uns contra os outros, como alguns infelizes foram fazendo ao longo da campanha.
Os programas equivalem-se. As diferenças estão ao nível das aptidões e do modelo de liderança. A minha decisão, como aqui várias vezes fui fazendo notar, estaria do lado de quem mostrasse mais competência para as matérias de natureza desportiva e esse é não só Couceiro como a lista que acompanha. O que oferecem ao Sporting não deixa de ser um risco, por nunca ter sido testado, mas representa também um corte com o passado no dirigismo do clube. Gente que acumula não só saber adquirido pela formação como pela vivência diária, ao contrário dos empresários e gestores mais ou menos bem sucedidos noutras, áreas mas que não compreendem o fenómeno desportivo nas mais diversas valências.
Couceiro foi feliz a estabelecer uma diferença crucial com o seu oponente. BdC diz que onde ele está manda ele e isso nota-se do discurso, aos tiques, passando pela organização da sua lista: é ele, ele e depois ele. Couceiro diz que o Sporting não precisa de quem mande mas de quem comande. Concordo, essa é uma forma de liderar adequada ao Sporting, os sócios do Sporting não são um rebanho. Ou não deviam ser olhados como tal.
Resumia a questão a seguinte forma: BdC precisa do saber de Couceiro e a este muito jeito daria o discurso. O Sporting pode sobreviver sem a segunda premissa mas dificilmente o conseguirá senão tomar as decisões competentes que apenas o conhecimento capacita. Por isso ontem, quando expedi os meus votos, a cruz estava desenhada no quadrado da lista C, de José Peyroteo Couceiro.
Questões laterais como o comportamento totalitário, manipulador e digno de extremistas fundamentalistas de muitos dos seus apoiantes, dos quais Bruno de Carvalho não só não se descola como foi alimentando ao longo dos últimos anos, também me ajudaram a decidir desta forma. Não que me tirem o sono as imbecilidades, as ofensas, e perseguições quase diárias com que aqui e noutras redes sociais me presenteiam. O que o Sporting tem pela frente não é uma tarefa de alguns, somos precisos todos.
CL - Branco
ResponderEliminarRestantes O.S. - os meus cinco votos foram em bloco para a Lista C. Hesitei no CFeD votar entre a Lista C e a lista D, foi, aliás a minha unica hesitação, mas o método de Hondt fez-me optar, finalmente pela C, uma vez que fiquei com a sensação de que mts apoiantes das listas B e C irão optar pela D para o CfeD, ficando esta suficientemente representada nesse Órgão e, assim sendo, a lista que quero que vença no CD deverá tb estar suficientemente representada no CFeD. Temo que, tal como neste mandato que agora termina e que teve desde o seu inicio uma guerra surda entre OS eleitos, a MAG e CD, se repetisse outra guerra mas desta vez entre CD e CFeD...
Foram estas as minhas opções, pq julgo que serão as que melhor poderão defender e servir o SCP! A minha preocupação é apenas com a minha consciência.
LdA: Acho que fizeste em bem em revelar o teu sentido de voto. Quem não deve, não teme.
Por fim reitero que caso o BdC vença, será o meu presidente e td farei, como sp, para ajudar o SCP dentro do que me é possível. Boa sorte a todos e que para a semana seja o inicio de um cliclo melhor e mt mais agradável para tds nós.
Gde abç e SL
Tds: VIVA O SPORTING!
Estou a ver...
ResponderEliminarQue se lixe a maioria da SAD
Que se lixe ficarmos nas mãos dos suspeitos do costume
O que importa é tirar votos a Bruno de Carvalho, não é?
A mensagém é mais ou menos esta:
"Votem em branco, votem em Couceiro, em ultimo caso votem em Severino ou se preferirem nem votem, mas não votem em Bruno de Carvalho! Por favor, nesse não...esse tem barbas, fala russo e é um aventureiro!"
Pois a mim assustam-me mais outras aventuras, tipo Carlos Barbosa, Diogo Matos (Muitissimo superiores a Inácio, Virgilio e Manuel Fernandes, não são?)
A vossa desilusão vai ser tremenda, pois desta vez nem com afinações conseguirão impedir que Bruno de Cravalho sejo o próximo presidente do Sporting Clube de PORTUGAL (não só de fidalgos, aristocrátas e lambuças). Se querem um Sporting só vosso, força. Dou-vos uma ideia: que tal formar o "BES Sporting Clube"?
MdS
Lê isto e diz-me quem é o aventureiro:
ResponderEliminarhttp://ultimaroulote.blogspot.ch/2013/03/sem-espinhas-bruno-de-carvalho.html
SL
MdS
É uma opçäo de voto.Respeitável como outra qualquer. Só será ironico o termo incendiário ou o tema revisado dos "apoiantes de BdC", essa horda de cro Magnons...
ResponderEliminarLdA, caríssimo amigo, para sermos respeitados temos de respeitar também. Nunca te esqueças disso...
Enfim... está decidido!
ResponderEliminarResumidamente,
Vistos os debates e lidas as entrevistas, concluo que é no domínio do "negócio desportivo" (modalidades, fubebol formação e futebol profissional) que as listas B e C divergem acentuadamente.
Parece óbvio que as prévias, sucessivas eleições de dirigentes "amadores", mais ou menos ignorantes (mas convencidos) do fenómeno desportivo cada vez mais complexo, conduziu-nos à presente situação de emergência desportiva e, consequentemente, financeira.
É neste contexto que considero que a lista C evidencia maior profissionalismo, construído ao longo de vários anos de prática (com altos e baixos, é certo) nacional e internacional, e marca uma rotura (ao contrário da continuidade que tanto apregoam) com o passado no dirigismo desportivo, estabelecendo mesmo um novo paradigma de gestão desportiva.
Acredito que a lista C traz a vantagem de dispensar anos de aprendizagem intensiva e experimentalismos infrutíferos, evitando o distanciamento, ainda maior, para os nossos rivais.
Tinha votado em DF há 2 anos. Agora os 9 votos de minha casa vão para JC. Amanhã lá estaremos.
Boa sorte a todos, e a partir de dia 24, quem for eleito será o MEU Presidente até novas eleições. Ninguém é dono absoluto da razão, cada um é livre de seguir a sua crença e intuição e, no fundo, cada um é livre de optar por aquilo que considera ser o melhor para o clube. Com isto em mente, espero que amanhã seja um dia tranquilo, preenchido de sportinguismo, sem agressividades e frustrações.
Todos seremos sempre poucos para engrandecer o nosso Sporting. E espero que daqui a 4 anos, sejamos muitos mais do que apenas 32.000 sócios votantes.
SL
Resumindo se ganhar em quel votas vais deixar tudo na mesma.... inCOERÊNCIA.
ResponderEliminarVotem na lista B,
ResponderEliminarConsultem o programa e lista em:
www.sportingnocoracao.com
Para conhecer um pouco mais do Bruno assistão esta reportagem:
http://www.youtube.com/watch?v=qgq6p1iPlXQ
De uma vez por todas vamos dizer BASTA, e votar em massa na lista B.
Cumprimentos e SL
obviamente este senhor não pretende mesmo influenciar ninguém...
ResponderEliminarmeu amigo, JC é um treinador daí que diga que não manda, apenas comanda. Lá está, discurso de treinador. Um presidente manda não comanda! Pior que isso é que se trata de um mau treinador...que esteve no SCP por duas vezes e se da primeira vez o saldo é tão mau que nem a inexperiência o pode desculpar, na segunda vez que chega a alvalade para retirar poderes a Costinha porque o Costinha andava armado em "parvo" a querer que os jogadores respeitassem a camisola que vestiam. Pior que isso só mesmo a contratação do craque Cristiano... Mas mesmo mau foi ver que quando sujeito a pressão como ontem se viu no debate (tivesse Severino razão ou não) perdeu por completo o norte. Imaginemos este Senhor ter de defender o SCP perante um adversário como Vieira. Falo de Vieira porque este terá um bom conhecimento de JC dadas as relações profissionais que existiram entre os dois. è que todos temos telhados de vidro. REPITO: um presidente manda! E para mandar no SCP precisamos de alguém que não ceda aos assobios da bancada e aos ataques da comunicação social assim como às acrobacias da arbitragem, pois se assim não for estaremos a caminhar para o abismo. Tão melhor será o presidente quanto maior for a sua capacidade de liderança e o seu espírito de combatividade. Este será seguido não por alguns milhares de sportinguistas mas sim por alguns MILHÕES. Essa será a nossa verdadeira força - o resto, meus amigos, surgirá com naturalidade...
Este presidente até poderá não ser BdC mas não É JC com toda a certeza. O sporting precisa de alguém que nos faça acreditar...porque nós somos 3 milhões, porque NÓS SOMOS SPORTING!
OBVIAMENTE VOTO LISTA B EM TUDO, MUDANÇA, RUPTURA, SANGUE NOVO, COMPETENCIA E MAIS IMPORTANTE .....SPORTINGUISMO, SPORTINGUISMO PURO E NÃO SIMPATIQUISMO, COMO A LISTA C, EU NÃO QUERO MAIS SIMPATIZANTES À FRENTE DO NOSSO CLUBE, JÁ TIVEMOS DISSO DURANTE 18 ANOS, 18 ANOS! CHEGA! BASTA!
ResponderEliminarJC é que é bom! http://www.youtube.com/watch?v=sG7l6usYjCQ
ResponderEliminarUm gajo sem perfil, candidato à pressão, metido pelos mesmos de sempre, os tais Ricciardi e etc. Apoiado pelos mesmos de sempre, ROC, Menezes Rodrigues, Roquette, entre outros.
Enfim, mas voto expectável, tendo em conta o que se passa neste blog.
Mas amanhã lá terão a desilusão, BdC vai ganhar, e o Sporting vai novamente ser o Sporting que foi fundado por José Alvalade e idealizado por o grande João Rocha!
Força Bdc, força Sporting!
Acabou para vocês. A partir de hoje é o Sporting que prospera.
ResponderEliminarVenda de melões antecipada !
ResponderEliminarSL
Ò VIRGILIO TAL COMO EU PREVIA O BRUNO GANHOU, PORQUE EU E MUITOS COMO EU DEI OS MEUS VOTOS A ELE, MAS E QUE TAL SE NOS JUNTARMOS E LUTARMOS POR UM SPORTING MAIS FORTE? não achas que é altura disso? somos ambos sportinguistas, é isso que eu vejo em ti, um sportinguista mais racional enquanto que eu sou um extremista puro, O sPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR! VAMOS ENTERRAR O MACHADO DE GUERRA? espero que sim!
ResponderEliminarPara todos os lambuças deste blog -> MAMEM!!
ResponderEliminarVIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! É NOSSO OUTRA VEZ!
Liedshow,
ResponderEliminarQue bela piada essa de agora enterrar o machado de guerra. Pelos vistos, dizer e fazer os maiores disparates e querer sair impune não é exclusivo dos nossos dirigentes que tanto criticas. Em Portugal as pingas da chuva são mesmo muito finas; todos acham que se podem passear sem se molhar.