quarta-feira, 10 de abril de 2013

Negociações com a banca: o que se pôde perceber depois de um dia de muita ansiedade

Os Sportinguistas despertaram com noticias preocupantes sobre o estado das negociações entre os credores e o clube e quase todos terão esperado com ansiedade a conferência de imprensa agendada para o fim do dia. É difícil não concluir que, quer do lado do Sporting, quer do lado dos credores, houve uma batalha mediática procurando marcar posições numa negociação em que ninguém quererá perder a face. 

A conferência de imprensa foi pouco conclusiva. Mas não foi de todo decepcionante como seria se tivesse sido o veículo para a comunicação de uma ruptura sem retorno. 

Ao contrário do que parece ser uma corrente de opinião não vejo qualquer vantagem que o Sporting não faça tudo para continuar a ser visto como uma entidade de bem ao invés de caloteira. Que o Sporting tudo faça para manter o seu estatuto de grande entre os maiores do que arrastar o nosso emblema pela poeira dos regionais. Não honrar os seus compromissos significa o fim do Sporting como o que recebemos de legado do trabalho de muitas gerações. O Sporting elegeu uma direcção recentemente, não uma comissão liquidatária.

Sim, obviamente que seria um grande rombo para os credores, mas a história já nos ensinou que para esses rombos há sempre liquidez. 

Não se confirmou também a ameaça de demissão do presidente ante os credores, o que seria um absurdo sem limites. O mandato que tem foi-lhe conferido pelos sócios, é perante eles que tem que prestar contas.

Ficou também confirmada a "auditoria de gestão" embora provavelmente a maior parte das pessoas que se referem ao tema pareçam confundir com um tribunal plenário ou um acto plebiscitário. Tal confirma o que tinha dito no post anterior. Porque, também ao contrário do que parece ser a opinião geral, o que daí venha a resultar será mais ou menos indiferente aos bancos, Já ao Sporting certamente não será.

Fica do dia também mais um "episódio edificante" de Carlos Barbosa. Absolutamente lamentável vindo de  um individuo que da sua passagem pelo Sporting não tenha deixado mais do que um tapete de declarações ridículas e ridicularizantes. Pena, muita pena mesmo, que muita gente só hoje o tenha percebido. Quem passou os últimos dois anos a insultar o então presidente do Sporting fica-lhe muito mal vir agora com moralismos bacocos.

Com mandatos mais ou menos felizes a figura do presidente do Sporting, por ser a que  representa o Sporting junto dos adversários, dos credores, dos patrocinadores e demais parceiros, devia ser sempre protegida. Independentemente de ser ou não a nossa escolha. Foi isso que fiz nos dois anos anteriores, é isso que procurarei fazer no actual mandato.

53 comentários:

  1. Concordo com o que diz MAS permita-me acrescentar uma análise muito minha.

    A forma como a comunicação social aborda o assunto é tudo menos inocente, e dar tempo de antena a uma parvo como o c. baboso, não evita, que apesar de lhe dar-mos 0 (zero) de importância, sirva os propósitos que alguns pretendem.

    Disto tudo só não tenho uma certeza.
    1 - SE o c. baboso está a ser instrumentalizado, papaguiando por não conseguir estar longe dos microfones,
    2 - OU se tudo faz parte de um plano mais maquiavélico.

    Espero que seja por ser parvo, ou um garotinho conforme a minha primeira impressão, do que a segunda.

    Porque se o for estou a ficar muito recioso! muito recioso!

    SL

    ResponderEliminar
  2. A conferencia de hoje pode ser reduzida a uma frase que foi dita pelo actual presidente que explica quase todas as questões que existem.

    Acho que esse pequeno grande pormenor mostra quem esta a agir de boa fé e quem não esta.É no entanto curioso(ou não)verificar que no entanto há tanta gente contra o actual presidente sedente de sangue quando este apenas aparentemente esta a defender os interesses do clube e fazer algo que não é feito há alguns anos(talvez seja uma reação de alguém que não esta a habituado a ver isso...confesso que também não esperava que ele mostrasse tanta fibra).

    Aconteça o que acontecer e pelas pelo que foi dito hoje acredito que vai haver um consenso(que pode nem ser satisfatório para ambas as partes,entenda se o clube e a identidade credora).

    Quanto aqueles que pedem sangue ainda não perceberam muito bem qual é a alternativa e ate que ponto o Sporting pode ceder dentro do razoável (sendo que já cedeu demasiado,e isto que se assiste hoje era perfeitamente evitável).

    Ps : Gostei da referencia ao Carlos Barbosa,foi uma desmarcação ao nível daquelas que o barcelona faz.Veremos se cumpre essa tal promessa(para já esta ainda para ser vista).

    ResponderEliminar
  3. Mas alguém ainda liga para o q diz o Carlos papagaio Barbosa?

    Esse, desde que iniciou um mandato a dizer q mt em breve os adversários do SCP não seriam slb e fcp mas Real Madrid, Barça e Man United, ficou apresentado... Dps disso seguiu-se um somatório de anedotas que nem o Herman dos velhos tempos!

    Resumindo: CB é um ilustre palerma.

    ResponderEliminar
  4. Pode ser um palerma mas as opiniões dele são sempre propagadas pela CS. Ou seja é tema para falarem "mal" do Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Continuamos a ser sugados pela banca e não somos os que devemos mais dinheiro.os mexilhões continuam agarrados.
    AMORSPORTING.BLOGSPOT.COM obrigado por serem uma referencia.

    ResponderEliminar
  6. No panorama actual e depois de terem estado tão por dentro dos negócios é natural a reacção da banca. É também natural a reacção da direcção eleita. Ambas estão a marcar território, agora que ninguém pense duas vezes em insolvência, nem em resstruturação através de um PER, pois as consequências desportivas seriam muito graves e com isso a capacidade de pagar as dívidas seria fortemente diminuída. Pede-se serenidade e bom senso.

    Outra coisa é a auditoria de gestão, aqui um dos problemas é desde logo a escolha de quem a fará e quanto custará. Outro dos problemas que acontece em muitas das grandes consultoras é que quando há "gatos" nas contas, eles foram escondidos por seniores e muitas vezes os auditores no terreno são júniores de primeiro ano...
    Finalmente, se a vamos fazer que seja bem feita e em prazo razoável, mas que depois todos aceitem os resultados, quer doa a alguns, quer não doa a ninguém. Eu não quero eternas "noites de facas longas", feche-se um capítulo, abra-se o próximo.

    Alguém como CB que quando entrou teve afirmações risíveis, quando saiu da direcção teve declarações absurdas e que hoje teve declarações ridículas e difamantes (mesmo para mim que não votei em BC) é alguém que tem menos credibilidade que um banco de chipre. Por isso, só para a CS do recreativo de carnide ou do grupo da fruta e corrupção é que aquele tipo tem algum interesse, para o Sporting não. Nesta altura, a única virtude que lhe vejo é ajudar a aproximar alguns cépticos do presidente, se era esse o objectivo... parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Os "Barbosas" sao apenas as figurinhas tristes, sem-vergonha, sedentas de tempo de antena, que são arranjadas para virem mandar uns bitaites nos jornais. São carne para canhão, e gostam de o ser.

    O verdadeiro perigo são aqueles de quem não se ouve falar....mas cujas vontades, desejos e interesses, devem de ter grande influencia na saude do nosso clube.

    E a esses se calhar nem uma auditoria os apanha...

    ResponderEliminar
  8. Encaro este processo com naturalidade, faz parte das negociações e estou certo que chegaremos a um entendimento. Fico descansado por termos um presidente que está a lutar pelo clube acima de tudo. Vamos aguardar tranquilamente pelo desfecho e pela solução do problema.

    ResponderEliminar
  9. Eu avisei.

    Mas não, não fazia diferença quem era eleito pois sempre representaria Sporting e isso seria suficiente. De loucos! Será que não entendem que a capacidade para fazer exigências está toda do lado da banca? Nós, que tanto devemos, não temos como fazer menos que aquilo que nos pedem.

    O Sporting tinha duas escolhas, ou elegiam aqueles de quem a banca gostava ou elegia alguém com dinheiro e que, por ter esse dinheiro, pudesse negociar sem necessitar com urgência de apoio financeiro. BdC disse que tinha 20 milhões para entrar de imediato. Agora diz-se que não, que era depois da reestruturação. Eu, pela minha parte, prefiro ficar-me pela definição de "imediato"...


    BdC é o meu presidente, é o presidente que apoio.A ele desejo o maior dos sucessos, desejo que vença todas as guerras. Contudo tem de saber interpretar a situação do clube assim como os adeptos têm de entender que o Presidente não manda. Não basta dar pulos quando o SCP marca ou ser aplaudido quando dá numa de Pinto da Costa em conferência de imprensa, é preciso mais que isso.

    A campanha foi folclore, cada candidato inevitavelmente dançaria a música que a realidade decidisse tocar. Quem diz realidade diz credores. É uma inevitabilidade que espero que seja entendida como tal sob risco de, se assim não for, o Sporting pagar o mais alto dos preços.

    ResponderEliminar
  10. Esta CI foi praticularmente elucidativa.

    O BdC da campanha desapareceu e com ele as malas de dinheiro, os investidores, os planos post-eleitorais de sustentabilidade.

    No seu lugar atiram-se os associados contra os bancos, arregimentam-se os papalvos contra o inimigo comum.

    Afinal do aqui mandamos nós vamos continuar a depender da banca até para comprar o papel higienico. Com uma diferença significativa: ao invés de serem parceiros passamos a tratar os credores como inimigos e isso de certeza que vai facilitar-nos a vida.

    O Barbosa é uma cavalgadura é certo mas descontando os adjectivos disse o que muita gente pensa mas tem medo de dizer.

    O Sporting que sempre foi um clube pioneiro entrou numa regressão temporal, está na sua fase valazevedista e a corja extremista, que entendia que GL ia acabar com o clube não se importa agora que o Grande Líder até nos ponha nos regionais.

    O Sporting agora é nosso e aqui mandamos nós!

    ResponderEliminar
  11. Apenas uma nota para me referir ao "Barbosa do ACP". Nada de novo vindo daquele lado do canal. A mim o quer me aflige é que o homem não tenha um espelho em casa. Grave também é que este senhor tenha sido vice presidente do Sporting!

    Já é mais de um ano a disparar disparates e asneiras constantemente e a um ritmo frenetico. Porque no te callas, Barbosa?

    ResponderEliminar
  12. Mais um que não consegue esconder o contentamento...parece que saíram debaixo das pedras todos ao mesmo tempo.
    Mas é bom que assim seja,assim definitivamente não há dúvidas do seu carácter.O impensável vai acontecer e ate aposto que clube de carnide vai ter alguns novos adeptos neste jogo que se aproxima...

    ResponderEliminar
  13. Vamos então ter negociações em directo, não será uma novidade mas nunca vi que fosse coisa que as fizesse mais simples. Os investidores, digo eu, virão para comprar e vender jogadores, como vieram os de Godinho ou Bettencourt, já Soares Franco teve mais paz porque o Sporting ainda tinha o que vender e só entrou para acabar com os seus avais pessoais em conjunto com os de Dias da Cunha.

    Vai ser triste de ver, mas não vejo que as partes queiram ou desejem outro caminho.

    Em campanha dizem-se as mentiras necessárias para vencer eleições, o vencedor ganha a possibilidade de lhe chamarem mentiroso porque será o único que fica com o ónus de provar aquilo que prometeu, os candidatos vencidos livram-se desse problema e podem ou não fazer gáudio disso o mandato do eleito. Viver em democracia é muito dificil...

    P.S.- O Fan De Pópós (FDP) do Barbosa tem todo o direito à sua opinião. É um FDP, mas é um FDP com tempo de antena, o que faz dele um FDP perigoso. Com tanto clube para escolher tinha logo que ser Sportinguista, azar.

    ResponderEliminar
  14. JMM, subscrevo, alguns pensam que basta gritar que os bancos abrem os cofres, enfim..

    ResponderEliminar
  15. "O rigoroso plano de gestão e financeiro foi apresentado aos parceiros bancários e a tesouraria a nível de questões prementes está assegurada. Tenho parceiros neste momento que poderão fazer entrada de 15 a 20 milhões de euros", assegurou Bruno Carvalho no primeiro debate entre os três candidatos à presidência do Sporting, na SIC Notícias.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-que-disse-bruno-carvalho-na-campanha-sobre-as-financas=f799276#ixzz2Q9PrQjy7

    MAS, AFINAL NÃO TEM DINHEIRO, NEM PARA AS QUESTÕES PREMENTES. O que consta: ORDENADOS EM ATRASO DESDE FEVEREIRO, O QUE FAZ COM QUE OS JOGADORES ESTEJAM LIVRES PARA RESCINDIREM COM JUSTA CAUSA; E PARECE QUE O DINHEIRO RECEBIDO DA VENDA DO WOLKSWINKEL, O DEPOSITARAM NO BES!!! CLARO, QUE FICOU LOGO CATIVO.

    ResponderEliminar
  16. "Em campanha dizem-se as mentiras necessárias para vencer eleições, o vencedor ganha a possibilidade de lhe chamarem mentiroso porque será o único que fica com o ónus de provar aquilo que prometeu, os candidatos vencidos livram-se desse problema e podem ou não fazer gáudio disso o mandato do eleito. Viver em democracia é muito dificil..."

    LMGM: So true... unfortunately.

    Abç

    ResponderEliminar
  17. É muito dificil negociar sem ter dinheiro para servir de garantia. Não há investidores pelo que não há dinheiro para garantir aos credores o que quer que seja.

    Evidentemente que os bancos são os "maus", como o aval pessoal do Godinho era dispensável. Pelos vistos não é bem assim. É possível sair disto e sairemos com um acordo que será pior para o SCP do que se poderia esperar, é pior porque temos menos garantias para dar. Estamos à mercê dos bancos e perdemos o pouco poder negocial que tinhamos, o acordo será o que eles quiserem que seja.

    Agora, BdC corre contra o tempo. Ele sabe disso. Porque a alternativa a um mau acordo rapidamente obtido é a queda da direcção.

    ResponderEliminar
  18. Folgo ver, que regra geral, o blog se desmarca de uma postura Carlos Barbosiana. Tinha algumas dúvidas da vossa postura, saúdo a responsabilidade.

    E quando falo de responsabilidade, é não entrar num caminho de julgamento de processos de intenções imaginárias, como alguns sportinguistas o fizeram.

    O que não impede que alguns users daqui, tenham de facto entrado por esse caminho.

    Registo o que o JMM escreveu...
    "
    Eu avisei.

    Mas não, não fazia diferença quem era eleito pois sempre representaria Sporting e isso seria suficiente. De loucos! Será que não entendem que a capacidade para fazer exigências está toda do lado da banca? Nós, que tanto devemos, não temos como fazer menos que aquilo que nos pedem."

    Quando a realidade mostra exactamente o contrário do sentido do seu "aviso". Que o Sporting não tem que baixar as calças a toda e qualquer exigência da banca e a ingerências; que tem, apesar do estado grave em que se encontra, poder negocial. Assim haja quem pense nos interesses do clube.

    Registo também o sentido do seu comentário... não sendo novidade, fica claro que o que defendia, era um presidente que dançasse a música que terceiros escolhessem para tocar. Não sendo novidade, muitos Sportinguistas não queriam um dançarino. E não têm, felizmente.

    Quanto ao PG, aconselho a ler bem melhor o que foi dito por BdC ao longo da campanha. Porque vai tirar conclusões diferentes. Se não as tirar, espero que o milagre que BdC desejou para alguns jornalistas, também o abençoe a si. Não chegará lá de outra forma.

    ResponderEliminar
  19. Caro Nuno Bispo,

    Não entendo o que quer dizer com o "sentido do comentário". Apoio e apoiarei sempre o Presidente eleito. Dançar ao som da realidade é uma inevitabilidade quer seja BdC quer seja outro qualquer. A culpa não é de BdC, ser BdC apenas dificulta um pouco mais o som do que toca...

    BdC dança, está a dançar, com mais ou menos palmas em conferências de imprensa. Faz dele mau? Não, era inevitável. Só espero que saiba dançar.

    ResponderEliminar
  20. JMM

    Desculpe lá, mas inevitável é a morte.

    Fazendo fé no que tem sido noticiado e não partindo do principio que é tudo verdade mas também duvido que seja tudo mentira, temos:

    - Godinho Lopes encarregou-se de fazer passar todas as receitas pelas mãos da banca, que libertam o que querem e quando querem.
    - Godinho Lopes preparava uma reestruturação financeira que contemplava perda da maioria da SAD, extinção de modalidades e nomeação de administradores por parte da banca.
    - Bruno de Carvalho garantiu, em período eleitoral, o pagamento de despesas correntes no imediato, cuja origem era a banca E nunca investidores ( que entrariam mais tarde, no âmbito da reestruturação e num aumento de capital aprovado por sócios ). Garantiu Bruno de Carvalho e garantiram outros.
    - O que se sucede neste momento e aqui é que é preciso ter cuidado nas extrapolações, é que há desacordo nos moldes da reestruturação financeira. A banca quer avançar para a mesma nos moldes negociados anteriormente com GL, BdC quer cumprir ideias programáticas:

    1- Manutenção da maioria da SAD
    2- Auditoria de Gestão

    Que constavam do seu programa e muitas vezes referidas. A banca quer impor o seu "programa", o Sporting quer seguir o seu caminho. Com redução brutal de custos, como consta também do programa. Pode-se ou não discutir se isto poderia ou não ter ficado logo alinhavado no período eleitoral, porque se presume que havia um acordo verbal que não passaria disso mesmo, quando as 2 partes partiriam sempre para a negociação com pressupostos quase que inversos.

    O que não posso presumir é a inevitabilidade de mandos de terceiros no rumo do clube. Acompanhamento e controlo de do cumprimento do serviço de divida, acho muito bem. Controlo de gastos e de execuções orçamentais, perfeito. Mas nada mais que isso.

    Como é evidente, com outro que não BdC, não haveria manutenção do controlo do futebol do clube, não haveria auditoria de gestão, haveria Ricciardi a pôr e a dispor. Até adivinho que BdC ceda em algumas questões. Naquilo que se considera essencial, não.

    ResponderEliminar
  21. sr Nuno Bispo
    Parece que o problema aqui, não é de ler melhor ou pior, é um problema mais de interpretação. Deixo-lhe aqui este vídeo,
    http://www.youtube.com/watch?v=hm4JtQuCMKs, para confirmar o que eu escrevi ( a tesouraria a nível de questões prementes está assegurada). Infelizmente não está. Sobre as "ameaças", aconselho-o a beber muito chá...

    ResponderEliminar
  22. Não consigo perceber como ainda existem sportinguistas que se dão ao trabalho de analisar os comentários do Carlos Barbosa.
    Pode ser um excelente presidente do ACP, mas como dirigente do Sporting valeu zero.
    Ponto final.

    Quanto ao Bruno de Carvalho está a tentar encetar um braço de ferro com a banca.
    Como se percebeu a Conferencia das 12H era uma coisa e a das 18h foi outra totalmente diferente.
    Não tenho dados para saber o que se passou, mas desconfio que as posições passaram de extremadas a menos extremadas.
    Não interessa a nenhum dos lados que as negociações não cheguem a bom porto.
    O Sporting ainda é uma grande instituição e tem peso na sociedade portuguesa e Bruno de Carvalho sabe disso e os bancos também.
    Por isso não há que haver hostilizações mutuas.

    Esta conferencia de imprensa ficou esvaziada, porque se percebeu desde logo que não havia margem para desvendar quase nada do que se passou nas negociações com a banca, pois Bruno de Carvalho recuou e teve de justificar minimamente esta conferencia de imprensa.
    Para os jornalistas e sobretudo para os sócios jovens que o seguem e o entronizaram como o seu salvador.

    Foi uma conferencia com pouquissimos motivos de interesse. Repetiu o que já tinha dito na campanha eleitoral; que vai avançar com a Auditoria e que não há dinheiro para nada porque as verbas estão cativas da banca.
    Coisas que já todos sabiamos.

    O que alguns julgavamos ter ouvido e eu incluo-me entre esses era o seguinte:
    Que haveria dinheiro para pagar as despesas prementes ou seja havia dinheiro para assegurar as despesas de tesouraria mais prementes ( salários, facturas, etc).
    Ou seja os tais 15M a 20M estariam assegurados para o dia seguinte á eleição.
    Não que esse dinheiro só entraria nos cofres do Sporting depois da reestruturação estar finalizada. E como todos sabemos uma reestruturação não se faz em 3 dias.
    E não me venha dizer que não sabiam do estado do clube, porque era publico que quem quizesse ser Presidente do SCP teria de entrar no clube com um cheque de 15M ou 20M para assegurar as despesas de curtissimo prazo, antes mesmo de haver a reestruturação e haver mais 40M a 45m da banca.

    Enfim...
    Só espero que o Sporting sobreviva a mais esta tormenta.

    PS: Professor Jesualdo vá continuando a fazer milagres e tenha lá paciencia...

    ResponderEliminar
  23. Estando as contas "congeladas" desde a tomada de posse como é que foi resolvida a questão do fair play financeiro da Uefa?

    Que malandro e mal intencionado é este presidente realmente ;)

    ResponderEliminar
  24. Parabéns pelo tom sério e moderado do debate. Concordo que o vencedor em eleições ganha sobretudo o direito a que lhe chamem mentiroso.

    Provavelmente, as explicações de BdC sobre disponibilidades financeiras imediatas, investidores etc., não foram sempre coerentes e cristalinas. Mas as dos outros tão pouco.

    Uma coisa, no entanto é clara: GL garantiu que deixava tudo pago até ao último mês....como era sua obrigação, aliás. Parece que até vendeu VW para isso. Agora constata-se que não é assim? A confirmar-se, é muito grave....

    ResponderEliminar
  25. Nuno Bispo,

    no que a mim diz respeito, e sou o autor desta peça, há muito que me demarquei da postura trauliteira em geral, não apenas a barbosiana. Porque entendo, como tento dar a entender nos últimos parágrafos, ela ser prejudicial acima de tudo ao Sporting. Oxalá essa fosse a percepção geral...

    Quanto ao sr. em causa não foi ontem que deixei de gostar do estilo ou do conteúdo das suas afirmações, como é fácil constatar:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/search/label/carlos%20barbosa

    E também como digo no post pena é que alguns o tenham achado em tempo oportuno e hoje um trauliteiro.

    Conveniências.

    Coerências.

    ResponderEliminar
  26. O que aconteceu na conferência de Imprensa de ontem, basicamente foi isto:

    Primeiro Momento - Acenar com publicidade negativa. É tudo o que Bruno de Carvalho tem para ‘esgrimir’ contra o ‘inimigo’, mas disso não tem culpa nenhuma…

    Já o dinheiro que deu como garantido durante a campanha (satisfazer e assegurar as necessidades de tesouraria até final da época) e que agora se desvaneceu, convinha explicar para onde foi. Ou de onde nunca chegou a sair… É que pretendo continuar a tratar o nosso presidente por Bruno de Carvalho e não por Bruno Passos Coelho…

    Segundo momento - Replay do anuncio da auditoria de gestão. É para realizar! Óptimo, ontem já era tarde.

    Conclusão – Aguardemos. O Povo (sportinguista) é sereno e, unido, jamais será vencido.

    ResponderEliminar
  27. http://visaodemercado.blogspot.be/2013/04/sporting-promessas.html

    ResponderEliminar
  28. Virgilio,

    Se vires bem o mesmo Blog que mencionaste tem vários artigos onde consideram que o BdC seria a melhor opção para a presidência.

    Se quiseres também podes ler este artigo de opinião de José Pina:
    http://www.sportingapoio.com/a-birra-do-garoto-ricciardi-por-jose-de-pina/

    Já mais parece birra a questão dos investidores.

    Verde CDV,

    É engraçado achar o seu facilitismo quando diz que o dinheiro entraria ... já não se apercebeu que o clube tem as contas caucionadas !??? qualquer verba que entre nas contas do clube fica retida certo !???

    Além do mais o dinheiro para os salários já lá está mas retido pela banca (direitos televisivos + a venda do Wolfs ao Norwich) que tenta impor as suas condições, as quais o nosso presidente não irá aceder de forma tão submissa como os mansos que o antecederam.

    De qualquer forma não adianta gastar muito latim porque você ainda não saiu das trincheiras ...

    SL,

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  30. "Isto não tem solução"

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=394722

    Imagino que não se esteja a referir aos últimos 15 dias.

    ResponderEliminar
  31. Sergio:

    Estou-me borrifando pró blogue... O vídeo com o que BdC afirma é que me importa.

    Qt ao artigo do Pina, está excelente. Gosto mt de ler os seus artigos humorísticos.

    Abç

    ResponderEliminar
  32. FCS,

    Não leves a mal, mas quem é este cromo do paiva dos santos? :O

    ResponderEliminar
  33. Virgilio,

    Tens razão não me tinha apercebido do video.

    SL,

    ResponderEliminar
  34. " Paulo Paiva dos Santos, empresário e vice-presidente da lista de Pedro Baltazar das penúltimas eleições do clube leonino, afirmou que não existe ninguém para investir no Sporting e mostrou-se convicto que Bruno de Carvalho vai acabar por sair prematuramente.

    "Não acredito que aguente. Acho que o coração falou mais alto que a razão. O senhor presidente foi atrás da emoção se calhar por ser um rapaz novo com pouca experiência de gestão. Às vezes acontece?, referiu.

    Paulo Paiva dos Santos descreveu a situação como dramática. ?Não há investidores para o Sporting, nem o Bruno de Carvalho tem nem ninguém. O Godinho andou à procura de investidores e foi o que se viu. Quanto à banca, só fala com alguém que dê garantias?, explicou em declarações à ?Antena 1?.

    O empresário explicou ainda que andou por território árabe à procura de investimentos para o Sporting mas sem sucesso e justificou o porquê de ter abandonado a corrida eleitoral.

    ?Fiz a análise e vi que não valia a pena, nem que o Sporting ganhe todos os jogos. Não existe solução, é preciso dinheiro para pagar tudo. "

    ResponderEliminar
  35. " Carlos Barbosa, ex-vice presidente da área comercial do Sporting, arrasou Bruno de Carvalho, em entrevista à Rádio Renascença, chamando-lhe "garoto" e perspetivando eleições "dentro de um ou dois meses".

    "É um garoto que anda aos pulos ao lado do treinador mas que não tem condições para gerir um clube da dimensão do Sporting", referiu.

    Para Carlos Barbosa, o presidente do Sporting não" tem credibilidade" para negociar com a banca, pelo que terá "um mandato curto".

    "Bruno de Carvalho não tem uma solução alternativa para o Sporting, porque não há investidores que entrem para o Sporting sem a aquisição da maioria da SAD. Essa ideia só existe na cabeça de um garoto", reforça."

    ResponderEliminar
  36. Com sportinguistas destes (Paiva dos Santos e Carlos Barbosa), quem é que precisa de adversários ou inimigos?

    Venham de lá as próximas eleições segundo estes senhores e siga a festa...

    ResponderEliminar
  37. O Carlos Barbosa disse o que muitos pensam e têm medo de dizer.
    Basta ler a blogosfera leonina, para se perceber.
    Assim que alguém diz algo contra o politicamente correcto aparecem logo os agentes da censura.

    ResponderEliminar
  38. Jamais pensei ver esta situação.
    O que esta seita está a fazer ao Sporting é de loucos.
    Já se houve pôr aí muitos a dizerem que a solução é ir para os regionais.
    Estes loucos pensam que o Sporting é a quintinha deles.
    Façam um clube e vão para onde quiserem.
    Só estranho é aqueles dois pseudo sportinguistas, ainda não terem começado a recolher assinaturas

    ResponderEliminar
  39. haja luz

    já tem dados concretos para afirmar que é uma "seita"?

    ResponderEliminar
  40. "Jamais pensei ver esta situação.
    O que esta seita está a fazer ao Sporting é de loucos.
    Já se houve pôr aí muitos a dizerem que a solução é ir para os regionais.
    Estes loucos pensam que o Sporting é a quintinha deles."
    Por Haja Luz.
    ---------------------------------------

    Isso só pode ser ironia... Só pode!

    É que foi precisamente por culpa dos gajos que pensavam que o Sporting era a quintinha deles, que estamos agora neste estado.
    Ou será que foi o Bruno que em 15 dias fez um buraco de quase 500 Milhões de € no clube ?

    Eu queria acreditar que não, mas agora tenho a certeza que este Haja Luz não passa de um gozão que anda aqui gozar com as pessoas.

    ResponderEliminar
  41. E olha, os dois pseudo-Sportinguistas, como tu os chamas, acabaram de fazer isto: http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeleoesportugalverba_110413_109588.asp

    Que aposto que é mais do que tu alguma vez fizeste, por essa instituição, ou pelo teu suposto clube que dizes ser o Sporting!

    Ganhas mas é vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  42. Seita: Grupo que segue uma doutrina que deriva ou diverge de uma religião.

    A minha religião é o Sporting a da seita é o Bruninho dos milhões.

    José Duarte eles doaram esse dinheiro por complexo de culpa do buraco onde meteram o Sporting.

    Já agora gostava de saber se o Bruninho dos milhões pediu o dele de volta. Se é que deu algum...

    ResponderEliminar
  43. Haja Luz é um curtido. Quando era pequenino caiu num caldeirão e desde então só vê seitas à frente. Já o vi em acção em vários blogs, sai sempre a da seita. Põe o Paiva a explicar que não há salvação para o Sporting e conclui que a culpa é da seita. Ah, e a seita são os sócios que votaram BdC, não quem ao longo dos anos conduziu o clube a esta situação. Quem não concorda com ele pertence à seita. Da primeira vez levei a sério, porque não percabi que era uma questão de humor...A discussão estava demasiado séria e interessante, estava na hora de abandalhar.

    ResponderEliminar
  44. Triste espectáculo aqui se assiste ... vocês calados (teclado quietinho) são todos uns grandes poetas.

    ResponderEliminar
  45. E se falássemos de Jesualdo Ferreira?
    Ainda há muito caminho por fazer. Aliás, nem sabemos o que se passará nas próximas horas. Mas, nestes dias velozes que nos correm pelas mãos, há uma zona de estabilidade no Sporting: o Departamento de Futebol liderado por Jesualdo Ferreira. Apesar de toda a incerteza e confronto que decorre no nosso Clube, Alcochete parece um oásis. Prepara-se afincadamente o derby.
    Sabemos que os nossos futebolistas profissionais podem rescindir com justa causa. Os salários estão em atraso. Conhece-se quem manobra na sombra prometendo este mundo e o outro a alguns jogadores. A maior parte é jovem, outros são estrangeiros. À primeira vista seria como faca na manteiga! Fácil! E, no entanto, nada se passa. A equipa prepara-se afincadamente para o próximo jogo.
    Na minha opinião, o comportamento dos jogadores do Sporting decorre essencialmente da acção de liderança e do carisma do seu treinador. É ele que os acompanha diariamente, que conversa, interpela, responde, esclarece, motiva…
    Jesualdo Ferreira, aos 66 anos, está confrontado com um desafio histórico: contribuir para que o Sporting Clube de Portugal continue a ser uma referência do futebol nacional. Não é sportinguista, sabemos, mas cresceu conhecendo e respeitando a história do clube de Alvalade. Adolescente sabia que o Sporting era o grande rival do clube do seu coração. Sendo professor, é um pedagogo. Ensina, transmite conhecimentos, ideias, objectivos…
    Com teimosia e resiliência, arrogância e bonomia, competência e carisma conduz um grupo de jogadores de futebol que acreditam nele e no seu percurso de vida. Um percurso de vida feito de estudo e de trabalho. De derrotas e de vitórias. Ele é um ser humano, que numa altura inesperada da sua vida se confronta com o destino: não se lhe exige ser campeão, mas contribuir activamente para resgatar um clube histórico!
    Muitos de nós, sportinguistas, desconfiamos dele. É o Juju ou o professor Pardal que inventou que o Dier é médio ou que o Rojo é defesa central. Andou pelo Benfica e foi campeão pelo Porto. Para muitos sportinguistas estará vendido a um ou a outro. E, no entanto, todos os dias, apesar de desconfianças e da falta de pagamentos (sim, também ele) volta a treinar, a insistir nos procedimentos do jogo, a persistir nos movimentos individuais e colectivos com o entusiasmo e a motivação de quem está a começar a sua carreira. Muitos sportinguistas sonham com Rui Faria, Bielsa ou outro na moda. No entanto, ninguém faria o que Jesualdo Ferreira está realizar no nosso Clube pelo seu conhecimento histórico e pela vivência pessoal. E por ser quem é. Agora, o Sporting transformou-se no desafio da sua vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José

      Sr agente da seita, o sr fala em vergonha
      Se tivesse um bocadinho de memória, nem usava essa palavra.
      Coloque a viola dentro do saco, porque essa música para enganar tolos, serviu para si e para outros iguais ao sr.
      Quanto aos outros agentes da seita,
      os senhores andam sempre á espreita a ver se alguém pisa o risco. Quem não segue o manifesto, é logo"abordado" pelos senhores.
      Com tanto"trabalho" devem andar a ganhar bem

      Eliminar
  46. que dados possui para tais afirmações?

    ResponderEliminar
  47. António Alfarrobinha:

    Esse comentário merecia um post!

    Bravo! Parabéns.

    ResponderEliminar
  48. Se a lei não mudou, e de facto não mudou, são necessários 60 dias de atraso no pagamento para alegar justa causa (com indemnização), i.e, numa empresa (por exemplo) onde estejam por pagar os meses de Fevereiro e Março, um trabalhador só poderá alegar justa causa nos primeiros dias de MAIO.
    Não são 2 meses de falta de pagamento, são 60 dias de atraso no pagamento. Assim, se a entidade não pagou Fevereiro - no final de Março estão 30 dias de atraso, no final de Abril estão 60. Como o mês de Fevereiro tem menos dias, só nos primeiros dias de Maio o trabalhador poderia alegar justa causa (com indemnização),logo esta notícia que anda a circular, na minha óptica tem origem e objectivos claros.

    ResponderEliminar
  49. Ninguém procura defender aqui, neste momento, os méritos da direcção cessante. Quem tem de pagar salários é BdC e não GL pois o Presidente é o primeiro.

    Seria compreensível que o não fizesse ou que estivesse atrasado nada tivesse dito sobre isso, não foi o caso. BdC falou no assunto com muita clareza e nunca disse que esse dinheiro era só pós-reestruturação.

    Mas pronto, campanha é campanha.

    O desbloquear de 4M não mais é que a razoabilidade que o Presidente pediu anteontem em conferência de imprensa, ainda bem que existiu essa razoabilidade. No entanto, muito terá de ser discutido ainda agora que as partes se aproximaram. BdC foi inteligente ao usar os adeptos como usou e o seu estado de graça, foi inteligente e ganhou, talvez, a flexibilidade da banca.

    Contudo ainda tem muito para disputar. Será duro.

    PS: Lamento que não tenha sido entendido o que quis dizer ao falar de dança e de música. É que não é por ter discursos inflamados e conferências de imprensa com público que se deixa de dançar, o discurso de BdC mostra que dança. Coitado, era ele ou outro qualquer, está numa encruzilhada criada ao longo de 17 anos.

    ResponderEliminar
  50. Sérgio,
    Não tenho trincheiras. Tenho o Sporting.
    Foram os muitos apoiantes blogosfericos de BdC que levantaram essas trincheiras que alude.
    Bonito, bonito é perceber que os mesmos que dantes apelavam á rebelião, são os mesmos que hoje querem a União por decreto de uma vitoria.
    Fiquemos por aqui, que é bem melhor para o futuro do Sporting...

    ResponderEliminar
  51. Haja Luz,

    mas não usava essa palavra porquê? E que memória é que falas?

    Tu tens que começar a ganhar vergonha na cara por dizeres certas patetices como essa da "seita que julga que o clube é quintinha deles"... Como se tivesse sido agora o Bruno e os seus apoiantes que andaram 17 anos enfiados no clube e escavar um buracão enorme que nos deixou neste estado.

    Percebes, ou queres que te faça um desenho?

    A querer enganar tolos andas tu, ou então o tolo és mesmo tu, com tamanha hipocrisia que te sai da boca (dos dedos).


    Repito... Ganha vergonha na cara!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)