Algumas ideias sobre a AG e a reestruturação financeira
- Mantenho o que disse na primeira vez que me referi ao tema. Não houve tempo para esclarecer os sócios, para estes se esclarecerem, mais ainda se atendermos a que muitas destas matérias escapam a muitos de nós e obrigam a alguma atenção e pesquisa para serem percebidas em plenitude. Entre o conhecimento e negociação com os bancos houve tempo suficiente, que não foi usado. Meios para dar a conhecer os contornos da RF não foram usados, como por exemplo o jornal do clube.
- Não há diferenças substanciais nas ferramentas de gestão a usar no actual plano de RF e as que foram usadas no passado. VMOC's e afins apenas empurram com a barriga e oneram o futuro dos Sportinguistas que cá estiverem nas próximas décadas. O Sporting não vai ser nosso outra vez, continuará a ser dos bancos. O que se espera, pelo menos eu espero e desejo, é que desta feita os resultados sejam diferentes dos conseguidos anteriormente. E como é que isso pode acontecer? Conhecimento, critério, uma gestão desportiva feliz, que tem estado ausente há muitos anos. Mas, tal como aconteceu no passado com Soares Franco - em que as VMOC´s foram amplamente debatidas - ninguém percebe muito bem a virtude da proposta. Intui-se um alivio no presente, desconhece-se o que significará no futuro.
- Muitos nos interrogamos sobre a possibilidade de uma alternativa, face à realidade em que o clube está imerso. Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas. No clube que idealizo, e tendo em conta o que a aprovação da actual RF representa para o futuro, todos seriam chamados a contribuir antecipadamente, convocando o sócio anónimo, organizações como os Cinquentenários, Stromp, AAS, ex-presidentes, Sportinguistas ligados especificamente à actividade económico-financeira, que os há e reputados. Isto sem prejuízo da decisão final pertencer sempre ao CD. O resultado até podia ser nulo, mas a possibilidade de encontrar soluções mais favoráveis seria real.
- Está assim mais uma vez criado o cenário de ou a RF ou o caos. O PER não é neste momento uma opção porque nem negociado está. A insolvência é o caos e não creio que, por isso, seja desejada por ninguém. O que os sócios têm em cima dos ombros é a responsabilidade de escolherem esta RF ou deixar o clube muito limitado para tomar medidas inadiáveis e sem as quais compromete o seu presente ou futuro de curto prazo. E sem eles não há amanhãs. E por isso creio que a RF será aprovada, os Sportinguistas querem que o clube esteja cá amanhã.
- Relativamente ao orçamento para o próximo ano julgo não fazer qualquer sentido outra coisa que não seja a sua aprovação. É o programa de governo de uma direcção recém-eleita, não faria sentido não viabilizá-lo. Porém este deveria ter sido disponibilizado para análise, o que não aconteceu no documento divulgado na convocação da AG.No site do clube também não o encontrei em destaque. Este depende da aprovação da RF? Provavelmente sim, mas a esta hora presume-se que esteja finalizado e deveriam ser conhecidos os seus pressupostos. Não sei se foi assim no passado, se o foi não foi por minha vontade. Há tempo de apresentar o orçamento e entendê-lo no quadro de uma AG?
- Sobre as propostas de alteração de estatutos parecem-me questões formais que se prendem com um modelo centrado no presidente e que se procura é a sua adequação legal. É um estilo de que uns gostarão mais outros menos,mas o que realmente conta são os resultados.
Se esse é o teu entendimento, então diz o que se devia fazer, contribui para o esclarecimento que tanto desejas... Diz qual a alternativa que achas que devia ser feita, que opções podiamos ter. Esclarece-nos, já que estás em constante campanha.
ResponderEliminarO povo Sportinguista como eu agradace..
Senão é o mesmo blá, blá de sempre, do qual acusas mas fazes o mesmo...
SL
LdA,
ResponderEliminarOs pontos que coloca seria o ideal que tivesse ocorrido ... no entanto face ao momento atual do clube, pressão interna (funcoinários atlestas sócios adeptos) e externa (bancos credores empresarios), muito dificilmente seria exequível escutar os diferentes quadrantes da nação leonina, negociar com os bancos e com os credores diferentes cenários e apresentá-los numa AG ... tudo isto num espaço de 3 meses com tantos dossieres pendentes e armadilhas deixadas pela direção de GL (é bom que não se esqueçam).
Não posso contudo deixar de referir que para mim será sempre positivo alguém como o LdA e outros que mantenham o seu espírito critico apurado com vista a um Sporting diferente e melhor que os demais.
SL,
António Gomes,o essencial deste post passou-te ao lado.
ResponderEliminarSérgio,o sentido critico é obrigação de todos o clube é todos. Quanto ao tempo era curto mas era possível. Não vejo qual foi a razão pela qual a RF é apenas conhecida a 1 semana da AG. MAs até pode haver.
LdA,
ResponderEliminarNão sei se a negociação com a Holdimo para a recuperação de %s de passe de 28 jogadores não terá alterado os timings.
Recuperar % s de passe e só depois vender os jogadores e possivelmente com essa verba fecharmos as compras já agendadas!??? meras suposições.
SL,
O que é um RF? Antes de se usar uma sigla é necessário desconstruí-la pelo menos uma vez.
ResponderEliminarAdriano C, isso foi feito logo no primeiro parágrafo
ResponderEliminarO António e o Adriano andam distraídos... Ou então leem só o que lhes interessa...
ResponderEliminarpq é q não se apresenta alternativas?
está aqui plenamente justificado:
"...Não houve tempo para esclarecer os sócios, para estes se esclarecerem, mais ainda se atendermos a que muitas destas matérias escapam a muitos de nós e obrigam a alguma atenção e pesquisa para serem percebidas em plenitude. Entre o conhecimento e negociação com os bancos houve tempo suficiente, que não foi usado. Meios para dar a conhecer os contornos da RF não foram usados, como por exemplo o jornal do clube... ...Muitos nos interrogamos sobre a possibilidade de uma alternativa, face à realidade em que o clube está imerso. Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas. No clube que idealizo, e tendo em conta o que a aprovação da actual RF representa para o futuro, todos seriam chamados a contribuir antecipadamente, convocando o sócio anónimo, organizações como os Cinquentenários, Stromp, AAS, ex-presidentes, Sportinguistas ligados especificamente à actividade económico-financeira, que os há e reputados."
LdA:
Concordo com o post... Até pq completa as ideias avulsas que fui deixando em comentários.
Gde Abç
Lambuçada das grandes ou cegueira do autor nem sei bem como classificar este post, o Flopes é que era bem já se vê(?).
ResponderEliminar"Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas"
ResponderEliminarSó pode ser piada, concerteza - a situação financeira do Sporting é sobejamente conhecida de todos - não é por se apresentar uma solução agora que se impede de já ter havido debate sobre caminhos alternativos.
Carlos, não tem que classificar nada, concorda não concorda. Já o insulto qualifica-o a si como pessoa e Sportinguista.
ResponderEliminarAh, ok. Não tinha reparado.
ResponderEliminarRelativamente à AG, embora compreenda a importância da aprovação do novo plano para o futuro do clube, começo a sentir saudades de ouvir falar de futebol. Já hoje foram associados alguns nomes como o Maurício (DC) e o Monteiro (PL) para a nova época, e desta vez parecem credíveis. Gostava de ver alguém que conheça estes jogadores a dar o seu aval.
O Carlos de Carvalho é um lambuças do Bruno de Carvalho.
ResponderEliminarDiscordo, como quase sempre. Tenho uma visão claramente diferente sobre o Sporting, sobre os intervenientes do passado e do presente.
ResponderEliminarO LdA defende, como outros defenderam na altura em que AG estava prestes a ser marcada, o "consenso", a "discussão", o "ajuntamento" das várias sensibilidades dentro do clube sobre algo que estava à vista de todos, sendo que alguns continuavam a atribuir ao destino e a acontecimentos paranormais, o estado do clube. O diagnóstico era claro:
O Sporting estava moribundo, governado por incompetentes, fracos em carácter, pobres de espirito, que tomaram este clube como se um brinquedo fosse, mas que só alguns eleitos, da mesma familia, tinham acesso.
Os actos de gestão criminosa estão cada vez mais à vista de todos.
É óbvio que a reestuturação não é excelente, porque as condições financeira e patrimoniais do clube são péssimas. É óbvio que chuta parte do problema para a frente. Um clube que deve centenas de milhões, que tem custos que duplicam as receitas e que está todo armadilhado por dentro, resolvia o problema como?
Como é evidente, adia-se parte do problema. Dando um balão de oxigénio, como outros no passado, para poder respirar mais um pouco. Espera-se é que, ao contrário do passado, a gestão do clube não nos leve a ficar pior do que se estava no ponto de partida.
Este balão de oxigénio urgia. Garantem-se meios para as despesas prementes, libertam-se passes de jogadores criminosamente cedidos, reduzem-se encargos financeiros enquanto se cortam custos, que felizmente, não são musculo mas sim gordura, de uma SAD recheada de gente que não acrescenta valor e, mais uma vez, criminosamente paga.
Pela vontade do LdA, andavam-se a criar comissões e a fazer congressos para andar a discutir... nada. É o vicio do consenso, da inacção, da desresponsabilização, da paz podre. Certamente com alguns actores desta trama, com responsabilidades nesta vergonha que tem sido a gestão do Sporting, presumo.
O Jorge Alemão é um iluminado!
ResponderEliminarEle apresenta Planos Alternativos a Planos que... não conhece!!!
É Obra! Alemão a presidente! Melhor: a primeiro Ministro com acumulação do cargo de Ministro das Finanças... JÁ!
Meus caros, tentando evitar catálogos e insultos, se for possível,rótulos e insultos,s epossível
ResponderEliminar- não duvido que BdC utilize a agenda e o calendário segundo as suas conveniências; é, dizem todos os manuais, a prerrogativa do detentor do poder...
- compreendo que seria melhor ter mais tempo, etc; mas as condições ideais de temperatura e pressão raramente se verificam nestas questões... e ninguém duvida que a situação do Sporting requer urgência
- acaso há alguma direcção, governo, conselho de administração etc que apresente um plano desta natureza...e uma alternativa?
Penso que o melhor será concerntrarmo-nos na análise do proposto a fim de esclarecer o mais possível os sócios (suponho que, tal como eu, a maioria pouco percebe destes assuntos), com argumentos sérios, e sa´rmos deste clima de acusações recíprocas.
Se alguém tem alternativas que as torne públicas também, eu agradeço. Mas ficar-se por criticar a eventual manipulação da agenda ou a falta de alternativas parece-me ...passar ao lado do essencial neste momento.
Nuno Bispo, eu sei que é inútil, escreva o que escrever cá terei que ouvir a cassete do costume, mas ainda assim cá vai:
ResponderEliminar1- Não te constitui meu porta-voz ou interprete.
2- Só por dificuldade de compreensão do que foi escrito ou por desonestidade intelectual fazes a interpretação sugerida. Nem falei em consensos nem em comissões, qual foi a parte de
"Isto sem prejuízo da decisão final pertencer sempre ao CD"
que ficou por compreender?
O ponto central deste post é muito claro, por mais que presumas ou distorças: é aos sócios que cabem as decisões, para que possamos decidir temos que ser informados de forma clara e atempada.
Proponho igualmente que em matérias desta importância os sócios sejam chamados a contribuir com ideias e sugestões coisa que neste processo se revelou impossível face aos timings escolhidos.
LdA, ainda não viste a entrevista do Bruno de Carvalho ao Dia Seguinte pois não ? (Está na internet, é só procurar).
ResponderEliminarÉ que ele disse que quis primeiro fechar todos os pormenores da RF antes de marcar a Assembleia. E que na noite que fechou os pormenores que faltavam, foi então dado seguimento para se fazer a convocatória para a AG.
Todos aqui sabemos que isto é uma coisa complexa, tanto que muitos de nós ainda não a compreendem bem, no entanto ficas a pensar que poderia ter sido apresentada mais cedo e porquê só agora ?
Essa pergunta não faz sentido...
Além disso, julgar que 3 meses seriam suficientes para fazer tudo aquilo que dizes e ainda ter a RF preparada antes da época começar... acho um pouco "esticado" no mínimo. Tu não achas ?
Não esperes coisas "impossíveis", porque não as vais ter.
Só não percebe o timing, especialmente depois da explicação dada, quem tiver de má fé.
ResponderEliminarMais do mesmo.
É engraçado, (ou então não) que acusam os críticos das anteriores direcções de mudarem de posição ao mudar a direcção, o que é facilmente justificável, e depois fazem o mesmo, injustificadamente... Porque é que antes não levantavam estas e outras questões quando ocorriam atropelos gravíssimos aos estatutos e quando havia 0 transparência em todas as acções da direcção, onde até as aparentes boas medidas tinham segundas intenções prejudiciais ao Sporting?
Isto já não pode ser só o orgulho ferido e a dificuldade de admitir que compactuarem e defenderam as personagens que tentaram enterrar o Sporting. Até admito que não gostem do BdC, mas uma diferença de atitude tão grande no que diz respeito ao anterior CD e a este, é para mim totalmente inexplicável.
Ainda querem falar de união??
Tendo por base a entrevista de Bruno de Carvalho hoje, a solução da anterior Direcção passava por um PER.
ResponderEliminarQue me recorde, esses senhores estiveram 2 anos no Sporting (no caso de Nobre Guedes esteve muitos mais anos), e tudo o que conseguiram fazer foi elaborar um PER.
Das mil e um promessas de investidores, ficámos a saber que o único investidor que lá colocou dinheiro foi a Holdimo por troca de percentagens de passes de inúmeros jogadores do plantel, comprometendo o futuro do clube de forma completamente irresponsável.
Uma cedência de passes que não foi dada a conhecer aos jogadores.
Uma entrada de dinheiro que não se sabe para que serviu.
Foi este tipo de gestão que aqui foi apoiada até ao último dia e que parece continuar a deixar saudades a alguns.
Com tanto tempo decorrido desde a proclamação da necessidade de se fazer uma reestruturação financeira por Godinho Lopes, esperava-se que tivesse deixado algo mais que um PER e uma gestão de excel sem pés nem cabeça...
Espero para ver da parte do LdA quais as outras vias que Bruno de Carvalho devia ter explorado e que não explorou no seu entender.
"Uma cedência de passes que não foi dada a conhecer aos sócios"
ResponderEliminarÉ obvio que todas as duvidas sejam esclarecidas, agora não se pode reclamar tempo para poder apreciar etc. etc. Quem tem dúvidas, pode ler a opinião do Dr. Amaral professor da universidade católica. Penso que o que foi consegudo dadas as circunstãncias foi excelente. Para aqueles que dizem que não se vendeu ninguem , devo dizer que ainda bem, pois uma das coisas que esta restruturação permite a a aquisição da percentagem dos passes de alguns jogadores pelo que só se deve vender depois da restruturação feita. Pois só no caso do Rui Patricio pode significar um encaixe de 2000000 de euros. Por outro lado por muitas dúvidas que existam as cisas agora parecem muito mais transparentes. Eu gostaria de ter conhecido os meandros das negociações com o FCP e ter percebido como é que temos de pagar 5 milhões para poder vender o ML. Isto interessava a quem? ao Sporting não era de certeza.
ResponderEliminarCaro Virgilio
ResponderEliminarJá ganhei o dia - o facto de direccionar o seu veneno e azia para a minha pessoa é sempre positivo - mais vale isso do que para o Sporting como faz diariamente.
Esta direcção chegou ao clube e tinha tudo armadilhado - vencimentos para pagar - jogadores à beira da rescisão por justa causa - contas hipotecadas, passe de jogadores dados como garantias sem que ninguem soubesse, clausulas criminosas em negocios com o porto - enfim um sem fim de actos de "gestão de topo",mas o que interessa se se está a resolver isso ?
O que interessa é que nem carneirinho, copiar o que jornais como o jogo publicam, mesmo que seja mentira - porque no final do dia a sua postura é e será sempre a mesma - a de alguem aziado e triste a debitar veneno inconsequente contra o meu clube.
Diz o Sporting até morrer
ResponderEliminarTendo por base a entrevista de Bruno de Carvalho hoje, a solução da anterior Direcção passava por um PER
Ora este Bruno de Carvalho é o mesmo que disse que tinha 20 milhões e afinal tinha zero.
Diz o Sporting até morrer
Das mil e um promessas de investidores, ficámos a saber que o único investidor que lá colocou dinheiro foi a Holdimo
A Holdimo é até agora o único investidor e vem da anterior direcção o Bruno de Carvalho não trouxe ninguém. Mentiu como põde durante a campanha,agora é capaz de dizer exactamente o inverso sem se rir nem gaguejar. E é este um presidente digno de crédito, quando já mentiu mais do que meses tem na cadeira?
Emfim cada um acredita no que quer estes lambrunetes até se atiram ao rio se ele quiser.
PS- LDA, não sei como aguentas esta maltinha sem nível nenhum.
Vitor Ribeiro,
ResponderEliminar"tinha zero" ?
Como é que tu consegues dizer isso depois de apresentadas as propostas da AG (investidores) e depois de o homem dizer em directo na TV que já entraram 16,5 Milhões de € no Sporting e que por isso a sua "credibilidade" junto da banca não poderia ser posta em causa ?
Epa, nós já percebemos que detestas o Bruno, mas ao menos tenta ser minimamente justo e sério nas criticas.
Porque mesmo que os outros investidores (dos 18 milhões ) não existiam, tu ainda não o sabes.
Primeiro, vais ter que esperar para ver.
Sê minimamente sério, senão ninguém te vai levar a sério.
Devem gostar de ouvir:
ResponderEliminarhttp://videos.sapo.pt/L6I3cGaFSrpKWzpNMhKI
Vitor qual é a sensação de ter apoiado e contribuído de forma directa para a quase extinção da nossa instituição? A sua consciência pesa no fim do dia ou consegue viver a sua vida tranquilamente?
ResponderEliminarNo fundo, o que queremos saber é: Como se sente um coveiro do Sporting Clube de Portugal?
Um abraço e boa sorte para as próximas e duras batalhas afim de recuperar o brinquedo perdido.
Vitor,
ResponderEliminarAté lhe podia responder, mas não o faço porque o Duarte e o Gonçalo já o fizeram por mim.
Gonçalo
ResponderEliminarNão voto em eleições do Sporting desde a cooptação de Dias da Cunha, por isso estou à vontade para discutir contigo ou qualquer outro os apoios e contribuições directas ou indirectas para a quase extinção da nossa instituição.
No fim dessa discussão veremos quem tem a consciência mais pesada.
Mas mesmo que tivesse votado em JEB ou GL isso não faria de BdC menos mentiroso do que aquilo que é. São factos facilmente comprovaveis, estão documentados.
Sporting até morrer não respondes porque não me podes contestar,o resto são parvoíces de quem não sabe o que diz, o teu raciocínio é um exemplo de como se pode ser cego e primário. Nem todos estamos ao mesmo nível.
José Duarte és um básico não posso descer ao teu nível de argumentação: o Bruno disse é verdade.
Vitor Ribeiro,
ResponderEliminarÉ essa a tua argumentação ?
A tua argumentação é dizeres que eu sou básico ?
É esse o teu nível ?
Vitor, para desceres ao meu nível, tínhamos que descer mas ao contrário, tinhas que subir.
E vê lá se aprendes a ler... Eu não disse que tudo o que o Bruno diz é verdade. O que eu disse é que tu vais ter que esperar para ver, relativamente aos investidores.
Além disso, já percebi que para ti, tudo o que o Godinho diga é lei, mas tudo o que o Bruno diz é falso. Já percebi.
Por isso, para ti, é assim: o Godinho disse é verdade.