quarta-feira, 26 de junho de 2013

Algumas ideias sobre a AG e a reestruturação financeira

Algumas ideias breves sobre a AG e o plano de reestruturação financeira (RF):

- A marcação da AG e consequente divulgação do plano de trabalhos e  do que se pretende que venha a ser a RF provocou uma reacção de satisfação e até alívio  mais ou menos notória junto dos associados. Porém, ao contrário do que parece ser esse entendimento mais ou menos generalizado, esse não devia ser o ponto final parágrafo no processo, antes o pontapé de saída para o debate alargado das diversas matérias em causa. Infelizmente não é essa a predisposição geral, este meu entendimento ganha foro de sacrilégio,o que é uma pena. Perde o clube.

- Mantenho o que disse na primeira vez que me referi ao tema. Não houve tempo para esclarecer os sócios, para estes se esclarecerem, mais ainda se atendermos a que muitas destas matérias escapam a muitos de nós e obrigam a alguma atenção e pesquisa para serem percebidas em plenitude. Entre o conhecimento e negociação com os bancos houve tempo suficiente, que não foi usado. Meios para dar a conhecer os contornos da RF não foram usados, como por exemplo o jornal do clube.

- Não há diferenças substanciais nas ferramentas de gestão a usar no actual plano de RF e as que foram usadas no passado. VMOC's e afins apenas empurram com a barriga e oneram o futuro dos Sportinguistas que cá estiverem nas próximas décadas. O Sporting não vai ser nosso outra vez, continuará a ser dos bancos. O que se espera, pelo menos eu espero e desejo, é que desta feita os resultados sejam diferentes dos conseguidos anteriormente. E como é que isso pode acontecer? Conhecimento, critério, uma gestão desportiva feliz, que tem estado ausente há muitos anos. Mas, tal como aconteceu no passado com Soares Franco - em que as VMOC´s foram amplamente debatidas - ninguém percebe muito bem a virtude da proposta. Intui-se um alivio no presente, desconhece-se o que significará no futuro.

- Muitos nos interrogamos sobre a possibilidade de uma alternativa, face à realidade em que o clube está imerso. Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas. No clube que idealizo, e tendo em conta o que a aprovação da actual RF representa para  o futuro, todos seriam chamados a contribuir antecipadamente, convocando o sócio anónimo, organizações como os Cinquentenários, Stromp, AAS, ex-presidentes, Sportinguistas ligados especificamente à actividade económico-financeira, que os há e reputados. Isto sem prejuízo da decisão final pertencer sempre ao CD. O resultado até podia ser nulo, mas a possibilidade de encontrar soluções mais favoráveis seria real.

- Está assim mais uma vez criado o cenário de ou a RF ou o caos. O PER não é neste momento uma opção porque nem negociado está. A insolvência é o caos e não creio que, por isso, seja desejada por ninguém. O que os sócios têm em cima dos ombros é a responsabilidade de escolherem esta RF ou deixar o clube muito limitado para tomar medidas inadiáveis e sem as quais compromete o seu presente ou futuro de curto prazo. E sem eles não há amanhãs. E por isso creio que a RF será aprovada, os Sportinguistas querem que o clube esteja cá amanhã.

- Relativamente ao orçamento para o próximo ano julgo não fazer qualquer sentido outra coisa que não seja a sua aprovação. É o programa de governo de uma direcção recém-eleita, não faria sentido não viabilizá-lo. Porém este deveria ter sido disponibilizado para análise, o que não aconteceu no documento divulgado na convocação da AG.No site do clube também não o encontrei em destaque. Este depende da aprovação da RF? Provavelmente sim, mas a esta hora presume-se que esteja finalizado e deveriam ser conhecidos os seus pressupostos. Não sei se foi assim no passado, se o foi não foi por minha vontade. Há tempo de apresentar o orçamento e entendê-lo no quadro de uma AG?

- Sobre as propostas de alteração de estatutos parecem-me questões formais que se prendem com um modelo centrado no presidente e que se procura é a sua adequação legal. É um estilo de que uns gostarão mais outros menos,mas o que realmente conta são os resultados.

29 comentários:

  1. Se esse é o teu entendimento, então diz o que se devia fazer, contribui para o esclarecimento que tanto desejas... Diz qual a alternativa que achas que devia ser feita, que opções podiamos ter. Esclarece-nos, já que estás em constante campanha.

    O povo Sportinguista como eu agradace..

    Senão é o mesmo blá, blá de sempre, do qual acusas mas fazes o mesmo...

    SL

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Os pontos que coloca seria o ideal que tivesse ocorrido ... no entanto face ao momento atual do clube, pressão interna (funcoinários atlestas sócios adeptos) e externa (bancos credores empresarios), muito dificilmente seria exequível escutar os diferentes quadrantes da nação leonina, negociar com os bancos e com os credores diferentes cenários e apresentá-los numa AG ... tudo isto num espaço de 3 meses com tantos dossieres pendentes e armadilhas deixadas pela direção de GL (é bom que não se esqueçam).

    Não posso contudo deixar de referir que para mim será sempre positivo alguém como o LdA e outros que mantenham o seu espírito critico apurado com vista a um Sporting diferente e melhor que os demais.

    SL,


    ResponderEliminar
  3. António Gomes,o essencial deste post passou-te ao lado.

    Sérgio,o sentido critico é obrigação de todos o clube é todos. Quanto ao tempo era curto mas era possível. Não vejo qual foi a razão pela qual a RF é apenas conhecida a 1 semana da AG. MAs até pode haver.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Não sei se a negociação com a Holdimo para a recuperação de %s de passe de 28 jogadores não terá alterado os timings.

    Recuperar % s de passe e só depois vender os jogadores e possivelmente com essa verba fecharmos as compras já agendadas!??? meras suposições.

    SL,

    ResponderEliminar
  5. O que é um RF? Antes de se usar uma sigla é necessário desconstruí-la pelo menos uma vez.

    ResponderEliminar
  6. Adriano C, isso foi feito logo no primeiro parágrafo

    ResponderEliminar
  7. O António e o Adriano andam distraídos... Ou então leem só o que lhes interessa...

    pq é q não se apresenta alternativas?

    está aqui plenamente justificado:

    "...Não houve tempo para esclarecer os sócios, para estes se esclarecerem, mais ainda se atendermos a que muitas destas matérias escapam a muitos de nós e obrigam a alguma atenção e pesquisa para serem percebidas em plenitude. Entre o conhecimento e negociação com os bancos houve tempo suficiente, que não foi usado. Meios para dar a conhecer os contornos da RF não foram usados, como por exemplo o jornal do clube... ...Muitos nos interrogamos sobre a possibilidade de uma alternativa, face à realidade em que o clube está imerso. Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas. No clube que idealizo, e tendo em conta o que a aprovação da actual RF representa para o futuro, todos seriam chamados a contribuir antecipadamente, convocando o sócio anónimo, organizações como os Cinquentenários, Stromp, AAS, ex-presidentes, Sportinguistas ligados especificamente à actividade económico-financeira, que os há e reputados."


    LdA:

    Concordo com o post... Até pq completa as ideias avulsas que fui deixando em comentários.

    Gde Abç

    ResponderEliminar
  8. Lambuçada das grandes ou cegueira do autor nem sei bem como classificar este post, o Flopes é que era bem já se vê(?).

    ResponderEliminar
  9. "Ora, não tendo havido tempo para esclarecer os Sportinguistas a possibilidade de surgirem alternativas ficou condenada ao fracasso, creio que essas alternativas não foram procuradas"

    Só pode ser piada, concerteza - a situação financeira do Sporting é sobejamente conhecida de todos - não é por se apresentar uma solução agora que se impede de já ter havido debate sobre caminhos alternativos.


    ResponderEliminar
  10. Carlos, não tem que classificar nada, concorda não concorda. Já o insulto qualifica-o a si como pessoa e Sportinguista.

    ResponderEliminar
  11. Ah, ok. Não tinha reparado.

    Relativamente à AG, embora compreenda a importância da aprovação do novo plano para o futuro do clube, começo a sentir saudades de ouvir falar de futebol. Já hoje foram associados alguns nomes como o Maurício (DC) e o Monteiro (PL) para a nova época, e desta vez parecem credíveis. Gostava de ver alguém que conheça estes jogadores a dar o seu aval.

    ResponderEliminar
  12. O Carlos de Carvalho é um lambuças do Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  13. Discordo, como quase sempre. Tenho uma visão claramente diferente sobre o Sporting, sobre os intervenientes do passado e do presente.

    O LdA defende, como outros defenderam na altura em que AG estava prestes a ser marcada, o "consenso", a "discussão", o "ajuntamento" das várias sensibilidades dentro do clube sobre algo que estava à vista de todos, sendo que alguns continuavam a atribuir ao destino e a acontecimentos paranormais, o estado do clube. O diagnóstico era claro:

    O Sporting estava moribundo, governado por incompetentes, fracos em carácter, pobres de espirito, que tomaram este clube como se um brinquedo fosse, mas que só alguns eleitos, da mesma familia, tinham acesso.

    Os actos de gestão criminosa estão cada vez mais à vista de todos.

    É óbvio que a reestuturação não é excelente, porque as condições financeira e patrimoniais do clube são péssimas. É óbvio que chuta parte do problema para a frente. Um clube que deve centenas de milhões, que tem custos que duplicam as receitas e que está todo armadilhado por dentro, resolvia o problema como?

    Como é evidente, adia-se parte do problema. Dando um balão de oxigénio, como outros no passado, para poder respirar mais um pouco. Espera-se é que, ao contrário do passado, a gestão do clube não nos leve a ficar pior do que se estava no ponto de partida.

    Este balão de oxigénio urgia. Garantem-se meios para as despesas prementes, libertam-se passes de jogadores criminosamente cedidos, reduzem-se encargos financeiros enquanto se cortam custos, que felizmente, não são musculo mas sim gordura, de uma SAD recheada de gente que não acrescenta valor e, mais uma vez, criminosamente paga.

    Pela vontade do LdA, andavam-se a criar comissões e a fazer congressos para andar a discutir... nada. É o vicio do consenso, da inacção, da desresponsabilização, da paz podre. Certamente com alguns actores desta trama, com responsabilidades nesta vergonha que tem sido a gestão do Sporting, presumo.

    ResponderEliminar
  14. O Jorge Alemão é um iluminado!

    Ele apresenta Planos Alternativos a Planos que... não conhece!!!

    É Obra! Alemão a presidente! Melhor: a primeiro Ministro com acumulação do cargo de Ministro das Finanças... JÁ!

    ResponderEliminar
  15. Meus caros, tentando evitar catálogos e insultos, se for possível,rótulos e insultos,s epossível

    - não duvido que BdC utilize a agenda e o calendário segundo as suas conveniências; é, dizem todos os manuais, a prerrogativa do detentor do poder...

    - compreendo que seria melhor ter mais tempo, etc; mas as condições ideais de temperatura e pressão raramente se verificam nestas questões... e ninguém duvida que a situação do Sporting requer urgência

    - acaso há alguma direcção, governo, conselho de administração etc que apresente um plano desta natureza...e uma alternativa?

    Penso que o melhor será concerntrarmo-nos na análise do proposto a fim de esclarecer o mais possível os sócios (suponho que, tal como eu, a maioria pouco percebe destes assuntos), com argumentos sérios, e sa´rmos deste clima de acusações recíprocas.

    Se alguém tem alternativas que as torne públicas também, eu agradeço. Mas ficar-se por criticar a eventual manipulação da agenda ou a falta de alternativas parece-me ...passar ao lado do essencial neste momento.

    ResponderEliminar
  16. Nuno Bispo, eu sei que é inútil, escreva o que escrever cá terei que ouvir a cassete do costume, mas ainda assim cá vai:

    1- Não te constitui meu porta-voz ou interprete.

    2- Só por dificuldade de compreensão do que foi escrito ou por desonestidade intelectual fazes a interpretação sugerida. Nem falei em consensos nem em comissões, qual foi a parte de

    "Isto sem prejuízo da decisão final pertencer sempre ao CD"

    que ficou por compreender?

    O ponto central deste post é muito claro, por mais que presumas ou distorças: é aos sócios que cabem as decisões, para que possamos decidir temos que ser informados de forma clara e atempada.

    Proponho igualmente que em matérias desta importância os sócios sejam chamados a contribuir com ideias e sugestões coisa que neste processo se revelou impossível face aos timings escolhidos.

    ResponderEliminar
  17. LdA, ainda não viste a entrevista do Bruno de Carvalho ao Dia Seguinte pois não ? (Está na internet, é só procurar).

    É que ele disse que quis primeiro fechar todos os pormenores da RF antes de marcar a Assembleia. E que na noite que fechou os pormenores que faltavam, foi então dado seguimento para se fazer a convocatória para a AG.

    Todos aqui sabemos que isto é uma coisa complexa, tanto que muitos de nós ainda não a compreendem bem, no entanto ficas a pensar que poderia ter sido apresentada mais cedo e porquê só agora ?
    Essa pergunta não faz sentido...

    Além disso, julgar que 3 meses seriam suficientes para fazer tudo aquilo que dizes e ainda ter a RF preparada antes da época começar... acho um pouco "esticado" no mínimo. Tu não achas ?

    Não esperes coisas "impossíveis", porque não as vais ter.

    ResponderEliminar
  18. Só não percebe o timing, especialmente depois da explicação dada, quem tiver de má fé.

    Mais do mesmo.

    É engraçado, (ou então não) que acusam os críticos das anteriores direcções de mudarem de posição ao mudar a direcção, o que é facilmente justificável, e depois fazem o mesmo, injustificadamente... Porque é que antes não levantavam estas e outras questões quando ocorriam atropelos gravíssimos aos estatutos e quando havia 0 transparência em todas as acções da direcção, onde até as aparentes boas medidas tinham segundas intenções prejudiciais ao Sporting?

    Isto já não pode ser só o orgulho ferido e a dificuldade de admitir que compactuarem e defenderam as personagens que tentaram enterrar o Sporting. Até admito que não gostem do BdC, mas uma diferença de atitude tão grande no que diz respeito ao anterior CD e a este, é para mim totalmente inexplicável.

    Ainda querem falar de união??

    ResponderEliminar
  19. Tendo por base a entrevista de Bruno de Carvalho hoje, a solução da anterior Direcção passava por um PER.

    Que me recorde, esses senhores estiveram 2 anos no Sporting (no caso de Nobre Guedes esteve muitos mais anos), e tudo o que conseguiram fazer foi elaborar um PER.

    Das mil e um promessas de investidores, ficámos a saber que o único investidor que lá colocou dinheiro foi a Holdimo por troca de percentagens de passes de inúmeros jogadores do plantel, comprometendo o futuro do clube de forma completamente irresponsável.
    Uma cedência de passes que não foi dada a conhecer aos jogadores.
    Uma entrada de dinheiro que não se sabe para que serviu.


    Foi este tipo de gestão que aqui foi apoiada até ao último dia e que parece continuar a deixar saudades a alguns.

    Com tanto tempo decorrido desde a proclamação da necessidade de se fazer uma reestruturação financeira por Godinho Lopes, esperava-se que tivesse deixado algo mais que um PER e uma gestão de excel sem pés nem cabeça...

    Espero para ver da parte do LdA quais as outras vias que Bruno de Carvalho devia ter explorado e que não explorou no seu entender.

    ResponderEliminar
  20. "Uma cedência de passes que não foi dada a conhecer aos sócios"

    ResponderEliminar
  21. É obvio que todas as duvidas sejam esclarecidas, agora não se pode reclamar tempo para poder apreciar etc. etc. Quem tem dúvidas, pode ler a opinião do Dr. Amaral professor da universidade católica. Penso que o que foi consegudo dadas as circunstãncias foi excelente. Para aqueles que dizem que não se vendeu ninguem , devo dizer que ainda bem, pois uma das coisas que esta restruturação permite a a aquisição da percentagem dos passes de alguns jogadores pelo que só se deve vender depois da restruturação feita. Pois só no caso do Rui Patricio pode significar um encaixe de 2000000 de euros. Por outro lado por muitas dúvidas que existam as cisas agora parecem muito mais transparentes. Eu gostaria de ter conhecido os meandros das negociações com o FCP e ter percebido como é que temos de pagar 5 milhões para poder vender o ML. Isto interessava a quem? ao Sporting não era de certeza.

    ResponderEliminar
  22. Caro Virgilio

    Já ganhei o dia - o facto de direccionar o seu veneno e azia para a minha pessoa é sempre positivo - mais vale isso do que para o Sporting como faz diariamente.

    Esta direcção chegou ao clube e tinha tudo armadilhado - vencimentos para pagar - jogadores à beira da rescisão por justa causa - contas hipotecadas, passe de jogadores dados como garantias sem que ninguem soubesse, clausulas criminosas em negocios com o porto - enfim um sem fim de actos de "gestão de topo",mas o que interessa se se está a resolver isso ?

    O que interessa é que nem carneirinho, copiar o que jornais como o jogo publicam, mesmo que seja mentira - porque no final do dia a sua postura é e será sempre a mesma - a de alguem aziado e triste a debitar veneno inconsequente contra o meu clube.


    ResponderEliminar
  23. Diz o Sporting até morrer

    Tendo por base a entrevista de Bruno de Carvalho hoje, a solução da anterior Direcção passava por um PER

    Ora este Bruno de Carvalho é o mesmo que disse que tinha 20 milhões e afinal tinha zero.

    Diz o Sporting até morrer

    Das mil e um promessas de investidores, ficámos a saber que o único investidor que lá colocou dinheiro foi a Holdimo

    A Holdimo é até agora o único investidor e vem da anterior direcção o Bruno de Carvalho não trouxe ninguém. Mentiu como põde durante a campanha,agora é capaz de dizer exactamente o inverso sem se rir nem gaguejar. E é este um presidente digno de crédito, quando já mentiu mais do que meses tem na cadeira?

    Emfim cada um acredita no que quer estes lambrunetes até se atiram ao rio se ele quiser.

    PS- LDA, não sei como aguentas esta maltinha sem nível nenhum.






    ResponderEliminar
  24. Vitor Ribeiro,

    "tinha zero" ?

    Como é que tu consegues dizer isso depois de apresentadas as propostas da AG (investidores) e depois de o homem dizer em directo na TV que já entraram 16,5 Milhões de € no Sporting e que por isso a sua "credibilidade" junto da banca não poderia ser posta em causa ?

    Epa, nós já percebemos que detestas o Bruno, mas ao menos tenta ser minimamente justo e sério nas criticas.

    Porque mesmo que os outros investidores (dos 18 milhões ) não existiam, tu ainda não o sabes.
    Primeiro, vais ter que esperar para ver.

    Sê minimamente sério, senão ninguém te vai levar a sério.

    ResponderEliminar
  25. Devem gostar de ouvir:

    http://videos.sapo.pt/L6I3cGaFSrpKWzpNMhKI

    ResponderEliminar
  26. Vitor qual é a sensação de ter apoiado e contribuído de forma directa para a quase extinção da nossa instituição? A sua consciência pesa no fim do dia ou consegue viver a sua vida tranquilamente?

    No fundo, o que queremos saber é: Como se sente um coveiro do Sporting Clube de Portugal?

    Um abraço e boa sorte para as próximas e duras batalhas afim de recuperar o brinquedo perdido.

    ResponderEliminar
  27. Vitor,

    Até lhe podia responder, mas não o faço porque o Duarte e o Gonçalo já o fizeram por mim.

    ResponderEliminar
  28. Gonçalo
    Não voto em eleições do Sporting desde a cooptação de Dias da Cunha, por isso estou à vontade para discutir contigo ou qualquer outro os apoios e contribuições directas ou indirectas para a quase extinção da nossa instituição.

    No fim dessa discussão veremos quem tem a consciência mais pesada.

    Mas mesmo que tivesse votado em JEB ou GL isso não faria de BdC menos mentiroso do que aquilo que é. São factos facilmente comprovaveis, estão documentados.

    Sporting até morrer não respondes porque não me podes contestar,o resto são parvoíces de quem não sabe o que diz, o teu raciocínio é um exemplo de como se pode ser cego e primário. Nem todos estamos ao mesmo nível.

    José Duarte és um básico não posso descer ao teu nível de argumentação: o Bruno disse é verdade.

    ResponderEliminar
  29. Vitor Ribeiro,

    É essa a tua argumentação ?

    A tua argumentação é dizeres que eu sou básico ?
    É esse o teu nível ?

    Vitor, para desceres ao meu nível, tínhamos que descer mas ao contrário, tinhas que subir.

    E vê lá se aprendes a ler... Eu não disse que tudo o que o Bruno diz é verdade. O que eu disse é que tu vais ter que esperar para ver, relativamente aos investidores.

    Além disso, já percebi que para ti, tudo o que o Godinho diga é lei, mas tudo o que o Bruno diz é falso. Já percebi.

    Por isso, para ti, é assim: o Godinho disse é verdade.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)