terça-feira, 4 de junho de 2013
25 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Ahah Mto bom o 1º parágrafo Lda! Desta gente corrupta há que manter distâncias.
ResponderEliminarConfesso é que estou preocupado com esta história dos cortes nas modalidades. O clube tem de viver com equipas competitivas nos vários desportos! Porque elas, mais do o futebol, têm-nos dado alguns títulos fundamentais para o nosso orgulho e para o nosso património desportivo!
Que se gaste menos em contratações no futebol e não se corte nas outras modalidades!
"Talvez por isso nos 30 anos de sucesso acumulado quase não se fizeram sentir na implantação do clube no País".
ResponderEliminarLeão de Alvalade, o FCP tem hoje em Portugal mais adeptos que o Sporting. Hoje que não é hoje, já leva uns anos. É um clube perfeitamente implantado / espalhado pelo território Nacional. Eles não têm obviamente respeito pelo Sporting tal como os nossos não têm respeito por eles, nem pelo Benfica, e o Benfica connosco, e o FCP com o Benfica e vice-versa.
O FCP acabou de vender 2 jogadores por 70 milhões de Euros e atiram-se foguetes ao ar por causa de umas declarações de "bananas", como se isso interessasse para alguma coisa.
O FCP está-se a cagar para o Sporting. A distância é neste momento tão grande que a realidade é infelizmente esta.
Manuel, não estou certo disso ou não o teria escrito. É verdade que não conheço qualquer estudo sobre a matéria mas a impressão que tenho é essa, para quem ganha há 30 anos o seu crescimento junto dos adeptos é reduzido.
ResponderEliminarNão me lembro dos números exactos mas no estudo tinham mais umas centenas de milhar. 100 ou 200 mil. Salvo erro 1,1 milhões para o SCP e 1,3 milhões para o FCP. O Benfica não chegava a 3 milhões.
ResponderEliminarA diferença hoje será maior porque este estudo já tem uns 4 ou 5 anos.
O FCP em nº de adeptos estava há 30 anos muitíssimo atrasado relativamente aos 2 de Lisboa, e quando o consumo de futebol se popularizou em Portugal lá pelos anos 50 ou 60, tanto Sporting como Benfica criaram raízes / bases de apoio muito expressivas. Desse período o FCP andou arredado e é isso que verdadeiramente o penaliza. Não é o discurso "regionalista" nem de guerras Norte-Sul, mas o ter estado arredado do período em que o futebol ganhou muita importância na sociedade Portuguesa. Naturalmente os (por exemplo) 30 anos que compreendem as décadas de 50, 60 e 70, não têm o mesmo "valor" do que 30 anos entre 1980 e 2010, porque quando chegámos aos anos 80 Sporting e Benfica já tinham a tal base de apoio enraizada que em nº esmagava a do FCP, quando o "clubismo" não se transmite apenas (embora seja o principal impulsionador) pelas vitórias, mas esferas familiares, pais para filhos e etc. É isso que ainda dá folga ao Sporting, folga reduzida hoje em dia.
O atraso era enorme e apesar de tudo o que ganha o FCP não tem hoje o nº de adeptos do SLB, mas já está ao nível de Sporting. Nas últimas décadas ganha constantemente adeptos tanto a Sporting como Benfica, mas como nós temos menos, mais depressa somos apanhados.
http://economico.sapo.pt/noticias/os-clubes-mais-populares-da-europa_3613.html
ResponderEliminar1,9 milhões para o FCP e 1,8 para o Sporting, na Europa, diferença menor porque fora de Portugal o Sporting tem (segundo esse estudo) mais adeptos que o FCP.
Já no território Nacional,o estudo deu 1,1 para o Sporting e 1,3 para o FCP:
http://expresso.sapo.pt/benfica-so-tem-22-milhoes-de-adeptos-em-portugal=f497658
O primeiro link engloba Portugal e resto da Europa. O segundo, do Expresso, descrimina tudo.
O estudo é o mesmo, da Alemã 'SPORT+MARKT'.
"É um clube perfeitamente implantado / espalhado pelo território Nacional."
ResponderEliminarMM,
desculpa contradizer-te...
Mas olha que há zonas do País em q não se nota... Enfim, vale pouco, mas há-de significar alguma coisa...
Eu(felizmente) vivo numa zona em que a implantação social do SCP é INCOMPARAVELMENTE superior à do FCP.
O que se nota, cada vez mais, é nas gerações mais novas um reforço (ou implantação) portista. Mas msm assim, não com a força que seria de esperar num clube com uma hegemonia tão forte no futebol... Pq? Eu tenho a minha teoria... que passa mt pelo conflito N/S que PdC sp defendeu. Erro estratégico brutal... q ainda hj tem repercussões, apesar do abrandamento dessa lógica nos últimos anos... E claro, a família e os amigos ainda pesam nas decisões e amor clubístico...
"O FCP está-se a cagar para o Sporting"
Não sei se o fcp se está a cagar ou não para o SCP, o q sei é um dos seus vice-presidentes não demonstrou isso! Antes o seu contrário...
SL
Sobre números absolutos de adeptos não me pronuncio... Até pq Portugal é um pais demograficamente mt desequilibrado... O Norte, zona de maior influencia portista, é mt mais populoso que o interior centro e o Alentejo, p.e.. Daí que afirme que regionalmente há mt lacunas de implantação por parte do FCP. E olha... a questão "N/S" conta (contou) mais do que julgas. Digo-te eu que geograficamente vivo tão afastado de Porto como de Lx, e noto a pc simpatia que esse discurso sp suscitou à minha volta...
ResponderEliminarSL
Não concordo nada com a afirmação que o Porto se está a cagar para o Sporting.
ResponderEliminarPelo contrário acho que Pinto da Costa tem sabido dar golpes certos no Sporting (desvios de jogadores, treinadores) e tem sabido fazer o canto da sereia aos dirigentes do nosso clube...que anjinhos como são têm sido, têm ido na conversa.
E isso logicamente que nos tem enfraquecido.
Manuel Humberto
ResponderEliminarÉ obvio que não tenho a certeza, mas nunca o porto tem mais adeptos que o Sporting e muito menos uma reprentatividade nacional. O ROC bem que podia fazer uma sondagem sobre isso.. ou talvez não.
O nosso clube é unico - e nas derrotas que se vê a nossa fibra - se o porto ficar uns anos sem ganhar nada - volta rapidamente ao estatuto de clube regional ou da cidade do Porto
www.amorsporting.com, Por mim em Alvalade ficavam de mão estendida ou então iam para a claque deles.
ResponderEliminarQuando a final for em Melgaço vais contar os adeptos de cada lado...
ResponderEliminarSobre insultos e "inducação", o russófilo começou bem, depois faz-se de vítima. Calimero uma vez, calimero sempre.
Quando a bola rolar perde-se o estado de graça, é só desgraça.
O tiki-taka se calhar foi por o Jardim ir para Alvalade, lol!
Continuem a pensar que são grandes... como os outros pensam ser campeões...
Olha lá, já descobriste o fair-play da final da taça de 1994 com o João Pinto a defender-se do arremesso de garrafas, papéis e tudo o que havia à mão na tribuna dos vip's?
Vivendo no sul do País (Beja), a minha percepção é que a maioria dos miúdos abaixo dos 20, é do benfica ou do porto, com raras excepções, quando os pais são Sportinguistas militantes.
ResponderEliminarOs tripas aí estão! A provar-nos o qt se estão a cagar pró SCP... Tanto, tanto, mas tanto... que seguem blogues do enorme SCP...
ResponderEliminarUm orgulho poder afirmar isto:
Nunca perdi um segundo que fosse a visitar, qt mais ler ou comentar um blogue do fuculpuerto... ZERO. Pq? Não é desprezo nem outro qlq sentimento negativo, é msm desinteresse.
Dito isto: obd a tds os tripas pela V/ visita e comentários! Vcs são a prova visível do qt incomodamos... Mesmo com tão pcs títulos no futebol!
Virgílio, a dispersão não é homogénea para todas as regiões e o atraso do FCP era tão grande que dificilmente ao fim de (mesmo) 30 (longos) anos chegaria a 2013 com muitos mais adeptos que o Sporting. Importa ao nível de simpatia clubística perceber a posição delicada em que o Sporting se encontra, posição que hoje já é de inferioridade relativamente ao FCP. Eles a este nível encerram muito mais perigo do que por exemplo o SLB. Mas a este ritmo, daqui a 10 ou 15 ou 20 anos, se nada mudar, até aos nºs do SLB chegarão. Isso é certinho porque os clubes que têm mais adeptos são sempre aqueles que vencem mais vezes. É uma relação directa, salvos contextos específicos, que não é o caso do Português.
ResponderEliminarNo mais, é claro que se está nas tintas. No que realmente importa, está. Acabou de sagrar-se campeão (outra vez), vendeu 2 jogadores por 70 milhões de Euros (outra vez). "Bananas" e bocas nos jornais são vitórias para nós?, ou derrotas para eles? Isso não lhes tira o sono.
Melhor seria que no lugar ou ao mesmo tempo que fala de bananas, o presidente do Sporting tivesse levado o caso à UEFA, ainda que não pudesse provar a burla. Tal como na sequência da vitória na final da taça de andebol melhor seria garantir que para o ano o Sporting tem condições para vencer novamente o FCP, no lugar de mandar para o ar "habituem-se porque o tempo em que mandavam já acabou".
O Sporting vai reduzir o orçamento para o andebol e demais modalidades e por necessidade terá de (muitíssimo bem) reduzir drasticamente o orçamento do futebol, e é agora que de repente começaremos a mandar? Mandar = vencer títulos.
Vitórias e foguetes por causa dumas bocas sobre "bananas"? E nem estou a dizer que fez mal em falar de bananas, laranjas, fruta, vegetais, legumes ou douradinhos. Digo é que isso não interessa para nada. Para rigorosamente nada.
FCS, antigamente (há 20 ou mais anos) numa turma de escola ou se era do Benfica ou do Sporting. Hoje existem de grosso modo 3 opções, e das 3, nós somos a menos escolhida. É tão simples assim.
Vamos ver se essa fanfarronice toda portista não vem por água abaixo quando o Mafioso Mor deixar de ser presidente e (mais) podres se vierem a saber sobre muitos dos alicerces das vitórias dos últimos anos.
ResponderEliminarAdmito que se tenha uma definição diferente de clube grande. Agora há uma coisa que sei...assim como não consulto blogs do Arouca (com todo o respeito que o clube me mereça) estou a cagar para blogs portistas.
O Sporting já está a preparar o novo equipamento para ir jogar no próximo ano às Antas.
ResponderEliminarhttp://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Andebol/notand_anddiaequipa_040613_112221.asp
Obviamente que o Sporting tem diminuído de adeptos nas camadas mais jovens da população. Nada que a qualquer momento não possa ser invertido. A associação criminosa que usa o desporto para lavar dinheiro não precisa de se preocupar connosco, a nossa capacidade autodestrutiva é incomparavelmente superior à deles de nos atacar.
Urge aprender a defender o Sporting, sempre. Mas, infelizmente, ainda não vai ser para breve. A auditoria de gestão deve ser um dossier tratado com pinças.
Caso seja revelado qualquer facto que constitua crime é agir até às últimas consequências. Opções de gestão... cuidado, não vá o espelho um dia refletir também a imagem que quem acusa.
Gostava de ver este assunto enterrado o mais rápido possível.
Cada dia que passa sem toda a nossa concentração de esforços estar dirigida para vencer é um dia perdido.
Jorge Alemão, o ROC ficava muito bem a pescar à beira Tejo...
ResponderEliminarZé Luis, não haver ali à mão umas 20 bigornas foi uma pena. Foram dois dos mais nojentos jogos que já me foi dado o desprazer de ver.
Não vou entrar em discussões sobre quem tem mais adeptos do que quem. A minha experiência auditiva diz-me o seguinte pela ordem decrescente: no distrito de Lisboa (e aqui frequento com assiduidade Queluz, Amadora e Lisboa): slb, Sporting, fcp, sendo que quando são os azuis a ganhar, nem dou por ela, e de nada saberia não fosse eu seguir o fenómeno futebolístico. Em Setúbal... não ouvi nada ainda, pelo que a minha dúvida sobre quem tem o maior número de adeptos reside apenas entre slb e Sporting. Quanto ao fcp... continuo sem ouvir nada, apesar de ter sido campeão.
ResponderEliminarMM,
ResponderEliminarNão falei neste post nem da estratégia nem do que BdC vai falando... E sobre o teu último comentário, até tendo a concordar ctg qd te referes ao nosso presidente. Nada do que ele vai dizendo causa gde impacto em termos práticos... Td aquela conversa de confrontação contra qs td e tds, até ver, não trouxe benefícios ao SCP. Como tb não prejudicou o FCP, qd proferiu as declarações alusivas a ‘fruta’ . Mas q, msm sem resultados práticos, essas declarações incomodaram a malta lá do norte, acho que é notório... Talvez por falta de habito… A importância disso é relativa, sim, mas acredito que pelos menos ajuda na preservação da auto-estima de mts adeptos leoninos… Enfim, já não é “chita”…
O importante sobre o que escrevi e agora reafirmo é que em termos de popularidade actual, sem me por a fazer projecções futuras que, como tu admites, até podem mudar, o FCP é residual em mts pontos do País. Isto é um facto HOJE, e aí temos a Ana tb a manifestar-se com casos concretos.
O fcp foi campeão e eu ouvi uma meia dúzia de buzinadelas durante uns míseros segundos e uma caravana com uma meia dúzia de automóveis. Isto passou-se à pcs semanas. SCP e SLB ganham qlq coisinha e inundam-se avenidas, rotundas e praças de gente qs por todo o lado! E não apenas na Avenida dos Aliados. E contra esta percepção da realidade não há estatística que me convença... Em CB o FCP não tem expressão... Era inexistente há duas décadas e agora é residual, inexpressivo, mesmo dps de décadas a ganhar sucessivamente. É isto que eu observo (qs) tds os anos em maio. E, através de relatos doutros amigos / conhecidos, é um cenário q se repete noutras cidades e vilas portuguesas. De inexistente a inexpressivo / pc expressivo deu-se um crescimento? Sim, concedo, mas olha, ainda assim não sinto essa ameaça de popularidade da forma como tu a descreves...
Das duas, uma: ou os portistas já nem festejam os títulos e nem sequer saem à rua a manifestar alegria pelas suas conquistas (custa a acreditar e no meu caso particular diria q foram sp sempre mt reservados…) ou não são assim tantos como se pretende fazer crer. Pelo menos em vastas zonas do País.
Quanto ás novas gerações, concordo totalmente com o LMGM qd afirma que mesmo a ‘portização’ dessas gerações pode ser invertido. Não vou teimar, pq não lido com a frequência que me permita confirmar ou negar o q o FCS indicou passar-se em Beja. Custa-me é acreditar que a malta jovem, abaixo dos 20 anos, não tenha a genica de sair para a rua manifestar-se… Só se a juventude de hj for bem mais pacata e recatada que a de outrora… Por outro lado, e no restrito ambiente que me rodeia, noto que a tendência dos filhos de amigos e familiares sportinguistas é manterem-se tb eles fieis à tradição familiar, isto é: ao Sporting, com algumas excepções, mais por desinteresse no fenómeno desportivo / futebolístico, do que outras preferências clubísticas…
De qlq forma convém afirmar que esta é a minha percepção, a qual pode ser contrariada com outras experiências, obviamente…
Felizmente por tradição familiar sou Academista, o Sporting foi em rigor escolhido a dedo por mim contra a influência portista da família materna.
ResponderEliminarNunca gosto muito destas discussões de nº de adeptos porque acho que o futebol, principalmente, se toma por maior do que é na realidade.
Conheço adeptos dos mais variados clubes que não ligam patavina a desporto e só para não os chatearem são de um clube (normalmente o que está a ganhar) ou para fazer alguma picardia com outrem.
Um exemplo simples é a minha mulher que se diz (dizia vá) benfiquista e é incapaz de nomear um jogador do clube. Por comparação se lhe perguntarem a linha do Sporting é capaz de recitar um a um todos os jogadores. Mas o mais importante, jamais gastaria um euro ou um minuto seja lá com que clube for.
As audiências de cada um são também falaciosas, se alguém é amante de futebol tanto vê o seu clube como os seus rivais e eu não me transformo em benfiquista ou vimaranense quando estou a ver a final da taça de Portugal.
O universo de mercado nacional, total, deve andar pelos 2,5 milhões ou seja pouco mais de metade da população activa. Os milhões com que todos enchemos a boca são folclore.
Pois aqui por Abrantes,tradicionalmente dominam o carnide e o nosso Sporting,mas já se vai sentindo a simpatia pelos corruptos do norte,ainda que de um modo ligeiro.Nos arredores depende das zonas:Alferrarede e Tramagal nítidamente verdes.Nas outras há talvez alguma vantagem pelo clube do "orelhas.
ResponderEliminarVejo com alguma apreensão o desinvestimento nas modalidades,o que poderá levar a quebras grandes em algumas delas,com a consequente perca de potenciais simpatizantes nossos.E logo eu que me tornei sportinguista devido ao ciclismo!
Virgílio,
ResponderEliminarAdmito que sim, mas pela minha auto-estima não faz nada. Gostaria isso sim que o Ilori, Dier, Carrillo, Rinaudo, Martins, Bruma ou Patrício ficassem no Sporting. Pelo menos estes 7, em quase 25, quando exceptuando Patrício e porventura Rinaudo nem serão dos mais bem pagos. Acho que não seria pedir muito e isso sim faria bastante pela minha auto-estima.
No mais, o FCP é residual nalguns pontos do país tal como nós somos residuais nalguns pontos do país. Mas isso já se sabe que o clube com expressão mais larga em Portugal é o Benfica. O meu ponto é exactamente esse: andamos "equilibrados", ameaça real à grandeza do Sporting na medida em que eles continuam a crescer e a ganhar geração atrás de geração ao passo que nós ficamos parados. Seja como for também não estou interessado em contar se somos 1,1 milhões ou 1,7 milhões.
Se quiserem crer que os últimos 30 anos pouco fizeram pela implantação do FCP no país e que por serem um clube de gente mal educada e desrespeitadora dos adversários a sua base de apoio não se aproxima da nossa, força.
No limite a falta de ética, desonestidade ou natureza torta dos dirigentes do FCP fazem com que os adeptos que já são seus adversários (adeptos de Sporting e Benfica e todos os outros) não o respeitem. Isto sim faz sentido.
Agora que isso impeça um miúdo de 5 anos de idade de gostar do FCP quando em futebol quase só dá FCP há 30 anos, não estou bem a ver como. O grosso dos adeptos somam-se desta forma, mais ainda em Portugal onde as pessoas querem sempre pertencer a um clube vencedor, não mostrando grande vocação ou apetência para apoiar o 'local'.
Um abraço.
MM,
ResponderEliminarDe acordo no essencial.
Abç.
O BdC que aproveite bem o estado de graça.
ResponderEliminarSó falta rasgar os contratos com a Olivedesportos.
Experiência de vida: Sesimbra (80% slb, 20% SCP, portistas contam-se a dedo). Sempre foi assim e pouco mudou. Sines (quase igual, mesmo quando o Porto foi campeão europeu quase não se dava por isso, e os portistas que por lá há são malta do Norte que foi trabalhar para lá). Funchal (aí sim, há bastantes portistas, foi até hoje o único sítio onde morei e vi gente a festejar os títulos do Porto a sério. Diria, naquilo que é possível contabilizar, que os que são adeptos de clubes do continente são para aí 50% slb, 25% fcp e 25% SCP. Curiosamente há uma ligação muito estreita entre adeptos do Marítimo e slb, e do Nacional e SCP, enquanto os do fcp são de ambos os clubes funchalenses. Já no Oeste, zona de Torres Vedras, há um grande equilíbrio entre Sporting e slb, com terras quase exclusivas de ambos os clubes. Os portistas quase não existem, até entre os miúdos. Na escola de futebol aqui da zona todos os miúdos vão para lá com t-shirts de Sporting e slb, nunca vi sequer uma do fcp!
ResponderEliminar