AG marcada, fica a pergunta que se impõe a Jaime Soares, PMAG
Ponto 2: Aprovação da reestruturação societária e financeira do Grupo Sporting.
Ponto 3: Discutir e votar o orçamento de receitas e despesas do Sporting Clube de Portugal, para o exercício de 1 de Julho de 2013 a 30 de Junho de 2014, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal, nos termos do artigo 49º alínea a) e 42º n.º 1 alínea i) dos Estatutos.
Ponto 4: Alterar o artigo 22º número 4, o artigo 56º número 4 e aditar o número 9 do artigo 20º dos Estatutos do Clube.
Ora se o Dr. Jaime Soares entende que a próxima A. G. "decide o futuro do clube e por isso é uma das mais importantes na história do Sporting" não teria sido mais avisado divulgar as propostas do Conselho Directivo com maior antecedência ou que o período que mediasse a sua divulgação e realização da reunião?
Nota: se provavelmente se interroga quem é a Holdimo veja aqui.
As propostas do CD relativamente aos pontos 2, 3, e 4 podem ser lidas aqui:
Em primeiro lugar destaco algo que suscitou muitas dúvidas(e criticas...)nos últimos tempos.Parece que o investidor realmente existe(os tais 18 milhões que são referidos no documento).
ResponderEliminarPessoalmente sempre preferi dar o beneficio da dúvida as pessoas ate me provarem o contrário,infelizmente dito isto houve muita gente que fez o contrário(algumas simplesmente num acto de pura má fé).
Ainda assim,não estou completamente de acordo com algumas medidas em especial a forma das garantias que serão dadas aos bancos.
Contudo imagino que o primeiro ponto de discussão pode mesmo vir a retirar muitas dúvidas e incertezas em relação as medidas do segundo ponto.
Ainda assim não estou totalmente convencido,mas é para isso que a AG vai servir(ou pelo menos tentar...).
Mas a ver pelas propostas do ponto de discussão dois,o clube esta praticamente dentro de um caixão nesta altura.
Ps : Realmente essa empresa Holdimo é estranha...uma dívida antiga do clube?Terá a haver com os fundos dos actuais jogadores do plantel?Um mistério para ser desvendado na ag...
Até uma convocatória de AG completamente regular e acompanhada de mais informação que 10 AGs do tempo dos outros senhores serve para criticar. Mesmo que fosse com 3 meses de antecedência, havia de ser com 6...
ResponderEliminarNota: se provavelmente se interroga quem é a Holdimo pergunte ao Gnomo Lopes como é que SAD ficou a dever 20 milhões a essa trupe.
Faltam 9 nove dias, queria um mês?
ResponderEliminarSe tivesse sido com um mês de antecedência, por onde pegaria para deitar abaixo?
Vai voltar a fazer-se de sonso, e a dizer que não critica tudo?
Indique-me o post (escrito por si) que elogia uma medida sem reservas.
Pode publicar o comentário ou não, desde que o leia fico satisfeito.
Leão da Madeira,
ResponderEliminarPublico o seu comentário para quem quiser ver a qualidade de pessoa que é. Não só insulta - o que me é indiferente mas o qualifica a si - como é capaz de, sem qualquer razão que o justifique, subverter o sentido do que escrevo.
Como sócio tenho o direito de questionar este timimg, o próprio PMAG reconhece a importância do que vai ser aprovado.
Se quer fazer a triste figura das lampreias no aquário dos restaurantes - estão lá coladas aos vidros, vêm aquele mundo à sua volta mas não só não o entendem como acabam cozinhadas nos pratos dos clientes - é um direito que lhe assiste a vida é sua. Mas o clube não é.
Elpideo não questionei a regularidade mas o timing. A resposta ao cliente anterior que lhe sirva também. Pode ser útil a muita gente transformar esta AG numa luta de uns contra outros, à semelhança do que já foram as eleições anteriores. Mas o que conta ao fim do dia é a qualidade das decisões tomadas. Cuidados que não houve no passado - e que aqui foram amplamente referidos e comentados - e que não parece querer haver agora. No fundo pretende-se exactamente o mesmo com o seu discurso:
Ou é isto ou o caos!
Se assim for não mudamos nada, mudaram as pessoas apenas.
Não me parece que maior tempo fosse necessário, basicamente, esta é a mesma reestruturação que estava prevista para Janeiro deste ano, vem com 6 meses de atraso por via das eleições.
ResponderEliminarNão me parece existirem alternativas substanciais ao que foi acordado antes e feito agora.
Deixo algumas notas:
É muito bom sinal que este acordo exista entre a direcção do Sporting e a banca, quer dizer que ao contrário das barricadas de adeptos há bom senso em quem decide de parte a parte.
Infelizmente os investidores com dinheiro fresco continuam a ser uma miragem, é urgente continuar a sua procura e, posteriormente, efectivar a sua entrada célere na SAD (esta AGS vai permitir isso mesmo).
Urgente também a reorganização definitiva do grupo Sporting. O projecto Roquette falhou por megalomania, é importante descer à terra e começar já (com alicerces como Dier) a trabalhar para crescer.
Daquilo que consigo analisar o Sporting continua a ser o clube com maior potencial de crescimento, saibamos nós ter a paciência e a estabilidade necessária para fazer obra por oposição ao que tem sido feito na volúpia de comprar obra feita.
P.S.- Como esta reestruturação é um decalque da anterior, suponho que já esteja a ser preparada outra nos gabinetes dos novos órgãos sociais.
P.S. II- Como diz o nosso treinador, isto não interessa para nada, o que interessa é trabalhar bem.
Não subestime a mudança das pessoas.
ResponderEliminarAs que agora querem cortar o pé já não são as mesmas que provocaram a gangrena.
O Sporting é nosso gritarão os CEO´s do BCP e do BES, como nunca foram antes.
ResponderEliminarRicciardi Forever!
A passagem da SPM era uma merda agora é excelente.
Mas agora não é corja é grande Bruno a entregar o clube de bandeja por isso agora é bom.
Quando o grande Bruno chegou já o pequeno Godinho, o médio JEB e o enorme Franco tinham feito a entrega.
ResponderEliminarAlgumas mentes parece que não conseguiram ler a parte que fala da entrada de 18 Milhões de € frescos.
ResponderEliminarPara alguns não dá jeito ler essa parte.
E depois continuam a insistir que os investidores não existem.
Na verdade, o dinheiro ainda não entrou, mas pelo menos esperem para ver se entra ou não, e depois logo dizem se existem ou não.
LdA a principal questão aqui é donde vem os 20M€ de crédito da Holdimo !??? não o querer dar um maior ênfase na antecedência da comnunicação da marcação e apresentação dos pontos de ordem da AG ... na minha opinião.
ResponderEliminarEspero que duma vês por todas se percebe o que andou a ser feito às escondidas dos sócios.
SL,
ResponderEliminar"Parece que o investidor realmente existe." Os meus parabéns ao caro Bandeira por ter conseguido vislumbrar o que mais ninguém percebe, não basta pôr um número que nem coincide com o anunciado durante a campanha. Às tantas também conseguiu perceber o dinheiro para suprir as faltas da tesouraria até ao fim da época… e por aí em diante e anda muita gente equivocada com a fraude directiva que lidera neste momento o Sporting. Relativo à informação facultada hoje e independentemente de como correu a última época até à chegada de Jesualdo Ferreira, sinal de investidores só se confirma do lado da direcção anterior e como foi dito várias vezes sempre com a intenção da conversão em accionistas. Também financeiramente o timing escolhido para interromper o mandato não podia ser mais prejudicial ao Sporting mesmo que muitos só agora comecem a perceber isso. Ainda inerente à reestruturação a única expectativa inteligente por parte de qualquer adepto é esperar que ainda apareça alguém outra vez com capacidades reais para liderar o SCP e a Sporting SAD, onde um boneco e ainda por cima mentiroso não nos serve para nada. Só não percebeu a entrega e a perda da maioria como consequência mais imediata deste último golpe palaciano quem não quis. Com o passar do tempo a gestão do futebol profissional foi-se tornando cada vez mais incompatível com muitas opiniões ao mesmo tempo e não será por aqui que virá algum mal ao Sporting, muito pelo contrário. Também julgo que um cenário de insolvência seria pior para todos. Até lá ouvi nos últimos tempos dois ex-responsáveis com muita atenção, José Filipe Nobre Guedes e o ex-presidente Jorge Gonçalves a propósito do famoso sistema.
Paulo Guerra, você de facto é diferente...
ResponderEliminarDemasiado diferente para parecer genuíno e sério.
" Só não percebeu a entrega e a perda da maioria como consequência mais imediata deste último golpe palaciano quem não quis."
Esta então é brilhante... O Sporting vai continuar a ter a maior da SAD, mas você diz o contrário. Será que precisa de uma calculadora melhor ?
" Até lá ouvi nos últimos tempos dois ex-responsáveis com muita atenção, José Filipe Nobre Guedes e o ex-presidente Jorge Gonçalves a propósito do famoso sistema."
Se você dá atenção a esses dois, então estamos conversados...
Isto terá sido feito às escondidas de todos e é assim que se hipoteca o futuro de um clube :
ResponderEliminar"O plano de reestruturação financeira do Sporting, que será submetido a votação dos sócios, em assembleia geral, no dia 30 do corrente, prevê a entrada da Holdimo no capital social da SAD. A empresa, detida por um grupo de investidores angolanos (entre eles Álvaro Sobrinho), começou a colaborar com o clube em 2011, no mandato de Godinho Lopes, sendo proprietária de parte dos passes de mais de uma dezena de jogadores (entre 10% e 50%), dos juniores, da B e da equipa principal, num valor estimado de 20 milhões de euros."
Paulo Guerra se é ceguinho é um problema seu agora não venha com lições de moral com laivos de superior ... cagões assim tenho assistido muitos a irem com as moscas.
Caro Duarte,
ResponderEliminarOiço preferencialmente quem esteve lá, bem ou mal e sabe da poda. Se calhar preferia que eu ouvisse e por esta ordem o Barroso e o Sampaio, fartos de serem avisados para a imprudência que foi interromper o mandato e em Janeiro/ Fevereiro, a verdade é que o plano já era antigo e com as derrotas não aguentaram mais, o Bruno Centenário que é o vosso bambino de ouro e que sem uma única solução das muitas que prometeu foi a correr entregar a SAD, que até agora fez tudo ao contrário do que andou a prometer mas isso agora não faz diferença nenhuma, nem para vocês que só estavam interessados em mudar de quadrilha, nem para ele que faz o que for preciso por mais 15’ à frente do Sporting e plenamente consciente do quanto é prejudicial ao Sporting em cada um desses minutos ou os actuais PMAG e PCF e ainda mais gente envolvida no que foi mais uma fraude eleitoral no SCP, precisamente depois de Jorge Gonçalves. E por esta ordem porque nesta altura já são todos responsáveis, porque nunca mais podem alegar desconhecimento de causa, as promessas por cumprir já são mais que muitas e no que afirmei no último comentário, da saída do controle da SAD da esfera do clube e dos sócios, mais tarde ou mais cedo e quem vai determinar esse timing uma vez mais está longe de ser quem os sócios que ajudaram a eleger o actual CD pensam que preside ao destino do SCP. Associados que também não podem ser desresponsabilizados, os sinais de banha da cobra sempre foram mais que muitos desde as eleições em 2011, quando julgo que a maioria ainda nem conhecia Bruno de Carvalho. Infelizmente outros dirigentes leoninos já não podiam dizer o mesmo, nomeadamente desde o Centenário e cumpriram inclusive com a sua obrigação, avisando todos. Agora continuem a escrever que há muitos investidores doidos para apostar no Bruno e que a SAD é nossa outra vez, também aqui é precisamente pelo contrário que vai passar à história e para que não restem dúvidas se está ou não a ser utilizado, nunca ninguém o chamou.
"Fusao da SPM, na SAD é um novo atentado ao clube" Bruno de Carvalho.
ResponderEliminarAgora é o que se vê...admito que não votei nele mas desejava que fosse humilde para explicar aos sócios a sua mudança de convicções já que "nos devolveu o clube". Sei que é fácil criticar por criticar mas acho que não é difícil de adivinhar a reacção do actual Presidente se não tivesse assento no CD e quem o tivesse se contradissesse desta maneira. Enfim...não precisamos de políticos no nosso clube. Precisamos de transmissão de valores e de educação e o amor cega a razão. Não duvido que ame o nosso clube mas custa-me a aceitar que queira ser intocável quando nunca contribuiu para a paz no Sporting enquanto Godinho lá esteve.
Frederico,
ResponderEliminarA frase "Fusao da SPM, na SAD é um novo atentado ao clube" Bruno de Carvalho foi feita num determinado contexto (menos 100M€ de passivo) à pouco mais de 2 anos, entretanto face à inevitabilidade da mesma a solução agora apresentada prevê algumas nuances que esperamos nós que nos possam dar mais algumas garantias
A questão das VMOC foi empurrada para os próximos 12 anos ... o que diga-se será sempre um cenário mais desafogado, caso contrário perderíamos a maioria da SAD com a conversão das mesmas por parte dos Bancos.
Uma coisa que nao consigo perceber e sobre a qual pouco se sabe é relativamente ao crédito de 20M€ dos Angolanos .... recompramos %s de juniores de jogadores da equipa B da equipa.
será importante saber:
- Que jogadores
- Qual o preço pago pelos angolanos a CD de GL
- O preço agora definido (apesar de neste ponto ao valorizarmos as nossas ações em 1€ do ponto de vista teórico será um bom negócio), não se comparando com o negócio feito com as ações do Pedro Baltazar
SL,