Deixarei para depois as muitas dúvidas que ficaram a pairar no ar após a ausência de alguns jogadores na apresentação do plantel. Nem todas as situações serão idênticas, nem todas significarão os mesmos desfechos pelo que o melhor será aguardar pela respectiva definição para me pronunciar.
No cumprimento de obrigações pessoais não me foi possível ver o jogo na totalidade e o que vi não foi uma observação cuidada, o que deverei fazer hoje, uma vez que o gravei para esse efeito. Assim deixarei a impressão genérica do que vi.
Nas referidas circunstâncias e tratando-se de um jogo de preparação - o terceiro, se não estou em erro - não se podem tirar conclusões definitivas nem em termos individuais nem em termos colectivos. Mas as primeiras impressões deixadas são positivas e em alguns momentos superou as minhas expectativas. Desde logo o número de jogadores da casa a puxar dos galões e a fazer uma demonstração de qualidade e vontade.
Uma equipa subida no terreno, pressionando de forma agressiva, muitas vezes solidária, tentando recuperar a bola o mais cedo possível. Com um quarteto defensivo novo não se poderia pedir muito mais entrosamento, notando-se a necessidade de corrigir alguns posicionamentos, em particular nas laterais. Primeiras impressões positivas para Maurício. Muito bem William Carvalho, que deve ter deixado Rinaudo a pensar. A mim deixou-me a pensar o que tinha na cabeça quem tomou a decisão de ir buscar Gélson Fernandes com um jogador destes nos quadros. Boa nota também para Adrien, e que nada tem a ver com o golão que marcou. Falta ainda muito no ataque, desde a ligação colectiva quer em qualidade à disposição de Jardim. Vamos ver o que vale Montero. Para o que Cissé mostrou pergunto-me se quem o foi buscar alguma vez viu jogar o Betinho. Ou até o Rúbio.
A impressão positiva deixada pelo que vi, a boa prestação dos jogadores da casa são boas promessas deixadas neste inicio de época. A esperança é um capital indispensável para os adeptos e neste momento da época ela é perfeitamente possível. Esperança em ter uma equipa competitiva e que lute por um lugar no pódio, objectivo difícil mas que me parece ser importante assumir.
Sou portista e ontem vi o vosso clube jogar pela primeira vez na era Leonardo Jardim.
ResponderEliminarDo que vi do jogo, quem me encheu as medidas foi o William Carvalho.Parecia o Patrick Vieira ou o Makelele, estava em todas.
A pergunte é:será que ele regularmente joga aquilo tudo ou foi apenas uma boa exibição num jogo de apresentação?
Me encheu os olhos aquele rapaz, assim como MIguel Veloso no início da carreira.
E do que vi, Alcochete continua a revelar talentos, pois os emprestados que voltaram à casa mostraram muita garra e deram conta do recado.
E já se vê fio-de-jogo.
E como rival, gostei de 2 coisas:
ontem dos comentadores da TVI, que diziam coisas como se estivessem 11 CR7s ou 11 Messis em campo,
e hoje das capas dos desportivos, bem fanfarronas e campeãs de pré-época...à benfica, mas sem um IC sérvio daqueles transformado em eusébio:-)
Boas LdA, concordo quase na integra com o teu excelente post. menos na parte do Cisse. mais uma vez, e isto já vem de à anos a esta parte, não conseguimos fazer chegar jogo ao nosso ponta de lança. ainda falta trabalhar bem o último terço do terreno. os primeiros 2/3 estão já com boas rotinas. nomeadamente a defesa subida, as coberturas do meio campo às subidas dos laterais e o fora de jogo. mas o PL continua sem jogo. parece-me injusto para com o Cisse.
ResponderEliminarSL
Tiago,
ResponderEliminarConcordo em parte. Mas não deixa de ser verdade que Cissé (do que vi) poucas vezes se ofereceu ao jogo. Um avançado é muito mais do que fazer apenas golos, embora seja isso que os notabilize.
Oferecer linhas de passe não só movimentando-se apenas em relação à baliza, mas por vezes descendo no terreno, para receber e segurar a bola enquanto a equipa sobe, de encontrar rapidamente um jogador melhor posicionado, etc, etc. Tudo coisas que Cisse não parece vocacionado para fazer mas são muito importantes na construção do jogo ofensivo.
Cisse tem muito muito a aprender e evoluir, mas parece-me ter características diferentes de Rubio e Betinho
ResponderEliminarTivemos 45% de posse de bola - em 90% dos jogos iremos ter muito mais bola, muito mais oportunidades para o avançado se mostrar.
Não foi um brilhante jogo, mas foi interessante.
ResponderEliminarJulgo que o nosso melhor reforço chama-se Leonardo Jardim.
O Sporting precisa de Bruma e Bruma precisa do Sporting. Esta é a equipa ideal para que possa singrar no futebol. Veja-se o jogador pizzi que poderia dar um jeito enorme e afinal vai para o espanhol.
Já agora o "caso Roberto" é perfeitamente normal?
Os silvios e farinhas não fazem falta nenhuma. Parece que nem ao clube que os adquiriu.
William Carvalho já tinha deixado boas indicações no Canadá confirmou-as ontem. Ele e Adrien (grande jogo) foram os melhores em campo.
Dier é central. Não é preciso inventar muito.
Labyad (embora me pareça não gostar de jogar a extremo) & Carrillo têm tanto potencial mas tarda em mostrarem o seu valor.
Rui Patrício é só um dos melhores GR da Europa. Apesar de uma ou outra falha de Boeck ficaremos bem servidos caso se confirme a saída do Rui.
Mesmo com a boa exibição de Maurício espero que Ilori continue no clube. Não sei o que se passou para não ser apresentado.
LdA, em relação ao Cissé tenho cá uma "fezada" nele não sei porquê. 20 aninhos e bons apontamentos na Acadêmica é jogador para o futuro.
Capel sempre muito empenhado mas nem sempre decide bem tem lugar no plantel como é óbvio.
Julgo que temos equipa suficiente para fazer um bom campeonato. 3º lugar será o mínimo exigível.
Abraço a todos
LdA,
ResponderEliminartodos esses aspectos que referiste ficam mais dificultados pelo afastamento que toda a equipa tem dele.. ontem lembro-me de o ver receber passes verticais e a mais de 20! metros! acho que é um jogador a rever! 4F há mais. :)
SL
Gostei do que vi ontem em campo. Realmente um treinador a sério a fazer a pré-época é outra coisa. Não tenho craques mas gostei de ver a equipa bem arrumada em campo.
ResponderEliminarOs melhores para mim: Rui Patrício, Dier (enorme!) e claro Wilson Carvalho. Não conhecia este ultimo e gostei mesmo muito! A continuar assim tira claramente o lugar a Rinaudo e ainda bem. Simplicidade de processos, 1, 2 toques na bola, maior velocidade no jogo...e cabeça levantada.
A frase sobre o porquê de se ter ido buscar Gelson na época passada resume bem aquilo que penso do trabalho do Carlos Freitas neste ultimo regresso ao Sporting.
Bons pormenores de Adrien, André Martins e Jefferson a confirmar que é melhor opção que Joãozinho.
Cissé para mim foi um bocado desilusão...talvez ainda muito verdinho para o Sporting. Meio perdido e algo apático. Wilson Eduardo, para mim, é mais jogador actualmente.
Espero mais de Carrillo e Labyad! Montero não deu para ver.
Tenho grandes esperanças em João Mário e Esgaio e acabo por uma pergunta: "Bruma, estás à espera do quê?" A coisa tinha outro perfume...
O Gelson é um polivalente de grande sacrifício e utilidade, na Bundesliga. Uma época num sénior de 2º ou 3º ano é uma eternidade, ainda me lembro do que disseram do Neto há pouco tempo em Alvalade. William tinha que ser operado e foi a época passada. A calma nas bancadas em Alvalade é só aparente para tantos jovens.
ResponderEliminarRenato Neto, sempre muito superior a William na Bélgica.
ResponderEliminarPaulo Guerra,
ResponderEliminarNão discuto o valor ou a utilidade de Gélson. A questão é a do critério quando se tem tanta capacidade de recrutamento interna.
A calma nas bancadas em Alvalade é só aparente para tantos jovens, independentemente da qualidade, muitos anos sem ganhar e a qualidade dos rivais têm acabado por pesar sempre mais na cabeça dos adeptos.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarEu compreendo, estranhamente para um clube formador tem sido muito complicado lançar jovens em Alvalade.
Só para terminar, também espero que a equipa B venha por fim a essa dificuldade, até porque não estou a ver outra hipótese. Por ser muito importante na fase da transição para os jovens e porque ajuda a familiarizar mais os jogadores com os adeptos menos atentos à formação do que a via dos empréstimos.
ResponderEliminarLda,
ResponderEliminarSobre o cissé:
"... Oferecer linhas de passe não só movimentando-se apenas em relação à baliza, mas por vezes descendo no terreno, para receber e segurar a bola enquanto a equipa sobe, de encontrar rapidamente um jogador melhor posicionado, etc, etc. Tudo coisas que Cisse não parece vocacionado para fazer mas são muito importantes na construção do jogo ofensivo. ..."
dou-te um nome que não fazia isso, descer no terreno, segurar a bola, etc... e era grande avançado: JARDEL
LDA,
ResponderEliminaristo não quer dizer que fiquei entusiasmado com o Cissé, ou o Montero, vou esperar mais alguns jogos para formar uma opinião...