O que aconteceu para Bruma "apodrecer"?
No essencial falhou o Sporting - os seus dirigentes, bem entendido - que vai demonstrando sempre muitas dificuldades em adaptar-se às exigências de quem está num mercado tão difícil como é o do futebol. Mercado esse que funciona em roda livre, com os que deveriam ser os seus reguladores - FIFA e UEFA - a fecharem os olhos a uma realidade: quase todos os actores principais e figurantes ligados ao espectáculo do futebol estão cada vez mais ricos, excepto os clubes e os adeptos que os suportam. E sem eles não há futebol... Mas essa constatação não pode servir de desculpa aos erros cometidos, especialmente quando neles se reincide.
Diga-se desde logo que as leis que regulamentam as transferências de jogadores da formação e os jogadores já considerados seniores ignoram a realidade, desprotegendo quem forma: o profissionalismo é assumido muito antes da maioridade, com todas as suas consequências, mas os jogadores são tratados pela sua condição de menores.
No caso do Bruma tal concorre em muito para a situação actual. Um jogador menor de idade só pode assinar contrato profissional a partir dos 15 anos e esse contrato só é válido por 3 anos desde que assinado pelos pais ou seus representantes.
Os problemas com o jogador já começaram aquando da renovação do contrato anterior e tinham na base o reconhecimento de quem regularia o poder paternal ou quem detinha a sua representação. Certamente que a maior parte nós está lembrada deste pormenor. O que está agora em causa é saber em que data o contrato foi assinado, que é o que determinará a posição do Sporting na disputa legal que dificilmente será evitada, pelo extremar de posições bem evidente.
Com este quadro legal desfavorável era recomendável que o Sporting acautelasse os seus direitos, o que não foi feito. Bruma é apenas o caso mais visível mas Pedro Mendes, Carriço e Pereirinha sairam pela porta baixa, sem renderem ao clube quase nada. A saída de Adrien foi evitada, mas o odioso por ter conseguido uma posição negocial vantajosa recai agora sobre ele.
Culpas claras de quem tinha a obrigação de gerir em primeiro lugar e que ao gastar dinheiro em Rojo, Onyewu, Xandão, Boulharouz (e agora Maurício), oferecendo o que nega ou muito regateia aos da casa.
E o que dizer dos adeptos sempre tão sedentos de contratações, para mais tarde concluírem que o clube estaria menos pobre se tratasse melhor os jogadores que forma?
O dossier Bruma foi um dos muitos dossiers complicados que caíram em mãos do actual elenco directivo. O jogador valorizava-se de dia para dia quando a direcção tomou posse e esta não conseguiu chegar a um entendimento antes de o jogador partir para o Mundial sub-20. Acabaria aí por ser o elemento mais destacado da companhia.
É-me dificil usar a palavra culpa para qualificar a a forma como a direcção, e o presidente Bruno de Carvalho em particular, geriu este processo. Porque falta avaliar qual seria a vontade do jogador ou dos seus representantes. Quereriam que realmente que o jogador continuasse no Sporting ou estariam apenas a jogar com a posição altamente favorável que o jogador alcançou?
Mas, sem ir tão longe na atribuição da culpa, é claro para mim que houve um enorme erro de avaliação. Ao querer negociar directamente com o jogador, passando por cima dos seus representantes o presidente Bruno de Carvalho não percebeu quem realmente tomava as decisões, e esse dificilmente me parece que seja o Bruma.
Essa tentativa de "sobrevoar" teve outra consequência nefasta para todo o processo: ao não se fechar no gabinete com os representantes o processo deixou de ser gerido onde interessava e passou a ser dirimido nos órgãos de comunicação social, o que contribuiu para o paulatino afastamento de quem deveria estar sentado à mesa a negociar.
A tão falada rescisão do contrato com Pini Zahavi parece ter contribuído para uma noção errada das forças de cada um dos lados. A ideia de que o presidente facilmente chegaria a um entendimento directo com o jogador - que foi reiterada hoje nas explicações hoje dadas à comunicação social - ignorou quem realmente detém o poder de decisão do futuro de Bruma.
Tal parece ter sido entendido como uma tentativa de humilhação para os representantes do jogador e contribuído para o partir da corda que hoje se registou. Um desfecho que parecia longe de se registar quando o jogador, há bem pouco tempo, declarava vontade de permanecer no clube. O que será muito dificil de conciliar, e que me parece seria o melhor para ele, com esta recente acção de quem elegeu para o representar.
Talvez esteja aí uma réstea de esperança: a vontade do jogador, na percepção que, neste momento da sua carreira, é preferível ficar. A mesma que Dier percepcionou para si. E quem sabe, o surgimento de alguém que medeie o conflito e aproxime as partes, embora tal me pareça muito difícil.
Termino como comecei: num clube em que situações como a de Bruma acontecem de forma recorrente apenas por comodismo ou conveniência podemos concluir que o problema está apenas do lado de lá. É que até as más macieiras não dão tantas maçãs podres...
Excelente LDA
ResponderEliminarJá o critiquei por varias vezes, mas esta é uma analise lúcida e serena sobre um caso muito triste para todos nós Sportinguistas.
Vamos ver no que isto dá...
«Comunicado Oficial da Associação de Adeptos Sportinguistas»
ResponderEliminarPerante a mais recente novela perpetrada pelos parasitas do futebol mundial, desta
vez afectando o Sporting Clube de Portugal e os seus atletas, a Associação de Adeptos
Sportinguistas lança o seguinte alerta consubstanciado nas suas preocupações
fundamentais, no que a este caso diz respeito:
1) A atracção pelos holofotes e, aparentemente, também pelo abismo, dos que se
dizem representantes do jogador Bruma retiraram-lhes a capacidade de observar a
grandeza da instituição Sporting Clube de Portugal. Tais personagens, pela sua
pequenez e insignificância no contexto do desporto (quer nacional quer internacional),
e procurando a maior comissão das suas vidas à boleia da sua vítima - o jogador -
recolhem hoje, com certeza, o consenso junto da massa associativa e adepta leonina
no sentido de serem declaradas inimigos do Sporting Clube de Portugal.
2) Esperamos que o Sporting Clube de Portugal actue firmemente na defesa dos
interesses do clube e proíba a presença de tais personagens em qualquer instalação do clube.
3) Face ao que vem sucedendo, e tendo em conta o número de jogadores
representados por tais personagens, tanto no plantel sénior do clube como nos
escalões de formação, recomendamos que os atletas que ainda se sintam
representados e defendidos por tais personagens ponderem a sua ligação aos
mesmos, sob pena de não recolherem simpatia por parte da massa associativa dando,
simultaneamente, um sinal ao clube da sua dedicação e reconhecimento à camisola
verde e branca. O exemplo actual, por oposição a tantos outros de sucesso onde nunca se ouviram as palavras dos empresários (muito menos a ritmo diário), demonstra a total ineficácia dos métodos utilizados por aquelas personagens
4) A AAS repudia as acusações feitas a claques leoninas de terem orquestrado actos
criminosos. Sugerimos às claques do Sporting Clube de Portugal que defendam os seus direitos e averiguem a possibilidade de instaurar um processo-crime àquelas
personagens por difamação. Confirmando-se tal resposta às acusações, não só
desmentem cabalmente tal versão como poderão permitir que aqueles enveredem por
uma nova carreira profissional, esperemos que com maior sucesso, como guionistas
para a ficção nacional. As últimas palavras vão para o jogador Bruma. No sentido de lhe recordar que sem o Sporting Clube de Portugal não seria a mesma pessoa. Que foi o Sporting Clube de Portugal que lhe possibilitou evoluir desportivamente fazendo aquilo que gosta. Que nunca, ao longo de tal relação, esteve o Sporting Clube de Portugal de má-fé perante o jogador e que caberá a este demonstrar a maturidade que acredita ter (ao nível do contrato que pretende) e, pensando pela sua própria cabeça, indicar ao Sporting Clube de Portugal aquilo que pretende, de viva voz. Em ano de Mundial, a esperada titularidade na equipa do Sporting Clube de Portugal permitir-lhe-á evoluir competitivamente e garantir uma eventual vaga na Selecção Nacional com vista à participação na maior competição Mundial no futebol.
A vida é feita de decisões e está no momento do jogador tomar a sua. Ou está
connosco ou contra nós. Não há meio-termo a considerar perante o extremar de
posições por parte das personagens supracitadas.
Sporting Sempre!
Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas
Alma Leonina
ResponderEliminarConcordo com o seu comentário no post anterior principalmente esta parte:
"Onde estaria hoje Bruma se não existisse Sporting? Seria titular na equipa principal de outro clube da primeira liga?"
Alguma vez os outros grandes lançam assim estes meninos como o SCP o faz?
Simão, Ronaldo, quaresma, moutinho, Veloso, etc. etc. lançados às feras com tenra idade.
Até vou mais longe, esse Nelson Oliveira e Hugo Viera do benfas acho que teriam sucesso num clube como o Sporting. Ok pode ser futurologia, ou apenas "feeling", mas algo me diz que teriam sucesso connosco.
LdA
É mais um dia muito triste no universo leonino, quero acreditar que foi apenas uma batalha perdida e não a guerra.
Em relação ao zahavi, achas que ele saiu mesmo de cena?
Acho tudo isto tão estranho.
Abraço a todos
Dos jogadores jovens do Sporting, poucos são aqueles que realmente têm amor ou no minimo respeito pelo clube. O Sporting é um grande clube formador, que dá condiçoes espetaculares para evoluirem, e principalmente aposta neles quando chegam a Senior. E é aqui que reside o principal chamariz para qualquer jogador/empresario. É que sabem que têm grandes probabilidades de chegar a equipa principal, e depois de lá estarem fazem meio choradinho e saem logo por meia duzia de tostoes. É assim que funciona. E o Sporting no estado financeiro em que está....tem poucas hipoteses de os aguentar.
ResponderEliminarFoi um erro ter promovido o Bruma sem se ter acautelado o contrato. Já todos ouviam falar dele a muito tempo, e o Sporting tem certamente gente que é capaz de saber ver quem vale ou quem não vale a partir de uma certa idade. Isto é certo, e tinha evitado este assunto todo.
A partir do momento em que não se fez isto, ficamos de pés e mãos atadas. é que se ate jogadores com contratos(moutinho, veloso entre outros) fizeram o choradinho conseguindo alguns sair, quanto mais so com um ano de contrato. Era certinho que isto ia aconteçer.
Agora, não sei quais sao os moldes da proposta do Sporting, ou quais os valores que Bruma exige. O que sei é que ele tem 18 anos apenas. Fez meia duzia de jogos pela equipa principal onde mostrou alguns promenores, mas nada de outro mundo ou que mereça já balurdios. O resto é amplificação feita pela CS.
Que exemplo daremos aos outros que por la andam mais novos, se baixar-mos as calças,e ceder-mos a tudo a que bruma nos pede? Outro Adrien?
O Sporting precisa de dar exemplos. E não sou tão radical como suferir que seja a juve leo a dá-los. Esse exemplo havia ja de ter começado por um senhor chamado joao moutinho. O porto emprestou jorge costa, jogador simbolo com anos de casa e capitao, desterrou-o, e no ano seguinte ele voltou e ganhou o que ganhou. Com isto o Porto ganhou um jogador, e principalmente um equipa. No porto quando um jogador jovem se porta mal, ou não corresponde ao que se quer, é enfiado num Tourizense(Clube de que gosto muito) até ao final de contrato, onde mais ninguem sabe nada dele. Rolando, Fucile? O que eles penaram só porque ousaram falar em sair. Quem irá ser o Atsu no futebol? Alguem na CS fala disto? É assim que se queria respeito por uma instituição.
Às vezes é preciso perder uma boa colheita, para depois se virem a ter muitas melhores.
Não podemos ceder a qualquer pseuso-estrela que apareça so porque faz 2 ou 3 fintas.
Eles tem de perçeber que se estao no Sporting, têm de ter respeito pelo Sporting, e pelos seus adeptos. Não sao eles que mandam, mas sim o Sporting.
Dêem 1 milhao de Euros ao Bruma por epoca. E eu quase que aposto que ele não vai jogar ponta de corno para o ano que vem. E que alem disso ganhamos mais um caso de balneario, porque os Dier's, zezinhos, illoris e afins não devem de ficar muito agradados...sem contar com os mais velhos como o capel por exemplo que corre que se farta, é mais influente, e se calhar nao ganha metade disso....é so a minha opniao.
cmpts a todos
E o sporting respeita-os? 2 mil euros??? eu no lugar dele dificilmente também ficaria no Sporting.
ResponderEliminarNum país onde há chefes de familia a ganhar 500euros por mes, uma "criança" de 18 anos ganhar 2000euros por mes, com cama, comida, roupa lavada e educação para mandar 2 chutos numa bola, não me pareçe nenhuma falta de respeito amigo Relva.
ResponderEliminarSe para si 2000euros por mes sao uma "falta de respeito", entao posso lhe dizer que não me importava nada que o meu patrao me faltasse assim ao respeito.
Claro que no mundo do futebol, goste-se ou nao, isso representa muito pouco. E volto a frizar que nao sei quanto é que ele pediu, mas se forem os valores que se avançam+premio de assinatura, entao acho um exagero para o que o jogador ja mostrou, e para a idade que tem.
E concerteza que neste momento o Sporting não lhe estará a ofereçer so 2mil euros por mes...
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarMais um belíssimo post.
Ainda assim, isto é tudo tão surreal que tenho dificuldades em dizer algo. Isto é, tenho algumas dificuldades em vislumbrar o que está a correr mal.
Lembrando Pereirinha, Veloso, Carriço, Adrien, acho que nestes casos a história foi diferente. Alguns destes jogadores foram sendo bastante mal-tratados pelo Sporting (direcção+adeptos) tanto psicologicamente como financeiramente. Nunca houve um "plano de carreira" definido. Foram atirados para a equipa principal, por lá permanecendo, sustentado a equipa, sem nunca verem o retorno financeiro e desportivo, que outros de fora iam vendo.
O caso de Bruma é um pouco diferenta. O Bruma no início da temporada passada era junior de 1ºano. Penso que foi parar à equipa B um bocado despropositadamente. Tal como chegou à equipa principal por circunstâncias muito específicas e imprevistas (péssima temporada, saídas de jogadores, etc).
Não deixo de criticar o Sporting, por não fazer novos contratos automáticos assim que os jogadores queimam certas etapas. Isto é: renovação automática do contrato com revisão salarial assim que faz o primeiro jogo como titular no escalão acima daquele em que começou.
E mesmo a situação actual era emendável, se o Bruma recebe pouco, oferecia-se um prémio de compensação pelos meses na equipa principal em que manteve salário de equipa B.
Agora há muitas coisas que não se entedem, o comportamento dos empresários e jogador, na fuga às reuniões. Tal como a história do "rapto". É tudo demasiado recambolesco para eu conseguir analisar.
Sinceramente, neste momento, o que peço é que o Sporting agarre no Ilori, no Dier, no Esgaio, no Chaby, no Carlos Mané e no João Mário, e faça uma conferência de imprensa a anunciar a renovação contratual a todos. Dar o exemplo, e mostrar aos Brumas, Bebianos e Baldés desta vida que ter a cabeça no lugar é recompensado.
Não se percebe onde podem estar as dúvidas sobre o que vai ser a época 2013/14 e inclusive este período que já se está a viver e que não é mais do que a continuidade do que infligiram ao clube na época passada e que produziu logo resultados em 2012/13, fora da Europa e a pior época de sempre. Nenhum clube resiste a tanta divisão e tantas guerras de poderes e quando assim é a pior direcção e o pior presidente da história são sempre os próximos e desengane-se quem pensa outra coisa. Quem entrou desta vez, não bastava toda a desarmonia que promoveu na época passada, ainda foram irresponsáveis ao ponto de não reunirem quaisquer condições financeiras necessárias na gestão de um grande clube, nem 1 cêntimo. A perda de jogadores fundamentais até aqui não reflecte outra coisa. E se também quisermos ser justos com atletas com carreiras tão curtas devemos pensar quantos de nós nas mesmas circunstâncias estávamos dispostos para aturar um futuro tão incerto. Ainda hoje não percebi porque saiu também Jesualdo Ferreira, por exemplo. Ou melhor perceber até percebi mas não foi para o bem do Sporting.
ResponderEliminarBom dia, para mim todos são responsáveis pela saída de Bruma, a anterior direcção por não ter proposto um contrato atempadamente, e esta por não o fazer logo aquando da sua entrada em funções deixando o jogador se ir valorizando e ganhando asas para agora voar para outro clube com maiores ambições.
ResponderEliminarNão critico o jogador nem os seus representantes pois o objectivo deles é o mesmo que o meu, ter mais dinheiro, não choro se Bruma sair e nunca vier a ser ninguém no futebol, pois o que me importa é o SCP.
Bruma é maior de idade toma as decisões que quiser, o SCP que leve isto para a FIFA para ver se recebe algum ou se afinal conta com o jogador ou não por mais uma temporada.
Agora se a decisão nos for favorável e se ele não renovar pelos valores que o SCP quer só tem que ficar a época em Alcochete a treinar sozinho até assinar em Janeiro por outro clube e se ver livre do contrato que tem com o SCP.
Já varias vezes me referi á academia como algo que não dá nada ao SCP, e a minha ideia mantém- se criar jogadores para dar títulos aos rivais (Moutinho, Simão Sabrosa) ou para jogarem na selecção nacional a mima não me diz nada por mim acabava com a academia e canalizava esse dinheiro para aquisição de 1 ou 2 jogadores jovens por época já semi-formados.
Também é com tristeza que vejo esta época o plantel do Sporting, estamos mais fracos que a época anterior só espero que demonstrem que estou errado.
Sem Bruma esta época vamos partir de um nível muito baixo. Bruma é um daqueles jogadores que faz a diferença e por isso tem um valor desportivo muito acima do seu valor de mercado. Renovar com ele teria sido a prioridade lógica da nova direcção e não foi assim que as coisas se passaram. As guerras com o israelita - um institucional, apesar de tudo - atiraram Bruma para as garras dos Bebianos e outros, que rapidamente o foram oferecer ao Pinto da Costa.Bruma será jogador do Porto que vai perder o Atsu mas não perde o sono por isso, garantido que está o novo craque criado na Academia. Por um milhão por ano quanto se perde? Asneira da grossa não só na gestão deste processo - aqui Bruno de Carvalho é coresponsável porque não foi capaz de ultrapassar os problemas surgidos - como na gestão da Academia.Esta parte não é responsabilidade da actual direcção mas é sua responsabilidade alterar as coisas para que no futuro não aocnteça nada de semelhante. Daqui a dez anos a Academia dá outro Bruma. Até lá acautelem-se.
ResponderEliminarPS - Ontem danou-me escutar as palavras de Eduardo Barroso. O que é que este senhor esteve a fazer em Alvalade? Será que ele não sabia que o Bruma existia? Será que ele nunca teve um minuto para propor à Direção uma reflexão sobre a situação dos jovens da Academia? O que é que ele e4steve a fazer no Sporting?
LdA, Excelente post.
ResponderEliminarneste enquadramento, urge atalhar o caminho da competencia na forma como devem ser tratados assuntos muito, muito complicados que têm a ver com os nossos activos e de certa forma com o futuro do nosso clube. As declarações de BdC, ontem, a proposito do Ghilas, são um exemplo, que às vezes é melhor estarmos calado, quando a unica arma de arremesso é a acusação de "má fé", aquilo que queremos é possuir salvaguardas que impossibilitem que tais coisas aconteçam, o resto é pura polvola seca, que fazem bem ao ego de alguns adeptos. O caso Bruma espero que seja mais bem gerido e que se minimizem os custos de uma perca anunciada. Não me venham mais com "incompetencia do Godinho Lopes", "ingratidão", "sanguesugas", isso qualquer um de nós diria, mas não enriquece o nosso patrimonio desportivo.
Um certo Bru-Bru no ar...
ResponderEliminarhttp://anortedealvalade.blogspot.pt/2013/07/bruma-nome-certo-e-uma-reflexao-sobre.html?showComment=1373110558217#c8034665255765204329
Quem se lixa não é nem O Bru(no) nem o Bru(ma)... Quem se lixa é o mesmo de sempre e dá pelo nome de SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Nota: não há nada de errado na nossa Formação (relativamente à repetição destes casos). O que está errado é a falta de jeito dos nossos dirigentes que sucessivamente desaproveitam o que a formação produz.
O desaproveitamento é feito porque os jogadores não vêm o Sporting como um clube de carreira, mas sim um veiculo para apareçerem e depois se irem embora. Não se sabe incutir neles um minimo de amor e respeito pelo clube, o que alheado à ja fraca prestação desportiva que a equipa senior tem desde a uns anos atras, é um combinação letal.
ResponderEliminarAxo que partem do principio que o Bruma sempre quis renovar com o Sporting. Eu acho que não. E se calhar foi por isso que o GL não renovou com ele, porque não conseguiu e chutou a bola para o proximo. Agora na situação em que o Sporting esta, quererem que se de assim 1 milhao de euros por epoca a um mija na escada de 18 anos que fez meia duzia de jogos razoaveis, acho um pensamento errado. Não é so pelo dinheiro. E o exemplo que dao a todos os outros? Jogadores como rinaudo, capel etc, que correm e se esforçam se calhar nao ganham metade disso. Quanto tempo andou rui patricio para chegar a esse patamar? E ninguem nunca ouviu com ele problemas semelhantes a este. E os outros miudos todos que por la andam o que é que aprendem?
Que quem faz braço de ferro com o Sporting ganha.
Aqui a unica coisa que me causará desespero, é se o departamento juridico do Sporting não tiver habilidade suficiente para ver se o contrato dele é valido ou não, e ai sim se perder-mos essa causa, e o contrato tiver mesmo acabado no dia 30 de Junho, e mesmo que não tenha sido esta direcção a fazê-lo, é um derrota imensa para o Sporting e para todos nós, e um tiro no pé do tamanho do mundo para BC que com tanta confiança disse o que disse ontem. E que o bebiano seja mais inteligente que os advogados do Sporting Clube de Portugal.
Já agora alguem quer comentar o comunicado de ontem, especialmente a parte do Baldé querer ficar com os 10% ao rapaz?
Pedro,
ResponderEliminarcomentei isso no post de hoje