ENTRADAS
Maurício Nascimento: há males que podem vir por bem e os últimos rumores de dificuldades na finalização da sua contratação é um bom augúrio para o Sporting. É uma contratação sem nada que a recomende. Não se vê no jogador o perfil desejado para estar ao lado de Ilori e Dier, antes alguém que lhes possa vir atrapalhar a progressão, se por acaso lhes roubasse a titularidade. Nitidamente não é uma mais valia, é uma aquisição, não um reforço. Faz pouco sentido um clube que tem o presente e muito do futuro - Ilori, Dier, Tobias e Rúben - gastar dinheiro para tapar lugares. Sereno, que hoje se ofereceu, cumpriria muito melhor esse desígnio e não necessita de adaptações.
Salim Cissé: O que foi dito sobre o Maurício serve também para o avançado da Académica. Com Betinho, Rúbio e Viola sob contrato, jogadores da mesma faixa etária, esta é uma operação que faz muito sentido para o jogador, para o empresário, mas pouco para o Sporting.
Freddy Montero - Um jogador com um perfil interessante, à procura da afirmação de uma carreira que prometia muito quando apareceu no Atletico da Huila como melhor marcador do Torneio Apertura e confirmado no regresso ao Deportivo de Cali. Apesar da aparência frágil e não ser especialmente alto, não se intimida, é rápido e tem um razoável jogo de cabeça, a que associa um drible curto e bom remate. É também um bom executante de bolas paradas e assiste com frequência os companheiros melhor posicionados. Não é um 9 puro e isso levanta uma questão: irá, caso se confirme a sua chegada, ser adaptado por Jardim? A sua velocidade encaixa-se na perfeição no perfil usual das equipas do treinador madeirense, que privilegia as transições rápidas, mas fica a dúvida se poderá ser a referência no ataque. O facto de vir de uma liga menor tem pouca importância, não faltam por aí jogadores que nos dariam muito jeito.
VENDAS
Patrício - Os 12 milhões que se diz por aí o Mónaco oferecer caíram que nem ginjas na tesouraria. É já um valor substancial, que colocaria a transferência num posto honroso de jogadores nesta posição específica. Também gostaria de mais, mas este é um valor muito aceitável. Por exemplo, superaria os 10,9 milhões pagos por Mignolet ao Saunderland, pelo Liverpool.
Bruma - Nas circunstâncias em que se encontra - contrato a terminar e com dificuldades evidentes em renovar - a serem verdade os 15 milhões que o Chelsea oferece diria o mesmo que no parágrafo anterior. O bom campeonato que está a fazer também ajudam a valorizar o jogador mas é bom lembrar que são muitos já os que, em anos anteriores, tiveram passagens meteóricas em torneios idênticos e hoje ninguém sabe se ainda jogam sequer. O futebol é o momento, nem o clube nem o jogador sabem se ventos mais favoráveis voltarão a soprar. Claro que gostaria de receber mais e que aqui digo não invalida que o Sporting procure negociar as melhores vantagens.
DISPENSAS
As ausências de Evaldo, Bojinov, Pranjic, Onyewu e Boulharouz são consensuais, na relação custo/qualidade é o Sporting que sai a perder. Vamos ver quem mais sairá e em que condições, serão seguramente muitos para se chegar a 20 jogadores anunciados.
LdA,
ResponderEliminarPartilho da mesma opinião nas compras e vendas que enunciaste.
No entanto apesar de tudo o que me preocupa mais são mesmo as "dispensas", espero que BdC mantenha o rumo atual e não entra em negociações de desvinculações de jogadores que serão sempre uma saída fácil, mas mais onerosa para o clube (como foi feito de forma exagerada no passado).
SL,
Relativamente ao Bruma o que é que neste momento atrapalha a renovação.Tem a haver ainda com Pini Zahavi ou com o vencimento pedido?
ResponderEliminarPG,
ResponderEliminarSão esses 2 +
- O fato do jogador estar a brilhar no mundial
- A cobiça de grandes equipas europeias
SL,
Uma má época pode sempre desvalorizar Bruma, mas coloquemos a seguinte hipótese:
ResponderEliminarBruma continua no Sporting, renova o contrato e faz uma época ao mais alto nível. Ganhamos a nível desportivo e surge uma proposta de 30/40 milhões pelo jogador. Mais vale arriscar, este é daqueles que não podemos deixar sair cedo demais.
Relativamente às entradas, não percebo a contestação a Maurício, é um jogador desconhecido, também Xandão o era e não deixava de ser um bom central. Devemos dar sempre oportunidades. Não se esqueçam do Moisés que fez grandes épocas no SC Braga e no Sporting CP foi muito contestada a sua contratação.
Já Cissé lembra-me o Douala, pelo que li, ele lesionou-se e foi por isso que jogou pouco, antes da lesão já tinha marcado 9 golos, um deles ao Atlético de Madrid. Para uma equipa como a Académica parece-me bastante positivo. Claro que preferia Ghilas ou um Mielevsky, mas qualquer jogador que entrar, de certeza que entra com aval do treinador e temos que lhes dar tempo para crescerem e se afirmarem.
Adriano, nem o Maurício é totalmente desconhecido nem o Xandão era grande coisa. Quem conhece o Maurício põe-o a um nível inferior ao Xandão.
ResponderEliminarAssim uma espécie de Gladstone
ResponderEliminarNão podemos ter 3 centrais jovens a crescer ao mesmo tempo na equipa principal. Maurício pode não ser melhor que Sereno (por exemplo), mas também ainda não provou que é pior e foram poucos os que o viram em acção. Vem com sangue na guelra e quer provar o que vale, temos de dar uma hipótese.
ResponderEliminarQuanto a Cissé, quase todos os vimos jogar e sabemos que foi um dos melhores jogadores da Académica esta época. Tem 20 anos e vem por 200 mil euros, com experiência a titular na primeira liga portuguesa. Viola não é alternativa e Rubio deve sair do Sporting
Compras
ResponderEliminarMauricio: espero que não venha. Com os 4 que temos (Ilori, Dier, Rojo e Nuno Reis), numa época sem competições europeias, não faz falta.
Cissé:tem potencial e ao nivel de primeira liga já mostrou muito mais que Viola, Betinho e Rubio. Pode ser uma aposta interessante. Acredito muito em Betinho mas talvez seja melhor ser titular na B ou ser emprestado à Académica. Tem de jogar regularmente.
Montero não conheço!
Vendas
Patricio: por 12 milhões parece-me uma boa venda. Boeck e Golas dão garantias.
Bruma: a prioridade é renovar e todos os esforços devem ir nesse sentido.
Uma venda que acrescentaria ao post era a de Miguel Lopes. Extremamente caro para o que joga. Acredito muito mais no crescimento de Cedric e Arias e acho um desperdício estarem tapados por Miguel Lopes.
Quanto ao Maurício nada a acrescentar.
ResponderEliminarRelativamente ao Cissé parece-me que só se justifica pelas características físicas, por ser mais alto e forte, que Rubio, Betinho e Viola, e até que Montero se este se confirmar.
Penso que é útil ter no plantel um avançado capaz de disputar bolas pelo ar na área adversária para lançar em jogos que se afigurem mais difíceis de resolver. Agora se o Cissé é ou não esse avançado (pois p.e. Owusu e Baldé nunca tiveram a oportunidade de o ser) já não sei...
Quanto a Bruma e Patrício, embora os valores falados nos dessem muito jeito, dado o que os clubes interessados têm gasto ultimamente em reforços tentaria aumentar um pouco mais a parada.
Patrício para os 15, e Bruma, se realmente a sua palavra vale alguma coisa e pretende renovar com o Sporting como já afirmou, é um erro vendê-lo nesta altura só por recear que saia a custo zero ou que não confirme todo o potencial que se lhe reconhece. Portanto para levarem o Bruma a base para se começar a negociar nunca seria menos que os 30 milhões que o Chelsea deu há um ano para ir buscar o Óscar ao Brasil.
A contratação de Maurício não lembraria ao diabo. Do que se escreve no Brasil o jogador não tem potencial para passar do nível medíano em que se encontra. Não serve uma equipa como o Sporting. Quanto ao Rui Patrício tenho dúvidas que o onsigam vender por estes valores. Considero que seria um excelente negócio e desportivamente seria bem compensado com o Boeck. Gosto do Montero. Acho que é craque e que pode explodir no Sporting. Sendo diferente de wolfszinkel agrada-me mais este tipo de avançado. Bom tecnicamente, rápido, com bom remate incluindo nas bolas paradas, remata bem de meia-distância. É leve mas há uma tradição de avançados leves baixos e com muita classe. O levezinho quando cá chegou parecia ter vindo do Biafra. Promete, caso seja comprado.
ResponderEliminarVender o Bruma mesmo por 15 milhões desagrada-me. Sou capaz de apostar que estamos perante um dos três ou quatro melhores jogadores do mundo da próxima década. Vai valer trinta ou quarenta milhões a dois três anos e justifica, a meu ver, uma proposta de renovação excepcional. Vai render resultados desportivos que é o lado principal da recuperação do clube.
Não desgosto do Cissé. Preferia que o Betinho jogasse um ano num clube como a Académica, depois de lhe renovarem o contrato. No Sporting irá jogar apenas na equipa B e ele precisa de competir mais a sério. De jogar mais ao maisalto nível.
Maurício não é inferior a Xandão. Pelo menos não o era até 2009, em que aquela confusão com Obina num jogo fez o Palmeiras dispensar os dois jogadores. Ela era titularíssimo do Palmeiras de Muricy Ramalho e tinha um potencial enorme com apenas 20 anos.
ResponderEliminarPenso que esse lance lhe fechou bastantes portas, uma vez que o jogador esteve vinculado ao Palmeiras até final de 2012 e foi sucessivamente emprestado a clubes da série B. É um jogador que pode surpreender pela positiva, ainda que não saiba exactamente como ele está em comparação com 2009.