Welder e Gerson Magrão são dados como certos no plantel 2012/13 do Sporting. Duas aquisições que lançam uma série de interrogações sobre a politica de contratações e dispensas adoptada nestes últimos movimentos no mercado.
O dinheiro, a sua falta ou o seu excesso, nunca substitui a inteligência, o conhecimento do meio e uma boa prospecção. Num clube que produz jogadores em quantidade e qualidade e e que vive um momento de dificuldade financeira, essas são qualidades que devem estar ainda mais apuradas. O orçamento não pode funcionar como uma desculpa para se comprar por comprar. E quando se fala já em Orlando Sá fica a pergunta no ar: quem vão ser os tais vinte jogadores do plantel principal?
Magrão, o substituto "perfeito" de Schaars
Magrão chega do Figueirense, de onde foi dispensado por causa do rendimento abaixo do esperado, do vencimento alto e das lesões graves reincidentes. A sua expulsão num jogo com o Chapacoense atirou-o para fora das opções do treinador, deixando de contar para ele desde Fevereiro. As diferenças de opinião relativamente ao lugar a ocupar na equipa - lateral esquerdo ou médio - agravaram o problema.
Aquando da venda de Schaars ao PSV os motivos invocados eram precisamente os mesmos, salário elevado, rendimento irregular por causa de repetidas lesões, se bem que a a de mais demorada recuperação foi uma fractura. Se a ideia era buscar alguém que o substituísse emulando os mesmos problemas dificilmente se poderia encontrar melhor. Com a vantagem para o holandês, de conduta irrepreensível nos 2 anos de leão ao peito.
Welder
Ao contrário do seu compatriota, que até tem algum estatuto adquirido pelas passagens por Flamengo, Dinamo de Kiev, Welder é um desconhecido. E dificilmente pode aspirar a mais quem tem passado os últimos tempos no banco e sobretudo na bancada. Árias passou 2 anos cá quase na mesma mas tinha outro percurso como internacional do seu país. Dispensá-lo pelo preço de saldo para ir buscar um outro ainda mais desconhecido é um risco que dificilmente se compreende.
Excelente post! Há realmente coisas que não se entendem. Só o futuro poderá avaliar estas contratações e estas vendas, mas quem fizer um raciocínio lógico como o deste post não pode deixar de ficar apreensivo.
ResponderEliminarCorrecção: não é Moreira de Sá, é Orlando Sá.
Pois claro, era preferivel mandar vir bojinovs, pongolles e jeffrens a ganhhar milhoes e jogarem nada!!!
ResponderEliminarAi espera, foi isso que aconteceu estes 2 anos! Um saco de flops a ganhar ordenados das arábias e ficamos em 7º. Ou nao estiveste cá nessas épocas!!
Schmeichel, obrigado.
ResponderEliminarO que eu já me ri com o Moreira de Sá. É que, entre outras coisas ainda o vi jogar. Quando reparei já não podia corrigir a partir do sitio onde me encontrava.
Estas aquisições são mais do domínio das punições. Neste caso autopunições. Que falta faz o Magrão do alto dos seus 28 anos e da sua carreira, empenhada certamente, mas incapaz de se libertar de uma mediocridade constante? Quantos médios existem no universo Sporting capazes de jogar no seu lugar com um brilhantismo inatigínvel pelo brasileiro. E Welder o que vem cá fazer? Quanto custa? Por partes:é melhor que Arias? Custa mais ou menos por mês? É melhor que Miguel Lopes? Custa certamente muito menos mas mesmo assim justifica a contratação.
ResponderEliminarSão decisões incompreensíveis que mostram que quem chega ao comando de uma equipa como o Sporting não resiste à pulsão aquisitiva, que tem sido a pulsão que tem destruído o clube e o seu projecto desportivo.
Aos poucos esta direcção começa a mostrar o que é na verdade!
ResponderEliminarTudo o que foi falado em campanha não vale nada... o só trazer jogadores que fossem 1 mais valia, os empréstimos de jogadores, o tal teto salarial ( magrão de certeza que não vem ganhar pouco )
O que me preocupa é que há uma grande franja de sportinguistas que ainda estão com uma paixão cega com o presidente e aceitam tudo sem questionar
Comprar coisas só porque é barato é o que nos faz ir ás lojas do chinês. . . E como se sabe... a qualidade das coisas do Chinês é elevadissima
ResponderEliminarTambém já me parecem muitas aquisições.
ResponderEliminarMontero, Jefferson e Cissé percebo. Agora, não faz sentido contratações como Magrão, Welder, Mauricio. Orlando Sá não quero acreditar que seja verdade!
ResponderEliminarNão temos poder negocial, certo. Mas que não se compre refugo brasileiro para fazer número.
Começo a pensar que tinha sido mais importante Bruno Carvalho e Inácio terem ficado em Lisboa a observar os jogos contra Benfica e Estoril do passado fim de semana.
Era bom era o Inácio arranjar colocação para o Pranij, Jeffren, Boula e Onyewu e que não se empenhasse mais em compras.
AR C, a sério? que merda de argumento. este blog criticou e muito as contratações de pongolle e bojinov. criticar estas contratações não quer dizer que as outras tivessem certas.
ResponderEliminarpalavra reforço -> reforçar, acrescentar valor.
estas contratações não vêm acrescentar nada. e não defendo que devíamos contratar outros jogadores mais caros. defendo sim que não devíamos contratar. ponto final.
eram as 3 que no início todos achávamos necessário. 1 DE e 2 PL.
deixar sair o refugo: bojinov, onyewu, pranjic etc etc
deixar sair jogadores mais velhos que não nos trariam mais valias financeiras: schaars
e dos estranjeiros ficar só com aqueles que fossem essenciais e/ou capitalizáveis: Rojo, Viola, Arias e Labyad.
para tudo o resto era com jogadores da formação e um ou outro de fora.
Patricio/Boeck
Cedric/Arias
Rojo/Dier/Ilori
Jefferson
Rinaudo/William
André Santos/Adrien
Martins/Labyad
Capel/Viola
Bruma/Carrillo
Montero/Cisse
mexer mais do que isto é estar a estragar.
agora mete lá esse argumento da treta dos bojinov's e dos pongolles up your's...que aqui nunca se defenderam essas contratações..
O Árias foi internacional sub-20 a última vez, não chegou a ser internacional A. Nunca percebi bem o "saldo" que se vê na sua venda. Um jogador que estava na equipa B, que fez no máximo 6 ou 7 jogos pela equipa A, que veio a custo 0 e que saiu por mais de 500 mil euros. Não sei se valeria muito mais que isso.
ResponderEliminarQuanto a Magrão e Welder, não conheço nenhum. Dou-lhes o benefício da dúvida como dei a outros. Provavelmente haveriam melhores opções no mercado, mas não podemos achar que a equipa só pode ter miúdos. Era preciso um lateral direito. Esgaio seria um desperdício nessa posição, Dier idem e Riquicho ainda não serve.
Faltava um médio no plantel, um nº8. Podia ser João Mário? Talvez, mas parece que este jogador é (mesmo) um desejo de Leonardo Jardim.
O Orlando Sá é uma brincadeira de mau gosto do João Querido Manha. De uma dessas nem o JEB se lembrava
Também não concordo ou não entendo completamente estas 2 contratações (a do Sá ainda menos e espero que seja apenas um rumor)
ResponderEliminarNo entanto pelo que se ouve dizer - são 2 nomes pedidos pelo treinador e para além do weldinho ser a titulo de emprestimo - o Magrão vem com contrato de 1 + 2 anos de opção - pelos que se forem flops são flops dscartáveis.
Só o chamado "benefício da dúvida" não me permite escrever o que tinha em mente Espero que estas aquisições ??? não tenham o "dedo" do Sr. Inácio....
ResponderEliminarNalitzis, até posso concordar com o teu primeiro parágrafo. mas durante o tempo em que o Arias cá esteve quase todos os adeptos lhe teciam grandes elogios. e o PSV não é um clube qualquer que contrata sem saber o que compra. mas aceito que diga que ainda não tinha provado nada. e não tinha de facto.
ResponderEliminarquanto ao seu segundo parágrafo já não consigo concordar. mas aí já depende da opinião de cada um, obviamente a minha não será mais válida que a sua. mas eu acho que temos 2 nº8 muito bons no plantel. Adrien e André Santos.
P.S.: não vou na conversa daqueles que acenam com as desculpas de que o Arias saiu porque ganhava 600 ou 700m € para que as pessoas aplaudam a sua saída. isso é de alguns radicais que acham que tudo o que o presidente faz é perfeito. o Arias estava longe de ganhar isso por ano!
SL
Só o chamado "benefício da dúvida" não me permite escrever o que tinha em mente Espero que estas aquisições ??? não tenham o "dedo" do Sr. Inácio....
ResponderEliminarNalitzis,
ResponderEliminarse tiveres oportunidade de ler o que escrevi aquando da saída de Árias e Schaars verás que passei por cima do preço e até da minha opinião sobre o holandês. Na atual conjuntura não se tem o que se quer mas o que se pode.
Nunca fui um fã de Árias por não ter visto o suficiente. Mas era um jogador já adaptado ao país e ao clube, era até querido entre uma franja de adeptos. Troca-lo por um jogador quase da mesma idade a ter que começar tudo do princípio e que ainda por cima era quarta opção ninguém clube de onde veio é um risco que me parece desnecessário. Se havia benefício a dar dava-se a Árias e o mesmo aplicar-se-ia a quem já cá está e demonstra sempre quando são chamados que se pode contar com eles.
Eu nem sequer falei do Schaars. Foi extremante correcto quando cá passou, mas não teve um rendimento regular.
ResponderEliminarProvavelmente essa troca fez-se mais por razões financeiras, não tanto desportivas.
O Sporting poupa 3M com estas trocas
ResponderEliminarSai 1 DD da B, com bom potencial, mas pouquissa utilização em 2 anos e um bom jogador, mas inconstante e com lesões na ultima epoca.
Entram 2 incógnitas - 1 com 22 anos que ainda não se impôs em nenhum clube e um jogador que já foi interessante, mas que parece em claro declinio de carreira
Só o tempo dirá se ficamos a ganhar ou perder
Caros leões
ResponderEliminarVamos primeiro esperar para analisar depois.
Dando de barato que nada irão acrescentar pelo menos não iremos cair na mesma situação como esta que temos presentemente. (boulahrouz, bojinov, jeffren, pranjic - incrivelmente até turan!!? consegue ter um salário fora da nossa realidade.
Gerson Magrão há sensivelmente quatro ou cinco anos atrás era um belíssimo jogador. Vários clubes brasileiros disputavam o seu concurso. Se jogar metade daquilo que já vi do mesmo estamos perante uma excelente contratação. Paradoxalmente, no Figueirense este jogador tinha um salário altíssimo para os cofres do clube acrescentando duas lesões gravíssimas (se não estou em erro). E foi até como lateral esquerdo que rendeu mais. Não deixou saudades.
Em relação a Mauricio e Welder, sinceramente não me recordo mesmo das suas atuações.
A grande noticia do dia são as renovações de Wilson Eduardo e William Carvalho. O futuro está assim a ser bem preparado.
Abraço a todos enormes leões.
Sporting sempre
The Cure, só uma pergunta.
ResponderEliminaronde é que arranja as informações sobre os salários dos jogadores??
passo directamente para o seu penultimo parágrafo para lhe dizer que de facto essas renovações são excelentes notícias! por vários motivos. porque são jogadores com muita qualidade e porque o seu empresário é Pini Zahavi. o que acenta na minha ideia de que os recados do Presidente Bruno de Carvalho não tinham como destinatário o Zahavi mas sim o Baldé!
SL
The Cure,
ResponderEliminarO destino de Magrão será em tudo idêntico aos mencionados (retiro dessa lista Jeffren E Turan) se a sua aquisição não resultar. Terá com certeza um salário alto e com mais um ano em cima e no 6º sem fazer nada que se recomende não será fácil empandeirá-lo, como não é fácil empandeirar esses.
A questão parece-me no entanto outra: não era este o momento de nos concentrarmos no que temos? Não era essa a fórmula de reduzir os custos?
Tiago
ResponderEliminaras informações que tenho são aquelas que têm vindo a público.
por exemplo,o empresário de Turan diz que o Sporting iria poupar 2m em salários caso ele saísse.
tendo em conta que turan tem 3 anos de contrato.
Lda
se não estou em erro, Magrão, assinou apenas por um ano. concordo que temos que apostar nos nossos mas este jogador parece ser um pedido de LJ.
grande abraço