Não podia ter sido melhor a escolha do nome de baptismo do jogador que parece estar condenado a ser a estrela do verão. Não pelos golos ou jogadas de encantar mas pela controvérsia no seu processo negocial. Para adensar a bruma sobre o futuro do jogador o seu advogado voltou a tocar numa tecla já anteriormente retinida pelo seu conselheiro Cátio Baldé, lançando dúvidas sobre a duração do vínculo que o liga ainda ao Sporting. Segundo ele, este estaria a expirar ou teria expirado já, contrariando a posição do clube, que parece entender que o vínculo se prolonga até ao final do próximo ano.
Complicado? Não ainda tanto como vai ficar a seguir. As noticias da tarde vão dizendo que o Sporting se recusou a receber o representante do jogador e este deu conta que o Sporting lhe havia telefonado a dar conta que queria o jogador presente na reunião.
Duas ideias sobre este últimos desenvolvimentos:
- Se o Sporting entende que o jogador ainda tem contrato com o clube não tem que convocar o jogador por interposta pessoa, deve fazê-lo directamente. Se toda a gente viu o Bruma alegre, a prestar declarações no aeroporto, como é que o clube não consegue chegar até ele? Se se der o caso de "ter outra vez o telefone desligado e estar a descansar" o Sporting pode convocá-lo de variadíssimas formas, retirando do resultado dessas convocatórias as devidas ilações. Afinal o jogador é ainda um assalariado do clube.
- É de muito duvidoso acerto hostilizar o representante do jogador e ainda mais não o receber nessa qualidade, quando lhe telefona a solicitar serviços que são o implícito reconhecimento da sua ligação ao jogador. Isto não é o mesmo que dizer que o Sporting tem que ser o capacho do jogador ou dos seus representantes mas, se quer resolver toda esta bruma, tem de, inevitavelmente, negociar. A menos que, como já se diz, que saiba que tal é inútil por o jogador já estar comprometido com outro clube.
Critérios de compras e dispensas
Quem não tem problemas em negociar com o Sporting é a International Foot, que, num curto período, conseguiu colocar no Sporting o Jefferson, a "estrela emergente" Salim Cissé e, a surpresa, o defesa central Hugo Sousa. Sobre as qualidades de Jefferson e Salim Cissé já emiti a minha opinião oportunamente aqui neste espaço.
Por curiosidade diga-se que A International Foot é propriedade do agente FIFA Nélson Almeida, que tem no seu "bornal" jogadores como Helton ou Éder (SCBraga), foi responsável pela vinda de Hulk para o Vilanovense, Vila Nova de Gaia, de onde é o empresário. Este foi também presidente do referido clube e é conhecido por participar em torneios de poker de alto gabarito, tanto do circuito nacional como no estrangeiro.
Não conheço Hugo Sousa nem nunca o vi jogar. O facto de ter jogado pouco (menos de 800 minutos) na equipa que ficou em penúltimo lugar da liga cipriota não me interessa tanto, embora isso seja significativo. É verdade que o mundo está cheio de jogadores desaproveitados ou incompreendidos pelos seus técnicos.
Mas já me interessa mais saber que o Sporting está a contratar por 5 anos um jogador da geração 92 quando tem neste momento sob contrato Ilori (de 1993), o Dier, o Tobias, o Fokobo (geração de 1994) e o Domingos Duarte (titular da selecção de sub-18, geração de 1995).
E também não deixo de constatar que o Sporting dispensou Ricardo Tavares, que o FCP se encarregou de aproveitar imediatamente. Decisão surpreendente, a que soma a dispensa de Farley Rosa, jogador que nesta fase da sua carreira se destacava dos demais e que era de comportamento exemplar na Academia, onde era querido de todos.
Ricardo Tavares não era propriamente um desconhecido, era um júnior de primeiro ano, central de posição mas que se tinha tentado adaptar a defesa-esquerdo, sem grande sucesso. Mas tem um percurso exemplar, que lhe tinha valido a braçadeira de capitão e era internacional desde os sub-16. Para um jogador com contrato a sua dispensa é no mínimo questionável.
Esta facilidade em contratar jogadores de fora e lidar tão mal com os jogadores da casa não pode ser bom para um clube que se orgulha da sua formação, e com fundadas razões para tal. Tendo em conta os antecedentes, pensar que a culpa está sempre do lado dos jogadores, talvez seja motivo para parar para pensar.
Tungas! Empocha Inácio.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminar"É de muito duvidoso acerto hostilizar o representante do jogador"
O que dizer então do fato do Babuino ameaçar o SCP que o contrato de Bruma acaba este mês !???
Compreendo a posição do Presidente.
Também não percebo o porque de misturar dispensas de Juniores com contratações para a equipa principal.
Podemos discutir a qualidade das contratações já comparar com as dispensas de 2 juniores parece-me a mim incorreto.
SL,
Em relacao ao caso-Bruma, há demasiados factores estranhos.
ResponderEliminarBebiano é o advogado de Bruma e nao tem feito outra coisa senao afirmar que o contrato com o Sporting é inválido e que tem uma proposta do Galatasaray. Pretendia reunir-se com o Sporting hoje, sem Bruma, para discutir aspectos jurídicos.
Para discutir aspectos jurídicos o Sporting tem um departamento que disso se encarrega. Nao percebo como é que um jogador com quem o Sporting quer, assumidamente, renovar contrato, "mandata" alguém para perder tempo a falar de aspectos jurídicos.
Se Bebiano pensa que o contrato é inválido, nao tem nada mais a fazer do que desvincular o jogador unilateralmente. Ainda para mais se tem tantas propostas milionárias de clubes.
Mas nao o faz. Porque sabe que isso é o fim da linha para ele. Tenta um qualquer jogo de "poker". A Direccao do Sporting nem sequer lhe passa cartao. Como nao passou a Zahavi. E Bebiano, que jogou as suas cartas com alarido, comeca a enervar-se.
Para mim há aqui muita coisa escondida de que nao temos conhecimento. Nao me admirava nada que Zahavi continuasse, behind the scenes, a correr meio-mundo tentando encontrar propostas por Bruma. Aliciando os Baldés e Bebianos com alguns tostoes para dancarem a música que ele toca.
Infelizmente, o tempo em que os clubes ricos davam 15 ou 18 milhoes por um puto de 18 anos de um clube que nem vai às provas europeias e que marcou 5 golos num Mundial de sub-20 em que a sua equipa foi eliminada pelo fabuloso Gana nos 1/8 de final, terminou.
E, mais importante para nós, o tempo em que o Sporting se permitia ser intimidado por representantes de jogadores que tentam esticar a corda para receber uns milhoes a mais, também parece ter terminado. Ou muito me engano ou Bruma vai rapidamente perceber isso...
Eu gostava de acreditar que o Inácio não tem algum tipo de interesse junto da International Foot...
ResponderEliminarParece que te esqueces dum parágrafo que fazes: O Bruma é jogador do Sporting e assim comtinuará a ser durante o próximo ano.
ResponderEliminarNão faz qqr sentido o advogado de Bruma querer uma reunião com o presidente do SCP para discutir assuntos jurídicos do contrato, SCP só aceita negociar o contrato com a presença de Bruma na mesa não vejo qual é o mal.
ResponderEliminarEm relação á International Foot uma vista rápida pelo site deles e dá para confirmar que Jefferson não é agenciado por eles nem Maurício por isso não vejo onde está a polemica, é que mesmo no jogador que estão a contratar para a B ainda não há qqr confirmação e pode se dar o caso de o jogador estar a experiencia como acontece todos os anos com dezenas de jogadores.
Abraço
Sérgio,
ResponderEliminarO Hugo Sousa ou vem para jogar no lugar do Ilori e do Dier ou para a equipa B onde o Ricardo Tavares já tinha jogado, apesar de ser apenas júnior de 1º ano.
Pois perante isto e perante o número de jogadores que temos sob contrato para o lugar faz sentido dispensar um jogador nessas condições para ir buscar outro a quem temos que pagar ao empresário e prémio de assinatura ao jogador?
Até pode fazer desde que o jogador o justifique ou haja dinheiro a rodos. Nem uma nem outra coisa me parece acontecer aqui, parece-me sobretudo que estamos a arranjar uma nova oportunidade ao jogador.
Como ele não obrigou o Sporting a contratá-lo só espero que seja feliz e supere as expectativas mais optimistas.
Petinga,
ResponderEliminarconcordo,há demasiada Bruma neste negócio. Mas, ao contrário do que parece ser o teu entendimento a mim parece-me que, como as coisas estão somos nós quem estamos em posição de perder mais do que qualquer dos outros envolvidos. O Bruma já deu provas de estar a fazer o jogo do Bebiano, do Zahavi ou do Cátio Baldé. Nem apareceu à reunião hoje, conforme pedido, nem atendeu o telefone anteriormente.
Se ele renovar o contrato paga as comissões aos representantes, se for transferido idem, se decidirem contestar o contrato e ele assinar por outro clube idem, idem. O que menos lhes interessa no imediato é que o jogador continue como está até 2014 e, nessas circunstancias, provavelmente sem jogar. Até isto ajuda pouco a posição do clube.
Quanto aos milhões não me parece que ele valha tanto e, neste cenário, nenhum clube fará uma oferta desse valor por um jogador sobre cujo contrato há muitas dúvidas. Não fosse assim e acredito que não faltariam boas propostas.
Visigordo,
ResponderEliminarNão foi esquecimento. O advogado levantou dúvidas sobre a duração do contrato. Essas dúvidas são em tudo semelhantes às que permitiram ir buscar o Labyad ao PSV, Se a teoria vingar o Bruma não tem mais um ano de contrato.
Hugo Sousa, defesa-central de 21 anos que representava o AEP Paphos, de Chipre, estará muito perto de se tornar reforço do Sporting, adiantando o jornal "A Bola" que o futebolista formado no FC Porto deverá rubricar um contrato com a duração de cinco temporadas.
ResponderEliminarA confirmar-se esta transferência, o jovem internacional sub-20 português chegará aos verde-e-brancos a custo zero, pois rescindiu o seu contrato com AEP Paphos em Janeiro passado, devido a ter vencimentos em atraso.
Hugo Sousa esteve oito anos no FC Porto, entre 2003 e 2011, tendo acabado por abandonar os azuis-e-brancos na transição para sénior, pois não chegou a acordo para renovar o contrato. Depois dos azuis-e-brancos, o jovem luso esteve nos romenos do FC Brasov e nos cipriotas do AEL Limassol e do AEP Paphos, sendo que neste último clube, em apenas meia temporada, fez 14 jogos e dois golos.
Capaz de actuar no centro da defesa, mas, também, a médio-defensivo, Hugo Sousa será inicialmente colocado no Sporting B, contudo, se Leonardo Jardim ficar agradado com o seu desempenho, o internacional sub-20 português poderá dar rapidamente o salto para a equipa principal dos leões.
Dispensámos um jogador formado pelo Sporting que o Porto foi buscar e agora fomos buscar um jogador formado nas escolas do FCP e que foi também ele dispensado do FCP.
Curiosidades...
LdA
ResponderEliminarPermite-me discordar: todas as partes teem a perder, mas a escola do Sporting continua e a instituicao também. Já o Bruma só tem uma vida.
E repito: se a opcao "decidir contestar o contrato e assinar por outro clube" fosse tao segura, nem o Bebiano andava a tentar encontrar-se com os dirigentes do Sporting nem o Bruma ainda era funcionário do clube. Já tinha assinado por outrém.
O Sporting está a fazer exactamente o que mais lhe convém: nao abre o jogo mas sabe que pode lixar e muito a carreira do jogador se tal entender. E convém recordar umas palavras do presidente em que dizia algo como "se calhar fazem uma, mas nao fazem mais"
LDA
ResponderEliminarnão pude comentar o teu post anterior mas digo-te já que não partilho do teu entusiamo pelo ajuntamento das claques. Quando o molho começar a cair depois falamos.
Quanto ao post actual excelente trabalho. Claro que isso incomoda e muito os pagens do Bruno como o Sérgio e o Sporting até morrer. O Sérgio acha que não se deve fazer certo tipo de comparações porque elas são bastante incómodas e deixam despidas as teorias da infalibilidade do Sua Santidade e do cardeal Inácio. E deixam muito que pensar que relações terá ele com este empresário de Vila Nova de Gaia com quem já tinha feito negócios no passado e com quem partilha muito mais do que a relação empresarial.
Para o Sporting até Morrer o melhor é fazer um copy-paste do órgão oficioso do Sporting que é nosso outra vez, o jornal a bola. Às tantas foi o Quintela que fez a redação da noticia só faltava terminar quem contestar isto não é um verdadeiro sportinguista.
O Sporting está entregue a esta bicharada. Não falo apenas do Bruno, Sua Santidade, e da sua ridícula pança e chutos ridículos que quase punham nock out 2 coitados que estavam no relvado. Não falo apenas daquela imagem ridícula de quase escorregar e cair e com os gestos apontar a culpa ao inocente figurante que estava à sua frente. Nem falo do ridículo que é o presidente do Sporting andar de pança aos saltos enquanto no mesmo relvado o plantel profissional treina. Falo do ridículo de todos se babarem e rejubilarem isto é que é o novo sportinguismo.
O Bruma que ganhe juízo.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=De9HgKjssGA
Sporting até morrer
ResponderEliminarseria dispensável fazeres copy-paste de 1 noticia que todos têm acesso e por isso já foi lida. Custo zero era ter ficado com 1 jogador que era nosso ao invés de irmos contratar e pagar despesas de assinatura e comissões por outro. Tem que ser muito bom para valer o esforço. E, como diz a noticia, vai rapidamente dar o salto para o lugar do Ilori e do Dier. Enfim...
O Presidente do Sporting Clube de Portugal, seja quem for, não pode deixar que reuniões convocadas por sua iniciativa com um funcionário do Clube, adquiram novo figurino por indisponibilidade do último.
ResponderEliminarCaso a reunião se tivesse efectuado, a partir da mesma o SCP estaria a reconhecer que os argumentos apresentados pelo advogado do jogador seriam válidos e o cenário passaria a ser o de uma possível contratação e não o de um prolongamento contratual.
O que se pede a um Presidente do Sporting é que no exercício das suas funções de líder, actue dentro daquelas que são as mais elementares regras da institucionalidade e não se permita alimentar estatutos que são clamados por via de tricas, bocas ou, pior ainda, ameaças veladas.
Neste caso em particular confio na determinação do Presidente que sustentado pelos argumentos do departamento jurídico tentará resolver esta longa ode, dentro dos estritos limites do possível herdados pele incompetência de quem nem sequer "chutos numa bola deu" antes preferindo num acto de pueril arrogância, convidar presidentes de outros clubes a visitar o nosso passado não percebendo que apenas estava a reconhecer a superioridade presente do adversário.
Creio sinceramente que Bruma será a última bruma em torno da nossa formação. Se tiver de ser exemplo, pois que seja.
Em relação à insinuação acerca dos negócios das contratações, gostaria de deixar claro que de facto são coincidências, que a serem verdade me preocupam. Mas ainda não tanto como quando soube que o mesmo empresário representava vinte e muitos atletas do nosso Clube, o que só pode ter acontecido mediante a entrega de uma cópia de uma chave dos portões da Academia e outra do Gabinete do administrador da SAD.
Não gosto de exclusividades. Mas há casos em que elas funcionam. O Porto é o recordista de facturação em transferências devendo tal desidrato à empresa de Jorge Mendes. Sem ele a dimensão atingida não teria sido possível.
Uma coisa parece-me óbvia. Até agora não reconheço do ponto de vista financeiro nenhum indício de aquisições megalómanas, capazes de gerar as proverbiais "sobras" que redundam invariavelmente no chamado "empochamento".
Nada a ver com as compras a caro retalho da dupla Freitas/Duque com o beneplácito néscio de Godinho.
SL
p.s. - Vi jogar o Salim Cissé várias vezes na época que acabou. Trata-se de uma excelente aquisição. Mas lá está, vi-o jogar...
Sobre as transferências do SCP a cargo do Inácio, nada que me surpreenda...
ResponderEliminarSobre Bruma... Infelizmente, com este arrastar da telenovela mexicana, já só estou à espera de saber como a ruptura se irá concretizar, quais as desculpas que serão avançadas para o falhanço da renovação e qts milhões o jogador irá render ao seu futuro clube.
SL
Não deixaria de ser irónico que quem se valeu dessa doutrina para trazer o Labyad tivesse ao mesmo tempo aberto a porta para a sua aplicação ao Bruma...infelizmente, de quem anunciou a contratação de um jogador que não podia alinhar pelo Sporting este ano tudo é de esperar.
ResponderEliminarLamento notar em alguns comentários uma certa "esperança" que tudo corra mal para poder desancar no novel Presidente. Eu preferiria que o Sporting se saísse bem, seja quem for o Presidente...mas devo estar desactualizado...
Quanto às informações sobre os contratos com jogadores de certo empresário... Creio ser muito cedo para formar qualquer conclusão, mas acho bem irmos sempre sabendo o que se passa.
Esta novela tem tudo para acabar mal para o Sporting,tal e qual acabou a do Labyad para o PSV.Será mais um motivo para o odioso cair sobre a anterior direcção e deixar os seguidores a salivar.O novo Papa é que é o maior!..
ResponderEliminarFrancisco Fernandes
(cópia do original que, ao fazer a moderação, não ficou registado. Pelo facto peço desculpa ao autor)
Veiga Trigo,
ResponderEliminarNão há qualquer insinuação antes a constatação de 1 facto: das 4 contratações do Sporting 3 foram agenciadas pelo empresário mencionado. Infelizmente para nós nem ele tem os jogadores que tem o Jorge Mendes nem ele consegue fazer os negócios que o Jorge Mendes faz e que não são apenas com o FCP mas também com o SLB.
Gostava que, para o perceber melhor, o que sugere para que os jogadores não possam escolher livremente os seus representantes e que relação e responsabilidade tem o clube e os seus dirigentes, sejam eles quem forem, nessa escolha.
Nem me surpreende a preferência do empresário pelos nossos jogadores nem destes por ele e por Jorge Mendes, as razões são claras. Estranharia era se preferissem outros. Se eu fosse jogador escolheria precisamente os que têm possibilidades de me proporcionar melhores opções e gostaria de ter qualidade de ser preferido por eles.
A menos que a alusão às chaves do portão da Academia correspondam a uma ideia de que aquelas instalações se assemelhem ou deviam assemelhar a algum seminário ou prisão.
Não percebo se o comentário é do LdA ou do FF, mas qual é o sentido? Que o "novo Papa" vai deixar correr mal intencionalmente pare poder fazer cair o odioso sobre a "anterior direcção". (interessante a diferença de tratamento) e deixar os seguidores a salivar? É isso?
ResponderEliminarO comentário é do Francisco Fernandes que por erro meu não tinha ficado publicado.
ResponderEliminarLDA mas a contratação do jefereson foi agenciada pela traffic pq é que continua a dizer que foi pelo empresário de cisse?
ResponderEliminarMONTE DE MERDA É O QUE TU ÉS SEU DESNORTIADO AZIADO, FILHO DA PUTA NOJENTO E CROQUETE, TU E A TUA VARA DE MEIA DEZENA DE MONGOLOIDES ACABOU SEU FILHO DA PUTA!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarO SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ, PORCO, OSGA, CARRRRREGA BRUNO.
O que eu quero é que o Sporting possa sair vencedor em toda a linha, independentemente de quem for o presidente, que agora é Bruno de Carvalho e mais tarde será ele ou outro...
ResponderEliminarVejo por aqui muita azia e muita tentativa de adivinhação...melhor seria que visse desejos de vitória para o Sporting...!!
Sporting Sempre...!!
Ace-XXI
ResponderEliminarnão colocarias essa questão se verificasses o link proposto no nome do Jefferson.
É que não sou eu que continuo a dizer que o Jefferson pertence ao empresário referido. É a própria página que o confirma.
LdA,
ResponderEliminarNão tens de viver sempre na defensiva, até porque o que postei foi sacado do site Academia de Talentos, e não tinha objectivo de te criticar.
Assim o entendeste mais uma vez pois claramente é o teu dia-a-dia actual, bastando para isso olhar para as tuas respostas.
Vives infelizmente essa fase, a de ripostar contra tudo e todos.
Parece que isso te faz feliz, o de ser o mais iluminado de todos os sportinguistas...
E tens sempre a boa ajuda de um ser limitado de nome Vítor Ribeiro...
Caro Leão de Alvalade
ResponderEliminarApenas um aparte, o nome de nascimento trata-se de Armindo Tué Na Bangna, Bruma é alcunha.
Mas efectivamente a situação de Bruma é muito complicada, qualquer que seja o desenlace neste momento, muito pouco se pode apontar a quem de momento está a negociar do lado do Sporting.
A incompetencia está para tras em não renovar com jogadores jovens de elevado potencial, e em contraciclo contratar com contratos milinonários jogadores em témino de carreira. SObretudo quando supostamente existia um principio de acordo com Bruma em Dezembro do ano passado e não foi concretizado apenas porque não havia certeza de ganhar as eleições, caricato e muito pouco sportinguista no minimo.
Das aquisições, ligadas a essa empresa de intermediação, Jefferson para mim é uma boa aquisição, Cissé não questiono pelo preço veremos o que dará e dado que tem 20 anos poderá ter grande margem de progressão.
Já quanto a Hugo Sousa será claramente para a equipa b.discutivel sim, a ver vamos o seu rendimento. Ja foi convocado para os sub 21 é melhor ou pior que irão ser Tobias Figueiredo e Fokobo, não sei.André Martins por exemplo andou a ser suplente em equipas da 2ª divisão apesar da sua inegavel qualidade.
Curiosamente a aquisiçaõ para mim mais criticavel é a de Mauricio, mas por enquanto como sócio do SPorting não critico, prefiro ver primeiro e dar tempo.
SL
Sporting Sempre
Sporting até morrer,
ResponderEliminarO teu comentário diverte-me. Não vi o teu comentário inicial como uma critica porque, talvez não tenhas reparado, reconheci de imediato que não era teu, logo...
O que eu contestei foi o conceito de custo zero. E, a até prova do contrário, bem. Quanto ao iluniminismo dependendo de onde vem pode ser uma critica ou um elogio. Sou obrigado a crer que desta feita foi um elogio, pelo que agradeço.
Não, não foi um elogio, foi mesmo uma crítica...
ResponderEliminarHostilizou tanto o beb que hoje vem retrair-se da das declações que fez e diz que estava de cabeça quente (deve ser do calor)
ResponderEliminarAcho muito pequenina esta mentalidade de não podermos hostilizarmos ninguem.
Se calhar preferiam o tempo em que faziamos tudo o que o agentes e parceiros como PC nos impunham.
Entre a possibilidade de Bruma sair por valores abaixo daquilo que todos pretendiamos e hipotecarmos o futuro do clube dando % dos melhores jogadores para se pagarem vencimentos insuportaveis - acho que a a escolha é obvia
LdA, continua a campanha negra. Tudo serve para atacar o que parece (parece apenas como terão oportunidade de ver) o ponto mais fraco de BdC: Inácio.
ResponderEliminarOra, o Jeferson (só com um "F") agenciado pela International Foot é outro!
LUBE: RIO AVE
NOME: JEFERSON MIGUEL DA SILVA
POSIÇÃO: DEFESA CENTRAL
NATURALIDADE: SÃO PAULO - BRASIL
NACIONALIDADE: BRASIL
DATA DE NASCIMENTO: 15/01/1986
ALTURA: 1,88m
PESO: 78 kg
Espero que assim este post seja devidamente corrigido porque as insinuações constantes deste post caiem por terra de forma clara.