quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Negócios em curso: decisões pouco salomónicas

Com o derby a monopolizar as intenções fica um breve apontamento a alguns negócios que a comunicação social vai anunciando. Os comentários são feitos nessas premissas, provavelmente voltarei ao tema quando houver comunicação oficial.

Pranjic: cedido por uma temporada ao Panathinaikos, com o Sporting a suportar um terço do ordenado. Não é um grande negócio ficar a pagar ordenados a quem não produz. O jogador porém faz valer os direitos que lhe confere um contrato que termina apenas em 2005. A alternativa de o indemnizar e deixá-lo sair com a carta na mão também não pareceria um grande negócio, dependendo, claro está do valor a pagar. Se for esta a solução encontrada significa também um problema adiado para o próximo ano.

André Santos: O fim de uma ligação de 13 anos de um jogador que sempre me pareceu correcto e um bom profissional. Não teria vida fácil para conseguir alcançar a titularidade, é melhor esta solução do que a que foi submetido desde o inicio de época, em que parecia não se saber o que fazer com ele, tantas vezes foi chamado à equipa A e outras tantas relegado para a B. 

É muito provável que em algumas das suas prestações se veja necessidade de questionar o seu abandono mas está longe de ser um jogador com estatuto de titular. Não conheço o miúdo com quem se diz ter sido objecto de troca, Hélinho do Vitória de Guimarães. Trata-se de um médio centro de 18 anos e internacional no seu escalão. Resta agradecer a André Santos os serviços prestados e desejar-lhe a sorte que se deseja aos nossos.

Diogo Salomão: Um jogador que nunca me pareceu justificar pelo talento a sorte que teve em entrar no Sporting, vê-se agora "premiado" com a subsistência assegurada até aos 30 anos.  É esse o facto mais relevante do novo contrato de mais 5 anos deste jogador que no próximo dia 14 de Setembro completa 25 anos. Tem por isso os próximos cinco anos para fazer o que não conseguiu ainda: contrariar a impressão que me causou desde o início.

Illori: Um mau negócio para todas as partes envolvidas, exceptuando o valor que o Sporting irá encaixar, que é significativo, atendendo ao que o jogador fez até agora. Ilori foi o jogador que mais me surpreendeu o ano passado e que mais terá beneficiado com a passagem de Jesualdo pelo Sporting. Pareci-me frágil mentalmente, o que o impedia de render o valor que, aqui e acolá, deixava entrever. A sua saída parece-me extemporânea para todas as partes envolvidas. 

Para o jogador, que ainda precisaria de completar o seu processo formativo, quer em termos técnico-tácticos, quer mentais  e físicos. 

Para o Liverpool porque parece não ter aprendido nada com o sucedido com Coates, voltando a despender uma soma avultada por um jogador que não está preparado para a Premier League. É também uma péssima mensagem para a sua academia.

O Sporting é que no imediato perde menos, por encaixar os 8 milhões anunciados. Nunca saberemos o que ganharia se houvesse paciência e tempo para o talento que Ilori manifestamente já demonstrou. É minha convicção que perde um dos jogadores mais promissores da sua formação dos últimos anos. Promessa que me parece muito ameaçada pela saída extemporânea.

10 comentários:

  1. LdA, concordo em quase tudo, sobretudo no que à interpretação da venda de Ilori diz respeito. Concordo com tudo o que diz sobre o rapaz. Acho um risco tremendo o que ele e sua familia estão a correr ao ir tão cedo para o Liverpool, apenas com meia duzia de jogos na equipa principal do sporting. Parece-me não estar ainda preparado para assumir esse desafio, ainda para mais com o peso de 7 ou 8 milhões de responsabilidade aos seus ombros...

    Percebe-se que o Liverpool confia plenamente nos seu potencial mas, no meu ponto de vista, o seu potencial seria melhor aproveitado se continuasse numa casa que conhece, com colegas que conhece num ambiente que facilitaria a sua evolução e confirmação. Após assumir titularidade na equipa principal do sporting de forma definitiva durante uma epoca inteira, então sim justificaria a aposta na premier ligue.

    Como factor negativo na evolução do jogador, também a mim me transpareceu alguma fragilidade mental/ emocional, algo que comentei entre os meus por altura das suas "menos boas" exibições no mundial sub-20.

    O futuro dirá se este foi um bom negocio ou não. Estarei atenta à sua evolução por terras de sua majestade. Quanto a mim é um dos jogadores que ascendeu à equipa principal no final da epoca passada com mais potencial a ser trabalhado, por reunir tecnica e velocidade impares para a sua posição!
    Inclusive, cheguei a considerar que a sua permanência seria mais importante do que a de Bruma, até!

    É obvio que a descoberta de Ruben Semedo, bem como a afirmação de Tobias Figueiredo na equipa B e a vontade de Dier em permanecer de leão ao peito ajudam a aliviar a desilusão de assistir à saída deste jovem jogador a quem augurava um lugar a titularissimo no centro da nossa defesa!

    A verdade é que nunca saberíamos o que seria o seu desenvolvimento/ evolução caso permanecesse (contrariado?) no nosso clube se mantivesse recusa em renovar. Creio que a tendência seria desvalorizar se não houvesse acordo para a renovação... Não sei... A ver vamos o que será decidido.

    Em relação a André Santos, reconheço alguma tristeza pela sua saída. Creio que a titularidade era dificil, mas a sua qualidade em posse de bola é superior à de Rinaudo, por exemplo. Por isso, via-o como uma excelente alternativa em caso de indisponibilidade de William ou Adrien.

    Em relação a Diogo Salomão, a ascenção da sua carreira quando entrou para o sporting foi um salto demasiado grande, mas não fiquei de todo descontente com a sua primeira época no sporting, para quem tinha vindo de um clube de divisão inferior. Até me surpreendeu o seu emprestimo na epoca seguinte, no ano dos 19 (!!!) jogadores contratados!! Estaria à espera que continuasse a evoluir connosco. Sempre recebeu elogios da parte dos responsáveis do Desportivo. Por isso, não me choca assim tanto a renovação pois a sua mais valia não foi efectivamente comprovada mas também não foi descartada. Quero com isto dizer que desconheço, portanto, o seu real valor mas também não posso afirmar que simplesmente não tem qualidade para jogar nesta equipa... francamente não sei (muitos também diziam que Wilson Eduardo também não tinha lugar....). Espero que a sua renovação tenha o aval da equipa técnica.

    ResponderEliminar
  2. O Ilori sai, porque simplesmente não quis renovar o contrato, perante esse cenário a venda tornou-se inevitável.

    ResponderEliminar
  3. Alma_Leonina,

    Não levo em consideração as exibições do Ilori no Mundial. Desde o inicio do campeonato se estava a ver que os resultados seriam mais ou menos aqueles, o valor do Ilori não ficou em causa, tanto assim é que o Liverpool não perdeu o interesse. De todos os falados só Dier me parece superior.

    Bruno,
    O Ilori tem contrato por mais 2 épocas. Suponho que não seja o único nessas condições. Não vejo a questão do contrato como mandatória para vender já.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Neste caso especifico eu abro uma excepção. Ele mostrou claramente que não queria renovar e até foi honesto em assumir isso e não andar a dizer mentiras até ao último ano de contracto.

    A partir do momento em que não quer renovar, o SCP não tem que o estar a valorizar mais.

    ResponderEliminar
  5. Não dou esses negócios por concluidos (peço menos Pranic e Ilori), mas fazendo fé que se concretizem - tenho as minhas duvidas acerca do valor de Salomão e acho que Andre Santos que não é um trinco - poderia talvez ser uma boa alternativa a Adrien.

    Relativamente a Ilori - sinceramente acho que 7M ou 8M é uma excelente compensação pela sua saida.

    Acho que o deadline para renovar é agora e se não quis renovar nas condições propostas é melhor encaixar uma verba ainda significativa (em termos de defesa - será record) do que mante-lo na B

    Em relação a Pranic - é tentar o melhor acordo possivel

    ResponderEliminar
  6. Mike,

    por certo dispões de informação que eu não tenho, pois nunca vi nenhuma declaração do jogador a assumir essa recusa.

    Por outro lado, olhando para o que lhe sucedeu desde o final do ano até agora - em que passou de um dos jogadores mais promissores e mais referenciados, para nem sequer 1 minuto na B - com o Sporting a contratar jogadores para a sua posição, não se pode dizer que o Sporting lhe ofereceu um perspectiva de evolução ou sequer manifestou confiança nas suas qualidades.

    ResponderEliminar
  7. LdA, quando me referi ao mundial sub 20, foi para questionar a sua estabilidade/ capacidade emocional pois parece-me que alguns erro que cometeu podem traduzir alguma incapacidade em manter boas exibições, nao conseguindo gerir da melhor maneira o ruído em retorno da sua venda ou renovação ou hipotética insatisfação no clube. Mas também não é só pelas exibições do mundial que questiono a sua capacidade de se abstrair do meio exterior e concentrar-se em absoluto em cada jogo que disputa.

    Em relação à sua comparação com os restantes jovens centrais do Sporting estou totalmente de acordo. Alias, se ignorar a capacidade mental, ambição e comprometimento com a profissao que pratica, diria que até é superior ao Dier. Já o rinha referido noutros posts antigos, Ilori tem características únicas, que o podem tornar um dos def. Centrais mais reconhecidos futuramente. Mas a presença dos outros jovens sempre dá algum alento.

    Resta saber como Ilori vai gerir a sua carreira e, se for verdade a sua insatisfação por continuar no clube, mantendo a sua vontade (inabalável) em ir para o Liverpool, creio que erra nessa mesma gestão!

    Nao estou certa em relação aos motivos porque não renova: creio que merece "salário de titular" de equipa A, sendo previsível que mantivesse o estatuto con que terminou a época passada. Agora se a recusa em renovar se prende com o deslumbramento em ir para a premiar ligue... Não sabemos, tornando-se complicado fazer juízos de valor.

    ResponderEliminar
  8. Não concordo com quase nada do que escreve no post, está preocupado com o que o Liverpool vai pagar comparações com o coates, isso é tudo certo, mas não será o sporting o mais importante nisto? E assim sendo, alguma vez se pode considerar um mau negócio ou uma má resolução deste caso, mas então acham que se quisesse renovar já não tinha renovado, porque se foi buscar o mauricio?
    Quanto ao salomão também não concordo, será inferior ao jefreen ou ao Wilson? Boa renovação, aliás como todas. Prefiro miúdos comprometidos do que vedetas descomprometidas, essa a grande diferenças do bruno, ele está perto e percebe isso.
    Quanto ao pranjic é o possível, com este flop herdado.

    ResponderEliminar
  9. LdA, creio que o Mike se refere à última entrevista de BC, onde é dado a entender que o empresário não punha outra hipótese. Além disso, creio que só assim se percebe a transferência.

    Sem prejuízo de manter que era aqui - e no Bruma - que se deviam ter apostado todas as fichas, tenho que admitir a possibilidade de no caso do Ilori a porta ter sido fechada logo no início do processo.

    Entretanto gostava de perceber como estão as relações com Zahavi por estes dias...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Concordo com quase tudo.

    Em relação ao Ilori sempre o considerei sobrevalorizado (basta ver as exibições no recente mundial sub-20 e comparar com as do Nuno Reis há 2 anos) e qualquer venda acima dos 5M me parece um muito bom negócio.

    Devo dizer que também estranho muito a venda do Turan, principalmente depois de ser integrado na equipa A e parecer dentro do plantel a melhor alternativa a Jefferson (não conto com Rojo para DE pois não parece ser essa a opção de LJ).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)