Alguns comentários à entrevista de Bruno de Carvalho a "A Bola"
Quanto ao contrato e a posição do Sporting
Da forma como é explicado parecem não substituir dúvidas relativamente à ligação do jogador ao clube. Ligação que o jogador e representantes foram sempre reconhecendo até que lhes passou a dar jeito não o fazer. No entanto as dúvidas estão na sombra das declarações de BdC, especialmente quando afirma que a derrota do Sporting neste processo equivale a uma derrota da justiça e do futebol.
A prova que o Sporting luta com armas desiguais, para lá das que estão documentadas nesta entrevista, é que ao longo deste processo foram várias as ocasiões em que “escorreram” para a comunicação social pareceres e circunstâncias processuais quase sempre desfavoráveis co clube. Culminaram nesta semana com a divulgação do testemunho de Pedro da Cunha Ferreira como pretensamente desfavorável ao clube, o que é, como o próprio muito bem afirmou, uma peça de escrita criativa notável. Pior do que isso é ser dado conhecimento público do que devia ser sigiloso, isto sem falar no papel a que o jornalismo se sujeitou neste caso, e que não pode ser ignorado. Mais ridículo ainda foi a ideia transmitida por um dito especialista de que o Sporting, em caso de decisão desfavorável, perderia até os direitos de formação, o que me parece absurdo face ao que está em disputa neste caso, que é apenas o vínculo e não vencimentos em falta.
A renovação acordada há muito, a estratégia de dilação, os erros de Godinho e os próprios
Tal como era então do conhecimento público havia um princípio de acordo entre a anterior direcção e Bruma e que agora BdC confirma. Não se percebe porque o acordo não foi levado a efeito, tendo em conta a importância do jogador. Mas não é líquido afirmar que, caso a renovação tivesse sido concretizada, Bruma não estaria na mesma em conflito com o clube, caso BdC entendesse, há semelhança de outros processos ainda a decorrer, que o jogador havia renovado por valores exorbitantes. Por outro lado parece-me óbvio que se a estratégia dos representantes de Bruma era meramente dilatória, sem interesse em renovar, o mesmo argumento deve ser usado para qualificar as relações com direcção anterior e que, inevitavelmente, nunca houve qualquer interesse em renovar com o clube, fosse quem fosse que o representasse.
As guerras pela moralização
Ninguém duvida, creio, da necessidade de moralização do papel dos agentes e dos fundos de jogadores. A minha dúvida, expressa aqui desde a primeira hora, é que seja o Sporting a fazê-la sozinho. O relato do que se passou com Ié é apenas um dos muitos casos que chegam ao público.
No caso concreto de Bruma, se ao jogador é indiferente que parte do que lhe cabia vá para os seus representantes, porque me haveria eu de importar?
Se processos idênticos e especialmente com os melhores jogadores, tiverem invariavelmente o mesmo desfecho, os interesses do clube estão a ser devidamente protegidos?
É impossível não concordar com BdC quando este diz que (página 5)
Independentemente do resultado deste processo, se dele se retirarem as devidas ilações, alguma coisa de bom se poderá extrair em prol do clube, para que ele não tenha representado apenas perda de tempo, de energia e de valor para todos nós.
Uma nota sobre quem ganhará ou quem perderá com o resultado final: Para já perde o jogador e o clube. Bruma por estar privado de fazer o que mais gosta e o que melhor sabe, que é jogar. O clube porque perde um jogador que seria importante na sua estratégia e não tem substituto à altura. No final perderá ou ganhará o Sporting e não apenas uma qualquer fracção. É tempo de deixar de lado os discursos divisionistas do "eles" e do "nós" porque uma parte do clube é sempre mais pequena que o seu todo.
Pessoalmente confesso o meu cansaço com o tema e até já dei baixa do Bruma no meu deve e haver, isto porque já nem acredito que a uma decisão favorável corresponda a rápida solução do caso. As recentes declarações do advogado do jogador são mais uma escalada para uma não solução. Fica a entrevista para as brumas da memória.
Uma pequena nota mais para quem apoia o presidente na mediação com a imprensa. Acho insultuoso para ele e para o clube que erros lexicais, involuntários ou não, sejam colocados em itálico na entrevista. Tal significa que foram notados mas propositadamente não corrigidos, o que, ao longo de muitas décadas de leitura do jornal em causa, é totalmente "inovador".
Grande Presidente que nos vai levar á GLORIA, através do ESFORÇO E DEVOÇÃO! Puta que pariu os bruminhas, catios e beduinos desta vida! Sporting Sempre na minha vida!
ResponderEliminarExcelente post mais uma vez.
ResponderEliminarUma analise lúcida, levantando questões pertinentes no que será a futura relação do Sporting com jovens jogadores e seus agentes.
Já o manifestei no post anterior... Vejo com muita apreensão este caso, não só pela provável perda do jogador Bruma mas também no que respeita à capacidade negocial futura dos nossos melhores jogadores. Temo que mais "Brumas" virão...
Junte-se um clube com grande história mas pouca capacidade financeira actual, adicione-se uma das melhores academias de jovens jogadores da Europa, capaz de "construir" dos melhores atletas mundiais e temos os ingredientes perfeitos para os super agentes desportivos, verdadeiros "money makers" "cozinharem" a seu belo prazer!
Quantos jogadores tem Zahavi ou Balde na formação do Benfica? E na formação do Porto? E na formação do Braga? E na formação do Nacional? Porque preferem vir "chafurdar" na academia do Sporting? Talvez porque é aqui que eles garantem dinheiro (muito) , porque têm à sua disposição os melhores jogadores e porque a academia tem selo de qualidade aos olhos da Europa. E, está visto, porque neste momento o Sporting é o elo mais fraco da relação!
Dá que pensar. Todos exigem que o Sporting continue a apostar na formação (eu também!). "Este é que é o caminho!".
Mas que lucro terá o Sporting? Quantos "Brumas" nos irá custar essa aposta? Teremos dinheiro suficiente para aceitar as "imposições" dos agentes para poder continuar a contar com os "nossos" (nossos???) jovens de 18/ 19 anos?
Lamentável, tudo isto.
Comecei a ler a entrevista de manhã e acabei agora. No geral é uma boa entrevista, independentemente do veredicto final da CAP a exposição clara de alguns meandros das negociações futeboleiras é sempre benéfica para os juízos de valor nestes casos.
ResponderEliminarA principal conclusão que tiro é, se existisse interesse do jogador (leia-se jogador e seus representantes) em renovar isso já estaria consumado há muito. A cada mês que passa me parece que o actual Presidente do Sporting suaviza mais o tom de criticas aos seus antecessores. Há becos sem saída onde os clubes se meteram que são discussões do Ovo e da Galinha. Os clubes são as entidades mais chuladas do desporto e isto é verdade indiferentemente de quem os lidera.
Como sair disto? Bruma é irrelevantemente relevante. É apenas um bom jogador, e se sair a mal do Sporting será apenas mais um a somar a uma longa lista. Como se vai proteger o Sporting futuramente? Como é possível agir no mercado do futebol onde nada é o que parece e tudo é um imenso jogo de espelhos...
As ultimas revoluções no futebol têm acontecido quando agentes sem nada a perder, jogadores no desemprego, fazem valer a lógica e a justiça em tribunais civis (e não desportivos). Aos clubes grandes esse caminho está vedado, infelizmente, mas se existisse um interesse real em regular o desporto seria fácil um qualquer grupo de clubes grandes convencer um clube regional a agir e tomar sozinho o ónus de todos.
Os clubes não são nenhuns santos nestes processos mas no final são sempre eles que pagam as (elevadas) facturas.
Numa coisa concordo com o Presidente: não parece haver legislação suficiente que regularize adequadamente a actividade dos agentes desportivos, assim como não há quem defenda os interesses do clube formador.
ResponderEliminarAlma Leonina,
ResponderEliminar"...porque têm à sua disposição os melhores jogadores e porque a academia tem selo de qualidade aos olhos da Europa"
Acho que estás a ver as coisas ao contrário. Esta tua frase deveria ser algo como "porque o SCP tem a academia com selo de qualidade aos olhos da europa, os jogadores são previligiados se para cá vierem."
Quase que fazes parecer que nós é que temos muita sorte em receber os jogadores do Catio Balde. Errado. Ele é que tem muita sorte em nós permitirmos que ele traga para cá os jogadores.
Alma Leonina,
ResponderEliminarObrigado. Creio que quanto à legislação e até ao próprio desinteresse de quem devia regular esta área estamos de acordo.
A questão que fica é qual é a estratégia que melhor servirá o interesse do clube. Tenho dúvidas que seja esta pelos resultados que se adivinham, isto mesmo que seja reconhecida razão ao clube.
Mike, penso exactamente como tu, e essa devia ser a realidade. Temos uma das melhores academias, um património riquíssimo que, infelizmente, é (o caso Bruma é disso exemplo) dominada pelos agentes que "utilizam" a nossa formação para seu proveito.
ResponderEliminarO que escrevi pretende descrever como os agentes desportivos, na minha opinião, olham para a nossa academia, e o porquê de preferirem a mesma em relação a outras!
Colocam cá os seus jogadores ou vêm "fazer a cabeça" a outros que já cá estão! Resta saber se temos armas para contrariar isto no futuro, e isso, a partir de agora, será para nós sportinguistas, o mais importante! E essas armas podem passar por melhor capacidade negocial, melhores condições financeiras do clube, melhor gestão da carreira desportiva dos jovens jogadores, melhor capacidade de relação com os próprios agentes desportivos, fazendo valer as nossas próprias "regras" numa fase mais precoce da formação por exemplo.
Uma coisa é certa! Algo terá de mudar pois se Bruma vencer este litígio, outros Brumas se seguiram! Pelos vistos é o "preço" por apostar na formação.
Moralmente errado, é certo, mas o que nos diz a realidade?
Que o Bruma ía à vida, era já mais do que previsível... Agora tb ficamos a saber (pelo menos alguns) que o Bruno não faz milagres...
ResponderEliminarO BdC está a aprender. Isso é nítido e este caso representa uma das praxes que ele recebeu, enquanto caloiro que é. Uma praxe... memorável!... É bom (para BdC e para nós), que ele não a esqueça e que aprenda depressa. Esta e outras lições que ainda terá que encaixar...
È impossível saber se com outro negociador do lado do SCP, o Bruma teria renovado, mas houve erros que foram cometidos e que poderiam mt bem ser evitados. Algumas exigências públicas do BdC (que agora tenta enquadrar numa lógica auto-desculpabilizante), apenas serviram para aproveitamento mediático dos seus representantes. Sempre afirmei isso. O clube não ganhou rigorosamente nada com essas exigências. Segue o exemplo mais estapafúrdio: para quê exigir-se a presença dum puto de 18 anos à mesa das negociações? Um miúdo sem qlq cultura, que confia cegamente no seu representante, que o único que sabe fazer de jeito é jogar futebol? Para quê, pergunto eu...
Por outro lado, não se perspectivando, uma solução que não passasse por premiar o agente financeiramente (mesmo de uma forma injusta) este caso não podia ser tratado como todos os outros, pq o Bruma, na minha opinião, não é um jogador qualquer. È um jogador extremamente promissor, com algumas provas superadas com enorme qualidade e que garantidamente representaria uma futura mais-valia desportiva e financeira para o SCP.
Sobre a posição futura do SCP no mercado. É preciso ter a noção disto: o SCP, sozinho, não vai conseguir alterar nada da podridão instalada no mundo do futebol. Rigorosamente nada. Ou se adapta depressa, ou ficámos sujeitos à voragem de toda esta 'fauna' que gravita em volta do fenómeno e que beneficia do actual Status Quo. Sendo que nem só agentes e fundos beneficiam com estes 'sistema’... Aos clubes mais poderosos economicamente (ou mais sabugos) interessa-lhes que estes casos aconteçam. Este é bem o exemplo disso: lá vai o Bruma de graça reforçar um desses clubes...
Quando digo que o SCP tem de se adaptar, não implica deixar de lutar contra toda esta podridão… não, mas para termos algumas hipóteses de vencer tudo isto, há que perceber que isso levará mt tempo e que se terá de adoptar uma estratégia mt cuidada, articulada com outros aliados, nomeadamente outros clubes formadores, Associações do sector, legislador, etc, etc (caso estejam interessadas…). Mts passos terão que ser dados para ultrapassar td isto. Querer que esquemas manhosos que duram décadas e que beneficiam gente com enorme poder dentro do negócio do futebol, se alterem num curto espaço temporal é ilusório…
SL
Virgilio, é estranho quando todos desconfiamos que Bruma já está perdido, principalmente quando a alegada justificação para a rescisão é falsa. O contrato existe, está nas respectivas secretarias da FPF e Liga e foi mesmo assinado livremente pelas partes.
ResponderEliminarDiscursos inflamados de advogados durante um processo litigioso é para o lado que eu durmo melhor. Entram a 100 e vão a 200. Ao CAP resta decidir e ficar com a "culpa" dessa decisão.
Se for favorável ao jogador, talvez o Sporting tenha de repensar o seu gabinete jurídico, se for para nós, talvez reforçar o gabinete jurídico porque a guerra não acabou.
Sobre a presença do jogador nas negociações. Se foi sempre com essa desculpa (ausência do Bruma) que se adiou todos os acordos que sucessivas direcções conseguiram com os agentes, parece-me legitimo pedir a sua presença para deixar de se fazer figura de parvo, conseguindo acordos que nunca o eram.
Há um erro de base, da exclusiva responsabilidade do Sporting, recorrente e com barbas de décadas em Alvalade. Estrear putos na equipa principal sem ter a sua situação contratual garantida.
Foi assim que perdemos, Futre e Ronaldo, por exemplo, e a lista prossegue. Quando tudo foi bem defendido tivemos boas receitas como foram os casos de Hugo Viana ou Nani.
Não estou seguro que um clube grande deva ser formador, exactamente porque as decisões em caso de litigio normalmente favorecem o trabalhador. O que fazer? Para já o que está a ser feito, renovar com todos os atletas de que se espera chegarem à equipa A. Depois há a outra face da moeda, os Paim's, os flops pagos a peso de ouro...
Obrigado Jesualdo Ferreira!
ResponderEliminarLMGM,
ResponderEliminarA esperança é a ultima a morrer, mas o que a razão me diz neste momento (reforçado pela entrevista de preparação da Nação), é que o Bruma está perdido... Mesmo que a CAP dê razão ao SCP, o Bruma em Janeiro é livre de assinar pelo clube que o Baldé e o Bebiano bem entenderem e sair a custo ZERO em Junho de 2014...
Desculpa lá, mas essa da presença do jogador na mesa das negociações não lembra nem ao diabo. O Bruma só tem que aparecer qd o acordo está estabelecido, impresso e preparadinho para ser rubricado e assinado, mais nada. Sobre as desculpas esfarrapadas, de parte a parte, nem quero perder mt tempo, mas, não sei se te recordas, que quem apareceu pela primeira vez, publicamente, armado em 'galifão', com declarações de guerra aos empresários (sabe-se agora o alvo) foi o BdC... A partir daí... Infelizmente a guerra despoletou mesmo!
Olha, eu espanto-me qd o BdC diz que tem acordo e dps só não se concretiza a por causa de, como e que é mesmo? Falta da assinatura do jogador...? Cá para mim, que ng nos lê, as verdadeiras razões eram outras. E msm sobre outra suposta razão, a comissão do agente, me espanto... Mas há algum agente desportivo neste mundo, que não peça comissão na renovação de contrato de um seu representante? Ou será que. No fundo, isto td se resume à faltado milhãozito que o Balde tb queria? Tivesse o BdC arranjado os 20M€ prometidos durante a campanha e que entravam assim q fosse eleito e, às tantas, tínhamos renovado com o Bruma por 20 vezes, se fosse preciso.
No fundo é isto: td indica que o BdC arriscou (e obteve) 100% ou 90% de Nada, pq não queria, no futuro, apenas ganhar 80% dos milhões que o Bruma inevitavelmente irá render ao seu próximo clube... Pq este puto pode ser facilmente manietado pelos seus representados, mas não é assim tão fácil de manietar pelos defesas adversários... Como digo: nisto td não é só um talento enorme que se perde nas brumas, são mt milhões associados...
Relativamente à formação: neste momento, creio q é a unica opção que existe... Sobre o erro de base identificado, estou completamente de acordo ctg... Há mt que se repete, inclusivamente. E mais: achas que o João Mário, o Ponde, o Iuri Medeiros,etc, etc, estão a ser pagos a 'peso de ouro'? Não me parece... Julgo q não seria mt complicado apostar e segurar mais uns anitos os maiores valores da Academia com salários em conta, mas confesso que agora será mais fácil dada a existência da equipa B. Já o Tiago Ilori e o Eric Dier, qd se tiver que renovar com eles... Ah a esses sim, acredito. até pq já passaram a fase de 'promessas' e vão querer ser pagos em conformidade... E veremos que comissões serão exigidas pelos representantes dos jogadores...
SL!
Bdc tem 5 meses de gestão nesse tempo já perdeu o Bruma por se armar em galifão de crista e prepara-se para fazer o mesmo com Ilori, Labyad e mais não sei quantos. Se estes valores entrassem nas contas da SAD podia-se dizer que ia caminho de bater os recordes do Godinho. Como não entram ele vai ser o nosso salvador e a culpa é sempre de outros. Veja-se histeria cacifeira já prestes a crucificar o próximo,o Ilori. Até do Jesualdo que nos salvou da descida tem culpa,já o BdC que era presidente na maior parte dos jogos que o Bruma fez nada tem a ver com o caso. A maralha anda toda hipnotizada?
ResponderEliminarExpresso online adiante que Bruma PERDEU processo contra Sporting.
ResponderEliminarAgora é vende.lo para o cazaquistão !!!
Espera, se querem ver, que o culpado de Bruma dar de frosques é o Jesualdo Ferreira... Pq? Por colocar a jogar os melhores jogadores que tinha disponíveis no plantel?...
ResponderEliminarRIDÍCULO!
Quem era o Manager?
ResponderEliminar*Pq este puto pode ser facilmente manietado pelos seus REPRESENTANTES.
ResponderEliminar(assim é que está correcto)
Repito: Ridículo!
ResponderEliminarVirgílio,
ResponderEliminarO Bruma e os seus representantes perderam, o Sporting ganhou.
Isto são factos.
A tua tese, absurda, de que o Bruma não renova por culpa do Bruno de Carvalho é apenas isso -- uma teoria sem pés nem cabeça.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarKova:
ResponderEliminarO SCP ganhou exactamente o quê?... O jogador já voltou ao seio do plantel do SCP? O SCP já o vendeu e realizou alguma receita significativa com ele?
Ena que alegria! A CAP deu razão e validou um contrato assinado pelo BdC!!!Ai não foi o BdC que assinou o vinculo com o Bruma que dura mais uma época? Ups...
"È impossível saber se com outro negociador do lado do SCP, o Bruma teria renovado, mas houve erros que foram cometidos e que poderiam mt bem ser evitados."
Conclusão da tese by Sua Exc.cia Sr. Kova: a culpa é do BdC! Boa! Um 'bocadito' abusiva essa tua teoria sobre a 'minha suposta tese'. Não?
O BdC que venda o Bruma por dinheiro que se veja ou que renove com ele e cá estarei eu a dar uns valentes VIVAS!!! Até isso acontecer o q tenho eu para celebrar?
Vamos lá aos factos: a CAP pronunciou-se mas o SCP e Bruma continuam de costas voltadas e ainda não vi um cêntimo a entrar nos cofres do clube...
Virgilio,
ResponderEliminarFoi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto.
O que se seguirá já é outra coisa, mas neste caso, sim o SCP ganhou.
Agora a desculpa é que não foi o BdC a assinar o contrato? Se a razão tem sido dada ao jogador, já a culpa seria novamente de BdC pois não renovou e mais não sei o quê.
Haja paciência.
Virgílio,
ResponderEliminarEstás cego, de cabeça perdida.
O teu ódio ao BdC é evidente e contamina todos os comentários que fazes aqui.
Lembras-te da Taça de Honra?
Junta-lhe esta decisão da CAP.
Alguns pseudo-Sportinguista aqui como o Vitor Ribeiro, já andavam aos pulos de contentamento para celebrarem uma "derrota" do Sporting no caso Bruma, mas agora que a CAP deu razão ao Sporting vão ter que se acalmar e guardar as armas e facas para outra altura... porque isto ainda não acabou.
ResponderEliminar"Foi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto."
ResponderEliminarBruno,
Isso é indiscutível. O que eu afirmo é que em termos práticos, o SCP ainda não ganhou nada. Nem o contributo desportivo de Bruma, nem dividendos financeiros com o Jogador. Não leste nada da minha parte de que isso não possa acontecer. O meu desejo era que isto já estivesse resolvido (e era possível esse cenário), mas que não estando, ainda possam ocorrer as duas situações em simultâneo, isto é: renovar com o Bruma e, no futuro, poder realizar mais-valias económicas com a sua transferência. E aí sim, ganhava o SCP em toda a linha!
SL
---
Kova,
É giro ver a apreciação que algumas pessoas fazem sobre o sentimento e comportamento alheios.... Há a tendência para julgar ou outros pelos próprios olhos, e, nesse sentido, dá para conhecer melhor o ...'apreciador'. Não odeio, nem nc odiei ng, felizmente. Mt menos alguém que seja (ou tenha sido) presidente do meu clube. Já tu, que es tão lesto a acusar outros de sentirem ódio, olha, não sei... Avaliar, criticar, refutar, discutir são outras coisas e para mim isso não significa que quem o faça nutre ódio...
Tb é giro qd ao invés de se debaterem ideias e factos se avança para acusações do tipo "estás cego". Eu podia entrar por aí e dizer que cego de seguidismo pelo Bruno, estás tu, mas não cometo o mesmo erro que tu.
Se me lembro da TH? Claro! Adorei ver os putos da B vencerem a competição... e?
"Foi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto."
ResponderEliminarBruno,
Isso é indiscutível. O que eu afirmo é que em termos práticos, o SCP ainda não ganhou nada. Nem o contributo desportivo de Bruma, nem dividendos financeiros com o Jogador. Não leste nada da minha parte de que isso não possa acontecer. O meu desejo era que isto já estivesse resolvido (e era possível esse cenário), mas que não estando, ainda possam ocorrer as duas situações em simultâneo, isto é: renovar com o Bruma e, no futuro, poder realizar mais-valias económicas com a sua transferência. E aí sim, ganhava o SCP em toda a linha!
SL
---
Kova,
É giro ver a apreciação que algumas pessoas fazem sobre o sentimento e comportamento alheios.... Há a tendência para julgar ou outros pelos próprios olhos, e, nesse sentido, dá para conhecer melhor o ...'apreciador'. Não odeio, nem nc odiei ng, felizmente. Mt menos alguém que seja (ou tenha sido) presidente do meu clube. Já tu, que es tão lesto a acusar outros de sentirem ódio, olha, não sei... Avaliar, criticar, refutar, discutir são outras coisas e para mim isso não significa que quem o faça nutre ódio...
Tb é giro qd ao invés de se debaterem ideias e factos se avança para acusações do tipo "estás cego". Eu podia entrar por aí e dizer que cego de seguidismo pelo Bruno, estás tu, mas não cometo o mesmo erro que tu.
Se me lembro da TH? Claro! Adorei ver os putos da B vencerem a competição... e?