Olhando com realismo não me parece que o Sporting hoje tenha perdido 2 pontos de forma injusta. O Rio Ave foi uma equipa organizada, depois dos minutos iniciais encaixou bem na nossa, sabendo como criar dificuldades à nossa organização, especialmente a construção do jogo ofensivo. Marcou um golo e meio, se atendermos a que o nosso golo foi a meias com Wilson Eduardo, que foi muito oportuno. A perder nunca se desmanchou, à procura de não sofrer mais e ver o que o jogo lhe podia dar.
A nossa felicidade esgotou-se no golo. Adrien e Martins nunca conseguiram fazer o que mostraram anteriormente. Capel não esteve lá, uma opção mais do que questionável de Leonardo Jardim, embora Carrillo lhe tenha dado razão quando foi chamado. Eduardo cumpriu os mínimos. Mal Dier quase sempre, obretudo depois daquele falhanço tão estranho nele.
Dificuldades como as hoje vistas vão ser o prato do dia a cada jogo na nossa Liga. Há muitas equipas a poder fazer o que o Rio Ave fez hoje. A nossa equipa é muito certinha, mas a nível individual é notório um grande deficit de criatividade e espontaneidade, descontando Montero, que infelizmente não foi servido como precisa para ser útil como tem sido.
Leonardo Jardim olha para o seu lado direito no banco e dificilmente vislumbra alguém que signifique uma mais-valia relativamente aos que já estão em campo. O que tem vindo a ser conseguido até a este jogo é altamente meritório e merece por isso o reconhecimento dos adeptos, que não devem ver nos pontos hoje perdidos razão para virar as costas à equipa.
Não será demais lembrar que, se é verdade que o Rio Ave nos fez perder pontos 4 vezes consecutivas, também é verdade que o treinador adversário encontrou nesses jogos 4 técnicos diferentes no nosso banco! O jogo de hoje pode ser importante momento de aprendizagem, assim se aproveitem as lições que o jogo deixa.
Xistra é uma outra das realidades incontornáveis do nosso campeonato. No lance do penalty estava perto, de frente para a jogada, sem ninguém que lhe obstruísse o campo de visão. Não marcou porque não quis.
Jogámos realtivamente mal. Pecámos por falta de criatividade, por termos sido incapazes de meter velocidade no jogo. Fomos previsíveis e pouco intensos. Concordo que acontecerão muitos jogos assim. Iremos perder pontos como estes em Alvalade. Parece haver um abaixamento geral depois do arranque muito feliz. A questão dos suplentes coloca o problema da qualidade das alternativas aos que jogam de ínicio. Que falta que fazia ter hoje um Bruma, capaz de desiquilibrar, por si só, o jogo e desmontar o sistema adversário. Xistra viu o penálty mas não marcou. Era impossível não ter visto. Xistra fez o seu papel, corrigiu como pode o benefício de queo Sporting tinha usufruído na jornada anterior. Contas à Xistra.
ResponderEliminarQuando Montero marcou em fora-de-jogo ao Olhanense, o árbitro não anulou porque não quis e ninguém falou em Xistras, correcto?
ResponderEliminarAh...
Foram de facto lances muito identicos...:O
EliminarNo olhanense se alguém podia ter visto era o fiscal de linha, na luz foi o capela que não quis ver. Assim como também não viu o fora de jogo do golo do rio ave.
ResponderEliminarFora o arbitro, foi um jogo dividido, aceita-se o empate, não eramos candidatos e não somos candidatos ao titulo, pode ser que o empate nos coloque novamente no chão. Agora venha o braga.
"RBN" É engraçado como um golo em fora-de-jogo provoca tanto comichão... Sim foi fora de jogo na semana passada, mas numa daquelas jogadas onde o erro é mais fácil de deixar passar.
ResponderEliminarE pelo golo da semana passada, aceita-se então que o árbitro não marque o penalti desta semana para compensar? É isso que quer dizer com as suas palavras?
Quero ver se ao longo de campeonato alguns adeptos de outros clubes vão ser assim tão rigorosos no julgamento dos eventos dentro do campo...
Estaremos cá para depois avaliar!
Quanto ao jogo, o Sporting fez o que pode, o Rio Ave jogou bem e é importante existir estes jogos para exactamente fazer os adeptos descerem à terra... não esquecer que mesmo tendo bons elementos e um grande treinador, ainda é um grupo que está a começar a crescer!
Mas olhar em frente, esquecer os nossos adversários por uma jornada e no próximo fim-de-semana voltar à carga contra um bom adversário!
Lda, 100% de acordo, é isto mesmo.
ResponderEliminarNota adicional: muito bem o Leonardo Jardim no fim sobre arbitragem.
Estes lampiões agora deram numa de repetir até à exaustão que o Sporting está onde está por benefício.
ResponderEliminarO primeiro golo contra o Olhanense é um fora-de-jogo completamente evidente. Cabia ao fiscal de linha assinalar.
Agora virem falar do fora-de-jogo milimétrico do golo contra o Benfica é mau demais. Vamos esquecer que o Maxi devia ter sido expulso, e vamos focar-nos no lance de maior perigo do Benfica no jogo inteiro: cabeceamento à trave na 1ªparte (do Rodrigo acho eu). É um fora-de-jogo mais evidente que o do Montero, e o árbitro também não o assinalou, se a bola tem ido mais abaixo tinha sido golo. Por isso não vale a pena chorar, que o critério de deixar jogar quem ataca foi para os dois lados. E quem quiser trazer o pseudo-penalty sobre Cardozo, devia recordar o que achou do lance em que o Onyewu é ostensivamente agarrado no derby da luz da temporada 2011/2012, é idêntico.
Sobre o jogo, vi muito pouco. Mas parece-me que os problemas já vêm do jogo com o Olhanense. Nessa vez as coisas correram bem, por alguma sorte e ajuda do árbitro. Mas o sinal de alarme devia ter soado logo nesse jogo. Os jogadores parecem menos dinâmicos. Confio em Jardim para introduzir melhorias.
Amigo LdA
ResponderEliminarinfelizmente não houve Sporting qb para vencer este Rio Ave bem organizado.
A verdade é que mesmo jogando mal há um penalty descarado que o "artista" não quis ver. Tudo bem, pacífico.
Estranhamente reparei num Dier cometendo imensos erros. Um Andre Martins apagado, Adrien com um assinalável índice de passes falhados. O Carrillo sempre que entra esperamos magia, mas ele gosta de fazer números repetidos que a audiência já está preparada e cansada.
Grande moldura humana em Alvalade. O Sporting tem inegavelmente os melhores adeptos/sócios do mundo.
grande abraço amigo
Sporting Sempre
O Sporting não jogou bem. Não mereceu mais do que o ponto que conquistou.
ResponderEliminarJefferson, Dier e William não estiveram ao nível habitual. Dier esteve mesmo muito mau, principalmente após aquela má saída de bola que ia dando golo ao Rio Ave.
No entanto, as entradas de Capel no 11, bem como a de Rinaudo (para mim devia ter sido do Vítor, para dar mais qualidade e critério de passe, posse de bola e para juntar os médios centros (Adrien e André), pois andaram muito distantes.
No entanto, jogos maus todos têm. E, se o Sporting está a ganhar, em casa, ao Rio Ave tem de segurar essa vantagem. 2ª feira já ninguém se lembra do mau jogo, mas os pontos estão lá.
O Porto é um pouco assim. E muito mais. Porque mesmo jogando mal, aquele lance, aos 75 minutos, seria sempre penalty e expulsão.
E é também isso que nos falta para nos chamarem "Candidato".
Nem sequer me vou dar ao trabalho de contestar o rbn. Desde logo porque o comentário feito radica na ignorância do que aqui foi escrito em duas ocasiões em que o beneficiamos de um mau julgamento do árbitro. Mas são situações completamente diferentes do que aconteceu ontem. Vi e revi a repetição do lance e, mesmo que o auxiliar tenha ou não visto, competia ao Xistra marcar o penalty pois estava bem colocado e de frente para o lance. Se não viu não tem condições para arbitrar.
ResponderEliminarKoba,
penso o mesmo, Jardim esteve bem, foi coerente. Se não falou antes não fala agora. Melhor isso do que justificar o resultado com o lance quando a equipa não esteve bem.
The Cure,
O Dier esteve mal depois desse lance, esteve mal no lance do golo. Mas nós estamos mal habituados porque provavelmente não nos lembramos da idade que tem e também não estamos habituados a vê-lo falhar. Isto também tem muito a ver com as consequências das falhas. O Maurício em Olhão teve um falhanço pior mas como o Patrício resolveu passou. Por mim Dier continuava a titular.
Cantinho,
Capel e Rinaudo são dois casos de popularidade que não têm paralelo no que produzem em campo. Mas esquanto o Capel vai fazendo assistências e esticando o nosso jogo o Rinaudo parece que não aprende o que se pretende de um jogador na sua posição. O lance do golo nasce de uma perda de bola dele, depois de uma daquelas cavalgadas inconsequentes, quando o estávamos a ganhar e o que se pedia era posse com critério. O habitual.
Leao de Alvalade,
ResponderEliminarO lance do Xistra é claro mas infelizmente parece-me que enquanto os comentários e as queixas estiverem focadas no benefício/prejuízo de uns ou de outros e nao na qualidade geral das arbitragens, temos pouca moral para queixar-nos.
O que têm em comum os lances contra o Benfica, do Algarve e de ontem é que todos ilustram arbitragens defeituosas, com erros decisivos. A grande diferença é que os dois primeiros sao analisados com pinças e atenuados por mil e um argumentos circunstanciais, e o de ontem é lenha para a fogueira das suspeitas anti-Sporting.
O Sporting tem responsabilidades neste enredo, quando por um lado insinua antes e durante o Verao, pela boca de responsáveis, que é no início da época que se vêem erros de arbitragem graves e decisivos, e quando, por outro, nao diz nada ao ser beneficiado em lances de golo dois jogos seguidos.
Fico com a impecável observaçao do treinador sobre a coisa e o melhor parece-me que é ignorar o tema, a nao ser quando for preciso ilustrar a arbitragem portuguesa.
saudaçoes leoninas,
tiago
Disse Leonardo jardim: "Foi a pior reação da equipa depois de fazer um golo. Até aqui em todos os jogos depois de marcarmos continuámos a pressionar, hoje deixámos de o fazer."
ResponderEliminarGostei muito da entrada do Sporting em jogo. Superiorizou-se com naturalidade e durante 15 min o Rio Ave não conseguiu sair do seu meio campo. Depois, o Rio Ave lá foi acertando o passo e o Sporting consentiu. Baixou um pouco a intensidade mas, apesar disso, marcámos. A partir daí então é dificil explicar o que passou pela cabeça dos jogadores... falta de atitude, baixou muito mais a intensidade, houve desconcentração por parte de alguns... o pior jogo realizado até agora, sem dúvida.
A opção foi tentar controlar o jogo depois de marcar, ao invés de procurar fazer mais um golo. Mérito do Rio Ave? Demérito do Sporting? É dificil dizer. A equipa aparentemente ainda não tem maturidade para controlar jogos com vantagem mínima. Recua, recua e o adversário cresce cada vez mais, ganha confiança, superioriza-se. Perdeu-se o meio campo. Perderam-se sucessivas 2as bolas.
Depois acabámos por sofrer o golo de forma previsível (mais valia ter sofrido antes, mais cedo) e é quase como um alívio para a nossa jovem equipa. Do tipo "Uff... já está, agora já podemos voltar a ser superiores, temos essa obrigação!".
Não temos grandes individualidades mas Jardim formou um bom colectivo, que não existiu neste jogo. Jardim tem de mudar esta mentalidade de recuar quando se marca um golo tentando "adormecer" o jogo. Não resulta contra equipas muito razoáveis como o Rio Ave. A concentração e dedicação ao jogo tem se ser sempre máxima por parte de todos. Sendo um jogo colectivo, estão todos dependentes uns dos outros. Por vezes, basta um ou outro jogador menos "focado" e contagia negativamente a equipa.
Proximo jogo com o braga. Eu até acho que vem numa boa altura. Os jogadores vão querer mudar a imagem que deixaram e os índices de motivação são superiores, logo... jogadores mais focados e concentrados. Confio na vitória.
Pés bem assentes no chão. Travão na euforia. Devemos olhar para a nossa equipa com realismo, mas não deixarei de acreditar no seu crescimento e sucesso futuro!
Leão,
ResponderEliminaro meu comentário (na parte do Capel e Rinaudo) ficou manco, faltam-lhe palavras (que estavam na minha cabeça, mas não sairam, esqueci-me e não reli) para fazer sentido.
Mas é isso que tu dizes. Quando Rinaudo entra só olho para o meu companheiro de bola e não é preciso dizer mais nada. Esse lance que dá o livre para o golo mais aqueles passes que ele não sabe fazer revela bem a sua inutilidade e falta de crescimento como jogador, desde que chegou em 2011.
Quanto a Dier, tal como escrevi no meu blog, a titularidade é dele em Braga. Pela sua qualidade e pela confiança que nos merece. E a questão da idade é determinante. É muito novo. Não há centrais com aquela idade no Porto e Benfica (nem Braga). E, neste momento, nenhum central do Sporting seria opção no Porto e Benfica. E há mais posições no campo onde isso também se enquadrada.
Agora vamos ver como é que se vão aguentar os avençados da BolaBranca, Record, Antena 1, ABOLA TV (Venâncio, Carlos Xavier, Cadete, Octávio, ex-treinadores do Vítor e, agora mais recentemente, Manuel Fernandes, ex- dirigentes do Sporting), nesta semana, onde nos vão falar da "falta de maturidade", "falta de qualidade", "falta de um nº 10", "dependência de Montero" e oportunidades para Vítor, em detrimento de André Martins.
Infelizmente, o Sporting também é isto.
ps: Labyad e Jeffren podiam fortalecer a qualidade do plantel; haja vontade e compromisso de todos para que isso aconteça;
ps2: vejam o penalty que o Sporting B sofreu em Portimão e o de ontem. Critério? Sim, o prejudicado foi o mesmo (de sempre).
ps3: Xistra entrará naquela galeria (onde estão Paraty, Carlos Valente, Mário Leal, Rosa Santos, António e Paulo Costa, Lucílio, João Ferreira, Martins dos Santos) de árbitros que acabarão a carreira sem que a justiça (desportiva e civil) os puna devidamente. Perdão, o Martins dos Santos, depois de uma carreira de elevada idoneidade, acabou por sucumbir nas malhas da corrupção e tentação, num jogo dos distritais.
E, esqueci-me, vamos ver quantas declarações é que a APAF e os responsáveis pela arbitragem vão fazer contra o Sporting e a favor de Xistra.
ResponderEliminarAs declarações de Jesus? Por (muito) menos o Sporting sofreu um boicote.
Boa noite,
ResponderEliminariniciei um novo blog: http://invisuaisnomercado.blogspot.pt/
Se quiserem podem adicionar à vossa lista.
SL