Não se espantem, tenho mesmo que dar os parabéns ao FCPorto que entretanto celebra 120 anos. E essa vontade de lembrar tão importante data não tem nada a ver com essa forma tão sui géneris de estar e de conseguir feitos impossíveis como é o facto de ter sido fundado em 1906 e conseguir envelhecer mais rápido do que nós, Sporting Clube de Portugal, que nascemos para o mundo precisamente no mesmo ano.
Comecei a ir ao futebol muito cedo, ao tempo que não havia revistas de adeptos, very-lights, separação de claques, que não haviam também. As diferenças de opinião, que também então se extremavam e terminavam em pancada, resolviam-se entre os próprios adeptos de cores diferentes. Porque, acima de tudo, estávamos ali para "ver a bola", desejo comum que não colidia com o de ver as nossas camisolas triunfar.
Era o tempo da inocência do futebol. O árbitro era também cego e ladrão quando falhava e outras vezes apenas porque perdíamos. Mas ninguém acreditava que cada uma dessas falhas era produto de uma maquinação, de uma montagem ensaiada, como se de uma peça de teatro se tratasse. Ninguém acreditava que,por melhores que fossem os argumentos técnicos dos jogadores, o que contava para o resultado final era o argumento previamente tratado nos bastidores por uma súcia, em troca de favores em cadeia: tu dás-me os 3 pontos, eu garanto-te a progressão na carreira e se preciso for, o dinheiro para a casa, o colégio dos meninos ou as meninas do colégio, o que precisares.
É isto que estou aqui a agradecer. A perda da inocência em acreditar que o futebol - the beautiful game, como com toda a propriedade lhe chamam os seus criadores - é feito de falhas e de execuções sublimes. É a imprevisibilidade que daí lhe advém que o fez tão popular e faz com que os adeptos acorram aos estádios sem saber qual o resultado final, mesmo quando o dinheiro desequilibra os pratos da balança das decisões.
O que o FCP conseguiu nestes últimos 30 anos foi a minha desconfiança permanente e, com ela, a redução do inapelável fascínio que o futebol exerce sobre nós, adeptos de futebol. E eles, os adeptos portistas, embora nem ao travesseiro o confessem, sabem que nós sabemos que também eles preferiam que não lhes tivessem roubado essa inocência.
Quando o museu do FCP for inaugurado, junto das lustrosas taças dos campeões europeus e da UEFA ganhas com brilho figuram as dos campeonatos nacionais da mentira. Mandaria o rigor e o gosto pela verdade que estivessem ladeadas por enorme apito dourado. Que, se ainda não constar no acervo, facilmente será conseguido através de subscrição pública: os adeptos do futebol, eu sou um deles, estão, estou certo, dispostos a mais um sacrifício.
Pouco a acrescentar, a não ser que as vitórias europeias e mundiais (não esquecer a Taça Intercontinental e Mundial de Clubes) só se deveram aos "campeonatos nacionais da mentira", tanto aqueles que venceram e levaram a jogar essas competições, como aqueles que se jogavam na mesma época dessas conquistas europeias (podendo resguardar jogadores para esses embates).
ResponderEliminarMeu caro LdA,
ResponderEliminarNão posso estar mais de acordo consigo. Neste post, como em tantos outros que regularmente leio. Parabéns.
Hoje, ao contário de muitas outras ocasiões, não resisto a subscrever publicamente o que acaba de escrever. Revi-me na sua nostálgia da inocência. Na minha meninnice de ouvir os relatos, sofrer pelo nosso sporting, acreditar que os "ladrões" dos árbitros não passavam disso:meros incompetentes ao serviço, eventualmente, da sua clubite.
De facto, o que estes "artistas" das Antas, modernamente do dragão, nos ensinaram foi que tudo pode ser comprado, tudo podem ser habilidades, subrepticiamente, às claras, ou nos bancos sórdidos de uma casa de alterne de 2ª classe se decidem campeonatos, inimigos pontuais a abater.
Tudo sórdido, tudo nojento.
Reparou que ontem o defesa central (não escrevo o nome porque temo nem o saber corretamente) emprestado ao Guimarães ficou incapacitado? Ficam sempre...azares, bem sei.
É esta saloiíce, esta chico-espertíce constante que me nauseia.
Os adeptos deste velho de 120 anos, que quando nasceu já tinha 7, funcionam, na prática, como receptadores, figura jurídica, que consubstancia um crime, e que se preenche quando alguém aceita algo que sabe ser de prveniência duvidosa, isto é que foi furtado ou roubado. Dir-se-á que eles, adeptos, aparentemente, não têm culpa. Porém, são só aparências. Na verdade, com algumas excepções, todos estão muito felizes com o presidente, adoram o seu chico-espertismo e a sua boçalidade. Amam a mentira.
Parbéns então aos adeptos pelos 120 anos, pelo presidente que elegem, pela mentira que que os enche de campeonatos
Parabéns, consegues dar destaque aos 120 anos que nem muitos portistas. Se sonhas com o FC Porto, pelo menos não deves ousar pensar que falas pelos seus adeptos. A tua conversa, como diz o Roboredo candidato na tua cidade, "vem de carrinho". Nada do que dizes é verdade, só nos teus sonhos de menino que era inocente quando o Sporting ganhava muitos títulos e deixou de ser quando passou a ganhar menos - mas os que ganhou, como em 200 e 2002 foram decerto limpos, em contraponto a outros. Os do Benfica pensam o mesmo e é por isso que da capital só cheiro nauseabundo com uma conversa que não enxergam e umas tretas para continuarem a pensar que são inocentes. Eu fujo é das virgens ofendidas, mas as putas devem ser só no Calor da Noite e não no Elefante Branco.
ResponderEliminarZé Luis,
ResponderEliminarObrigado por vires complementar o meu post. Esqueci me-me de falar naqueles que, por ignorância ou conveniência, negam a realidade.
o cheiro da capital é "nauseabundo" mas os cânticos devem cheirar bem.
ResponderEliminarvocês não sabem mais? deve ser mesmo do cheiro.
LdA
Perfeito
Abraço
vocês podem ser sportinguistas, mas por favor não sejam ignorantes.
ResponderEliminarhttp://portistasanonimos.blogspot.pt/2013/09/a-polemica-fundacao-do-futebol-clube-do.html
Museu na minha opinião , é para conhecer realidades que não tive oportunidade de ver, viver, assistir,etc,etc...mas os portistas são uns seres super felizardos, pois quase tudo o que lá vão ver , vivenciaram num passado bem recente...uns sortudos...quase que nem precisámos de museus...festejámos in loco quase tudo o que lá está...já os lampiões bem pelo contrário...é o único local onde no meio de teias de aranha conseguem saber o que era ganhar e no tempo dos Eusébios, Calabotes e Salazares...:-)) Eu a visitar seria o deles só para ver uma Taça Lucílio Baptista, coisa que no do FC Porto estará em falta e é uma lacuna lamentável...:-)) museu do Porto não devia ser chamado assim, já que a maioria do que lá está nós portistas testemunhamos ao vivo e a cores.
ResponderEliminarSe calhar, voces façam como o orelhas fez em 2012.
Em 2014 lancem vinhos e posters comemorativos dos 50 anos sobre a última vitória na europa, para que vossos filhos e netos saibam que na pré-história voces ganharam uma tacita na europa...
O texto deste post é só azia e inveja...
LdA, de nada, tu é que continuas a assobiar para o ar, vocês vendem, melhor dão só virtudes. Parabéns! Como diria Antero, a vocês só faltam os defeitos, ao contrário dos portugueses. á sabemos o que a casa gasta. É só para conferir. A propósito, escusas de dizer-me quando o SCP faz anos, dou-lhes menos importância do que tu ao FCP, mas o mérito é teu. Eu ando só a ver a bola, tu asperges bênçãos e água benta embora choca. Continua a pensar que és melhor do que os outros, tens moral e os outros não, tens currículo e os outros não, tens idade e memória e os outros não. Eu acho que tens é inveja e dormes a pensar no FCP. Porque te ocorre isso? Distorces a realidade. Os títulos europeus do Porto? Se vires bem, nasceram daqueles títulos nacionais terminados com muitos e muitos pontos de avanço, mas para ti devem ser só gamanço. Vocês sois uns puros, quiçá cubanos...
ResponderEliminarnota: se calhar vejo bola há mais tempo do que tu, não acordei anteontem e via bola antes de passarem os jogos na tv, que quando passavam era entre clubes de Lx...
Não dá mt importância ao SCP, mas dá-se ao trabalho de comentar e rebater argumentos em blogues sportinguistas. Tá bem abelha! Ó Zé Luís, e que tal festejares o aniversário do teu clube com as primas da esposa do bufas? Seria bem mais adequado, da tua parte...
ResponderEliminarmeu amigo, LdA
ResponderEliminarmais 3 pontinhos. Grande abraço
Sporting sempre
Um grande abraço amigo. Importante vitória!
ResponderEliminarJá agora, para falar de futebol, vi que acabaram por merecer e justificar a vitória em Braga. Estão melhor do que o futebol portista. Parabéns e não é ironia.
ResponderEliminarConcordo com o post. Gostei especialmente da parte do travesseiro. Será mesmo assim?
ResponderEliminarBoa vitória hoje, sem dúvida. A jogarem melhor do que o Benfica. As voltas que a bola dá.
Será por ignorância, frustação, inveja ou conveniência que negam a realidade?
ResponderEliminarhttp://memoriaporto.blogspot.pt/2013/09/rui-guedes-heroi-portista-da-reposicao.html
Concordo com o luis.
ResponderEliminarEu até acho que se riem para o travesseiro. Remorsos? Peso na consciência?
Olhem que também há pré-requesitos para ser adepto do FC Porto...
Apito dourado ?!
ResponderEliminarÉ uma brincadeira de miúdos se comparado com:
- Mário Luís, mais conhecido por 'chinês';
- Paulo Pereira Cristóvão;
- Era dourada do Jardel, JVP & Associados, com records mundiais de pênaltis assinalados favor?..
- Décadas em que o presidente da FPF tinha que ser de slb/scp ou belem...
Nunca um epiteto como como o de calimeros foi tão bem aplicado a alguém.
O Costa teve que se esforçar mesmo muito para conseguir arranjar dois casos para o Sporting. Sim, porque o de presidente da FPF não conta e o segundo nem foi suborno, foi uma tentativa mal amanhada de fazer uma armadilha a um árbitro, desmascará-lo, e que, como sabemos, se virou contra o feiticeiro... Gostas de fazer o pessoal rir, não gostas? Tens jeito!
ResponderEliminarCosta,
ResponderEliminaros seus tópicos, para quem não percebeu foram estes (agora já estão traduzidos):
- Guarda Abel;
- Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Fernando Gomes, António Araújo
- Era dourada de Paulinho Santos, André, Couto, Aloísio, Jorge Costa, Bandeirinha, etc (tudo gente que cumpria as leis do jogo);
- Anos e anos de presidências da Liga com Valentim Loureiro e José Guilherme Aguiar e presidência da FPF com Fernando Gomes, para não falar da importância da de Lourenço Pinto junto da FPF; Pinto de Sousa na liderança da Arbitragem.
Para um adepto do 1º clube a pagar viagens a árbitros, do 1º clube a ter um PR fugido, do único clube a ter um dirigente a entrar no balneário do árbitro armado, de um clube que arma ciladas a árbitros.
ResponderEliminarCantinho quais são os requisitos para ser adepto do 2º clube de uma das dez cidades mais desonestas da Europa?
LdA:
ResponderEliminarEu que já algumas vezes critiquei os seus textos, parabenizo-o por este excelente texto. Por outro lado é triste ver que o que escreveu se encaixa tão bem na realidade que vivemos.
Acrescentaria que achei piada à quase poética e muito irónica coincidência de haver uma brutal proençada no mesmo fds destas mentirosas celebrações. Penso que compõe o ramalhete duma forma bem ilustrativa do que tem sido o fcp do bufas.
SL