O Sporting já deu conta no site do clube os valores envolvidos na venda de Bruma ao Galatasaray. São € 10.000.000,00, e variável de € 3.000.000,00 dependendo da performance desportiva do Galatasaray que, no entanto, não é especificada. Ao Sporting caberão mais 25% de uma futura mais valia, caso o clube turco o venha a negociar.
O Sporting consegue um bom negócio, excelente até, se considerarmos as perspectivas que, em alguns episódios da novela que (des)animou o verão, iam surgindo. Mas o valor em causa é apenas um terço da cláusula de rescisão que obviamente ninguém estaria disposto a pagar agora. Mas se condições tivessem surgido para manter o jogador o clube não só poderia apontar a valores mais altos, como poderia beneficiar mais um ou dois anos do seu rendimento desportivo.
Essa permanência, a ter existido, beneficiaria também o jogador. Não duvido que Bruma vai ter saudades do Sporting, aquela que foi a sua casa nos últimos 6 anos. Sem a existência deste imbróglio estaria a desfrutar do estatuto de titular e a apontar à selecção nacional. Agora terá que disputar a titularidade, num meio que lhe será totalmente estranho, justificando assim os milhões gastos. O seu sucesso estará muito mais dependentes de terceiros - condições proporcionadas pelo clube, treinador, adaptação - do que apenas de si próprio.
Estas preocupações dificilmente tirarão o sono ao seu tutor e advogado que, nos próximos tempos terão que pensar em como aplicar as comissões arrecadadas. Sem dúvidas os que menos arriscam em todo este processo mas os que, no final, acumularão o melhor rácio custos de investimento/mais valias realizadas.
Duas notas de curiosidade ainda sobre Bruma. uma directa e outra indirecta:
1- Pelos vistos o negócio entre os representantes de Bruma, mais concretamente o seu advogado, e o clube turco, foi feito no campeonato do mundo sub-20. Clube e advogado ter-se-ão movimentado como acharam melhor no hotel onde a selecção estava hospedada. O que se seguiu ao Mundial - a apresentação do pedido de nulidade do contrato na CAP - pode agora ser melhor entendido.
2- Não deixa de ser curioso que o Sporting tenha, nesta janela de mercado, contratado um jogador que atravessou um período algo semelhante na sua carreira. Falo de Everton, mais conhecido por Tziu, e que ontem foi inscrito, presume-se para a equipa B. O jogador de quem se diz ser talentoso, foi motivo de acesa disputa entre clubes, empresários e até familiares. Apesar de contratado pelo Corinthians em 2011, numa luta renhida com o Santos, o jogador desapareceria de circulação em finais de 2012, acabando por jogar o ano passado na Académica 12 jogos.
LdA, onde encontra esse registo dos jogos na Académica?
ResponderEliminarSe me permitem, vou colocar aqui um comentário que coloquei há minutos blogue "Bancada Nascente", mas, onde também faço referência a "A Norte":
ResponderEliminar"Digníssimo, “Conselheiro Leonino”,
Antes de mais, devo dizer que praticamente não leio blogues, mas este seu blogue e o “A Norte de Alvalade” são dos poucos que me dou ao trabalhar de ler com alguma regularidade.
Gosto que se apontem criticas, obviamente umas são feitas de forma mais “leal” e correcta como acontece “A Norte” e outras são feitas de forma mais agressiva (e sarcástica e jocosa), como é o caso neste blogue.
Mas, desde que sejam bem argumentadas, serão sempre leitura interessante para quem seja imparcial e não quem tenha investido lealdades ou ódios cegos com um interesse afectivo ou material junto do dirigente A, B ou C como muitos parecem fazer hoje em dia.
Se me permite uma sugestão, eu acho que nem tudo está mal, aliás, diria mesmo que ultimamente há mais a louvar do que a criticar, portanto, porquê tanta agressividade?
Convinha para bem do blogue que fosse mais imparcial e equilibrado, pois penso que isso refletiria melhor o Sporting actual, um Sporting onde também há actos de gestão louváveis, senão, isto parece um blogue de “perseguição” à actual administração o que lhe retira credibilidade intelectual e apenas fomenta o aparecimento de fanáticos e outros "tolinhos".
Quanto às suas questões, vou dar-lhe a minha opinião pessoal e nada mais do que isso;
“aonde andam os milhões prometidos?”
Se eu quiser trazer investidores para uma empresa o que eu faria era “cozinhar” os livros, ou seja, primeiro faria uma “reestruturação financeira” dos recursos humanos da SAD e SGPS ao despedir ou negociar as saídas dos funcionários com ordenados mais elevados e assim tornaria mais atraente a folha salarial da empresa.
Depois venderia ou rescindiria com os activos mais caros e com menos produtividade, pois livrando-me dos Onyewus, Boulharouz, Bojinov, Jeffréns, etc aliviaria ainda mais a folha salarial da SAD e reduziria consideravelmente os custos, uma vez mais, tornando-a a contabilidade da empresa mais apetecível para potenciais investidores.
Por último, renovaria por 5 a 6 anos com uma vintena de jovens (ou alguns não tão jovens) jogadores com ordenados baratos, mas com valores de mercado interessantes e com potencial de valorização, ou seja, depois de reduzir as despesas, asseguraria que a SAD teria 20 activos pouco dispendiosos e seguros a longo prazo.
Depois apresentaria tudo isto aos investidores, e aí sim, teria hipóteses de os conseguir, algo que seria impossível antes de toda esta reestruturação que só começou depois da AG de 30 de Junho de 2013.
Quanto ao resto, o digníssimo aponta várias críticas válidas, e sem qualquer malícia pergunto-lhe, porque não aparece na próxima AG da SAD, senta-se ao meu lado e pergunta tudo isso ao Presidente do Conselho Directivo? Quer respostas ou apenas quer fazer perguntas num cenário em que sabe que não vai ser contestado?
Eu também lamento a saída de André Santos e de Bruma e de Tiago Ilori. Também há actos de gestão que não compreendo ou pelo menos até agora ainda não os compreendi, mas também compreendo que uma análise honesta e imparcial da gestão da actual administração encontra vários erros e perguntas sem resposta, mas, encontra muito mais que elogiar do que para criticar.
Este blogue é mais de criticar e eu aprecio isso, pois interessa-me é saber do que está mal, pois o que está bem já está resolvido, mas, penso que as criticas poderiam ser colocadas de outra forma, pois afinal de contas, somos ou não somos todos do Sporting?
P.S. Acho que se deve evitar fazer comentários sobre os familiares do Presidente. Isso é reles, é de mau tom e não é atitude de um verdadeiro Sportinguista. Um verdadeiro Sportinguista é leal e um cavalheiro e não comenta sobre esposas, cunhadas, pais, etc. É apenas a minha forma de estar na vida.
Saudações Leoninas e a continuação de um bom trabalho.
André Carreira de Figueiredo (A.C.F.)"
Bom post! Aborda uma questão pertinente - a abordagem ao Bruma pelo Galatasaray no estágio da selecção - e que eu ontem discutia com um colega meu (também sportinguista), e que tem duas implicações:
ResponderEliminar1. Não deverá o Sporting pedir satisfações à FPF pela exposição de um jogador que, sendo do clube, está à responsabilidade da entidade Federação? É normal que qualquer um possa movimentar-se como quer num local de estágio da selecção?
2. O Sporting poderia ter apresentado queixa do Galtasaray à UEFA, dado que foram públicas declarações dos representantes do jogador de que havia uma abordagem desse clube e que como sabemos foi feita à revelia do Sporting. Acredito que tenha sido um trunfo negocial do Sporting nesta transferência.
M.
ResponderEliminara informação sobre o jogador ter pertencido aos quadros da Académica foi-me prestada por alguém que conhece o meio.
O número de jogos que jogou foi recolhido aqui:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=55862.0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
No entanto no site ZEROZERO não existe qualquer confirmação:
http://www.zerozero.pt/equipa.php?epoca_id=142&id=6422
ACF,
ResponderEliminarComo já tive oportunidade de te dizer por outro meio creio que o comentário que aqui deixaste não tem qualquer relação com a actividade regular deste blogue, pelo que me parece completamente deslocado.
Caro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarEu não leio muitos blogues, nem vejo muita televisão (os programas de debate desportivo são deploráveis), mas aprecio os 2 blogues que mencionei, mas, reparo que os adeptos alinhados com a actual administração têm por hábito colocar este blogue a "A Bancada Nascente" no mesmo saco e atribuir-lhes o rótulo de "Situacionistas", o que me parece manifestamente redutor e injusto, pois são blogues diferentes.
Este blogue crítica, mas também elogia, este crítica, mas não parece obcecado em descobrir "pormenores" para atacar, este crítica, mas não o faz de forma "raivosa" ou apaixonada. Gosto dos 2, mas, há que separar as águas.
Este blogue faz-me lembrar o Juvenal Carvalho, que pode apoiar esta ou aquela facção, mas em caso de derrota encara os resultados com fair-play. Pode não gostar, pode desconfiar, mas não deseja insucesso a quem ganhou, e eu gosto dessa postura, é uma postura que faz falta no Sporting que está polarizado, existem aqueles tolinhos que apoiam cegamente, e existem os doentes que odeiam cegamente.
Há uns que são coerentes em apenas dizer "mal" e outros são coerentes em apenas dizer "bem" Eu enquanto homem (e jornalista) sou coerente com a verdade, sabendo obviamente que há verdades convenientes (dizer "bem") e há verdades inconvenientes (dizer "mal").
Precisamos de mais pessoas como o Juvenal, e mais blogues com uma postura semelhante ao "A Norte", criticar quando tem que ser, mas sem pessoalizar, sem adorações nem ódios, apenas e unicamente com o melhor para o Sporting.
Os dois blogues têm qualidade, um simplesmente pode evoluir mais em termos de postura ou orientação editorial, pois tanta "paixão" (ódio?) apenas o rouba de ter mais credibilidade intelectual, até porque tem posts com muita qualidade, com boa pesquisa, com factos, com argumentos válidos, tudo o que eu aprecio. Dispenso é blogues onde a obscenidade é argumento e o insulto é a forma de expressão, ordinarices e falência intelectuais dispenso, e há blogues que não passam de antros de maledicência.
Aproveito para parabenizar o Hugo Malcato que é um dos redactores do blogue e que hoje celebrar 30 anos de vida. É alguém que já no passado demonstrou ter qualidades que podem um dia fazer dele uma mais-valia no nosso Sporting.
Saudações Leoninas e um forte abraço.
André Carreira de Figueiredo (A.C.F.)
"...interessa-me é saber do que está mal, pois o que está bem já está resolvido,..."
ResponderEliminarACF:
É essa tb a minha visão. Aliás, nem sou tão "radical" e até acrescento que um elogio e um incentivo de vez em quando fazem falta e podem ser bastante produtivos.
Só não percebi bem o que queria dizer com isto:
"...penso que as criticas poderiam ser colocadas de outra forma, pois afinal de contas, somos ou não somos todos do Sporting?"
E não percebo, pq nc por aqui se questionou o sportinguismo de ninguém, mesmo qd a opinião manifestada seguia em sentido contrário ao escrito nos pot's... Aliás, ultimamente temos é visto o nosso sportinguismo posto em causa, nomeadamente o LdA que é quem alimenta este blogue em 99% dos casos.. E apenas pq se critica, qd se julga justo, o actual CD personificado em BdC. E não percebo pq essa sempre foi a postura seguida, desde a existência do "ANorte"...
Sobre o actual presidente, não escondo que me desagrada profundamente o estilo, que acgho que tem cometido alguns erros na gestão desportiva (naturais face à inexperiencia e situação particularmente complicada), mas não me custa admitir que tb tem tido acertos, sendo que a escolha de Leonardo Jardim se revelou EXCELENETE. E a aposta era arriscada, pq considero que JF estava a fazer um bom trabalho e não seria assim tão fácil (como por vezes mts fazem crer) substituí-lo.
Sobre Bruma a verdade é só uma: o BdC (o SCP)teve uma sorte do catano com um achado chamado Galatasaray... E, digo eu, ainda bem! Graças a Alá, que os turcos resolveram não esperar até Janeiro para o assegurar e pagar para ter desde já o jogador ao invés de contar com o contributo desportivo dele apenas na próxima época... No fundo acho que perceberam o risco que seria o Bruma permanecer tantos meses parado e preferiram dispender de 2,5M€ / mês para evitar isso (em Janeiro assinava grátis)... Foi a nossa salvação: os turcos terem massa e perceberem de futebol!!!...
SL
---
Parabéns ao trintão Malcato!!! :D
LdA,
ResponderEliminarObrigado! Procurei em vários sítios e não consegui encontrar. Entretanto tb já tinha visto no Forum, mas como não aparece em mais lado nenhum e o ZeroZero costuma estar bastante bem informado estranhei.
Virgílio.
O Galatasaray terá pago também para se proteger de uma queixa à FIFA por "assédio".
Caro Virgílio,
ResponderEliminarO que eu queria dizer, é que há pessoas que criticam porque no fundo amam, e esse amor faz com que não consigam conter a sua necessidade de opinar, de criticar, etc, enquanto outros criticam, mas essas críticas parecem ter como "combustível" alguma espécie de ódio contra o dirigente A, B ou C.
Não há comparação entre a maneira como o Leão de Alvalade crítica e a forma como o "Conselheiro Leonino" (do blogue "A Bancada Nascente") o faz. Neste blogue a crítica é mais "leal", no outro parece quase uma "obsessão", é pouco saudável e prejudica a qualidade dos posts.
A criticar, que se critique por Sportinguismo e nunca por causa de ódios ou raivas, pessoas assim dificilmente algum dia serão verdadeiramente uteis ao Sporting, daí eu dizer que somos todos Sportinguistas e quando falamos sobre o Sporting, há que pensar o que nos motiva a fazê-lo, se é algo são e puro ou se é algo pouco saudável para nós próprios.
Eu sei que o Virgílio também tem um blogue, porque uma vez fui lá parar e gostei do que li, era "critico", era "durinho", mas interessante. Depois diga-me qual é o seu blogue para eu colocar nos meus bookmarks, se faz favor.
"Sobre o actual presidente, não escondo que me desagrada profundamente o estilo, que acho que tem cometido alguns erros na gestão desportiva (naturais face à inexperiência e situação particularmente complicada), mas não me custa admitir que tb tem tido acertos, sendo que a escolha de Leonardo Jardim se revelou EXCELENTE. E a aposta era arriscada, pq considero que JF estava a fazer um bom trabalho e não seria assim tão fácil (como por vezes mts fazem crer) substituí-lo."
Concordo com parte do que diz, e digo-lhe muito sinceramente que acho que este não é o momento ideal para se criticar o Presidente, a fazê-lo que seja feito no final da época, criticar agora será contra produtivo e o que todos queremos é o melhor para o Sporting e digo-o com total sinceridade que agora não é o momento, sobretudo não é oportuno estar a discutir o estilo do Presidente, erros menores (atendendo à globalidade do trabalho), etc.
Não digo que todos devam apoiar cegamente até porque detesto "seguidismo", pois isso implica falta de personalidade forte e eu nunca gostei de "automatos", mas agora até finais de Maio seria importante o Presidente ter oportunidade de cimentar a sua administração e provar que pode (ou não) fazer um bom trabalho e eu acredito que o vai fazer, os indicadores na sua maioria apontam nessa direcção e eu estou muito satisfeito com o "investimento" que fiz ao votar neste Presidente, pois até ver ele tem me dado muitas alegrias e pontualmente algumas amarguras.
Prefiro não comentar o caso Bruma, Ilori, André Santos, já comentei muito no passado, mas a partir do momento em que os dossiers estão encerrados, devemos cerrar fileiras e seguir em frente. Se tiver que ser criticado que se faça num momento e quem sabe num local mais oportuno.
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (A.C.F.)