|
Foto feliz do Público |
|
|
|
A formação do Sporting é tema de artigos e conversas frequentes embora nem sempre com inteira justiça, nem sempre pautados pelo devido realismo. Infelizmente esses erros na abordagem desta matéria que nos é tão cara começam dentro da nossa própria casa. Erros que não se ficam nos juízos desajustados aos valores dos jogadores, que tanto pecam por defeito como por excesso. Outro, mais frequente e injusto, é o imputar culpas por exibições ou até épocas desastrosas cujas verdadeiras razões fazem dos jogadores mais vitimas do que propriamente réus.
O exemplo de William Carvalho é paradigmático. É óbvio que o seu êxito actual seria muito difícil em épocas anteriores e mesmo impossível no ano passado. E isso em nada deveria beliscar o seu valor, porque as condições de sucesso lhe estariam negadas à partida pela faltas de organização e enquadramento do próprio clube. Mas William Carvalho, que pode vir a ser um grande, enorme jogador, ainda não o é. Da mesma forma André Martins, Cédric Soares ou Adrien não são tão maus como muitas vezes foram pintados.
A imagem que serve de ilustração ao post e feliz. Não apenas pelo instantâneo mas, para este post em particular, por apanhar dois jogadores, cujo valor foi tantas vezes posto em causa, num momento de felicidade. Ao contrário do que tantas vezes temos assistido com alguns jogadores que os antecederam, a felicidade é vivida de camisola verde e branca vestida.
Ver uma equipa com base oriunda de Alcochete triunfar de forma inequívoca é o circulo por fechar na nossa formação. Ver jogadores formados por nós vencer com outras cores tem funcionado como factor destrutivo para o amor próprio e orgulho leonino, acabando por afectar a avaliação que nós próprios fazemos da nossa formação em geral e de muitos jogadores em particular.
Essa tem sido outra das pequenas vitórias desta época. Pequena mas extremamente deliciosa de saborear.
P.S.- O Sporting está hoje a enviar um e-mail de parabéns aos sócios, ou pelo menos a alguns sócios, felicitando-os pelo seu aniversário. Para mim não é grave que o Sporting se tenha esquecido do meu aniversário, apesar de, na altura, ter repardo. Grave seria se eu me tivesse esquecido do aniversário do Sporting. Mas não é uma campanha feliz, uma vez que vem lembrar que o clube se esqueceu de o fazer na devida altura. E ainda por cima a mensagem pode ser equívoca para muita gente, uma vez que é mencionado que "pode usar 30 dias após aniversário", referindo-se às facilidades concedidas pela campanha. Quem sabe não seria melhor aguardar 15 dias e começar o novo ano com o pé direito. A rever.
Convém ver a nota de rodapé do panfleto de promoção que foi enviado no mail: "na medida em que a data do seu aniversário situa-se entre 1 de Julho de 2013 (início da época desportiva) e 16 de Dezembro de 2013 (início desta campanha) apenas hoje recebe esta comunicação, podendo utilizar à mesma estes dois presentes. Pedimos desculpa pelo atraso mas não esquecemos o seu aniversário."
ResponderEliminarGreen Lion,
ResponderEliminarEu li o conteúdo do mail até ao fim mas isso não me faz mudar uma virgula do que escrevi.
Fiz anos ontem (16 de Dezembro) e não recebi felicitações do meu clube....
ResponderEliminarAcho que o propósito do email tem também a ver com o facto de sábado ser o jogo dos núcleos, pois já que vão mais sócios ao estádio nesse jogo, ficam com um incentivo maior para irem comprar uns artigos à loja verde.
ResponderEliminarneste momento devemos estar todos unidos a volta do clube direção corpo técnico e a equipee deixarnos de pequenas coisas LEAQ VILA NOVA GAIA
ResponderEliminarPatrício, Cédric, William, Adrien, Martins e Wilson (a que se juntam Mané e Dier - havendo outros na B que, por vezes treinam com os A - Semedo, Esgaio, Iuri, Betinho, João Mário, Reis, etc) são, neste plantel, de uma importância enorme.
ResponderEliminarAlém de toda a sua qualidade futebolística (todos eles estão a jogar melhor do que na época passada, então Cédric, Adrien e Martins...) transportam para o campo toda uma responsabilidade afectiva que eles não se importam de assumir. São do Sporting!! E, assim, as vitórias, boas exibições e resultados permitem que, além da realização profissional, consigam se realizar pessoalmente pois é o seu clube que está a vencer.
E essa forma de estar é contagiante para os restantes colegas que, até à data, se revêm nesse comportamento (bem expresso em Capel, Maurício, Slimani e Montero).
Depois há outra coisa a destacar: o discurso ponderado, lúcido, consciente, respeitoso e racional que estes atletas revelam todas as semanas.
Fico muito contente que Cédric, Adrien e Martins tenham tido esta oportunidade (e aproveitado a mesma) para demonstrarem que, tal como sempre se defendeu neste e em outros espaços, são realmente bons jogadores, bons profissionais e excelentes representantes do Mundo Sporting.
(Tenho pena que Pereirinha e Carriço não tenham tido essa oportunidade, num ambiente estável. Da mesma forma, que tenho pena que Ilori e Bruma não tenham percebido o poder dessa força que, felizmente, é só nossa.