Muita gente se incomodou com a classificação do Record, talvez a única publicação em que o Sporting não aparece em primeiro lugar. A explicação dada pelo responsável editorial é risível porque o que realmente conta é o que estipulam os regulamentos. O normal seria que alguém que vive de e para informar se cingisse aos factos e não nos proporcionasse um desagradável número de contorcionismo para se justificar perante os leitores. A classificação é um dado objectivo e se dúvidas existem elas devem ser esclarecidas pelos regulamentos da competição. Fazer disso matéria de opinião é como querer que 2+2 sejam igual a outra coisa qualquer que não a 4.
Incómodo de que não partilho na totalidade. O episódio é apenas revelador das muitas dificuldades e má-vontade que o Sporting tem de enfrentar no seu caminho. Estas não não se ficam apenas pela APAF e outras que amiúde nos deparamos sempre que está causa tomar uma decisão em que do outro lado está um dos nossos rivais. Nesse sentido o triste episódio é por isso clarificador e é sempre bom sabermos com o que podemos contar. Melhor ainda é constatar que a satisfação que nos dá ver o Sporting no lugar que merece em outros provoca transtorno e desconforto. Tanto que há quem apressadamente meta na gaveta a ética e equidistância que a profissão
lhes obriga.
Há dados objectivos que justificam o lugar que o Sporting ocupa na classificação. O melhor ataque, a segunda melhor defesa, apenas a um golo dos melhores, o melhor marcador, as revelações do campeonato, os jogadores mais valorizados. Não menos importante são as considerações dos adversários que nos defrontam, como as de Henrique Calisto, mas que não correm pelos mesmos lugares:
"O Sporting é a equipa mais consistente em qualidade de jogo, isso é óbvio para toda a
gente. O Sporting teve sempre uma performance com resultados, foi
eliminado na Taça mas com um excelente jogo. É um dado óbvio. É mérito
da estrutura, da equipa técnica e dos jogadores."
Ultima nota para os Sportinguistas. a indignação é natural e justificada. Prolongá-la ad nauseum, fazer do assunto uma ladainha repetitiva, é perniciosa para a imagem do clube e acaba por beneficiar o infractor. A marca Sporting vale muito mais do que qualquer comentador ou director de jornal ressabiado. Dar-lhe muito tempo e atenção ligados ao nome do nosso clube é a melhor e mais barata promoção que podiam desejar.
Por errado que esteja, o Record sempre usou este critério. Já a época passada aconteceu o mesmo e em todo o lado estava o Benfica em 1º e no record estava o Porto. Eu até concordo com o critério que eles usam.
ResponderEliminarVendo bem, Imagina que o Benfica vence o Sporting na luz e que na 29ª Jornada ambos têm 75 pontos, mas que o Sporting tem melhor saldo de golos. Nesse caso o Sporting é 1º e o Benfica é 2º. Mas se ambos vencerem na última jornada o Benfica passa para 1º e o Sporting para 2º.
O critério que é usado hoje em dia na liga portuguesa além de rídiculo é também único, pois nas outras liga e provas da UEFA é o critério do Record que se usa.
Eu nunca me incomodei com as classificações do Record e não é agora que o vou fazer. Já nem há uns anos atrás quando eles decidiram sozinhos, dizer que o Liedson tinha marcado menos 1 golo porque na opinião deles tinha sido um auto-golo do adversário.
ResponderEliminarDeixem-nos escrever o que quiserem, afinal eles é que mandam nos conteúdos do jornal e se quiserem dizer que o SCP está em último lugar, go ahead.
Unknow,
ResponderEliminarNão digo que o critério do Record seja mau ou bom. O que está aqui em discussão é que NÃO É o oficial, logo não pode ser levado a sério.
O que conta é a classificação OFICIAL e não a do rascord ou, já agora, a do site slbosta. E na classificação que verdadeiramente conta o SCP lidera. O resto é treta e merece tanta importância como a que eu dou ao pasquim da cofina que coloca o Benfica em primeiro, isto é: ZERO.
ResponderEliminarEu quero é que o pasquim roscof que é o rascord se lixe... com F maiúsculo...
E que o manhoso do seu director mantenha a sua (actual) azia por muitas e longas jornadas e se prolongue, inclusivamente, para além da 30.ª.
Abç
Não stressem malta, na próxima jornada ganhamos ao Gil e o benfas empata com o Arouca e ficamos em 1º inequivocamente. lol
ResponderEliminarA questão não é o que pensa director do Record sobre a matéria. A classificação deve reflectir o que dizem os regulamentos, O Sporting não joga na Liga Record.
ResponderEliminarSe o desempate é feito em primeiro lugar pelos jogos realizados entre si no exemplo dado pelo primeiro comentador já não faria sentido colocar a classificação por outra ordem que nãolevasse tal facto em linha de conta, como é óbvios. Não tendo tal acontecido vale o saldo de golos.
Mas isso só é importante se na última jornada as equipas estiverem empatadas, até lá não vale a pena dar mais para este peditório.
Tal como já discuti com o Mike no Fonte Segura , neste caso até acho que o Record tem razão.
ResponderEliminarEsperemos que esta discussão que tem andado por aí sirva para que os dirigentes dos clubes (afinal são eles quem define os regulamentos) percebam o ridículo que a situação cria e num assembleia próxima decidam pela revisão do artigo 13°.
Uma pequena alteração no ponto 3 como a seguinte serviria para clarificar:
Substituir "os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1"
por "os critérios previstos no anterior n.º 1".
Este caso tem muito pouco a ver com o dos golos do Liedson, porque aqui o record usa o critério que realmente interessa, aquele que no final vale!
LdA,
ResponderEliminarO problema é que com os regulamentos actuais, depois do derbi da segunda volta e supondo que tudo fica igual até lá e indo nós empatar a zero, a classificação oficial vai dizer aue estamos em primeiro pois não liga aos jogos entre os empatados...
Eu também concordo com o ordenamento das equipas de acordo com a classificação final. Acho, aliás, exemplar a situação descrita pelo "Unknown": é simplesmente risível ordenar as equipas durante 29 jornadas de uma maneira, e, na 30.ª recorrer a outro método (além de que sabota as estatísticas e a realidade da competição). Mas o que aqui sucede não é um resultado dessa (defensável) opção, é o facto de que o "Record" inventou um resultado que não existe, e sem o qual é impossível (como, de facto, é impossível) aplicar o critério de desempate de "mais golos marcados no campo do adversário", que é o jogo da segunda mão. Enquanto não houver, de facto, dois resultados de empate, um em cada campo, o critério de desempate por golos fora não pode ser aplicado. Já o escrevi noutro lado, e reitero, só para um computador (mal programado) é que um "não jogo" equivale a um jogo que terminou 0-0. Repito: se o jogo entre SCP e SLB tivesse tido um vencedor, era, evidentemente, o vencedor desse jogo (que existiu) a determinar quem liderava a liga (independentemente da diferença de golos), tendo ambos empatado, não pode ser um "não jogo" a, efectivamente, desempatar o que, no campo, ficou empatado. SL
ResponderEliminarFrederico,
ResponderEliminarO Record usa o critério da opinião pessoal. E a opinião pessoal deles (e a tua) é que o regulamento está errado. Mas isso não muda o facto de ser apenas uma opinião.
É como eu discutir com um policia que me vai multar por me ter apanhado a 51Km/h no tunel do marquês e dizer-lhe que não pago porque a lei está errada e não concordo com ela.
Mike, basta olhares para o post do unknwon para perceberes o problema!
ResponderEliminarE isto é só uma questão de informar as pessoas, não há aqui multas para ninguém.
Mas eu percebo o problema e não disse que não concordava, mas um jornal não deve dar opiniões sobre classificações oficiais, nem alterá-las.
ResponderEliminarUnknown, não é ao fim de 29 jornadas que classificação pode ou não ser alterada. Pode ser à 16.ª, por exemplo. É após os dois clubes terem jogados os dois jogos entre si, o que não aconteceu até agora. E até agora, pelos jogos que foram disputados, o Sporting é líder, ponto final. Se os dois clubes continuarem empatados até ao próximo jogo entre eles, será o resultado aí verificado que definirá a classificação de um e de outro.
ResponderEliminarDe resto... quero lá saber se o Manha quer à força toda que o benfica seja líder. Por mim podem sê-lo até à penúltima jornada, com ou sem igualdade pontual. O que me importa é a classificação no fim do campeonato.
Acho inacreditável que o Record não adopte o regulamento oficial e crie o seu proprio regulamento. É um jornal manhoso e já há bastante tempo que não o compro, prefiro comprar A Bola (no dia seguinte as vitórias do Sporting, claro).
ResponderEliminarQuando no confronto directo houve empate, quando o 2º jogo não foi jogado...é de facto muito imaginativo o Record colocar Benfica à frente. Com o meu dinheiro não contam por isso, na classificação deles, podem colocar o Sporting onde quiserem.
Ganharmos em Barcelos é que me preocupa agora!
SL
Ainda assim e se quiserem mesmo escrutinar o regulamento, e' ainda dubio mesmo excluindo o famoso ponto 3:
ResponderEliminarPonto n1
a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram; (Empate 1-1, logo este primeiro ponto nada resolve)
b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; (o mesmo se aplica a este ponto)
c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si; (Não tendo o sporting jogado no campo do adversário, não é possível comparar com o registo do benfica. Este ponto terá efeito depois da 18ª jornada quando o Benfica receber o Sporting).
Atenção que ao contrário do ponto a. esta alínea diz "nos jogos" e não "no jogo ou jogos", o que pressupõe dois jogos para se tornar conclusiva (faltando o "outro prato da balança").
d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição; (Vantagem para o Sporting, +19 contra +12)
e. Maior número de vitórias em toda a competição; (8 vitorias para cada equipa)
f. Maior número de golos marcados em toda a competição. (novamente vantagem para o Sporting, 28 contra 20)
So umas achas para a fogueira, desnecessaria mas para passar tempo antes de chegar o jogo em Barcelo. SL
Malta,
ResponderEliminarTopem lá isto:
http://www.youtube.com/watch?v=ZJoqi1zHvt8
O vídeo for retirado do blogue "O artista do dia", aqui:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2013/12/desculpem-continuar-bater-no-ceguinho.html
Ele há com cada paineleiro... ridículo, é alguns chegarem a directores de jorn..., perdão: pasquins desportivos... Estás apresentado, ó Manhas...
SL!
Virgilio,
ResponderEliminarEstá o máximo o video não me consegui controlar e fartei de me rir com uma tentativa ridícula de branquear o roubo do Capela :).
Parecia que lhe tinham enfiado algo pelo canal traseiro acima tal a dificuldade em articular as palavras que lhe saiam pelo cu !!!
SL,
Muito bom Virgílio! Mostra a massa de que o Manha é feito! É patético. Ter alguém deste nível à frente de um jornal desportivo é no mínimo confrangedor.
ResponderEliminarE só de pensar que ele já tem a crónica escrita para quando, sem dúvidas, o Benfica estiver à frente... ainda dá mais nojo.
ResponderEliminarÉ nojento e vingativo. É um triste.
Andam por aqui muitos amigos do manha e do record, é curioso... A todos aqueles que acham que a classificação deve ser a do record ( ao contrário do que diz o regulamento e é seguido pela Marca, L Equipe, a Bola, O jogo, Liga,UEFA, FIFA e pasme-se o correio da manha), etc. Sugiro que façam uma petição. Prometo que dou uma ajuda e até assino!..Haja paciência.
ResponderEliminarana
ResponderEliminaro primeiro comentador tem razão, a classificação como dizes não é alterada na 16ª jornada apos o segundo jogo, o confronto directo so entra em linha de conta na ultima jornada, até lá valem sempre a diferença de golos.
e sim Portugal é o único campeonato que utiliza 2 critérios diferentes ao longo do campeonato, em Inglaterra usam em exclusivo a diferença de golos e nos outros campeonatos todos e nos apuramentos UEFA e fifa, utilizam o sistema que o record utiliza, alias o record manteve o critério que a própria liga já utilizava até há 2 ou 3 anos atras , antes desta direcçao tomar posse, e quando foi alterado eles assumiram que não o iam fazer porque era (e é) uma grande estupidez
Mesmo que o critério fosse o do Record, mesmo que não existisse regulamento da Liga, o Benfica estava em primeiro porque?
ResponderEliminarEmpatar fora em Alvalade vale 2 pontos?
O jogo da Luz com o Sporting já se realizou?
Este assunto é factual, amigos, não é subjectivo.
kovacevic
ResponderEliminaro critério do recor diz que o confronto directo é aplicado jornada a jornada, e com o 1-1 a jogar fora, o benfica no confronto directo neste momento está em vantagem
Mas está em vantagem porquê?
ResponderEliminarEstamos nas competições europeias?
para o confronto directo jornada a jornada, funciona da mesma forma, porque é feito semanalmente e não apenas quando existem 2 jogos realizados
ResponderEliminar