terça-feira, 31 de julho de 2012

Sporting, que equipa-tipo?

Se há algo que resulta claro das primeiras observações que se podem fazer desta pré-época é existência de um leque equilibrado de jogadores para cada posição, exceptuando para a posição 9, tal como foi aqui anteriormente afirmado. Menos claro é ainda, e talvez resultante desse mesmo equilíbrio, é a equipa tipo com que o Sporting se apresentará nos primeiros compromissos oficiais da época. O presente post é um exercício meramente especulativo, tão ao gosto de qualquer adepto, mesmo que um pouco extemporâneo, face ao que ainda falta ver jogar, e por isso com elevado risco de ver as previsões falhar.

Baliza: Só em caso verdadeiramente excepcional se encara a possibilidade de o titular não ser Patrício. E a excepção poderia ser a sua partida, o que até agora não parece haver riscos de suceder. Com a desejável renovação em curso, espera-se que o titular indiscutível da selecção nacional se mantenha por mais anos de leão ao peito.

Lateral direito: a opção inicial de Sá Pinto, que já revelou não se deixar influenciar por alguns sectores da bancada, deverá ser Pereirinha. Nesse sentido lembro aqui o comentário do nosso leitor Tiago, no post anterior: "Por vezes os adeptos do Sporting parecem aquela velha história entre um oncologista e um neurologista. Um paciente é diagnosticado e para o oncologista é um cancro e para o neurologista é um problema neurológico O Bruno é tão patinho feio que não importa o que ele faça, a generalidade dos adeptos diz que ele fez mal". Há que dizer contudo que Cedric obrigará Pereirinha a manter o nível elevado se quiser ser titular. Depois de o ter visto jogar a primeira vez em Braga, no jogo final do campeonato 2010/11, não tenho dúvidas que temos o futuro assegurado na posição.

Defesas-Centrais: à primeira vista tudo se encaminha para a dupla Boulahrouz - Rojo. No entanto o holandês deve-se preocupar com Xandão e Carriço. Onyewu é nitidamente o outsider nestas contas.

Lateral esquerdo: Ínsua goza de estatuto semelhante a Patrício. Só um abaixamento de forma, lesão ou necessidade de rodar, deverão fazer Sá Pinto equacionar a deslocação de Rojo ou a inclusão de Pranjic.

Meio campo - O coração da equipa merece o tratamento por inteiro e não individualizado. Ainda sem Labyad e com Izmailov com um pé (pelo menos...) de fora, é muito provável que Sá Pinto opte inicialmente pela dupla Schaars / Elias e André Martins um pouco mais adiantado. Outra possibilidade é a utilização de um 6 mais posicional e aí parece-me que Gelson tem mostrado que Rinaudo não terá a tarefa tão fácil como no ano passado. O argentino, agora elevado à condição de capitão, parece sofrer por ora o preço da grave lesão e paragem prolongada.

Extremos:  Capel também goza de estatuto semelhante a Wolfs mas não poderá facilitar, num ano em que se espera a afirmação de Carrillo e a aparição de Jeffren a um nível mais próximo do que há muito promete.

Avançados- Wolfswinkel já se apresenta em forma muito apreciável, embora continue a estar, em muitos momentos dos jogos até agora disputados, muito longe dos colegas mais próximos. Um problema a carecer de solução até ao inicio dos compromissos oficiais, pois o holandês precisa de ter bola para fazer valer a sua qualidade de finalizador. Precisa de concorrência e de alternativa, até porque o seu jogo de cabeça está longe de ser tão eficaz como o dos pés. Parece-me ainda cedo para Wilson Eduardo, a quem não faria mal continuar a jogar com assiduidade e não deixa de ser uma pena que Rúbio passe mais um ano a jogar muito pouco. Veremos o que música nos dará Viola.

19 comentários:

  1. Onyewu poderá ser o outsider, mas o Carriço é de longe,o pior dos 5. Pelo menos para mim. Carriço poderia ter lugar a médio,mas aí está também tapado (Rinaudo,Gelson,Elias).

    ResponderEliminar
  2. Não concordo na lateral direita: penso que o Cedric está em melhor forma que o Pereirinha neste momento.

    Não concodo nos extremos: Penso que o Pranjic poderá fazer encostar o Capel alguns jogos.

    ResponderEliminar
  3. Permito-me discordar da utilização do termo equilibrado. Parece-me que temos excesso de jogadores para algumas posições e défice para outras, que já no ano passado foram críticas em termos de rendimento da equipa.
    Os investimentos feitos nalguns casos parecem-me desadequados, quer pelo esforço financeiro feito – caso de Rojo - quer pelo risco envolvido – caso de Viola – já que não se trata de um valor seguro com provas dadas no futebol sénior e, muito menos, um ponta de lança capaz de competir com o holandês.
    No caso da defesa compreendo a aquisição do Boulahrouz, que veio a custo zero, embora não deva custar pouco. Mas não entendo o gasto de 4 milhões no Rojo e muito menos que esse seja o pretexto para dispensar Onyewu, que veio a custo zero e fez uma boa época. Por menos do que os quatro milhões teríamos adquirido o passe de Xandão, que mostrou qualidade elevada na época passada.Ter gasto dinheiro na defesa parece-me um erro de gestão grave.
    Acho Pereirinha um dos melhores jogadores do Sporting e não apenas como defesa direito, também como médio ou ala do mesmo lado. Gosto de Cédric mas não o coloco ao nível de Pereirinha. Mas são dois bons jogadores e não estamos piores do que no ano passado.
    Quanto ao lado esquerdo Insua é indiscutível e Pranjic uma maior ameaça para Scharrs do que para o argentino. Pranjic é bom a defender mas muito forte a atacar pela criatividade e pelo último passe. Um polivalente que representa uma excelente aquisição.
    Não entendo a aquisição do argentino Viola e muito menos pelos elevados valores em questão. Não vejo a necessidade de um jogador com estas características envolvendo um investimento tão elevado. Seria mais útil contratar um avançado forte bom cabeceador e que pudesse potenciar os bons extremos de que o Sporting dispõe. Um concorrente para Wolfswinkel .
    No meio campo Elias tem um estatuto à parte. Os restantes lutam por dois lugares para os quais concorrem Adrien, André Martins, Scharrs, Pranjic, Rinaudo, Gerson e Carriço –que não tem hipóteses como central. Jogadores a mais para poucas posições.
    Labyad terá uma palavra a dizer não apenas nas alas mas também no lugar de médio mais avançado, lugar onde concorrerá com André Martins e Adrien.
    Quanto à baliza gostaria de estar tranquilo quanto à renovação do Rui Patrício. Como não estou preferia que ele tivesse sido vendido por valores acima dos 10 milhões. Julgo que se trata de um “activo” que representa um risco elevadíssimo para o Sporting. Quanto a Carriço que foi excelente na época passada na posição de trinco, gostaria que tivesse sido vendido. Tendo ficado dificilmente jogará a trinco porque Rinaldo recuperou e será candidato a titular e porque o Sporting entendeu reforçar-se com um jogador – Gelson – que já mostrou argumentos para o lugar. Para Carriço jogar a central isso significará que muita coisa correu mal e muito dinheiro foi mal gasto.

    Mas, dito isto, se o holandês não entrar em hibernação no que à finalização se refere, podemos concorrer mais e melhor com os dominadores da última década e disputar o campeonato.

    ResponderEliminar
  4. minha opiniao:
    Carriço nao foi excelente, teve 2 ou 3 jogos q jogou bem, 1 em q foi excelente..e os restantes abaixo de bom, ate irritava em alguns jogos, nao é jogador para o Sporting, mesmo sendo da " cantera " nunca esperei muito dele..
    Viola nao será titular, penso q seja mais outro ala..
    Onyewu é pra mim titular da equipa..ja estou a ver a quantidade de bolas aereas q vamos mamar e perder golos com a sua ajuda..
    Adrien parece me um pouco melhor q A.Martins nesta altura da epoca..so espero q ao sentir q vai ficar no banco nao o faça renovar pois deve ter como garantido lugar cativo a titular no porto.

    ResponderEliminar
  5. p.s.2 retificando: onde se lê " com a sua ajuda " devemos ler obviamente " sem a sua ajuda ".

    ResponderEliminar
  6. Caríssimos ilustres sportinguistas,

    Gostei muito do post, na sua generalidade concordo, embora discorde em pequenos pormenores e assim sendo venho aqui dar a minha modesta opinião.
    Na baliza também espero ver Patrício por muitos e bons anos, mas sinceramente, até tremo só de pensar nestes dirigentes a fazerem negócios (vide os valores de venda de Matias, Zapater, etc).
    Na defesa sou daqueles (poucos) que consideram o Pereirinha o melhor lateral-direito e já não é de agora, na esquerda claramente Insua, se nada de extraordinário acontecer. No centro também me parece que a dupla vai ser Boulahrouz e Rojo. Gosto muito de Xandão e espero que não saia. Oniewu já se percebeu que é para Sá Pinto o ultimo dos centrais embora eu ache que é Carriço e penso que o Sporting devia tentar vender porque não estou a ver onde possa jogar nem sequer aos bocados.
    No meio campo o Sporting tem muitas e boas opções (ainda que Izmailov saia) mas na minha opinião não temos um nº 10 que faça a diferença (Matias tb não o era). Poderá ser Labyad, Pranjic, Viola? Talvez, mas que nos falta um 10 que desequilibre, isso falta.
    Nas alas espero sinceramente que Jeffren mostre a sua valia. Se assim acontecer penso que ele e Carrillo serão (na minha opinião) os alas. Pese toda a empatia que os adeptos têm por Capel, eu não o acho indiscutível, pelo contrário, tem coisas boas (raça e velocidade) mas muito pouca visão de jogo e tempo de passe.
    Na frente é que a porca torce o rabo. Muitos amigos com quem falo me dizem que Wolfswinkel tem valor, tem margem de progressão porque é novo e se faz. Mas acontece que nós queremos ser campeões e por isso não podemos esperar que ele "se faça". Uma equipa que quer ser campeã precisa de um jogador que lhe "garanta" golos, golos que valham pontos, e isso meus amigos, Wolfswinkel não nos garante, embora tenha qualidades.

    Veremos o que nos reserva esta época e agradeço o espaço que me foi cencedido, dando desde já os meus parabéns a este blog que é sem duvida um dos melhores da blogosfera leonina.

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  7. O meu 11:

    Patrício
    Cedric Xandão Rojo Insua
    Rinaudo
    Elias Scharrs
    Adrien/André M.
    Carrilho Pranjic
    Wolfswinkel

    ResponderEliminar
  8. Mike,

    Concordo, embora também possamos ver Pranjic, concorrer ou servir de alternativa a Schaars.

    José Guinote
    Antes de mais obrigado por vir enriquecer o blogue com a sua participação, julgo ser a 2ª vez, pelo menos nos últimos tempos.

    No presente post procurei mais cingir-me à formação de uma equipa tipo do que à formação do plantel. Nesse sentido o único lugar onde não parece haver alternativa ao titular é para a posição 9. Nas restantes estamos cobertos, às vezes em excesso, como salienta.

    Quanto aos gastos Rojo, sendo internacional argentino já na Europa dificilmente se pode considerar caro por 4 milhões. Já o mesmo não digo de Viola, com 20 anos e muitas interrogações pela frente. E se o compararmos com Matias, que vendemos por pouco mais de 3 milhões e um jogador feito, mais caro parece.

    Concordo com a apreciação a Pranjic, a quem gostaria de ver mais adiantado do que na lateral. Não concordo com a apreciação a Carriço e julgo que Sá Pinto também não ou se teria contratado Gelson.

    O processo de renovação de Patrício (e Adrien...) não deixa ninguém tranquilo. Na questão da venda parece-me que acima dos 7 milhões é razoável, menos do que isso só entenderia em último recurso. Temo que a posição negocial do clube é demasiado fraca para que não tenhamos pelo menos um desgosto.

    leãozinho,

    repito o que disse ao J. Guinote.

    No restante devo dizer que depois do ano passado já baixei as expectativas em relação a Jeffren embora continue a esperar coisas boas da parte dele.

    Não concordo com a avaliação do Wolfs, os golos marcados no ano de estreia, ainda por cima muito problemático para nós, falam por si.

    Se o nosso jogo evoluir como esperamos e o holandês continuar a registar progressos estamos bem servidos. Se o suficiente para a posição e para uma candidatura ao título também tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  9. Não creio que haverá uma equipa tipo, tantas as soluções que temos, sobretudo no meio. Mas aqui vai um onze ofensivo, com o qual frequentemente jogaria em casa:

    Patrício
    Cedric
    Onyewu
    Rojo
    Insúa

    Rinaudo
    Elias
    Labyad

    Capel
    Viola (tipo Ayew)
    Wolf

    ResponderEliminar
  10. RSNT, eu gosto dessa equipa, só é pena ter 12 jogadores.

    ResponderEliminar
  11. Um grande bico de obra que aqui está montado. A aposta parece ser definitivamente o 433. No sábado não gostei nada da facilidade com que o St. Etiene chegava à nossa área, apenas gostei da segurança da defesa, nem uma tremedeira. Também não gostei do "deserto" que fica entre defesa e meio-campo ao sair com bola controlada, ou no mesmo deserto entre meio-campo e o ponta de lança quando a bola entra nas zonas centrais.

    Há um defeito grande neste 433, Wolfs joga mal de costas para a baliza, ganha poucas bolas, tem dificuldade em segurar jogo e quando consegue os apoios estão muito longe. Foram várias as situações onde a bola chegou pelas linhas laterais rapidamente à área adversária e depois o extremo não tinha em quem colocar, nem Wolfs, nem médios.

    Claro que estas dinâmicas ainda não estão em pleno e ainda vão melhorar muito (o grupo tem imensa qualidade) mas vejo capacidade neste grupo para ser táticamente mais ousado explorando um 343 falso como fazia Boloni utilizando ora Boula, ora Rojo como falsos laterais (Boloni fazia isto com Beto e Babb).

    Se for este o caso, um dos laterais vai ter muita liberdade ofensiva e um dos extremos vai entrar muitas vezes no apoio directo ao ponta de lança. Wolfs precisa de um pai idêntico ao que JVP foi para Jardel, quem é esse jogador?

    Para mim neste momento no plantel há um jogador perfeito para este papel - Izmailov - e dois candidatos, André Martins e Pranjic (nunca vi jogar Labyad e Viola). Assim o meu onze seria qualquer coisa como:

    Patricio
    Boula, Onyewu, Rojo, Insua
    Elias, Scharrs, Pranjic
    Capel, Wolfs e Carrillo

    ResponderEliminar
  12. o meu 11

    PAtricio
    Cedric, Boula, Rojo, Pranjic
    Elias, Schaars,Gelson/Martins/adrien, Capel, Carrillo
    Wolks

    Acredito que o Insua possa sentar pelo pranjic e que dependendo do jogo aqueles 3 vão rodar muito..

    Jeffren, Izma, labyad, etc.. partem atrasados e poderão ser titulares lá mais pra frente

    ResponderEliminar
  13. Patricio
    Cedric, Boula, Rojo, Insua
    Elias ou Rinaudo, Schaars ou Pranjic, André Martins ou Izmailov ou Labayad
    Carrilho ou Jefren, Capel e Wolf

    Ed1963

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. ------------Patricio------------

    Cedric---Xandão---Rojo---Pranjic

    -------------Rinaudo------------

    --------Elias-----Schaars------

    Viola----------------------Labyad
    --------------Wolfs-------------



    No fundo podemos fazer várias boas combinações ( partindo do princípio que estão todos a 100% )

    ResponderEliminar
  17. Do (pc)que vi até agora e partindo do principio (como td indica) de que o 433 será para manter:

    RPatrício
    BPereirinha; Xandão; Rojo; EInsua
    Elias; SShaars; AMartins
    Jeffren;Wolfie;ACarrillo


    (Mt fé na dupla do flanco dt.º: Pereirinha / Jeffren. Inteligência e técnica não lhes falta... è preciso que apareçam com o resto)

    LMGM:

    Tb não tenho gostado deste 433 do Sá. Os 'buracos' são muitos e muito visíveis. Veremos como evolui a equipa. Dois pontos a melhorar: Consistência e ocupação dos espaços

    Melhor reforço até agora: Rojo. Só vi um jogo mas fiquei mt bem impressionado. Acho que não engana.

    ResponderEliminar
  18. Patricio

    Cedric, Boulah, Rojo e Insua

    Rinaudo, Elias, Schaars (Labyad)

    Capel, Wolfs, Carrillo

    ResponderEliminar
  19. Com os jogadores que temos, parece-me que um 4,2,3,1 ou mesmo um diamante do Robson (muito divulgado como losângulo do PB) seria o melhor.
    Não ponho aqui o Labyad porque nunca o vi jogar.

    Sendo assim:

    4,2,3,1
    RP1
    BP25, MR15, KB6[OO5], II48 [DP30]
    E77, AM28 [SS8]
    AC18, MI10 [J7], DC11 [J7]
    RW9


    4,4,2 ou 4,1,2,1,2
    RP1
    BP25, MR15, KB6 [OO5], II48
    E77
    AM28 [AS23], J7 [SS8]
    MI10 [J7]
    AC18 [DR33] [J7] [DC11], RW9

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)