quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ataques cerrados


Quando, no início da época passada, um conjunto significativo de árbitros decidiu fazer boicote aos jogos do Sporting, foi aberto um novo capítulo na falta de vergonha do futebol português. Em meados de Agosto de 2011, reagindo a “notícias” (apenas isto) que davam conta da indignação dos dirigentes leoninos quanto à nomeação de João Ferreira para o Beira-Mar – Sporting, esta pessoa recusou-se a arbitrar o jogo, contou com o apoio institucional da pandilha do apito e com o pancadismo-nas-costas de Vitor Pereira e de Carlos Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que disse, e cito, “nunca se viu um ataque tão cerrado aos árbitros”, e, por isso, “estava na hora” da pandilha “tomar uma posição”. Nos labirintos da língua de Camões, “cerrado” serve de metáfora para apor a “ataque”, mas também serve para classificar, literalmente, os punhos de alguém que agride outra pessoa. Neste sentido, curiosamente, um “ataque cerrado” está muito mais perto de caracterizar uma agressão (literal) como a de Luisão a um árbitro alemão, do que, metaforicamente, uma agressão à dignidade de alguém da pandilha. No pós-peitaça do “grande profissional” Luisão (cito o árbitro Proença), ninguém da pandilha falou em ataque cerrado.

Acontece que o adjectivo homófono “serrado” se aplica aos canos de espingardas, aquelas que disparam e ferem e matam. Neste caso, e metaforicamente, subindo na escala da gravidade dos adjectivos, as palavras do vice-presidente da agremiação de Carnide no pós-empate de Coimbra deste fim-de-semana, “tinham-nos avisado que isto podia acontecer”, constituem – mais do que um ataque cerrado – um tiro de espingarda de canos serrados na credibilidade e na honestidade e no profissionalismo da pandilha – que, curiosamente, continua, um ano passado desde o boicote, a ser constituída por gente que tem filhos e família. Palavras do supracitado Carlos Esteves, há um ano atrás, justificando o boicote ao Sporting: “O árbitro é um ser humano como os outros. Tem família e filhos e não tem prazer em errar”.

Não restam dúvidas a ninguém de que as declarações daquele vice-presidente referem que a má arbitragem do jogo de Coimbra foi premeditada. As declarações pressupõem que os dirigentes daquela agremiação acreditam – e não têm vergonha nem pejo nem receio de o dizer – que os erros do Xistra, pai de família, foram premeditados, e que ele errou de propósito. Eles não têm medo nem pejo nem receio porque sabem que nada vai acontecer. E não é porque vozes de burro não chegam ao céu (pelo simples facto da pandilha não estar por lá); é porque eles sabem que, na vergonha infinita do futebol português, no próximo fim-de-semana, lá estará mais um representante da pandilha, pai de filhos, a arbitrar o jogo deles, como se nada se tivesse passado. Fico contente que esse pobre infeliz não se cruze com o profissional exemplar Luisão, porque arriscava-se a mais ataque cerrado. Mas também lhe digo que não vá antes ao Colombo, e que olhe à volta à procura do diabo de Gaia, porque para as bandas de Carnide os ataques cerrados chovem de todo o lado.


Nota: post editado.

23 comentários:

  1. Os árbitros não têm coragem de fazer nada contra o benfas. Como disse o ROC, são uns cobardolas.

    ResponderEliminar
  2. o tipo da apaf disse que reuniram e que chegaram a conclusao que as criticas até eram razoaveis. eu se fosse ao xistra depois de ouvir aquilo pensava" uns sao filhos e outros enteados, quando é com outros sabem reagir, agora comigo nao fazem nada"

    se aquiolo foram criticas razoaveis e sabemos quem as fez, as dos sporting foram um crime contra a humanidade feito por uma fonte anonima, esse tipo muito mau

    ResponderEliminar
  3. A saída do guarda redes júnior Rafael Veloso para o Rovers, por 230 mil euros, diz tudo sobre a fraca qualidade dos gestores do futebol do Sporting.
    Não conseguiram atempadamente prolongar o contrato e vem o Rovers e leva o jogador baratinho, pois só têm de pagar os direitos desportivos da formação.
    Os responsáveis pelo futebol do Sporting deviam pedir ao Porto e ao Benfica para poderem estagiar uns tempos nos seus respetivos depertamentos de futebol, para ver se aprendiam qualquer coisa, de como vender jogadores, sem ser ao desbarato.
    Os responsáveis pelo futebol do Sporting, quando da saída de jogadores, só conseguem, ou vender barato, ou emprestar, ou rescindir por mútuo acordo!
    Quanto ganham estes responsáveis?!

    DUARTE

    ResponderEliminar
  4. Muito bem. Como bons lagartos complexados em relação ao SLB que são (e não sou eu que o digo, mas sim o Paulo Bento que o disse quando saiu do LOL), aqui está um post onde se fala mais do SLB do que do resto, talvez porque o seu capitão foi castigado injustamente, talvez porque o xistra roubou de forma vergonhosa no jogo de Coimbra. Sobre o clube corrupto que mais uma vez chega à liderança isolada graças aos árbitros nem uma palavra. Mas já tinho sido assim quando o presidente do clube corrupto numa das escutas chamou por 3 (TRÊS!!!) vezes "atrasado mental ao roupeiro Paulinho. Mas nada disto interessa! Ódio ao SLB!!! Morte ao SLB!!! E viva a corrupção!!!

    ResponderEliminar
  5. Ja ca falatavam os comentarios deste tal de Duarte.

    Ha dois anos que se sabe que o Rafael Veloso iria mais que provavelmente sair. O jogador e os seus representantes recusaram todas as iniciativas do Sporting para prolongar o contrato.

    Basta ver o clube para onde vai. O Blackburn, cujo treinador admitiu em conferencia de imprensa, apos chegar ter chegado um contentor de jogadores protugueses no ultimo dia de mercado, que nunca os tinha visto jogar.

    Mas claro, para o inteligente do Duarte, que provavelmente hoje ouviu falar deste jogador pela primeira vez, ele ter saido do clube prova aquilo que ele ja sabia desde ha muito.

    Parabens! Fossemos mais como voce.

    ResponderEliminar
  6. Lolada,
    aqui fala-se sobretudo de árbitros.

    ResponderEliminar
  7. DUARTE,

    O assunto do post merecia que não o deixássemos sem comentar mas dentro da liberdade que cada um tem para escolher os seus assuntos, e que aqui é respeitada escolheu falar do Veloso.

    Os dirigentes de que fala foram os mesmos que contrataram o Labyad, o Pranjic e o Boulharouz nas mesmas condições: a custo zero.

    Já alguma vez viu o Rafael Veloso jogar?

    E se o jogador nao quiser renovar oferece-se o que ele exige ou encosta-se uma pistola à cabeça.

    Não faltarão razões para criticar as opções que os nossos dirigentes fazem, mas também me parece que era a altura de percebermos que nem todos os jogadores que saem da Academia têm que ficar e que nem todos são craques. E mesmos os melhores não vamos conseguir segurar todos, o mercado tem muitos clubes capazes de oferecer mais.

    ResponderEliminar
  8. aHAahHAHahhAHhahHAHhahAHhahHAHahHAHhahAHhahaH

    Receber €230.000 pelo Rafael Veloso é um acto de gestão revelador da fraca qualidade dos gestores do Sporting??!? Deve ter sido o melhor acto de gestão da história do Sporting e de longe!

    Ele há com cada um...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário do tal de Duarte mostra a qualidade de grande parte dos sportinguistas. Existem apenas para ser do contra. Criticam vendas e entradas de jogadores sem os conhecerem sequer. Caro Duarte esse seu comentário mostra mesmo o que você vale enquanto sportinguista....nada!!

    Qts vezes viu jogador o Rafael? O que o leva a dizer que ele vale mais que esses 230m €? Não comente sem conhecer e sem saber. Os jogadores formados pelo SCP não são todos magníficos e nem todos valem milhões. Qt ao Rafael posso-lhe dizer, e sim eu vi-o jogar algumas vezes, que se fosse eu o treinador/es dos Blackburn estaria preocupado em ter um GR que não dá mt segurança à equipa e cujo jogo de pés é horrível.

    Aconselho-o vivamente a saber o que critica e sobre o que critica. Fala e julgar sem saber fica muito mal a qualquer um de nós

    ResponderEliminar
  10. Há um sistema que prejudica o Sporting sistematicamente.Esse sistema é desportivo mas também é económico.Favorecem a existência de 2 clubes em nosso prejuízo.As evidências para isso estão em todo o lado(jornais,comentadores,etc).Se queremos ganhar temos que identificar,denunciar e combater este sistema.Os árbitros são uma parte,mas as campanhas que certos jornais ligados a determinados grupos económicos levam a cabo contra nós são outra e há muitos outros exemplos.Sá Pinto referiu-se a esta situação.É fundamental combater este sistema para ganharmos.

    PS:sem querer polémicas, acho que dadas as circunstâncias 25523 foi um número razoável.O porto,em 1º lugar teve 28609(site da liga).
    Concordo que podemos ter um número de 30000 ou mais,por jogo,mas temos de ganhar.Em Portugal é assim.

    MF

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente a "fúria" dos arbitros contra o sporting não é de agora nem vai acabar enquanto o nosso futebol for o que é e enquanto tivermos dirigentes desportivos como os que temos. Não vale a pena esperar que os arbitros não vão apitar o Benfica porque muitos são abertamente sócios ou adeptos desse clube, mas sobretudo porque têm medo das represálias (desportivas a nível de classificação) que podem sofrer não fosse o benfica o clube que mais "controla" os dirigentes dos arbitros. Ao sporting só cabe jogar bem, melhor que todos os outros, e esperar todas as decisões que esses senhores entendem e sabem porquê, porque se assim não for e começarmos a lutar efectivamente com os primeiros, teremos de esperar " que aqueles senhores façam o seu trabalhinho" ao serviço dos poderes instalados.

    ResponderEliminar
  12. Na mouche, Bruno. Nem é preciso acrescentar mais nada.

    Parabéns por mais um descerramento (no sentido de descobrir) a careca à pandilha...

    Gde abraço.

    ResponderEliminar
  13. Por caso ia escrever um post sobre isto noutro espaço depois de ouvir a reacção indignada, mas quase a pedir licença pela indignação, da APAF. Foi assim do estilo, "ó lampiões, a gente vai-se indignar, mas só um bocadinho. Podemos? Vá lá..."

    Quanto ao lamp que escreve mais acima, resumindo, o Luisão agride um arbitro (apesar de da Luz nos quererem convencer que foi só um beijinho mais vigoroso que acabou com o arbitro no chão) mas o castigo é injusto (de facto o raciocínio de lamp, se o jogador vestir de vermelho, é este)...Quanto ao Xistra, pode-nos roubar 2 vezes seguidas em 2 épocas seguidas, mas se roubar os lamps é um enorme ladrão...

    No fundo entre Benfica e Porto, a unica diferença é que os segundos podem e os primeiros gostavam. E ainda querem a nossa ajuda para poderem fazer o que os outros fazem...Porque, voltando ao raciocínio lamp, se o roubo beneficiar o de vermelho não é roubo, é justiça feita de uma maneira menos convencional...

    ResponderEliminar
  14. Se não há reacção às afirmações do periquito de serviço o melhor é fazer queixa para o DIAP. Como quem cala consente, deve ser verdade que há premeditação na arbitragem e por essa razão, que se investigue até às últimas consequências.

    Quem sabe uma carta da ex-mulher do JV... ai, queria dizer anónima, talvez possa resultar numa investigação profunda. Pelo menos no mundo das transferências de jogadores de futebol foram investigar UMA...

    ResponderEliminar
  15. Carissimo LOLADA,

    Poderiamos aqui discutir várias coisas, desde logo a sua autoridade moral para chamar clube corrupto a qualquer outro clube. Não que não o seja, note-se...

    Também lhe podia dizer que jogando só aquilo não têm direito a reclamar (onde é que já ouvi isto?).

    Também lhe podia chamar cobarde porque não quis assumir a sua opinião e escudou-se atrás de uma interpretação muito conveniente de palavras de há 3 anos do Paulo Bento.

    Não queria deixar passar a oportunidade de agradecer pela sua preocupação com a honra do nosso Paulinho e agora se me permite, faços minhas as palavras imortais imortais de Fabio Rochemback aka El Gordo: "vá tomar no cu".

    ResponderEliminar
  16. @Bruno Martins

    O post está muito bom, mas queria deixar aqui um link que gostaria que consultasse:

    http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=25555

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  17. Caro Gr33n C0d3r,

    Obrigado pela correcção! Devia ter confirmado, mas de facto pensei que o adjectivo tinha outra lógica no caso da espingarda.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Está tudo dito por isso resta-me concordar a 100%.

    ResponderEliminar
  19. Acabei de ler isto e sempre quero ver o que eles vão fazer agora...embora já saiba que vão ficar quietos e caladinhos.

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/fc-porto/fc-porto-reuniao-secreta-para-vetar-duarte-gomes-e-bruno-paixao#

    ResponderEliminar
  20. Oh Duarte vai ver os juniores jogar em vez de criticares..

    ResponderEliminar
  21. Muito bom post e que mete não os dedos mas a mão na ferida. Já se viu que não se vai passar nada. Esta classe sem classe nenhuma só ataca o Sporting . Somos demasiado polidos mas acima de tudo porque é mais fácil atacar o Sporting. Porquê? Não sei! Não culpo ninguém mas seria bom sermos um pouco mais duros ser perder o "polimento" (postura).

    Não conheço o Rafael Veloso por isso não vou opinar sobre a sua saída. 230 mil euros são bem vindos e tomara que cada Junior que saísse desse mais ou menos esse valor. Já dava para abater nos 5M que custa a nossa formação por ano.

    Por ultimo e sem fazer a defesa de ninguém , já se parava com a mania de haver sportinguistas de primeira e de segunda......


    SL

    ResponderEliminar
  22. Nota prévia: O Record foi o diário que mais desrespeitou o Sporting clube de Portugal nos últimos 5/6 anos, esse rótulo já ninguém tira ao jornal de Alexandre Pais. E pelo andar da carruagem irá manter-se nos próximos tempos.
    Nos últimos 5/
    6 meses começou a ser evidente a campanha anti-Sporting do jornal O JOGO (não é caso único, Record, CM, DN, MaisFutebol, alguns programas na RTP, apenas com elementos de Benfica e FC Porto, também o fazem). Teve mais relevância pela maneira como este diário alimentou a suposta "novela" Adrien (tentou ao máximo que o médio fosse persona non grata em Alvalade, talvez para pressionar a sua saída para o FC Porto), mas não se ficou por aí. Várias capas falsas foram publicadas nos últimos tempos mas a de ontem "Godinho vai ser apertado" no conselho leonino e terá de esclarecer a situação de Sá Pinto, ultrapassou tudo o que é aceitável (como se sabe esse tema nem sequer foi abordado na reunião de ontem à noite). Uma noticia mentirosa que mais não é uma tentativa de continuar a condicionar o trabalho do técnico leonino. Já se sabe que os meios de comunicação cada vez tem menos acesso à informação, que 90% das noticias que publicam (principalmente as de capa) são falsas, mas fazer este tipo de pressões, alimentar falsos casos como tem feito em relação ao Sporting, é ter além da pouca ética uma nojice incrível.
    Posto isto. Uma palavra para os sportinguistas com responsabilidades: não é admissível que um presidente da Assembleia Geral sistematicamente critique o treinador do Sporting e os jogadores (quando diz que falta um avançado é dizer que os que temos são fracos); não é admissível que antigos jogadores como José Eduardo (ainda chateado por ter perdido o contrato de catering em Alvalade...levava balúrdios ao Sporting todos os meses), Venâncio e Carlos Xavier (estes 2 últimos há muito à procura de um "tacho" em Alcochete) venham para os meios de comunicação denegrir a imagem do clube leonino; não é admissível que os adeptos mesmo nas vitórias encontrem sempre maneiras de acusar a equipa (no último jogo até chegaram ao ponto de dizer que atacamos demais e o conjunto estava desequilibrado, só porque o Carlos Manuel, um dos piores treinadores que passou pelo Sporting, repetiu isso 50 vezes durante a transmissão da Sport-TV). Isto não acontece no Benfica e no Porto, e talvez por isso eles nos últimos anos tem ganho mais do que nós.
    Por último. E como hoje o "O JOGO" (sabe-se lá com que intenção) faz disso capa. O Sporting não é o clube que mais dinheiro investe na formação em Portugal, há pelo menos 3/4 anos que o Benfica tem um orçamento muito superior ao clube leonino. E isso já está a ter reflexos na selecção nacional (ainda na última convocatória dos sub-19 foi evidente o domínio encarnado). Os leões apresentam uma geração de 93/94 fantástica, mas se excluirmos esses elementos (muitos já estão na B), o clube da Luz neste momento é mais forte em Juniores, Juvenis e Iniciados, e o Sporting só irá contornar isso com jogadores estrangeiros. Como tal, antes (como defendem alguns nos jornais) de defenderam que o Sporting não devia contratar para a equipa principal porque temos muitas pérolas em Alcochete, analisem com cuidado a nossa situação e não se agarrem a rótulos mas sim a coisas práticas, aliás nos últimos 5 anos (salvo 3 ou 4 excepções, mas nenhuma do outro mundo) já não saiu nenhum elemento de Top da formação (se analisarmos com cuidado até percebemos que jogadores que foram "chorados" por o Sporting não os ter aproveitado como Iê, Cá, Renato Santos, Marco Matias, Mateus Fonseca, Renato Neto, etc, são suplentes nas equipas inferiores onde estão).
    Retirado de Visão de Mercado

    ResponderEliminar
  23. O Gil Vicente chegou a Alvalade sem qualquer golo marcado ou sofrido. Parece-me uma boa definição sobre quanta valia à 4ª jornada.

    O treinador do Estoril também já se pronunciou sobre a equipa do Sporting se expor mais. Vamos já ver quantos golos marca em Alvalade, quantos sofre e como se safa. E qual é verdadeira ideia com que fica sobre o valor do actual Sporting, se estamos ou não mais fortes como dizem os jogadores e o treinador.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)