Quando, no início da época passada, um conjunto significativo de árbitros decidiu fazer boicote aos jogos do Sporting, foi aberto um novo capítulo na falta de vergonha do futebol português. Em meados de Agosto de 2011, reagindo a “notícias” (apenas isto) que davam conta da indignação dos dirigentes leoninos quanto à nomeação de João Ferreira para o Beira-Mar – Sporting, esta pessoa recusou-se a arbitrar o jogo, contou com o apoio institucional da pandilha do apito e com o pancadismo-nas-costas de Vitor Pereira e de Carlos Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que disse, e cito, “nunca se viu um ataque tão cerrado aos árbitros”, e, por isso, “estava na hora” da pandilha “tomar uma posição”. Nos labirintos da língua de Camões, “cerrado” serve de metáfora para apor a “ataque”, mas também serve para classificar, literalmente, os punhos de alguém que agride outra pessoa. Neste sentido, curiosamente, um “ataque cerrado” está muito mais perto de caracterizar uma agressão (literal) como a de Luisão a um árbitro alemão, do que, metaforicamente, uma agressão à dignidade de alguém da pandilha. No pós-peitaça do “grande profissional” Luisão (cito o árbitro Proença), ninguém da pandilha falou em ataque cerrado.
Acontece que o adjectivo homófono “serrado” se aplica aos canos de espingardas, aquelas que disparam e ferem e matam. Neste caso, e metaforicamente, subindo na escala da gravidade dos adjectivos, as palavras do vice-presidente da agremiação de Carnide no pós-empate de Coimbra deste fim-de-semana, “tinham-nos avisado que isto podia acontecer”, constituem – mais do que um ataque cerrado – um tiro de espingarda de canos serrados na credibilidade e na honestidade e no profissionalismo da pandilha – que, curiosamente, continua, um ano passado desde o boicote, a ser constituída por gente que tem filhos e família. Palavras do supracitado Carlos Esteves, há um ano atrás, justificando o boicote ao Sporting: “O árbitro é um ser humano como os outros. Tem família e filhos e não tem prazer em errar”.
Não restam dúvidas a ninguém de que as declarações daquele vice-presidente referem que a má arbitragem do jogo de Coimbra foi premeditada. As declarações pressupõem que os dirigentes daquela agremiação acreditam – e não têm vergonha nem pejo nem receio de o dizer – que os erros do Xistra, pai de família, foram premeditados, e que ele errou de propósito. Eles não têm medo nem pejo nem receio porque sabem que nada vai acontecer. E não é porque vozes de burro não chegam ao céu (pelo simples facto da pandilha não estar por lá); é porque eles sabem que, na vergonha infinita do futebol português, no próximo fim-de-semana, lá estará mais um representante da pandilha, pai de filhos, a arbitrar o jogo deles, como se nada se tivesse passado. Fico contente que esse pobre infeliz não se cruze com o profissional exemplar Luisão, porque arriscava-se a mais ataque cerrado. Mas também lhe digo que não vá antes ao Colombo, e que olhe à volta à procura do diabo de Gaia, porque para as bandas de Carnide os ataques cerrados chovem de todo o lado.
Nota: post editado.
Os árbitros não têm coragem de fazer nada contra o benfas. Como disse o ROC, são uns cobardolas.
ResponderEliminaro tipo da apaf disse que reuniram e que chegaram a conclusao que as criticas até eram razoaveis. eu se fosse ao xistra depois de ouvir aquilo pensava" uns sao filhos e outros enteados, quando é com outros sabem reagir, agora comigo nao fazem nada"
ResponderEliminarse aquiolo foram criticas razoaveis e sabemos quem as fez, as dos sporting foram um crime contra a humanidade feito por uma fonte anonima, esse tipo muito mau
A saída do guarda redes júnior Rafael Veloso para o Rovers, por 230 mil euros, diz tudo sobre a fraca qualidade dos gestores do futebol do Sporting.
ResponderEliminarNão conseguiram atempadamente prolongar o contrato e vem o Rovers e leva o jogador baratinho, pois só têm de pagar os direitos desportivos da formação.
Os responsáveis pelo futebol do Sporting deviam pedir ao Porto e ao Benfica para poderem estagiar uns tempos nos seus respetivos depertamentos de futebol, para ver se aprendiam qualquer coisa, de como vender jogadores, sem ser ao desbarato.
Os responsáveis pelo futebol do Sporting, quando da saída de jogadores, só conseguem, ou vender barato, ou emprestar, ou rescindir por mútuo acordo!
Quanto ganham estes responsáveis?!
DUARTE
Muito bem. Como bons lagartos complexados em relação ao SLB que são (e não sou eu que o digo, mas sim o Paulo Bento que o disse quando saiu do LOL), aqui está um post onde se fala mais do SLB do que do resto, talvez porque o seu capitão foi castigado injustamente, talvez porque o xistra roubou de forma vergonhosa no jogo de Coimbra. Sobre o clube corrupto que mais uma vez chega à liderança isolada graças aos árbitros nem uma palavra. Mas já tinho sido assim quando o presidente do clube corrupto numa das escutas chamou por 3 (TRÊS!!!) vezes "atrasado mental ao roupeiro Paulinho. Mas nada disto interessa! Ódio ao SLB!!! Morte ao SLB!!! E viva a corrupção!!!
ResponderEliminarJa ca falatavam os comentarios deste tal de Duarte.
ResponderEliminarHa dois anos que se sabe que o Rafael Veloso iria mais que provavelmente sair. O jogador e os seus representantes recusaram todas as iniciativas do Sporting para prolongar o contrato.
Basta ver o clube para onde vai. O Blackburn, cujo treinador admitiu em conferencia de imprensa, apos chegar ter chegado um contentor de jogadores protugueses no ultimo dia de mercado, que nunca os tinha visto jogar.
Mas claro, para o inteligente do Duarte, que provavelmente hoje ouviu falar deste jogador pela primeira vez, ele ter saido do clube prova aquilo que ele ja sabia desde ha muito.
Parabens! Fossemos mais como voce.
Lolada,
ResponderEliminaraqui fala-se sobretudo de árbitros.
DUARTE,
ResponderEliminarO assunto do post merecia que não o deixássemos sem comentar mas dentro da liberdade que cada um tem para escolher os seus assuntos, e que aqui é respeitada escolheu falar do Veloso.
Os dirigentes de que fala foram os mesmos que contrataram o Labyad, o Pranjic e o Boulharouz nas mesmas condições: a custo zero.
Já alguma vez viu o Rafael Veloso jogar?
E se o jogador nao quiser renovar oferece-se o que ele exige ou encosta-se uma pistola à cabeça.
Não faltarão razões para criticar as opções que os nossos dirigentes fazem, mas também me parece que era a altura de percebermos que nem todos os jogadores que saem da Academia têm que ficar e que nem todos são craques. E mesmos os melhores não vamos conseguir segurar todos, o mercado tem muitos clubes capazes de oferecer mais.
aHAahHAHahhAHhahHAHhahAHhahHAHahHAHhahAHhahaH
ResponderEliminarReceber €230.000 pelo Rafael Veloso é um acto de gestão revelador da fraca qualidade dos gestores do Sporting??!? Deve ter sido o melhor acto de gestão da história do Sporting e de longe!
Ele há com cada um...
Este comentário do tal de Duarte mostra a qualidade de grande parte dos sportinguistas. Existem apenas para ser do contra. Criticam vendas e entradas de jogadores sem os conhecerem sequer. Caro Duarte esse seu comentário mostra mesmo o que você vale enquanto sportinguista....nada!!
ResponderEliminarQts vezes viu jogador o Rafael? O que o leva a dizer que ele vale mais que esses 230m €? Não comente sem conhecer e sem saber. Os jogadores formados pelo SCP não são todos magníficos e nem todos valem milhões. Qt ao Rafael posso-lhe dizer, e sim eu vi-o jogar algumas vezes, que se fosse eu o treinador/es dos Blackburn estaria preocupado em ter um GR que não dá mt segurança à equipa e cujo jogo de pés é horrível.
Aconselho-o vivamente a saber o que critica e sobre o que critica. Fala e julgar sem saber fica muito mal a qualquer um de nós
Há um sistema que prejudica o Sporting sistematicamente.Esse sistema é desportivo mas também é económico.Favorecem a existência de 2 clubes em nosso prejuízo.As evidências para isso estão em todo o lado(jornais,comentadores,etc).Se queremos ganhar temos que identificar,denunciar e combater este sistema.Os árbitros são uma parte,mas as campanhas que certos jornais ligados a determinados grupos económicos levam a cabo contra nós são outra e há muitos outros exemplos.Sá Pinto referiu-se a esta situação.É fundamental combater este sistema para ganharmos.
ResponderEliminarPS:sem querer polémicas, acho que dadas as circunstâncias 25523 foi um número razoável.O porto,em 1º lugar teve 28609(site da liga).
Concordo que podemos ter um número de 30000 ou mais,por jogo,mas temos de ganhar.Em Portugal é assim.
MF
Infelizmente a "fúria" dos arbitros contra o sporting não é de agora nem vai acabar enquanto o nosso futebol for o que é e enquanto tivermos dirigentes desportivos como os que temos. Não vale a pena esperar que os arbitros não vão apitar o Benfica porque muitos são abertamente sócios ou adeptos desse clube, mas sobretudo porque têm medo das represálias (desportivas a nível de classificação) que podem sofrer não fosse o benfica o clube que mais "controla" os dirigentes dos arbitros. Ao sporting só cabe jogar bem, melhor que todos os outros, e esperar todas as decisões que esses senhores entendem e sabem porquê, porque se assim não for e começarmos a lutar efectivamente com os primeiros, teremos de esperar " que aqueles senhores façam o seu trabalhinho" ao serviço dos poderes instalados.
ResponderEliminarNa mouche, Bruno. Nem é preciso acrescentar mais nada.
ResponderEliminarParabéns por mais um descerramento (no sentido de descobrir) a careca à pandilha...
Gde abraço.
Por caso ia escrever um post sobre isto noutro espaço depois de ouvir a reacção indignada, mas quase a pedir licença pela indignação, da APAF. Foi assim do estilo, "ó lampiões, a gente vai-se indignar, mas só um bocadinho. Podemos? Vá lá..."
ResponderEliminarQuanto ao lamp que escreve mais acima, resumindo, o Luisão agride um arbitro (apesar de da Luz nos quererem convencer que foi só um beijinho mais vigoroso que acabou com o arbitro no chão) mas o castigo é injusto (de facto o raciocínio de lamp, se o jogador vestir de vermelho, é este)...Quanto ao Xistra, pode-nos roubar 2 vezes seguidas em 2 épocas seguidas, mas se roubar os lamps é um enorme ladrão...
No fundo entre Benfica e Porto, a unica diferença é que os segundos podem e os primeiros gostavam. E ainda querem a nossa ajuda para poderem fazer o que os outros fazem...Porque, voltando ao raciocínio lamp, se o roubo beneficiar o de vermelho não é roubo, é justiça feita de uma maneira menos convencional...
Se não há reacção às afirmações do periquito de serviço o melhor é fazer queixa para o DIAP. Como quem cala consente, deve ser verdade que há premeditação na arbitragem e por essa razão, que se investigue até às últimas consequências.
ResponderEliminarQuem sabe uma carta da ex-mulher do JV... ai, queria dizer anónima, talvez possa resultar numa investigação profunda. Pelo menos no mundo das transferências de jogadores de futebol foram investigar UMA...
Carissimo LOLADA,
ResponderEliminarPoderiamos aqui discutir várias coisas, desde logo a sua autoridade moral para chamar clube corrupto a qualquer outro clube. Não que não o seja, note-se...
Também lhe podia dizer que jogando só aquilo não têm direito a reclamar (onde é que já ouvi isto?).
Também lhe podia chamar cobarde porque não quis assumir a sua opinião e escudou-se atrás de uma interpretação muito conveniente de palavras de há 3 anos do Paulo Bento.
Não queria deixar passar a oportunidade de agradecer pela sua preocupação com a honra do nosso Paulinho e agora se me permite, faços minhas as palavras imortais imortais de Fabio Rochemback aka El Gordo: "vá tomar no cu".
@Bruno Martins
ResponderEliminarO post está muito bom, mas queria deixar aqui um link que gostaria que consultasse:
http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=25555
SL
Gr33n C0d3r
Caro Gr33n C0d3r,
ResponderEliminarObrigado pela correcção! Devia ter confirmado, mas de facto pensei que o adjectivo tinha outra lógica no caso da espingarda.
Um abraço
Está tudo dito por isso resta-me concordar a 100%.
ResponderEliminarAcabei de ler isto e sempre quero ver o que eles vão fazer agora...embora já saiba que vão ficar quietos e caladinhos.
ResponderEliminarhttp://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/fc-porto/fc-porto-reuniao-secreta-para-vetar-duarte-gomes-e-bruno-paixao#
Oh Duarte vai ver os juniores jogar em vez de criticares..
ResponderEliminarMuito bom post e que mete não os dedos mas a mão na ferida. Já se viu que não se vai passar nada. Esta classe sem classe nenhuma só ataca o Sporting . Somos demasiado polidos mas acima de tudo porque é mais fácil atacar o Sporting. Porquê? Não sei! Não culpo ninguém mas seria bom sermos um pouco mais duros ser perder o "polimento" (postura).
ResponderEliminarNão conheço o Rafael Veloso por isso não vou opinar sobre a sua saída. 230 mil euros são bem vindos e tomara que cada Junior que saísse desse mais ou menos esse valor. Já dava para abater nos 5M que custa a nossa formação por ano.
Por ultimo e sem fazer a defesa de ninguém , já se parava com a mania de haver sportinguistas de primeira e de segunda......
SL
Nota prévia: O Record foi o diário que mais desrespeitou o Sporting clube de Portugal nos últimos 5/6 anos, esse rótulo já ninguém tira ao jornal de Alexandre Pais. E pelo andar da carruagem irá manter-se nos próximos tempos.
ResponderEliminarNos últimos 5/
6 meses começou a ser evidente a campanha anti-Sporting do jornal O JOGO (não é caso único, Record, CM, DN, MaisFutebol, alguns programas na RTP, apenas com elementos de Benfica e FC Porto, também o fazem). Teve mais relevância pela maneira como este diário alimentou a suposta "novela" Adrien (tentou ao máximo que o médio fosse persona non grata em Alvalade, talvez para pressionar a sua saída para o FC Porto), mas não se ficou por aí. Várias capas falsas foram publicadas nos últimos tempos mas a de ontem "Godinho vai ser apertado" no conselho leonino e terá de esclarecer a situação de Sá Pinto, ultrapassou tudo o que é aceitável (como se sabe esse tema nem sequer foi abordado na reunião de ontem à noite). Uma noticia mentirosa que mais não é uma tentativa de continuar a condicionar o trabalho do técnico leonino. Já se sabe que os meios de comunicação cada vez tem menos acesso à informação, que 90% das noticias que publicam (principalmente as de capa) são falsas, mas fazer este tipo de pressões, alimentar falsos casos como tem feito em relação ao Sporting, é ter além da pouca ética uma nojice incrível.
Posto isto. Uma palavra para os sportinguistas com responsabilidades: não é admissível que um presidente da Assembleia Geral sistematicamente critique o treinador do Sporting e os jogadores (quando diz que falta um avançado é dizer que os que temos são fracos); não é admissível que antigos jogadores como José Eduardo (ainda chateado por ter perdido o contrato de catering em Alvalade...levava balúrdios ao Sporting todos os meses), Venâncio e Carlos Xavier (estes 2 últimos há muito à procura de um "tacho" em Alcochete) venham para os meios de comunicação denegrir a imagem do clube leonino; não é admissível que os adeptos mesmo nas vitórias encontrem sempre maneiras de acusar a equipa (no último jogo até chegaram ao ponto de dizer que atacamos demais e o conjunto estava desequilibrado, só porque o Carlos Manuel, um dos piores treinadores que passou pelo Sporting, repetiu isso 50 vezes durante a transmissão da Sport-TV). Isto não acontece no Benfica e no Porto, e talvez por isso eles nos últimos anos tem ganho mais do que nós.
Por último. E como hoje o "O JOGO" (sabe-se lá com que intenção) faz disso capa. O Sporting não é o clube que mais dinheiro investe na formação em Portugal, há pelo menos 3/4 anos que o Benfica tem um orçamento muito superior ao clube leonino. E isso já está a ter reflexos na selecção nacional (ainda na última convocatória dos sub-19 foi evidente o domínio encarnado). Os leões apresentam uma geração de 93/94 fantástica, mas se excluirmos esses elementos (muitos já estão na B), o clube da Luz neste momento é mais forte em Juniores, Juvenis e Iniciados, e o Sporting só irá contornar isso com jogadores estrangeiros. Como tal, antes (como defendem alguns nos jornais) de defenderam que o Sporting não devia contratar para a equipa principal porque temos muitas pérolas em Alcochete, analisem com cuidado a nossa situação e não se agarrem a rótulos mas sim a coisas práticas, aliás nos últimos 5 anos (salvo 3 ou 4 excepções, mas nenhuma do outro mundo) já não saiu nenhum elemento de Top da formação (se analisarmos com cuidado até percebemos que jogadores que foram "chorados" por o Sporting não os ter aproveitado como Iê, Cá, Renato Santos, Marco Matias, Mateus Fonseca, Renato Neto, etc, são suplentes nas equipas inferiores onde estão).
Retirado de Visão de Mercado
O Gil Vicente chegou a Alvalade sem qualquer golo marcado ou sofrido. Parece-me uma boa definição sobre quanta valia à 4ª jornada.
ResponderEliminarO treinador do Estoril também já se pronunciou sobre a equipa do Sporting se expor mais. Vamos já ver quantos golos marca em Alvalade, quantos sofre e como se safa. E qual é verdadeira ideia com que fica sobre o valor do actual Sporting, se estamos ou não mais fortes como dizem os jogadores e o treinador.