Bastaria um sopro para os rios de tinta que correm desde domingo à noite sobre o empate do Sporting na madeira terem sido poupados. Agradeceríamos todos os Sportinguistas em particular e os portugueses em geral, atendendo ao estado depauperado da economia.
E que sopro faria tamanha diferença? O do Carlos Xistra no apito, validando o golo nascido a remate de Capel. Se dúvidas houvesse basta ver a fotografia do lance no Record e lembrar que o guarda-redes maritimista antes de parar a bola em cima da linha ainda faz um movimento final, tirando-a por isso dentro da baliza.
|
Alguma dúvida? |
O lance é de difícil juízo e passível de erro? Sem dúvida mas isso não invalida um golo.
O árbitro estava mal colocado e o respectivo assistente tinha a linha tapada? Mas isso também não tira a bola dentro da baliza.
Mas a história não fica toda contada neste lance uma vez que o golo do Marítimo, que dá o empate, surge de uma falta inexistente. Este sim, foi um lance que o árbitro podia e devia ter ajuizado melhor e se não o fez foi pelo menos incompetência. Vindo do artista Xistra, que há precisamente um ano nos deu mão e mais tudo o resto que não lhe pedimos diz muito.
Só estranho é que porque não jogamos bem haja quem entenda que não temos o direito de reclamar.
Por acaso quem não joga bem tem os seus direitos diminuídos?
Quantos campeões são feitos e desfeitos nas primeiras jornadas por lances como o que descrevi acima?
Exemplos não faltam. O mais lamentável em tudo isto é que o PMAG, representante de todos os Sportinguistas, venha hoje na sua crónica dar o flanco - ou abrir as pernas? - considerando que não temos razões de queixa da arbitragem. Se houvesse um campeonato da ingenuidade éramos decacampeões de 10 em 10 anos!
Por falar em PMAG já devem ter reparado, quem vê a TVI, que anda por lá um fulaninho ( que é representante do Braga) que não sossega a passarinha enquanto não achincalha o nome do Sporting via Eduardo Barroso. Para quem dúvidas basta olhar o tom no mínimo provocatório com que, ufano, anunciava no seu perfil de Facebook, a sua participação no programa de segunda-feira passada:
|
O "anúncio" de Jorge Sequeira |
Deixo de lado mais uma vez as considerações sobre a participação de um PMAG ( o Sporting nisso é original, os 2 últimos em funções cumularam a nobre função de representar os adeptos Sportinguistas com a de vulgares paineleiros ) em programas da estirpe do da TVI ou SIC. Volto ao paineleiro representante do Braga, cuja argumentação se baseia quase sempre na repetição da ideia de que o Sporting já não é um grande.
Percebo a estratégia, em tudo semelhante à de Pinto da Costa quando chegou ao Porto. O primeiro grande adversário foi o Sporting para hoje ser quem é. É por isso que o Braga, cujo mérito no seu crescimento é indiscutível, mas que está longe de poder ser considerado um grande - e títulos? - não pode ser negligenciado. Porque vale o que sabemos que vale e mais ainda por, por esse valor, poder ser instrumental na estratégia dos que sabem que quanto menos comerem do bolo maiores são as fatias disponíveis...
Enquanto assistia à participação do triste fulano - por acaso, uma vez que cheguei a ela num zapping - que, de forma vil, não se escusava a usar dados falsos para estribar as suas intervenções, tendo sido desmentido em directo e obrigado a pedir desculpa de forma patética, dei comigo a constatar que ele usava mais menos os mesmos argumentos e dúvidas que durante o dia tinha visto Sportinguistas proferir por causa do empate na Madeira. Senão vejamos:
" Já não somos um grande", "Qualquer merda vem jogar sem medo a Alvalade", "Com esta mentalidade vamos longe vamos...lutar para não descer" "Ser-se Sportinguista neste momento, é ser-se burro".
Quando as dúvidas começam em casa é difícil fazer valer os argumentos fora dela. Para esses lembro que o Sporting é um grande clube com mais de cem anos de história, com grandes campeões e
grandes conquistas que não serão apagadas nunca por momentos menos bons.
As instituições, tais como as pessoas, têm momentos grandes e pequenos e é a forma como os vivem que os distinguem dos outros. As piores derrotas acontecem dentro de nós, quando nos sobram as dúvidas e nos falta a convicção.
É por muitas como estas que eu cá venho:
ResponderEliminarAs piores derrotas acontecem dentro de nós, quando nos sobram as dúvidas e nos falta a convicção.
E no resto carradas de razão, é preciso ser muito ingénuo. Se fosse para os lados do Colombo já tinha havido reunião do Conselho de Estado. Otário!
O Fernando Correia vê um Porto marrar 45' contra os dois blocos defensivos do Zagreb, equipa muito inferior ao Marítimo e ainda c/ menos soluções que o Sporting - marca num ressalto - e fala num assombro de futebol portista, fluído e dinâmico. Não vale a pena dizer o que diz sobre o Sporting. É a mediocridade de carácter a toda a prova!
ResponderEliminarO gajo do Braga envergonha toda a dignidade minhota!
nao sou sportingista, e desculpei a intromissão num vosso blog.. mas o sporting é um GRANDE sim, só nao tem uma grande equipa.. por muito que vos custe. e custa a todos e todos os grandes ja passaram por isso.. já o braga para ser grande tem que ganhar mais que uma intertoto.. nao ha falta do martins no golo para o maritimo mas pela imagem de cima continuo a achar que a bola nao entra na totalidade.. uma projecçao da linha ate a trave parece me que apanharia parte da bola(pouca parte é certo).
ResponderEliminarcumprimentos
Nem mais. Temos aqui um parolo a querer imitar o porco do Miguel Sousa Tavares, só que este personagem, tem poucos argumentos. A nós, falta-nos alguém com eles no sítio, que não seja sempre politicamente correto para agradar a essa escumalha mas, que defenda o Sporting como deve ser.
ResponderEliminarEste era o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do candidato derrotado. Infelizmente temos q levar com ele.
ResponderEliminarEduardo Barroso cada vez q fala envergonha o nosso clube. O homem e ridiculo.
ResponderEliminarEste é mais um exemplo que não seria preciso muito para motivar as nossas "tropas". Quem goza com Eduardo Barroso está a gozar, primeiro, com o Sporting e com todos os seus profissionais. Se isto não serve para motivar...
ResponderEliminarNão discuto o sportinguismo e amor ao Clube de Eduardo Barroso. Mas discuto o seu brio profissional (relativamente à posição que tem no clube e a "ilutre paineleiro").
É mau profissional. Não se prepara minimamente para defender o seu clube. E mais! É o primeiro a diminuí-lo em público.
O Sporting é mal representado nesses programas de merda. E é, assim, representado, porque é assim que interessa à Comunicação Social.
A imagem que passam (pois, de certa forma, representam o clube) é degradante e espelha um clube fraco e impotente.
Só que Eduardo Barroso e Oliveira e Costa não têm capacidade para perceberem o mal que fazem ao clube ao não terem capacidade para o defender/representar, ou então sabem que são limitados mas não têm o mínimo de dignidade para assumir a sua mediocridade como representantes do nosso clube.
Quanto a Dias Ferreira. Por favor.. é profissional. Sabe o que faz. Protege a carteira e nada mais. Já esteve em diversas direcções do clube mas a culpa nunca foi sua. Um pouco à imagem do actual Presidente da República. Desde do 25 de Abril esteve/está no poder cerca de 30 anos, mas nunca teve culpa do estado em que chegámos.
Acham que se houvesse alguém que defendesse o clube com dignidade, verdade e rigor, seria convidado para ir a esses programas?
Mas continuem a vê-los, a dar-lhes razões para existirem (audiências) e, acima de tudo, "beber" o que lá se vomita.
ps: o único digno de representar o Sporting, num programa similar, foi o José Pina. Semanalmente arrasava com o José Nunes (acefalia em estado puro) e com o futuro director da Benfica TV, num programa da SicRadical. Como é óbvio durou pouco tempo. Não interessava.
Quanto ao jogo. O Porto de Villas-Boas jogou bem menos que nós no Funchal durante vários jogos. Só que nunca apanhou o Xistra. Ou se calhar apanhou...
ResponderEliminarSe fosse o Eduardo Barroso, não punha lá os pés enquanto o gajo lá estivesse. Não percebo os critérios da TVI para colocar lá um representante do Braga. O Boavista, que foi campeão e ganhava taças, nunca esteve representado nestes programas. Mas nessa altura não interessava ao Porto o crescimento do Boavista.
ResponderEliminarQuanto aos lances do Funchal: sinceramente, em algum momento vejo a bola dentro da baliza do maritimo. No golo do empate, parece-me evidente que existe falta a favor do....Sporting. O André Martins corta a bola e leva um pontapé.
Paulo Andrade, quando é chamado, tem tido participações brilhantes. O palerma do Benfica passa a vida a ser desmentido sobre o seu próprio clube, até gagueja. Então quando mete numeros é arrasador.
ResponderEliminarEduardo Barroso e principalmente o Oliveira e Costa são de uma pobreza atróz. E não percebem o mal que fazem ao Sporting porque são uns vaidosos, uns gabarolas de primeira.
Programas do género há anos que não vejo(o último que vi foi o trio de ataque quando o Sérgio Godinho lá estava,portanto já dá para ter uma ideia).Por isso é algo que nem posso comentar.
ResponderEliminarQuanto ao lance em questão continuo a achar que a bola não entrou(quem esteve mal nesse lance foi mesmo Capel),no segundo claramente(na repetição...)dá para ver que não houve falta mas ai dou benefício da dúvida do arbitro ter sido enganado pelo jogador do Marítimo(se fosse o Sporting a marcar golo em lance identico ninguém aui fazia um post a falar da grande injustiça que foi).
A arbitragem foi aceitável,não foi o escándalo(o jogo doMarítimo na época passada em nossa casa foi bem pior a esse nível,outros exemplos existem) que muitos fazem dela de forma a arranjarem a desculpa fácil.
A crítica a esse jogo deveria ser sobretudo direcionada a outros aspectos que aconteceram nos 90 mins que nada tiveram a ver com árbitros.Isso é desculpa fácil,tão boa como criticar o estado do terreno para desculpa o futebol paupérrimo apresentado(bem,depende do ponto vista.Há quem tenha achado que jogamos muito bem...).
Na primeira imagem é difícil perceber se a bola entra ou não... conseguem ver melhor aqui?
ResponderEliminarhttp://postimage.org/image/x5zest2dr/
O último anónimo (deve ser a Leonor Pinhão)teve que remontar a 2004 ou a 2005 para encontrar um lance em que o Sporting sai beneficiado. Mas vê a jogada toda, pode ser que encontres que o jogador que faz o centro está em fora-de-jogo.
ResponderEliminarMas vendo esse lance da bola que entra, realmente dá para ver que não temos razões de queixa. Isso deu crédito para 100 erros contra o Sporting.
É isso e os penalties que o Jardel marcou.
São mesmo previsiveis.
Esse gajo asqueroso de óculos é do Braga? Que triste figura. O Braga grande e o Sporting não? Acho engraçado...se não somos grandes os nosso rivais da cidade também serão? É que na ultima década e meia ganharam tanto como nós. Quanto aos "paineleiros" já não comento , não vale a pena pois sempre que o fiz acusaram me de ofender grandes sportinguistas.
ResponderEliminarQuanto as queixas. O suposto golo é dificil descortinar. Quanto a falta , toda a gente que jogou futebol sabe que é sempre dada a quem vai rematar....
Há outros problemas e esses sim deviam ser resolvidos.
SL
não foi pelo arbitro que empatamos. foi em quase tudo igual aos jogos anteriores.
ResponderEliminarserá mais pela teimosia do sá pinto, e pela mentalidade!
a jogar em 4x5x1 o sinal que se dá à equipa é de medo e note-se que o Sporting não tem historial a jogar neste sistema até vir o Domingos.
para quando jogar em 4x4x2 ou 4x1x3x2? tornar a equipa mais dinamica e atacante!
mas para isso precisamos de pontas de lança coisa que no plantel não abundam e ainda e talvez mais complicado fazer verdadeiras opções entre os intocaveis e preferidos dos adeptos.
nada é fácil e o que é preciso é coragem.
Aquele retardado do Braga merecia uma resposta digna de um leão. Por acaso estava a ver o programa e fiquei estupefacto com o ataque cerrado ao nosso clube. Não conhecia a personagem (aqueles óculos abichanados são demais!), mas o Eduardo Barroso devia tê-lo humilhado depois da gaffe do goal average. E não era difícil, visto que ele até ficou 10 minutos sem falar, corado que nem um pimento. Como? Simples: bastava designar o seu clube por SPORTING de braga. Eles odeiam quando alguém os relembra que foram uma filial do nosso clube. Isto diz bem da sua pequenez e da nossa grandeza!
ResponderEliminarSe fossem só os óculos abichanados... Esta gentinha agiganta-se porque lhes damos importância e, pior, muitos sportinguistas dão-lhe a inspiração. Basta passar os olhos pela blogosfera leonina antes de entrar em estúdio, tirar uns apontamentozinhos e o sucesso na arte de apoucar o Sporting está garantido. Por acaso nunca vi a criatura a falar. Pelos vistos, ainda bem.
ResponderEliminarTotalmente de acordo contigo, Leão de Alvalade. Algum dia tinha que acontecer...
Só mais uma coisinha: não me lembro de o Guimarães se ter arvorado a ser o terceiro grande quando andou à frente do esselbê, há não muito tempo. Nem a imprensa o fez. Continuem a dar gás aos Salvadores e braguistas cá do burgo... É deixá-los falar... O Salvador, então... eta coisinha mais arrogante. O Peseiro tira-lhe já as peneiras...
ResponderEliminarNo 1º golo a bola entra,mas o GR tapa-a com o corpo e o fiscal de linha não pode ver.No 2º lance não há falta mas pode-se aceitar a decisão.A questão é:marcaria se fosse benfica ou porto?A questão do braga e Sporting é como comparar a pulga com o elefante.O histórico do braga é uma taça de Portugal(anos 60) e uma taça Intertoto.Não preciso de enumerar o nosso,está em todo lado.O braga tem um pouco mais de 26000 sócios(note-se que é bom),o Sporting 88276(site do clube).No ano passado,só na Liga Sagres tivemos 517408 espectadores,o braga 227542.Este ano,no único jogo disputado tivemos 30991 espectadores e o braga 11327(fraquinho!!)(site da liga).E tudo isto com a nossa depressão e a euforia deles.Além do mais todos os estudos afirmam que o Sporting tem entre 2 e 3 milhões de adeptos em Portugal, sendo um clube de dimensão nacional(o que se vê nos jogos fora).O porto quando nos elegeu como alvo principal já era um grande(com uma dimensão mais regional) e pretendia ser hegemónico.O rival do braga é o guimarães,Estão conjunturalmente à nossa frente.A questão é: porque razão um clube da nossa dimensão não tem sucesso desportivo.
ResponderEliminarMF
Que satisfação para o prof, levou na bilha! Que se lixe o Milhão!
ResponderEliminarA bola nao passou a linha. Vê-se que a bola está colada ao poste (e o poste está em cima da linha e é-lhe perfeitamente perpendicular). Sendo assim, é impossivel ter ultrapassado por completo a linha)
ResponderEliminarO mero facto de, após várias repetições de vários ângulos, a dúvida persistir, comprova o acerto da decisão do árbitro. Trata-se de um lance em que tem que haver certeza ABSOLUTA que a bola passou TOTALMENTE a linha. Assim, perde-se energia e perde-se razão quando se justificar um mau resultado com uma decisão que, mesmo que, vista à lupa, se demonstrasse não estar certa (o que não é o caso) foi a melhor decisão possível na altura em que foi tomada. Isto não é ser "anjinho": é ser sério, ou seja, é ser Sporting. SL.
ResponderEliminar"a jogar em 4x5x1 o sinal que se dá à equipa é de medo e note-se que o Sporting não tem historial a jogar neste sistema até vir o Domingos.
ResponderEliminarpara quando jogar em 4x4x2 ou 4x1x3x2"
Lamentavelmente meu caro a equipa joga em 4x3x3. Aliás dizer que Carrillo ou Capel, que são quem mais tem jogado, é algo de surreal.
Já agora meu caro que dizia quando o SCP de Paulo Bento jogava em 4x4x2? Não era também daqueles que gritava "joga em 4x3x3 pá!!" Infelizmente no SCP o ditado " preso por ter e por não ter cão" é certeiro!. Sempre mudamos de treinador, direcção e jogadores, para quando a mudança de adeptos?? Certamente seríamos um clube mais forte
A equipa não se porta com uma equipa grande dentro do campo (é um facto) e assim abre-se o flanco para o Sporting ser atacado por tudo e por todos. A equipa foi objectivamente prejudicada pela arbitragem na Madeira. A bola entra na totalidade (não percebo como haja quem não queira ver isso), embora o lance não seja claro. Até nisso não fomos felizes, mas se fossem outras cores, se calhar o critério era outro. E depois o André Martins leva um pontapé nas pernas e o Xistra ajuiza que foi ele que fez a falta e marca um livre, que estava-se mesmo a ver dava o empate. Mais uma "infelicidade", das que só acontecem ao Sporting.
ResponderEliminarDe qualquer modo, a raiz do problema é que o futebol do Sporting não dá confiança. A equipa não se impõe, não mata os jogos e põe-se a jeito para o que aconteceu no Funchal. E depois por acréscimo aparecem muitos abutres, dentro e fora do clube.
Mas dar importância ao braga não está com nada, francamente. Ontem já levaram na pá a jogar em casa com um clube romeno. Deixa-os gozar os minutinhos de fama, enquanto duram.
Será que sou só eu, que como sportinguista e sócio acho que deveria ser interdito a qualquer membro eleito para dirigente do SCP participar em programas deste genéro e até escrever em jornais.
ResponderEliminarSobretudo a um Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, máximo representante do clube.
Para mim é obvio que devia estar consagrado (quiça nos Estatutos ), uma norma referente a incompatibilidades, onde uma delas deveria ser esta.
PS: Não poderei estar na proxima AG do clube ( penso que dia 28 de Setembro), mas espero que haja algum sócio que esteja disponível para colocar esta mesma questão perante todos os sócios e orgãos dirigentes representados.
Assinado: ViscondeAlvalade
quem diz que o sporting joga em 4x3x3 não vê bem ou não percebe nada de futebol.
ResponderEliminardesde quando extremos são avançados?
a jogar em 4x3x3 terias que ter mais dois jogadores em linha com o ricky, e não o ricky só na frente quase 20 metros adiantado em relação ao resto da equipa.
o paulo bento na primeira epoca no Sporting sem comprar estrelas ficou a um ponto do primeiro e não fora este campeonato viciado era campeão!
Esse merito ninguém lho tira, e depois dele ninguém fez mais nada e pior empobreceram o futebol praticado.
deixa-te de preconceitos e abre os olhos.
uma equipa que joga com 4 defesas, cinco medios e um avançado joga em 4x5x1. aprende antes de chutar no ar!!!
Caríssimo essas noções tácticas estão claramente abaixo do aceitávelpara vir discutir esses assuntos, a um blog desportivo não estão??
ResponderEliminar4x3x3 apenas é possível com 3 PdL ou avançados é isso??LOLOL
Assim sendo qual é o sistema táctico do Real Madrid? 4x5x1? 4x4x2? Tendo em atenção que Ronaldo e Di Maria jogam as extremos, imagino que seja um 4x5x1....quiça um 4x6x0 uma vez que Benzema sai muitas vezes do centro para ir à linha. Vossa santidade no sistema táctico pode esclarecer?
E o sistema dos outros 2 grandes, e SCB? Imaginando então que 4x3x3 apenas existe cm 3 avançados na frente, jogariam em 4x5x1 é isso? Ou Gaitan, James, Varela, Hulk,Bruno César, Nolito,Alan, Hélder Barbosa ( atletas com mt tempo de utilização inicial )são pontas de lança/avançados centro?
E o Barcelona? Sendo que na a época passada jogou sem Sanchez e Villa, jogava em que sistema táctico? 4x6x0?3x7x0?
Tem de começar a cultivar esse conhecimento táctico e as várias nuances que o sistema pode dar, pois pode-se pretender defender de uma forma e atacar de outra, dando a sensação de vários esquemas tácticos durante o jogo, etc...
Caso contrário acabará sempre por proferir declarações ridículas como as que fez.
Já agora fica a saber que o sistema táctico do SCP é o que se pode chamar de variante do 4x3x3.
GR
DEFESA DEFESA DEFESA DEFESA 4
MÈDIO MÈDIO 2
EXTREMO MÈDIO EXTREMO 3
PL 1
Se preferir pode sempre por o 3º médio junto aos outros 2 e passa a um 4x3x2x1.
Se tiver vontade em aprender e deixar de responder, como dizem os brasileiros, besteira, basta googlar um pouco e aprende qualquer.
ResponderEliminarestiveste este tempo todo a estudar tactica é não aprendeste nada!
em teoria podes dizer muita coisa mas o que realmente interessa é o posicionamento real em campo.
mas já que queres saber:
real madrid - 4x2x3x1
slb - 4x1x3x2
fcp - 4x5x1
fcb - 4x5x1
e por ai fora.
agora claro que os jogadores não são estaticos. não podes dizer que por o benzema ou lá quem for vier à linha buscar uma bola que se alterou o sistema tactico!!???
depois à que ter em conta que o posicionamento atacante é necessariamente diferente do posicionamento defensivo.
a tactica de uma equipa percebe-se melhor quando a equipa está em processo defensivo, variando depois quando se encontra em processo ofensivo. facilmente se transforma um 4x4x2 em 4x2x3x1 ou outras dependendo para isso das caracteristicas dos jogadores e da sua interpretação dos espaços, por isso o barcelona é mestre, e tão dificil de parar.
p.s. o paulo bento não jogava em 4x4x2 mas sim em 4x1x2x1x2 o tão famoso losango.
p.s.2 Nas três temporadas que se seguiram ganhou duas Supertaças, duas Taças de Portugal, e repetiu o 2º lugar no Campeonato atingido na época anterior, uma das vezes ficando apenas a um ponto do desejado título, e assim conseguiu o feito inédito de qualificar o Sporting para a Liga dos Campeões três vezes seguidas, tornando-se no treinador com mais jogos disputados pelo Clube nas competições europeias e o segundo com mais tempo à frente da equipa principal e com mais jogos disputados nessa condição, só superado pelo histórico Joseph Szabo.
No dia 4 de Novembro de 2008, conseguiu mais um feito inédito, quando o Sporting garantiu pela primeira vez na sua história a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencer em Alvalade o Shakhtar Donetsk por 1-0.
Ler mais: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Paulo_Bento#ixzz27237Lhkr
Foi mais uma venda de um jogador ao desbarato.
ResponderEliminarSe compararmos os preços porque o Porto e o Benfica vendem os seus jogadores, com os preços que o Sporting vende os seus, vê-se logo a "qualidade" dos gestores de futebol do Sporting.
E isto quando conseguem vender, mesmo mal, porque grande parte das veses apenas conseguem emprestar, só para não pagar salários.
Estou convencido que, a curto prazo, vão também vender Insúa (ser calhar baratinho, como de costume, só para entrar algum).
Mas Insúa já não tem lugar nem no banco?
Espero e desejo que o nosso Sporting não fique novamente atrás do Braga. Então passava a ser difícil pertencermos ao grupo dos "3 grandes".
DUARTE
E o discurso continua. E que bons resultados que está a dar!
ResponderEliminar