A venda de Wolfswinkel não é uma noticia mas uma ficção que serve de ponto de partida para uma análise sobre o furacão que, vindo de leste, abalou ontem o futebol português.
Os elogios a Pinto da Costa
Mais importante do que eu penso sobre o presidente do FCP será com certeza o que dele pensam os seus adeptos. Mas, olhando para todos os contornos do negócio de Hulk, dificilmente me parece que se justifiquem tantos elogios. Vejamos:
1- Fica claro que PdC não vendeu porque quis, mas porque a isso foi obrigado pelo falhanço do negócio Moutinho, jogador cuja saída seria igualmente importante, mas não tão crucial como perder aquele que era o melhor jogador do campeonato. E foi obrigado por razões de ordem económico-financeira, quando os média se habituaram a fazer-nos crer que essas apenas afligem o Sporting. Num clube que ao longo dos anos tem realizado significativas mais-valias deveria ser caso para perguntar para onde tem ido tanto dinheiro, mas disso se ocuparão os sócios e adeptos portistas, já que à comunicação social o assunto não tem merecido interesse, certamente porque não lhes sobra tempo do tanto esmiuçar as finanças do Sporting.
2- Pinto da Costa perdeu o timing exacto para fazer o negócio, que se teria realizado por mais 10 milhões, como o próprio confirmou 3 dias antes:
E com isso perdeu também a oportunidade para reparar o rombo deixado com a partida de Hulk, indo ao mercado. Muito longe da sagacidade e poder de antecipação que se lhe atribuiu.
3- É bom lembrar que o Hulk que ontem foi vendido pela inegável soma astronómica de 40 milhões, ( e não 60 milhões, como se fez crer. E já agora como se chama o fundo que "arquivou" os 20 milhões remanescentes? Também é o mesmo de Moutinho?...) não é o "tal desconhecido que foi descoberto no Japão por 5 milhões". O FCP despendeu cerca de 23 milhões para ficar com 85% do seu passe o que significa uma mais valia de 17 milhões. Valor importante mas longe de um valor percentual assim tão notável.
E se fosse no Sporting?
Com o mal dos outros podemos nós bem, dirão e com razão. Mas a abordagem à transferência de Hulk serve precisamente para fazer o paralelismo com a realidade Sportinguista, daí o titulo do post.
Como reagiriam os Sportinguistas à venda de Wolfswinkel por menos de 50% do valor da sua cláusula de rescisão?
Diriam também que estas são meras referências sem qualquer colagem com o valor de mercado?
Os que dizem que o jogador vale pouco não achariam um grande negócio?
E o que aconteceria se o presidente do clube tivesse recusado uma transferência, para 3 dias depois a ter que aceitar, por menos dinheiro, e ficando, ainda por cima, sem possibilidades de colmatar a saída do jogador?
Porque o Sporting não vende assim?
As razões que justificam a ausência de grandes negócios por parte do Sporting têm origem na sua história recente e no que foi a implosão do seu departamento de futebol ao tempo da demissão de Paulo Bento. Apesar de não deixar de encontrar motivos de critica à gestão feita por Ribeiro Telles à época, ( e que, quanto a mim, estiveram na origem dos dois maus anos finais da passagem do actual seleccionador nacional), sempre era melhor ter uma estratégia do que nenhuma. O que se seguiu com Pedro Barbosa (Angulo, Caicedo, p.ex.) ou com a dupla maravilha JEB/Costinha levará muitos anos a reparar.
Não temos jogadores como Witsel e Hulk, ou sequer como Cardozo, Sálvio e por isso não fazemos vendas deste teor. Mas já demos alguns passos em frente e Patricio, Rojo, Insua, Labyad, Adrien, Jeffren, Carrillo, Rinaudo, Wolfswinkel, Elias, Capel, André Martins, Cedric, são jogadores com qualidade suficiente para nos permitir ter esperança em bons resultados desportivos, o mais importante, e também em mais-valias. Nesse sentido a gestão actual da SAD significa um importante upgrade ao que foram os anos anteriores e, sendo por isso legitimo esperar mais e melhor. Assim haja paciência e confiança. E um bocado de mais amor-próprio também não faria mal...
Isto não invalida um reparo aos valores conseguidos nas vendas de João Pereira e sobretudo Matias. O Sporting deu ao mercado uma pálida imagem da sua capacidade negocial. Também deste lado é necessário fazer melhor.
O dinheiro vai matar o futebol
Não termino sem me referir à transferência de Witsel, pelos vistos contra a vontade de LFV, mas que não deixa de ser, esse sim, um grande negócio. Pelo valor que o jogador custou há um ano (7 milhões), e até pelos valores invulgares agora pagos por um jogador que joga na posição do belga.
Já todos perceberam, menos a UEFA, claro está, que o desfasamento actual das datas de abertura e fecho do mercado é pernicioso para o futebol, e que se vem juntar ao poder ditatorial dos mais endinheirados.
Ainda não aconteceu, mas num futuro que pode não ser assim tão longínquo, o dono do PSG ou do City pode ligar para o seu amigo do Zenith para, já depois do mercado fechar, delapidar os seus mais fortes concorrentes, adquirindo os seus melhores jogadores. É um cenário hipotético mas, com sabemos, a ficção, nos meios onde se movimentam os dinheiros já andam à frente da realidade há algum tempo. Para reflectir.
Caro Leão concordo com o post especialmente na questão do negócio do Benfica ser melhor do que o negócio do Porto.
Mais, considero que é mais fácil substituir Witsel do que Hulk, pois considero o belga um jogador, mediano, com boa compleição física.
Já o Hulk é um grande desequilibrador e muito difícil de substituir.
Um ponto muito positivo é que porto e benfica não podem comprar ninguém até Janeiro e os jogadores disponíveis nessa altura são refugo.
Portanto os adversários estão muito mais fracos. É altura de exigir ao SCP um pouco e que aproveite esta oportunidade para melhorar em relação aos campeonatos passados.
Até o Braga já se percebeu que é o carrossel Peseiro bons jogos com derrotas da treta.
Esse cenário hipotético que descreves, já eu ouvi um rumor muito interessante sobre ele.
PC terá deixado sair Hulk por um valor inferior com a condição de os russos levarem o Witsel. Pode ter sido uma grande invenção de um maluco qq. Mas, a ser verdade, não teria sido genial? Perde o jogador que individualmente tem resolvido, ganha 40Milhoes e continua ainda mais favorito...
PB, eu próprio também pensei nisso e foi isso que esteve na origem dos parágrafos finais. É muito rebuscado mas, como digo, nos últimos tempos a ficção tem sido ultrapassada pela realidade.
Que o SLB fica mais fraco é indiscutivel, no entanto, mesmo assim está bem acima do actual Sporting. Já quanto ao Porto discordo, ficaria mais fraco sim se tivesse alianado os passes de Proença, Benquerença, do super dragão etc., mas por outro lado não deixariam de reforçar o plantel com jovens promessas do apito!
O Sporting vender alguém por 10M com esta estrutura é completamente utópico. Começa pelo facto de se hipotecar o futuro com a constante venda de percentagens dos passes dos jogadores. Depois assentamos todas as decisões no (dont) know how de um péssimo director de futebol. Compra mal (embora este ano tenha conseguido gerir melhor as aquisições) , a maioria com bicho e sobretudo é péssimo a gerir as expectativas e objectivos dos treinadores e a escolher-los. Desde há muito que o treinador é visto como algo menor no nosso futebol e enquanto assim for não poderemos almejar a mais. Por outro lado nunca sabemos o timming para vender os jogadores e deixamos os treinadores "brincarem" com o património do clube. É suspirar por melhores dias....
Excelente post, no qual só discordo na avaliação feita à cedência do Witsel - que por muito dinheiro que tenha sido, arrisca-se a ser muito penosa do ponto de vista desportivo, quer no curto prazo, quer no médio prazo.
Procurei reflectir isso mesmo noutro espaço: importa também o tempo que um jogador passa no clube. Muito mais importante do que vender um jogador de €40M é ter um jogador de €40M a jogar no clube durante várias épocas - coisa que o FCPorto conseguiu com o Hulk e que o Benfica,, ainda que não tenha sido por vontade própria, não atingiu com o Witsel . Isso é que me parece decisivo no sucesso desportivo, que por sua vez é o que permite atingir as vendas de valores superiores.
Aproveito para - porque não se faz vezes suficiente - elogiar o sentido crítico que exibe no A Norte. Haja quem defenda o Sporting porque muitos outros só estão interessados em destruí-lo.
A acrescentar que os poucos que tinhamos para vender não querem ir para a russia. Foi o know how do director desportivo que fui buscar o lima e o mossoró, por exemplo, agora comprar jogadores por 8 milhões(witsel) ou 20(hulk), tem de se ter pasta, e nós não temos. Timing de venda foi a recusa pelo paulo bento de vender o moutinho ao everton por 18m, e depois ir para o porto por 11, costinha!. O caicedo foi vendido por alguns milhões pelo lokomotiv. Angulo veio a zero. Erro foi o pongole por 6m, costinha/bettencour/mendes.
Concordo que haja quem só queira destruir o Sporting. Que críticos injustos perante a grandeza da obra apresentada, a limpidez, a honestidade, a clareza e a senda vitoriosa que nos preenche o ego e faz de nós a maior potência desportiva nacional!!
Os orçamentos de Porto e Benfica são completamente insustentáveis a médio prazo. Nos próximos anos veremos os 2 clubes a voltarem à realidade. A crise chegou na época passada ao futebol (tirando claramente estes russos cujo brinquedo são alguns clubes) e veio para ficar.
O Sporting já começou a atalhar caminho. A fórmula terá de ser formação + 2 ou 3 compras cirúrgicas.
Posto isto, para esta época o Sporting tem um plantel bastante equilibrado. Estou curioso para ver os jogos do Benfica até Janeiro.
PS- Mike vamos ver se não te enganas em relação ao Elias...
João costa , para ser realmente equilibrado teria que haver mais um ponta de lança pois os dois existentes são manifestamente pouco. Um erro repetido após a ultima época. Em relação ao Elias , ainda não vi nada que justificasse o valor por ele despendido. Espero mesmo enganar-me e que ele jogue como um jogador de 9M e saia pelo dobro ou triplo. Infelizmente e a cada época desperdiçada em treinadores de menor cartel vamos queimando cartuxos e vendendo sempre ao desbarato...
Concordo com o post, e sobretudo com a questão das diferentes interpretações que se fazem dos números. Em relação à questão "Por que é que o Sporting não vende assim", julgo que é basicamente por dois motivos: porque os jogadores ganham poucos títulos no Sporting (e o cv de um jogador também conta); e porque além disso temos jogado um futebol pouco atractivo, pouco espectacular, pouco empolgante, ao contrário do que por vezes acontece com rivais nossos, que, mesmo ganhando pouco, dão mais nas vistas. Julgo que isso se verificou neste ano passado, em que, mesmo com uma boa participação europeia, claramente acima da média para os nossos standards, não parece termos despertado grandes cobiças.
Por fim, também concordo com o facto de que há no plantel alguns jogadores com capacidade de terem grande rendimento desportivo e de trazerem retorno financeiro. Entre estes, incluo aquele que vejo como verdadeiramente talentoso e com potencial para se tornar excepcional, que é o Carrillo.
Se Viola for bom jogador penso que não teremos problemas (temos Rubio e Betinho a crescer na B). Claro que sei que não deixa de ser uma opção de risco! Podiamos ter contratado mais um avançado? Podiamos...mas sinceramente para ter Pongolles, Sebas, Motas, Buenos, Kutozov's, Nalitzis...prefiro não ter nada.
O Porto tem Jackson e Kleber, Chelsea tem "só" Torres, Real tem Benzema e Huiguain (não estou a comparar qualidade, estou a comparar quantidade), Atlético de Madrid se Falcao se lesiona desaparece 50% do potencial da equipa.
O Elias foi caro e tenho dúvidas se daqui para a frente tenhamos dinheiro para comprar mais "Elias". Mas acho que é um excelente médio e faremos lucro com ele.
Haja memória não selectiva e rigor na análise da história.
Fique bem.
PS: Apesar de se encontrar de rastos financeiramente e de não ter dispendido um euro, para mim o Sporting foi o grande vencedor deste "Boxing Day". Haja sapiência para aproveitar este intervalo que se inicia.
Os clubes portugueses vivem da alienação de direitos desportivos de jogadores. O mercado futebolístico nacional (quotas, TV, bilheteira e publicidade), não sustentam nem metade dos orçamentos actuais.
A venda a fundos é similar ao recurso ao crédito, com a banca também ela falida é uma solução para ultrapassar problemas de tesouraria e ir vivendo.
Esta equipa do Sporting é jovem, tem potencial de qualidade e contractos de longa duração é natural que ao terceiro ano se façam vendas significativas, este ainda é só o segundo, mas é obrigatório no terceiro ano estar na montra da Champions, vai ser o ano decisivo em termos do projecto de Godinho Lopes.
Elias sofre do mesmo mal de Moutinho, para ser um fruto apetecido tem de marcar mais golos tem de ser mais decisivo no resultado final, não basta ser decisivo na mecânica da equipa (o mesmo vale para, Schaars, Adrien, AMarques, Labyad, etc.).
Neste contexto o "produto" que temos que aparenta ter mais golos nos pés (fora Ricky) é Carrillo, se tiver um crescimento similar a DiMaria ou até Hulk, temos ali um bom depósito a prazo.
Adrien marcou um número de golos razoável no ano passado, vamos ver se aumenta a contagem. Labyad está a iniciar a caminhada e André Marques é um Moutinho (muito jogo poucos golos).
"Qualquer" Nani, Quaresma ou Cristiano que apareça é logo "comido" pelos tubarões enquanto está barato. A aposta tem de ser cada vez em mercados mais desconhecidos (se é que isso ainda existe) e contractos de longa duração (5 anos), foi isso que foi feito.
Concordo completamente com o teu primeiro parágrafo. Acredito que o Sporting entrou nessa espiral de onde não consegue sair e que o faz repetir os erros ano após ano. Pior é que se hipoteca sempre um pouco mais do nosso futuro. Teríamos que ser campeões 3-4 anos seguidos com boas CL para inverter a tendência. Fazer uma triagem e contratar com mais rigor como este ano. Não deixa de ser sintomático que Freitas consiga muito melhor num ano em que gasta apenas 10M do que num ano onde gasta 40M... É urgente conseguir "sacar" da Academia mais melhores jogadores e que a necessidade para ir ao mercado seja apenas para comprar jogadores de grande qualidade. Quanto a Elias , caso não tenhamos um bom desempenho desportivo vai acabar por sair por menos do que foi comprado e por necessidade. Achei na altura da sua compra que o Sporting pelo dinheiro que tinha gasto com a sua aquisição podia ter ido buscar 2 jogadores de qualidade. São visões diferentes e uma perspectiva diferente de olhar para o futuro analisando o presente mas sobretudo os erros do passado infelizmente tantas vezes repetidos. A minha analise sobre o assunto é reflectida sobre os dois maus negócios Matias e JP, tendo até medo que deixem chegar ao ultimo ano de contrato (como tem sido apanágio) e percam margem de manobra.
Não acho JP e Matias maus negócios. Podia-se ter conseguido mais uns milhões talvez por cada um, mas após as saidas destes 2, o clube apostou em Cédric e em Adrien/A.Martins. Ora é um apostar nos jogadores da Academia valorizando-os, pondo-os a jogar na equipa principal e ao mesmo tempo conseguir algum encaixe com os que ocupavam essa posição e os tavam a tapar.
Mike, não foi o Sporting que entrou, foram todos os principais clubes. O Sporting ainda tentou resistir fazendo uma aposta quase absoluta na formação, mas esse mérito que hoje nos dá uma selecção nacional de elite, não rendeu suficiente ao clube nem financeira nem desportivamente.
Neste momento estamos a jogar com as armas da nossa concorrência, se será suficiente para um dia voltar a ser independente não sei, mas iremos voltar a vencer titulos e perante isso poucos se importarão se o clube está hipotecado a fundos ou a empresários da bola.
Os fundos não significam apenas alienação de percentagens dos passes dos jogadores, significam também uma partilha do esforço e do risco que os clubes fazem na aquisição de jogadores.
O Sporting o ano passado comprou 19 jogadores. Dificilmente todos eles significarão o retorno do que foi investido. Ao alienar parte desses passes o clube não só não empata tanto capital como partilha com investidores o risco de perder ou ganhar dinheiro com todos eles.
MIKE BLITZ, OS QUE DIZEM QUE O ELIAS CUSTOU 9 MILHOES ESQUECEM-SE QUE JA RENDEU MAIS DE 4 POR METADE DO PASSE... POR ISSO, O SPORTING GASTOU MENOS DE 5 MILHOES COM ELE (PARCERIAS À PARTE). PARA O JOGADOR QUE É, O ESCANDALO E O MESMO QUE O DO PONGOLLE OU DO CRISTIAN RODRIGUEZ? NAO E........
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Caro Leão concordo com o post especialmente na questão do negócio do Benfica ser melhor do que o negócio do Porto.
ResponderEliminarMais, considero que é mais fácil substituir Witsel do que Hulk, pois considero o belga um jogador, mediano, com boa compleição física.
Já o Hulk é um grande desequilibrador e muito difícil de substituir.
Um ponto muito positivo é que porto e benfica não podem comprar ninguém até Janeiro e os jogadores disponíveis nessa altura são refugo.
Portanto os adversários estão muito mais fracos. É altura de exigir ao SCP um pouco e que aproveite esta oportunidade para melhorar em relação aos campeonatos passados.
Até o Braga já se percebeu que é o carrossel Peseiro bons jogos com derrotas da treta.
Há que aproveitar.
SL
Estas vendas até são desportivamente uma excelente noticia para o Sporting. Os seus adversários diretos, à partida, ficarºao mais fracos.
ResponderEliminarCom o atual plantel, o Sporting tem tudo este ano para ombrear com qualquer clube português.
Esse cenário hipotético que descreves, já eu ouvi um rumor muito interessante sobre ele.
ResponderEliminarPC terá deixado sair Hulk por um valor inferior com a condição de os russos levarem o Witsel. Pode ter sido uma grande invenção de um maluco qq. Mas, a ser verdade, não teria sido genial? Perde o jogador que individualmente tem resolvido, ganha 40Milhoes e continua ainda mais favorito...
PB, eu próprio também pensei nisso e foi isso que esteve na origem dos parágrafos finais. É muito rebuscado mas, como digo, nos últimos tempos a ficção tem sido ultrapassada pela realidade.
ResponderEliminarQue o SLB fica mais fraco é indiscutivel, no entanto, mesmo assim está bem acima do actual Sporting. Já quanto ao Porto discordo, ficaria mais fraco sim se tivesse alianado os passes de Proença, Benquerença, do super dragão etc., mas por outro lado não deixariam de reforçar o plantel com jovens promessas do apito!
ResponderEliminarcumpts
O Sporting vender alguém por 10M com esta estrutura é completamente utópico. Começa pelo facto de se hipotecar o futuro com a constante venda de percentagens dos passes dos jogadores. Depois assentamos todas as decisões no (dont) know how de um péssimo director de futebol. Compra mal (embora este ano tenha conseguido gerir melhor as aquisições) , a maioria com bicho e sobretudo é péssimo a gerir as expectativas e objectivos dos treinadores e a escolher-los. Desde há muito que o treinador é visto como algo menor no nosso futebol e enquanto assim for não poderemos almejar a mais. Por outro lado nunca sabemos o timming para vender os jogadores e deixamos os treinadores "brincarem" com o património do clube. É suspirar por melhores dias....
ResponderEliminarSL
Miguel Damas
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarExcelente post, no qual só discordo na avaliação feita à cedência do Witsel - que por muito dinheiro que tenha sido, arrisca-se a ser muito penosa do ponto de vista desportivo, quer no curto prazo, quer no médio prazo.
Procurei reflectir isso mesmo noutro espaço: importa também o tempo que um jogador passa no clube. Muito mais importante do que vender um jogador de €40M é ter um jogador de €40M a jogar no clube durante várias épocas - coisa que o FCPorto conseguiu com o Hulk e que o Benfica,, ainda que não tenha sido por vontade própria, não atingiu com o Witsel . Isso é que me parece decisivo no sucesso desportivo, que por sua vez é o que permite atingir as vendas de valores superiores.
Aproveito para - porque não se faz vezes suficiente - elogiar o sentido crítico que exibe no A Norte. Haja quem defenda o Sporting porque muitos outros só estão interessados em destruí-lo.
A acrescentar que os poucos que tinhamos para vender não querem ir para a russia.
ResponderEliminarFoi o know how do director desportivo que fui buscar o lima e o mossoró, por exemplo, agora comprar jogadores por 8 milhões(witsel) ou 20(hulk), tem de se ter pasta, e nós não temos. Timing de venda foi a recusa pelo paulo bento de vender o moutinho ao everton por 18m, e depois ir para o porto por 11, costinha!. O caicedo foi vendido por alguns milhões pelo lokomotiv. Angulo veio a zero. Erro foi o pongole por 6m, costinha/bettencour/mendes.
O Elias veio por 9M e nunca irá sair por mais....
ResponderEliminarSL
Miguel Damas
Concordo que haja quem só queira destruir o Sporting. Que críticos injustos perante a grandeza da obra apresentada, a limpidez, a honestidade, a clareza e a senda vitoriosa que nos preenche o ego e faz de nós a maior potência desportiva nacional!!
ResponderEliminarSL
Miguel Damas
Os orçamentos de Porto e Benfica são completamente insustentáveis a médio prazo. Nos próximos anos veremos os 2 clubes a voltarem à realidade. A crise chegou na época passada ao futebol (tirando claramente estes russos cujo brinquedo são alguns clubes) e veio para ficar.
ResponderEliminarO Sporting já começou a atalhar caminho. A fórmula terá de ser formação + 2 ou 3 compras cirúrgicas.
Posto isto, para esta época o Sporting tem um plantel bastante equilibrado. Estou curioso para ver os jogos do Benfica até Janeiro.
PS- Mike vamos ver se não te enganas em relação ao Elias...
João Costa
João costa , para ser realmente equilibrado teria que haver mais um ponta de lança pois os dois existentes são manifestamente pouco. Um erro repetido após a ultima época. Em relação ao Elias , ainda não vi nada que justificasse o valor por ele despendido. Espero mesmo enganar-me e que ele jogue como um jogador de 9M e saia pelo dobro ou triplo. Infelizmente e a cada época desperdiçada em treinadores de menor cartel vamos queimando cartuxos e vendendo sempre ao desbarato...
ResponderEliminarSL
Miguel Damas
Illuminator
ResponderEliminarAo sporting falta ainda a visibilidade da champions para ajudar numa melhor gestão. Força sporting campeões somos nós!!!
Mike o que quer dizer SL?
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarConcordo com o post, e sobretudo com a questão das diferentes interpretações que se fazem dos números. Em relação à questão "Por que é que o Sporting não vende assim", julgo que é basicamente por dois motivos: porque os jogadores ganham poucos títulos no Sporting (e o cv de um jogador também conta); e porque além disso temos jogado um futebol pouco atractivo, pouco espectacular, pouco empolgante, ao contrário do que por vezes acontece com rivais nossos, que, mesmo ganhando pouco, dão mais nas vistas. Julgo que isso se verificou neste ano passado, em que, mesmo com uma boa participação europeia, claramente acima da média para os nossos standards, não parece termos despertado grandes cobiças.
Por fim, também concordo com o facto de que há no plantel alguns jogadores com capacidade de terem grande rendimento desportivo e de trazerem retorno financeiro. Entre estes, incluo aquele que vejo como verdadeiramente talentoso e com potencial para se tornar excepcional, que é o Carrillo.
Mike,
ResponderEliminarSe Viola for bom jogador penso que não teremos problemas (temos Rubio e Betinho a crescer na B). Claro que sei que não deixa de ser uma opção de risco! Podiamos ter contratado mais um avançado? Podiamos...mas sinceramente para ter Pongolles, Sebas, Motas, Buenos, Kutozov's, Nalitzis...prefiro não ter nada.
O Porto tem Jackson e Kleber, Chelsea tem "só" Torres, Real tem Benzema e Huiguain (não estou a comparar qualidade, estou a comparar quantidade), Atlético de Madrid se Falcao se lesiona desaparece 50% do potencial da equipa.
O Elias foi caro e tenho dúvidas se daqui para a frente tenhamos dinheiro para comprar mais "Elias". Mas acho que é um excelente médio e faremos lucro com ele.
João Costa
Grande post Leão de Alvalade.
ResponderEliminarHaja memória não selectiva e rigor na análise da história.
Fique bem.
PS: Apesar de se encontrar de rastos financeiramente e de não ter dispendido um euro, para mim o Sporting foi o grande vencedor deste "Boxing Day". Haja sapiência para aproveitar este intervalo que se inicia.
Mike Blitz,
ResponderEliminarO Elias veio por €9M e vai sair por mais.
Os clubes portugueses vivem da alienação de direitos desportivos de jogadores. O mercado futebolístico nacional (quotas, TV, bilheteira e publicidade), não sustentam nem metade dos orçamentos actuais.
ResponderEliminarA venda a fundos é similar ao recurso ao crédito, com a banca também ela falida é uma solução para ultrapassar problemas de tesouraria e ir vivendo.
Esta equipa do Sporting é jovem, tem potencial de qualidade e contractos de longa duração é natural que ao terceiro ano se façam vendas significativas, este ainda é só o segundo, mas é obrigatório no terceiro ano estar na montra da Champions, vai ser o ano decisivo em termos do projecto de Godinho Lopes.
Elias sofre do mesmo mal de Moutinho, para ser um fruto apetecido tem de marcar mais golos tem de ser mais decisivo no resultado final, não basta ser decisivo na mecânica da equipa (o mesmo vale para, Schaars, Adrien, AMarques, Labyad, etc.).
Neste contexto o "produto" que temos que aparenta ter mais golos nos pés (fora Ricky) é Carrillo, se tiver um crescimento similar a DiMaria ou até Hulk, temos ali um bom depósito a prazo.
Adrien marcou um número de golos razoável no ano passado, vamos ver se aumenta a contagem. Labyad está a iniciar a caminhada e André Marques é um Moutinho (muito jogo poucos golos).
"Qualquer" Nani, Quaresma ou Cristiano que apareça é logo "comido" pelos tubarões enquanto está barato. A aposta tem de ser cada vez em mercados mais desconhecidos (se é que isso ainda existe) e contractos de longa duração (5 anos), foi isso que foi feito.
VERGONHA
ResponderEliminarA nossa Comunização social atingiu o limite da falta de isenção.
O exemplo destas ultimas vendas e % associadas é bem evidente.
A Bola e o Record compõem as noticias à maneira do Benfica. O Jogo a favor do Porto.
LMGM
ResponderEliminarConcordo completamente com o teu primeiro parágrafo. Acredito que o Sporting entrou nessa espiral de onde não consegue sair e que o faz repetir os erros ano após ano. Pior é que se hipoteca sempre um pouco mais do nosso futuro. Teríamos que ser campeões 3-4 anos seguidos com boas CL para inverter a tendência. Fazer uma triagem e contratar com mais rigor como este ano. Não deixa de ser sintomático que Freitas consiga muito melhor num ano em que gasta apenas 10M do que num ano onde gasta 40M... É urgente conseguir "sacar" da Academia mais melhores jogadores e que a necessidade para ir ao mercado seja apenas para comprar jogadores de grande qualidade. Quanto a Elias , caso não tenhamos um bom desempenho desportivo vai acabar por sair por menos do que foi comprado e por necessidade. Achei na altura da sua compra que o Sporting pelo dinheiro que tinha gasto com a sua aquisição podia ter ido buscar 2 jogadores de qualidade. São visões diferentes e uma perspectiva diferente de olhar para o futuro analisando o presente mas sobretudo os erros do passado infelizmente tantas vezes repetidos. A minha analise sobre o assunto é reflectida sobre os dois maus negócios Matias e JP, tendo até medo que deixem chegar ao ultimo ano de contrato (como tem sido apanágio) e percam margem de manobra.
SL
Miguel Damas
(SL - saudações leoninas)
Não acho JP e Matias maus negócios.
ResponderEliminarPodia-se ter conseguido mais uns milhões talvez por cada um, mas após as saidas destes 2, o clube apostou em Cédric e em Adrien/A.Martins.
Ora é um apostar nos jogadores da Academia valorizando-os, pondo-os a jogar na equipa principal e ao mesmo tempo conseguir algum encaixe com os que ocupavam essa posição e os tavam a tapar.
Mike, não foi o Sporting que entrou, foram todos os principais clubes. O Sporting ainda tentou resistir fazendo uma aposta quase absoluta na formação, mas esse mérito que hoje nos dá uma selecção nacional de elite, não rendeu suficiente ao clube nem financeira nem desportivamente.
ResponderEliminarNeste momento estamos a jogar com as armas da nossa concorrência, se será suficiente para um dia voltar a ser independente não sei, mas iremos voltar a vencer titulos e perante isso poucos se importarão se o clube está hipotecado a fundos ou a empresários da bola.
Extraordinarias noticias.
ResponderEliminarMelhor, mais importante e com um impacto maior que ter vendido algum jogador por 40 milhoes.
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicaçao_040912_98396.asp
LdA:
ResponderEliminarSem tempo para mais, apenas para registar o enorme post.
Gd Abç.
LMGM e Mike
ResponderEliminarOs fundos não significam apenas alienação de percentagens dos passes dos jogadores, significam também uma partilha do esforço e do risco que os clubes fazem na aquisição de jogadores.
O Sporting o ano passado comprou 19 jogadores. Dificilmente todos eles significarão o retorno do que foi investido. Ao alienar parte desses passes o clube não só não empata tanto capital como partilha com investidores o risco de perder ou ganhar dinheiro com todos eles.
MIKE BLITZ, OS QUE DIZEM QUE O ELIAS CUSTOU 9 MILHOES ESQUECEM-SE QUE JA RENDEU MAIS DE 4 POR METADE DO PASSE... POR ISSO, O SPORTING GASTOU MENOS DE 5 MILHOES COM ELE (PARCERIAS À PARTE). PARA O JOGADOR QUE É, O ESCANDALO E O MESMO QUE O DO PONGOLLE OU DO CRISTIAN RODRIGUEZ? NAO E........
ResponderEliminar