quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Liedson e o futuro

Surpreender-me-á pouco se o desfecho do rumor do momento acabar por se confirmar e Liedson acabar equipado de azul-e-branco. Aliás, não é a primeira vez que o rumor circula, estamos apenas a regressar a mais ou menos há um ano, quando aqui falei dessa possibilidade. Nessa altura dizia:

A possibilidade de representar o FCP dependerá, (...) do lugar que quiser ocupar na história do Sporting e sobretudo na memória daqueles que o idolatravam.

Nunca foi o meu caso, pese a minha admiração pelas suas qualidades futebolísticas e pelo que representa na história recente do nosso clube. Para o idolatrar, isto é, para o considerar mais do que apenas um profissional que representou bem o clube, teria que sentir como genuíno o sentimento de que o Sporting lhe era muito especial, como ele foi para muitos de nós

Nunca o senti, sem saber explicar muito bem porquê, percebendo por isso que até posso estar a ser injusto na minha avaliação. Mas tem um pouco a ver com algumas "peripécias" no decurso da sua passagem, especialmente ao tempo de Peseiro. Sensação essa que se acentuou no dia seguinte a uma despedida cheia de emoção, com o jogador a declarar estar a chegar "à sua casa", quando o imaginávamos ter-se ele acabado de despedir dela. Ajudou pouco também a sua naturalização, que me pareceu mais oportunista que sentida.

Há muito que não espero muito mais de um jogador, mesmo que oriundo da formação, mais do que  um rigoroso profissionalismo e há muito que não acrescento companhia a Damas e Manuel Fernandes à minha galeria de culto.

Não sei se a minha avaliação estava então correcta, mas esta é sem dúvida nenhuma daquelas coisas que preferimos nunca vir a ter razão. Não só pela referida importância que Liedson teve junto de uma franja muito importante da bancada, mas por entre esses estarem alguns dos meus amigos, a quem hoje será difícil explicar a eles mesmos (e sobretudo aos seus filhos) como é que foi possível ver também Liedson com as cores do "inimigo". 

Tempos muito dolorosos estes que nos estavam reservados. Não nos sendo comum o sentimento relativamente ao jogador, o incómodo e até a dor de o ver de azul e branco será com toda a certeza partilhada.

Tratada a questão emocional debruço-me agora sobre a questão prática. 

Devia o Sporting fazer tudo ao seu alcance para travar e até inverter o rumo agora apontado a Liedson?  

E se o FCP vê nele um reforço ou pelo menos um complemento a Jackson, porque não o podia ser também para o Sporting, relativamente a Wolfswinkel?

Apoiando-me nos lugares comuns, o regresso aos lugares onde fomos felizes raras vezes é compensatório até porque a mesma água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte. Preferia uma solução que tivesse os olhos postos no futuro que, além de representar uma boa possibilidade de reforço técnico, possa significar uma futura realização de mais-valias. 

Acresce a esta preferência o facto de, para o que falta da época e para as actuais condições económico-financeiras, não me parecer que seja sensato concorrer com os valores que o  FCP oferece a um jogador da idade dele.

Boa sorte a Liedson? Oh pá, isso já é pedir muito. Por alguma razão a imagem que ilustra o post é a que é.

21 comentários:

  1. Liedson nunca foi bom profissional pese embora tenha sido um excelente jogador. Profissionalismo nunca foi com ele sendo que, contudo, dele tenho muitas boas memórias.

    Serviu o clube e recebeu o seu ordenado. Não tenho por ele o mesmo sentimento que tenho, por exemplo, por Rui Patrício.

    Sempre disse e reafirmo: Liedson só faria sentido no SCP com um radical corte no ordenado. Isto é, aceitando reduzir em 70% o seu salário base. Nesse contexto poderia ser util até ao final da época. Fora desse contexto é caro demais para o que pode oferecer.

    Agora a escolha é de Liedson. Ao ir para o Porto abdica de um lugar na história do SCP. Isto porque um jogador como ele tem sempre emprego num clube onde deixou tamanha marca, mesmo que esse emprego seja diferente do de jogador de futebol.

    Ao aceitar o FCP Liedson abdica disso. Não mais será tido como um nome a ter em conta em Alvalade.


    ResponderEliminar
  2. O Liedson no FCP tem consciência que o lugar dele será de alternativa ao Jackson ou seja banco.

    No Sporting a premissa seria outra e só iria contribuir para piorar o ambiente.

    Quanto a mim acho que se pode acrescentar o Patrício. Além do muito bom rendimento, a postura dele tem sido notável.

    ResponderEliminar
  3. Liedson no SCP só se aceitasse receber €30.000 ou menos. Dar €90.000 por um jogador de 35 anos que já não tem o mesmo rendimento que tinha há 6 ou 7 anos atrás será um acto de muito má gestão.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo com o post.
    Se ontem, num primeiro momento, a noticia me deu a volta ao estomago, agora nao me causa qualquer problema.

    Primeiro, com ou sem interesse do Porto, tem que se pensar que o Liedson nao seria uma mais valia neste momento.

    Depois, se Liedson abdica de um lugar na história do Sporting, porque haveriamos nós de nos preocupar com ele?

    ResponderEliminar
  5. "Abdica de um lugar na história"?. Não dá para reescrever no passado. Não dá para lhe sonegarem os mais de 170 golos. E muito menos por causa de um ingresso em um rival, disposto a pagar-lhe a peso de ouro, em fim de carreira.

    Quanto ao seu "profissionalismo", Liedson foi um jogador de alto rendimento e que lutava em campo como poucos. Tudo o resto são erros ou histórias de almofada, vários admitidos pelo próprio, que não lhe retiram, factualmente, o mérito de ter sido dos poucos profissionais verdadeiramente competentes que passaram por esta casa em muitos anos. Tenha ou não feitio difícil, seja ou não seja simpático, corra ou não para as bancadas em esforços idiotas, tivesse ou não mandado beijos para os adeptos, condições que alguns sustentam como merecedoras de "idolatria". Mesmo a jogadores que não valeram o joelho magoado de Liedson

    ResponderEliminar
  6. "há muito que não acrescento companhia a Damas e Manuel Fernandes".

    A frase quem transcrevo do post diz tudo na minha opinião, até que alguém demonstre Sportinguismo não vou idolatrar qualquer jogador que passe no Sporting.

    As minhas camisolas não têm nome escrito, são camisolas do Sporting Clube de Portugal.

    Por mim o Liedson pode ir para onde quiser, que não vejo que fosse uma mais valia neste momento para o Sporting e isso é o mais importante, os jogadores para o Sporting neste momento e no futuro devem ser vistos como uma mais valia, para ser mais um não vale a pena, os exemplos recentes de camiões de novos jogadores assim tem demonstrado.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Prefiro o Bábá, aliás fechava o plantel quanto a entradas.
    Subscrevo o post, nunca foi morto de amores por este levezinho, excepto nos jogos com a aves, ai sim era grande.

    ResponderEliminar
  8. Nuno, nao esta a diminuir o valor dos atletas que passaram pelo Sporting e também eles demonstraram profissionalismo equalizador enquanto cá estiveram?

    ResponderEliminar
  9. O Fernando Gomes se calhar é um dos grandes símbolos do FCP e não foi por isso que deixou de jogar no Sporting.
    Depois de ter deixado de jogar quem é que lhe atira isso à cara?


    Os jogadores são profissionais que devem procurar sempre encontrar as melhores condições, durante a sua carreira. Não confundamos jogar num clube com casamento (e mesmo estes acabam e recomeçamos com outras pessoas).

    No caso do Liedson, nascido e criado no Brasil, só por mero bambúrrio seria do Sporting desde pequenino!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo. Nunca me cativou enquanto pessoa. Como jogador era fantástico, mas não é só disso que se fazem os ídolos, e este nunca foi um ídolo para mim.

    ResponderEliminar
  11. Penso q estão a colocar mal o problema. Vejam o caso o Fernando Gomes ou do jardel. Ídolos no FCP e no SCP. Meus caros, trata-se de profissionais. Qual de nos recusaria ir para outro emprego ganhando bem melhor ou, como Liedson, quem recusa um emprego tendo como alternativa o desemprego. Deixem-se de ingenuidades. Liedson vai sempre fazer parte da historia do SCP. Parece-me que nao vai ter tempo de ominasse no FCP.

    ResponderEliminar
  12. ER, Joel,

    Não me expliquei bem. O Liedson irá sempre fazer parte da nossa história e os números estão aí para o provar. O que eu queria dizer é que essa história não passará disso mesmo, dos números e das alegrias instantaneas que nos deu.

    Acredito que as lágrimas da despedida tenham sido genuínas, mas além de uma possível ida para o Porto, várias declarações depois de ter saído do Sporting mostraram que foi apenas 'mais um', como muitos, que por aqui passou. O que é perfeitamente normal!

    Claro que a ida para o Porto mexe comigo, mas será facilmente ultrapassada.

    ResponderEliminar
  13. Também estou de acordo. Desde que se foi embora, não me diz nada. E com 35 anos não sei o que viria para aqui fazer sinceramente.

    Já no dia da despedida, e daquele teatro forçado, aquelas lágrimas que ninguém viu na cara do brasileiro, a minha tristeza não era por ele, mas pelo que ia restar daquela equipa. O fim de um ciclo repleto de esperanças atrás de esperanças que não deu em nada além de duas taças de portugal. Acho que esse era até o sentimento da maioria das pessoas que observavam palidamente aquele espectáculo deprimente.

    Enfim, ele que vá para jogar pelos corruptos, estou-me borrifando, muito sinceramente. O que menos entendo é mesmo o pdc contratar um jogador com 35 anos.

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente vejo muita gente com memória curta por aqui, eu subscrevo tudo o que o Nuno Bispo diz e mais ainda, para mim será sempre um idolo, foi dos jogadores mais raçudos em campo que eu já vi jogar e dos que mais alegrias me deram em tantos anos que eu vejo jogar o Sporting, nunca virava a cara à luta, é uma pena se for para o FCPorco, mas esta é a profissão de um futebolista.
    SL

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o post... Ao sporting... ou melhor... aos profissionais - da nossa era - do sporting... falta muitas vezes aquele "mais um bocadinho" para que fiquem de facto perpetuados na memória e nos manuais como sportinguistas de corpo e alma......

    Bem sabemos que os $$$ hoje são o que são e tomara nós... simples mortais, termos a possibilidade de ganhar uma percentagem dos valores que circulam hoje no meio...

    Porém são precisos mais... """Corações de Leão"""... o último dos leões de corpo e alma... (questões técnicas à parte...) para que construamos uma nova e verdadeira mística

    A Liedson... não lhe desejo mal... (quer queiramos quer não... a história marcá-lo-á como uma referência do Sporting...) mas bem também não lhe desejo... por variadas razões a última das quais por esta "traição" de coração... mas também não me preocupa... nem tão pouco desejaria que ele voltasse... pois penso que o dito já não fará grandes coisas... e no sporting seguramente que não o faria...

    Preferiria muito mais um outro "lobo" para construir uma alcateia decente e rejuvenescida... Já tivemos o nosso "velhinho" Acosta de que muito nos orgulhamos e tb ele um "coração de leão" e não creio que o "lusobrazuca" rendesse o que dele necessitaríamos...

    Preocupa-me muito mais irmos, inevitavelmente, perder o Ínsua... um sr. jogador (na minha opinião e quando em forma física e emocional...) que sofrer, eventualmente, alguns golos do apátrida...

    ResponderEliminar
  16. A história do Liedson no Sporting está escrita! Foi feita de muitos e belos golos mas infelizmente de poucos títulos. Mas não vale a pena voltarmos ao passado.

    Desportivamente não creio que o Liedson acrescente muito nesta fase da sua carreira. É na minha opinião, caro demais para o proveito desportivo que poderá ter. Aliás não deve ser alheio a isso o facto de ter sido dispensado pelo Flamengo.

    Tenho dúvidas que jogue muito no Porto porque o Jackson é verdadeiro craque! Além de que o Porto de Vitor Pereira joga em 4-3-3, táctica que o Liedson não adora.

    ResponderEliminar
  17. Para mim o que mais me lembro de Liedson é que conseguir chegar sempre mais alto que o cabecudo do benfica - Luisão nunca encontrou um adversário tão letal quando Liedson

    No entanto não me parece que tenha grande utilidade agora, principalmente porque viria sempre com um chorudo ordenado atrás - se ganhasse por golo marcado era outra conversa

    Se vai para o porto tanto me dá - aliás gostei muito de ler que essa é a opinião generalizada dos Sportinguistas, sejam eles pro ou contra a actual direcção.

    ResponderEliminar
  18. A mim incomoda-me imaginá-lo de azul e branco. A ele e ao Izmailov.

    Mas ainda incomoda mais pensar que num mês o Carriço já foi dado, o Izmailov já foi trocado e Insua está a caminho.

    E fico sem palavras a pensar que para colmatar as saídas entrou Miguel Lopes e ainda ontem Jesualdo confirmou que um guarda redes suplente do Olhanense está a caminho.

    Saem um central e trinco, um extremo e 10 e um lateral esquerdo para entrarem um lateral direito e um guarda-redes?

    Se o saldo andar por isto estamos tramados com o engenheiro deste edifício

    ResponderEliminar
  19. Liedson se viesse para o Sporting, pela sua história, peso no clube, ordenado e pressão que há sobre Wolfs (que eu não consigo entender), teria que ser titular. Era isso que seria exigido pela bancada e, acima de tudo, por Liedson.
    Pois bem, creio que se dispensa este tipo de pressão, nesta fase do nosso clube.

    No Porto, será mais um. Banco com ele, juntamente com Izmailov. Jogará quando o jogo já tiver resolvido. Jogará em vésperas de Liga dos Campeões. Jogará quando quiserem que ele jogue. E terá sucesso. Porque é o Porto.

    Neste Sporting seria mais um foco de tensão.

    (o tempo que Fernando Gomes passou no Sporting não pode, por nós, ser esquecido. O seu profissionalismo foi enorme e os proveitos também. Mas é Porto e sempre será)

    ResponderEliminar
  20. O futebol dos clubes do tempo Manel agora só nas bancadas. O futebol é um negócio com profissionais e mercado. E aos profissionais só se exige que sejam grandes. O esforço, a dedicação, a devoção e a gloria são tudo coisas nossas. Somos nós que temos sempre que honrar a nossa camisola, a verde e branca do SCP!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)