sexta-feira, 14 de junho de 2013

A que distância estamos dos segredos do sucesso deles?


Um organigrama claro e racional

Uma direcção do futebol.

A figura de um "Team Manager" em cada escalão (e em todas as modalidades) que trata de tudo de forma que os jogadores se preocupam unicamente em fazer aquilo para que foram contratados: jogar futebol.

Uma rede de cerca de 200 olheiros espalhados por todo o mundo. A gestão dessa informação é feita por elementos com a função especifica de ter 2 equipas sombra em permanência. 1 equipa com jogadores emergentes e outra com jogadores capazes de suprir uma saída de um titular por uma venda irrecusável.

Quatro categorias salariais em função do rendimento e importância na equipa.

Preparação do clube em ciclos de 15 anos, jogadores com ciclos de 3 anos.


Estes são apenas alguns dos aspectos organizativos do FCP mencionados num artigo do jornal espanhol "A Marca e que explicam uma parte do sucesso do clube da Invicta. Quem conhece o meu historial aqui no blogue sabe que não fecho os olhos a qualquer um dos métodos a que Pinto da Costa deitou a mão para tornar o seu clube hegemónico no futebol português. Por isso não nego também o que é a sua principal virtude que é saber escolher as pessoas certas, enganando-se poucas vezes. Não fecho os olhos aos defeitos e às virtudes. E por isso não deixo de me interrogar:

A que distância estamos dos segredos do sucesso deles?

Um exercício que não devemos deixar de fazer se queremos que essa distância encurte.

13 comentários:

  1. Ter um bom modelo é importante sem dúvida, mas acho que a principal falha no Sporting tem sido não haver continuidade(ainda me batem por dizer isto) num qualquer modelo. Não sei se alguma vez tivemos um organigrama tão bem definido como esse, mas tenho a certeza que já tivemos mais de 10 organigramas na última década. Mais do que escolher o modelo "à Porto", um modelo "à Dortmund", um modelo "à Braga", o Sporting e a sua direcção têm de optar por um e ser fiel ao mesmo. Se não der resultados, que se mude como é óbvio, mas não creio que se possa fazer essa avaliação de 3 em 3 meses. Mesmo o época a época muitas vezes não serve e o melhor exemplo disso são os nossos vizinhos da 2ª circular

    ResponderEliminar
  2. Dimitris Nalitzis,

    não podia estar mais de acordo, já tenho escrito algumas coisas sobre a matéria aqui. A última que lembro foi esta:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2013/05/a-procura-da-identidade-perdida.html

    No entando tenho dúvidas num pormenor, duvido que tenhamos sequer um organigrama.

    ResponderEliminar
  3. Devem saber alguma coisa lá fora que nós não sabemos cá dentro. Alguma coisa define melhor a Liga portuguesa que um jovem treinador bi ou tri-campeão nacional no desterro com as trocas todas por fazer nas principais Ligas? Poucas coisa envergonham mais o país, devia inclusive os adeptos de todos os clubes. Inventem agora as desculpas todas que quiserem, eu por exemplo nunca percebi o que lhe terá faltado nos Açores e num tempo de vacas gordas que não faltou ao nosso Manel. O nosso Manel e ironia leonina, principalmente por ser o nosso Manel, nunca teve condições para fazer uma época em Alvalade com cabeça tronco e membros. Chamem-lhe pois muitas trocas de organograma ou falta dele e que também ajuda a definir muito bem todos os clubes portugueses para além do SCP. Ou porque é que o Domingos nunca teve oportunidade de treinar no Dragão? Porque é inferior ao Vitor Pereira? Deixem-me rir. No Porto há muito tempo que ganham os bons e os maus carago.

    E ainda foi mais pena que a bazófia do Jesus desta vez não lhe tenha permitido ir para Espanha mostrar ao Shuster como se faz para ficarmos todos mais esclarecidos do real up-grade do Benfica nas últimas épocas.

    ResponderEliminar
  4. Organigrama? Falta o terceiro elemento que já estava assegurada mas q não podia ser revelado por já se encontrar na academia... mas q entretanto foi substituído...

    Será por isso, q o Organigrama estará por definir?

    Qta ao fcp... sim teve mt mérito... quer nas meios legítmos quer no cagé e fruta que foi 'contratando'. Aí está, o ingrediente (não tão) secreto.

    SL

    ResponderEliminar
  5. A tranquilidade e alegria que dá ver pessoas a pensar com o Paulo Guerra. O Leão de Alvalade devia ponderar bem o que ele diz porque o homem é que tem razão, qual estrutura, qual organigrama. Obrigado Paulo. Saudações dragonianas

    ResponderEliminar
  6. LdA

    nem a propósito: "http://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/944424_10152900784010717_165941152_n.jpg"

    Virgílio

    sinceramente não entendi. O nosso organigrama ainda está por definir?

    abraço

    ResponderEliminar


  7. Mesmo com esse organigrama, pode-se sempre perguntar quantos jogadores nacionais de classe mundial têm saído da sua formação.

    O que eles sabem bem, é "vender" jogadores que os outros "fabricam".Olhe-se só para os casos de Futre e Moutinho e mais uns tantos vindos do estrangeiro.

    São bons pesquisadores de jogadores por esse mundo fora, mas ter um planeamento para "fazê-los"...

    ResponderEliminar
  8. Isto é um bocadinho ao lado do tema do post:

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3267633

    Reparem no final da notícia: "...é o primeiro jogador a mudar-se de Alcochete para o Olival..."

    Não tenho a certeza, mas penso que o Ricardo Tavares até terá sido dispensado do Sporting e por isso não lhe foi renovado o contrato. No entanto, a sua "transferência" é capa em dois jornais, e teve direito a destaque máximo nos sites oficiais dos jornais. Convenientemente não foi lembrado o caso Diogo Viana.

    Nessa estrutura bem montada do FCP, também se conta a "mão dura" sobre a imprensa, sem comunicados grandiosos e sem necessidade de bate-bocas em conferências de imprensa. Algo que o Sporting também podia aprender a fazer...

    ResponderEliminar
  9. E também podemos olhar o que se escreve aqui:
    http://falarfutebolporruicunha.blogspot.pt/2013/06/um-problema-nenhuma-resolucao.html

    Ter uns tentáculos muito grandes sobre muitas estruturas, todas a funcionar em prol do FCP... mas este modelo já é algo com que discordo que o Sporting deva copiar...aliás, penso que os grande têm urgentemente de perceber que não se podem comportar como eucaliptos e secar tudo à volta, sob pena de matarem o futebol e o jogador português

    ResponderEliminar
  10. Outra diferença relevante com os clubes da capital é que poucos sabem quem é Acácio Valentim.
    Todos os que desempenham funções semelhantes ou de menor importância tanto no SCP como no carnide pavoneiam-se constantemente nos jornais e revistas e andam em bicos de pés nas tribunas.

    Também dou toda a razão a quem entende que a estrutura, por mais sólida que seja, sem a fruta nunca ofereceria a mesma consistência e demoraria muito mais tempo a erguer cada novo piso.

    ResponderEliminar
  11. De facto, acho que nunca tinha ouvido falar nesse senhor.

    Fico também curioso em saber quanto ganha.

    ResponderEliminar
  12. Eu gostava de esclarecer que não desvalorizo a estrutura ou o treinador no futebol de forma nenhuma mas o que é que interessam se depois do treinador do principal rival dar o Sporting de volta à luta pelo título ainda agora em 11/12 nos tiram 7 pts de rajada e já no fim da época e em franca recuperação com Sá voltam a tratar-nos da saúde que a Champions dá a qualquer clube. Alguma estrutura ou treinador resistiam? Qualquer um dos outros tinha ficado automaticamente também excluído da luta pelo título e depois bem podiam andar a gabar-se que Madrid os imita, ridículo. O Vítor Pereira não nasceu no Dragão e o que é que fez até chegar ao Porto? Mesmo muito mal esta época os jogos na Luz e no Dragão voltaram a mostrar quem manda em Portugal. E se as sucessivas direcções não conseguem resolver o problema se calhar vale mesmo mais competir só com putos. Ou resolvemos nós, adeptos e sócios, a questão e de uma vez por todas. Enchemos o estádio o tempo que for preciso, exigimos a presença do outro Vítor Pereira, o dos árbitros e a promessa que a palhaçada acabou. Desta ou doutra forma, com ou sem estrutura, senão se faz nada nunca mais voltamos a cumprir objectivos, isto é mais que claro. Todos juntos temos força para isto e para muito mais, bastava deixarmo-nos de guerras leoninas.

    Todas as práticas da estrutura mais consolidada e vencedora do futebol português, fundos e fundos participados inclusive por grandes portistas como no nosso caso por grandes sportinguistas que apelidamos logo de ladrões, quem mais na actualidade portuguesa? E a quem os adeptos do Porto devem estar muito agradecidos, controle de activos que valem milhões, etc, acabaram de ser chumbadas no Sporting e pelos próprios sportinguistas. E porquê? Porque não conseguimos consolidar os resultados de imediato, é sempre mais complicado quando não dominamos um sistema que nos favorece, eliminando o risco ninguém percebe eventuais problemas de liderança como os que se discutem sempre no Sporting e atrás disso nada vale nada a não ser o défice anual. Já se escreveu de tudo sobre os muitos jogadores que chegaram nos últimos 2 anos mas a verdade é que Domingos até conseguiu afinar a coisa em tempo recorde. Estávamos ou não a jogar à bola até à lesão de Rinaudo e já depois dos 7 pts? E não voltamos a jogar à bola com Sá Pinto até ao Jamor? Também já se escreveu muita coisa sobre o descarrilamento em 2012/13 e aqui longe de responsabilizar as arbitragens, com a mesma estrutura menos o homem que libertava os jogadores só para o jogo, como no Porto e pelos vistos ainda arranjava tempo para difamar uns árbitros e aqui o Porto vai mais muito mais longe como se sabe, pelo menos é o que consta no despacho de acusação, daí a novas eleições e novos protagonistas em Alvalade vai sempre 1 passo. Mudamos tudo outra vez e voltamos a ser roubados ou alguém duvida? Agora já nem à Champions podemos ir. Para além do sistema a única vantagem que reconheço nos adversários é não terem os nossos papagaios, se calhar também porque ganham mais vezes, até os papagaios são uma consequência do sistema.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)