quarta-feira, 19 de junho de 2013

Parceria Fundação Sporting / Fundação Aragão Pinto, um método perigoso

O Sporting deu ontem noticia de que a "a Fundação Sporting e a Fundação Aragão Pinto reforçaram a parceria iniciada em 2009". Recomendo a leitura atenta da noticia inserta no site.

Não pondo em causa as boas intenções que lhe estejam subjacentes ou as virtudes e méritos das acções de ambas as organizações há algumas questões que resultam da leitura da noticia - ela própria de redacção pouco clara e objectiva - que deixo para reflexão.

A primeira das quais é quase obrigatória. É sabida a ligação estreita entre a Fundação Aragão Pinto e Bruno de Carvalho - que até às eleições era o seu presidente do Conselho de Administração - cargo que abandonou para se dedicar a tempo inteiro à presidência do clube. 

Será prudente este "reforço de parceria" agora que se registou uma alteração desta monta na relação Bruno de Carvalho/Clube? Prudência essa que não só serviria para proteger a figura do presidente como para evitar erros semelhantes aos cometidos no passado.

Depois, ao contrário do que a noticia parece querer indiciar, não me parece que seja a Fundação Sporting a principal beneficiária da extensão da parceria, bem antes pelo contrário. É uma questão que resulta da simples avaliação de escala de cada uma das organizações e o que representam. 

Sem se perceberem bem que razões lhe estiveram subjacentes, sabe-se que há já técnicos da Fundação Aragão Pinto a trabalhar em Alvalade, presume-se que na Fundação Sporting. Quem, quantos, em que funções?

E, apesar de se afiançar que as duas fundações permanecerão autónomas, adianta-se que a Fundação Sporting irá integrar novos projectos da formação Aragão Pinto, nomeadamente em Moçambique, no que me parece uma subalternização da primeira em relação à segunda. Que objectivos serve à estratégia da primeira? Porque não o inverso?

Diz-nos também a noticia que "a Fundação Sporting já se organizou de acordo com o modelo definido"? Qual modelo, definido por quem, que objectivos?

Não sei se não há um conflito de interesses. Mas há pelo menos um método perigoso que aconselharia maior prudência e transparência.

9 comentários:

  1. Também acho desnecessário pois é algo que pode gerar comentários mesquinhos e mal intencionados,ainda que tenha sido algo feito da forma mais clara possível á vista de todos(como se costuma dizer quem não deve não teme).

    Mas considero que deveria ter sido evitado pela razão que referi anteriormente.

    Infelizmente hoje certos Sportinguistas parece que andam desesperados por qualquer migalha que consigam arranjar para criticar a actual direcção,é um comportamento inaceitável e destrutivo.Algo que se espera dos nosso rivais mas não dos nossos próprios adeptos(e imagino que se Couceiro vencesse a história seria a mesma).


    Ps: Li algures que esta parceria já tinha sido reforçada em 2011.Enfim,não tem certamente nada de mal mas nesta altura deveria ter sido evitado.

    ResponderEliminar
  2. Caro isto é apenas a ponta do iceberg, isto é o que é inevitável noticiar para abafar o take-over em curso. Aos poucos vai-se percebendo melhor ao que veio esta gente.

    ResponderEliminar
  3. Li hoje essa notícia no site. Vi Fundação Aragão Pinto, Moçambique (por onde andou o Presidente à procura de apoios?) e Sporting (actual direcção) e pensei: "não me vou chatear, será tudo coincidências da minha cabeça".

    É isso e vir nos jornais o teor da reunião de ontem entre Labyad (representante) e a direcção.

    Nem sei se a porta está assim tão aberta se é inventar por inventar.

    31 do Agosto dirá muita coisa.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho que apludir esta decisão. O Bruno já estava farto de se enganar nos nomes, chamava Otilia à Francisca, Zé ao Tó, uma confusão. E um gajo que trabalha 24h por dia e ainda algumas á noite a confusão ainda é maior. Vai dai mandou chamar a malta conhecida e coisa agora está muito melhor.

    Oh Bandeira tens toda a razão. Hoje certos Sportinguistas parece que andam desesperados por qualquer migalha que consigam arranjar para criticar a actual direcção,é um comportamento inaceitável e destrutivo. Precisamente o contrário do que aconteceu nos últimos 2 anos. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  5. Esta parceria e muito perigosa mesmo, tenho sido um crítico dos críticos só porque sim, mas desta vez acho que se foi longe de mais. Por melhor que seja a intenção, e uma relação perigosa e que nao percebo ( a nao ser por interesses) porque e feita.

    BdC entrou por um caminho muito perigoso, e na AG poderá ter de responder muito bem a isto... Porque quem tanto fala de lambucas deveria ter muito mais cuidado...

    ResponderEliminar
  6. Dando de barato que esta cooperação poderá ser útil ao Sporting, entendo que a forma adoptada para a concretizar não foi a mais correcta.

    A meu ver, formalizar uma parceria directa entre o SCP e a Fundação Aragão Pinto (com a qual o actual presidente do clube tem as relações que são conhecidas) e assumir publicamente essa parceria através de um comunicado, não é um procedimento transparente. Em particular, porque a revelação aberta desta parceria não trará qualquer escrutínio público sobre o assunto.

    Haveria outras formas que poderiam ser utilizadas para levar a cabo projectos de cooperação, com grandes vantagens no plano da ética e transparência. Por exemplo:

    1. Um ex-colega de trabalho de um vice-presidente do SCP criava uma fundação.

    2. Um ex-funcionário e familiar do mesmo vice-presidente do SCP criava outra fundação, com sede num r/c da Venda Nova.

    3. O SCP celebrava um protocolo para cooperar com a primeira fundação.

    4. Por sua vez, a primeira fundação começava a cooperar com a segunda.

    5. Finalmente, a segunda fundação cooperava com o tal vice-presidente, em domínios de relevo social importante como o pagamento de pensões de alimentos aos filhos ou a compra de mercearias e tablets.

    6. No âmbito deste projecto, qualquer cooperação adicional de que o vice-presidente precisasse da parte do SCP, poderia ser solicitada mediante a apresentação de recibos de refeições de fast food.

    7. Para efeitos de transparência acrescida, não seria emitido qualquer comunicado a anunciar o projecto.

    Considero que o esquema proposto seria muito mais aconselhável, e seguramente não mereceria qualquer reparo por parte dos opinadores da nossa praça.

    Ou como se diz agora sobre coisas semelhantes, limpinho, limpinho.

    ResponderEliminar
  7. É certo que havia sportinguistas desesperados por apontar o dedo ao Godinho Lopes, tal como é certo que o fazem agora com Bruno de Carvalho. A questão é que, do antecessor temos certezas em relação à destruição que fomentou no clube. Em relação ao actual, a embirração deve-se sobretudo ao estilo arrogante que levanta algumas dúvidas. Qualquer notícia, por mais insignificante que seja, é pretexto para associar a palavra aldrabão. Até podia fazer o melhor mandato da história do clube que veríamos sempre comentários como os do Vítor Ribeiro.
    O que sabemos é que era preciso agitar as águas, mudar o rumo imposto pela anterior direcção. Não é com certeza ao fim de três meses que podemos avaliar o resultado desta mudança.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que se há algo a apontar a BdC é a falta de um agradecimento expresso e inequívoco, enquanto presidente do SCP, à Fundação Aragão Pinto, por permitir que a Fundação Sporting, uma Fundaçãozita insignificante qd comparada com a ENORMEEEEEEEEEEEEE Fundação Aragão Pinto (FAP), poder dinamizar-se, desenvolver-se e diversificar as suas actividades... É caso para perguntar como é que a Fundação Sporting teria sobrevivido até agora e o que seria do seu futuro sem a parceria (agora reforçada) com tão ilustre e profícua FAP!

    Que falta de gratidão! Não se faz isso, Sr. Presidente. Que falta de tacto... Da próxima vez, tome lá mais atenção sff... Obg.

    ResponderEliminar
  9. o melhor é o facto de ter existido um reforço de laços em 2o11. Quem era o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aragão Pinto? Quem era o representante maximo da Fundação Sporting? Bruno de Carvalho e Godinho Lopes. Relações que seriam sempre institucionais mas para quem se demarcava tanto do antecessor não deixa de ter o seu quê

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)