terça-feira, 11 de junho de 2013

Formar (de)Baldé

Não sou dos que acho que Amido Baldé pudesse ter desempenhado um papel importante na terrível época que acabou há dias. Ou que estivesse apto a fazê-lo na próxima época, sinceramente não me parece que estivesse pronto. Do que não tenho dúvidas é que é lamentável que o Sporting, depois de todo o esforço e dinheiro despendidos, seja o que menos proveitos retira da sua venda ao Celtic. Os números ainda não são definitivos, mas não devem chegar aos 200 mil euros. Muito pouco. O prémio acaba por ser entregue a quem acreditou no jogador, o seu empresário Cátio Baldé (53% do passe) e o Vitória (37% do passe), que ainda se recusou, em Janeiro passado, a deixar o Sporting reaver o jogador .

Não me lembrei de Baldé agora que se soube da transferência. Escrevi a  este propósito em 22 de Janeiro de 2011 este post premonitório: o futuro atirado ao destino.  Desde os primeiros momentos em que Baldé chegou a sénior a sua carreira foi gerida aos empurrões: foi empurrado para o Sta. Clara, onde encontrou o treinador Bruno Moura, filho de Rodolfo Moura. Sem grandes hipóteses de jogar foi novamente empurrado para o Badajoz, terra mais conhecida pelos caramelos do que por ter um clube que sobe e desce as escadas da II e III divisão espanholas. Daí foi empurrado para o Cercle Bruges e, quando se esperava a sua integração na equipa B, - como o próprio referiu, as suas características eram diferentes dos demais avançados - foi subitamente cedido ao Vitória de Guimarães. Ficar com 10% do passe foi um mero eufemismo para uma oferta. Acabamos nós por ser empurrados para fora dos que mais lucraram com a sua transferência.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu posso dizer que acompanhei os anos de júnior do Baldé pois assisti in loco a muitos dos seus jogos.

    Naquela altura era um jogador muito diferente,tinha muito pouca técnica e mau domínio de bola (melhorou imenso neste aspecto,especialmente no domínio que era bastante tosco)mas conseguia impor se aos adversários através da sua estampa física o que lhe valia alguns golos.

    Sinceramente não lhe augurava grande futuro,por outro lado o Renato Santos que era uma das estrelas da equipa que era muito elogiado por todos hoje anda por ai perdido...

    São idades complicadas e difícil descortinar as vezes aqueles que tem futuro no futebol.Agora O Baldé que hoje joga no Guimarães(ou jogava)não deve ser muito diferente daquele que esteve na Belgica(não vi jogos dele nessa altura mas sei que marcou uns golitos).

    Quer me parecer que houve sobretudo falta de acompanhamento em relação a este jogador(não sei que raio andou o Freitas a fazer nas várias viagens que fez á Bélgica).

    Não creio que Baldé fosse a solução para todos os males,muito longe disso mas para uma equipa que ofensivamente só teve um ponta de lança durante toda a época acho que Baldé teria sido uma opção de banco interessante.

    Mas não vale a pena remoer muito a cabeça com isto,a única coisa que devemos retirar desta situação é que se vamos emprestar jogadores a outros clubes devemos ter uma atenção ao seu progresso e evolução.Emprestar os jogadores e depois não os seguir e dar-lhes acompanhamento parece me errado.


    Ps: Eu preferia terem arriscado e continuarem com os 10% que detinham sobre o jogador.Quem sabe o tipo ate desata aos golos lá no Celtic e os tipos não o vendem por valores bem mais altos?

    ResponderEliminar
  3. A gestão das carreiras dos nossos jovens jogadores foi algo que nestes últimos anos deixou (se é que era feito) de ser feito pelo clube passando a ser exclusividade dos "seus" empresários. Isso levou a que o SCP neste caso especifico do Baldé e em outros seja/fosse "obrigado" a pagar (com percentagens) o "trabalho" desses empresários, algo que deveria ser da sua inteira responsabilidade.

    E fugindo um pouco mais à questão da formação e centrando mais na questão do "empresário".

    Algo que se julgava restrito aos escalões de formação passou qual virus para a equipa principal, onde "sabe-se" agora, que aquando da renovação do Patricio foi acordado com o JMendes uma percentagem de 10% numa futura venda, assim como cedência de 20% do passe do jogador (segundo se fala). Sinceramente que se pague ao jogador um prémio pela renovação ainda admito, agora pagar desta forma a um empresário !???

    Está se a assistir uma inflexão neste negócio que é o futebol onde começa-se a pagar mais a empresários que a jogadores !??? fará algum sentido !??? a mim parece-me que não.

    Até quando se compra paga-se ... isto faz algum sentido !?? o que contribui o empresário!???

    E estou certo que isto assiste-se mais localizada-mente nos mercados sul americanos e no sul da europa.

    Acho que o nosso presidente estará certo nesta tomada de decisão de impor algumas regras / limites a toda esta pouca vergonha.

    P.S: O fato de o FCP e o SLB usarem e abusarem deste tipo de situações não é razão por si para nós seguirmos esse caminho "fácil".

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Sérgio,

    O porto faz, o benfica faz, todo o universo faz. E nós também faremos, se quisermos/pudermos ser competitivos. Dito isto, claro que alguma moralização desta situação é necessária, mas não é o Sporting que vai a essa luta, e se for perderá estrondosamente. Não sejamos ingénuos.

    A guerra de BdC é com o Zahavi, com consequências difíceis de prever, mas acabará por ter de negociar transferências/percentagens/comissões com outro empresário qualquer (parece que será Jorge Mendes, bem conhecido por trabalhar de borla).

    Urge sim acautelar o futuro, fazer contratos que incluam planos de carreira bem estruturados e aliciantes a todos os talentos em que se aposte a nível profissional, para evitar situações que se repetem há dezenas de anos no Sporting, pelo menos desde que o Futre rumou a norte.

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  5. Comparar por ex com o boginov, ou o seba ribas, preferiram estes, porque davam mais prémios de assinatura, e algum por fora, têm duvidas?
    Eu não precisei de chegar a janeiro, nem precisei de ver agora a tranferência, logo no dia que assinou, eu que pensei que era emprestado, que logo disse, como é possivel, qual varela, depois pensei, claro que é possivel, no sporting tudo é possivel. Alás deve ser o clube do mundo mais mal gerido. Agora vai ser o mané, o bruma, andam distraidos, falta um ano, e o empresário é o israelita, acham que alguma vez vai renovar? enfim, pobre sporting, porque nasci leão? O godinho devia ser fuzilado na praça publica!

    ResponderEliminar
  6. MTP,

    Os empresários serão um "mal" (por vezes até para os jogadores são) necessário é certo, mas terá de haver respeito do clube para os jogadores e seus empresários, dos jogadores e seus empresários para com o clube.

    Havendo gestão de carreiras dos nossos jovens por parte do departamento de futebol, os prémios / comissões de certo que não serão "exigidos" na proporção que agora tentam "impor".

    A situação atual é anormal.

    O Jorge Mendes ou selecionador nacional conforme queiram, às vezes tenho dificuldade em perceber o seu papel, representa algo que me mete nojo, só numa federação com tanta falta de valores é que se presta a este tipo de vassalagem para com o JM, onde pelos vistos os seus jogadores devem ter um Freepass para serem convocados.

    Isto é só mais uma subversão do que deveria ser uma seleção .... os melhores de uma nação não os agenciados de um empresário de futebol.

    Devemos continuar a alimentar este cenário deprimente e nojento ... eu digo que NÃO!!!

    SL,

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)