segunda-feira, 10 de junho de 2013

12 milhões em comissões? Pena que não sejam 24!

O jornal "Abola" dá hoje destaque a 12 milhões de euros em comissões pagos a empresários no decurso de 2 anos de mandato da direcção anterior. Assim dito parece uma enormidade. Para se perceber o seu valor relativo olhe-se para o último relatório e contas de um dos clubes da concorrência, o FCP, relativos a 2012/13. Só pela intermediação de, e passo a citar o documento referido,

"(a) a encargos com serviços de intermediação no montante de 6.410.207 Euros relativos, entre outros: à aquisição do passe de Danilo (2.350.000 Euros), Lucho Gonzalez (640.000 Euros) e Alex Sandro (400.000 Euros), à renegociação do contrato de trabalho de Hulk (588.235 Euros) e à alienação do passe de Guarín (1.100.000 Euros);"

Só na renegociação do passe de Falcão o FCP pagou a 3 entidades diferentes 5.194.750 €.

Natland Financieringsmaatschappij B.V.  1.908.625
Orel B.V.                                                1.908.625
Gestifute                                                  1.377.500

O valor total da operação de renegociação do contrato de Falcão "significaram encargos com assinatura de contrato e serviços de intermediação nos montantes de 6.585.150 Euros relativos ao jogador Radamel Falcao". De fora destes valores estão encargos de intermediação com o prémio de assinatura de renovações de contratos e demais contratos de trabalho desportivo pago a jogadores.

Uma ressalva. Nos 12 milhões da noticia do jornal em causa só há uma questão que motivaria condenação: que alguém eleito ou funcionário do clube se locupletasse com verbas que eram do clube ou que beneficiasse com os negócios. 

O que estes números me dizem é que infelizmente, o Sporting não se consegue colar aos que fazem melhores negócios e por isso também lhe será difícil colar aos melhores resultados. Porque, excepções muito pontuais à parte, as grandes equipa fazem-se com os melhores jogadores. E esses custam mais dinheiro em ordenados e comissões. 

26 comentários:

  1. Se queres um Sporting a gastar "à Porto", a comissionar "à Porto" e a ganhar "à Porto", felicidades para ti e boa viagem.

    ResponderEliminar
  2. A minha condição de Sportinguista não depende do teu aval nem de alguém assim tão minusculo.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting contratou muitos jogadores que não precisava e toda a gente sabe que em futebol, "custo zero", não existe. Tivesse construído o seu plantel de forma mais inteligente e teria pago menos em comissões. Partir daqui para uma permanente diabolização e retórica de ódio, infelizmente não surpreende, mas não se pode aceitar. Infelizmente, no Sporting, nestes meios, a desinformação, sectarismo e discurso de ódio estão a banalizar-se.

    Há aqui então 2 questões:

    1) Num clube como o nosso, por um lado profundamente endividado e por outro acostumado a formar tantos e tão bons jogadores, contratar aos 10 e 15 jogadores por temporada é simplesmente estúpido. Tem de acabar. Mas isto entronca na gestão desportiva e é no mínimo irresponsabilidade, e no limite, incompetência.

    Ninguém, estando de fora, consegue com boa-fé extrapolar para crime ou aproveitamento. Só a auditoria de gestão, presume-se, esclarecerá em concreto alguma coisa. "Alguma" porque os negócios em actividades "cinzentas" como o futebol não apareceram há 20 anos.

    2) Esta questão, como tantas outras, é meramente usada para efeitos políticos. Serve para levar ao engano e serve de combustível a incendiários parolos. Parolos sectaristas como o(s) que escreve(m):

    As comissões de Godinho Lopes !!!...
    http://leoninamente.blogspot.fi/2013/06/as-comissoes-de-godinho-lopes.html
    Até os fundamentalistas defensores da desgraçada gestão de Godinho Lopes, se benzeram hoje com a mão esquerda e encarquilharam-se-lhes os dedos perante as teclas onde vem debitado e destilando os ódios e ressentimentos.
    Judeus, muçulmanos, cristãos novos e velhos e outros "fanáticos religiosos".

    "Destilar ódio e ressentimento", nem mais, pelo meio de «innuendos» religiosos que remetem para o dito empresário que representa 20 ou mais jogadores do Sporting. Que tem o Judaísmo a ver com a questão? Só o parolo saberá, mas com 101% de certeza adiantaria que tem a ver, e só tem a ver, com o seu próprio ódio, ressentimento, e carácter simplório.

    E é isto, de grosso modo, a «blogoesfera» do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Minúsculo porquê? Que raio te fiz eu?

    ResponderEliminar
  5. O valor não seria grave se o Sporting não atravessa-se uma crise financeira tão profunda.Obviamente num Porto ou Benfica tal seria aceitável e normal,ainda para mais com as mais valias que eles conseguem posteriormente com as vendas de jogadores.

    No Sporting é pura irresponsabilidade,não faz sentido dado o actual momento valores tão altos.

    O Sr Eng. Godinho Lopes e a sua direção foram dos maiores pregos nos últimos anos no clube(e houve muitos infelizmente).

    Compreendo que haja gente que hoje ainda o defenda,afinal para quem votou nessa direção é muito duro ver as consequências desse acto.Como tal tenta se defender e justificar essa decisão dessa forma.Eu próprio votei nele,mas reconheço o tremendo erro e digo o com toda a frontalidade e honestidade.

    Não há desculpa possível para tanta incompetência e irresponsabilidade,e a cada dia que passa vamos percebendo a missão titânica que tem esta direcção em mãos.

    A bem do clube vamos todos desejar que consigam inverter este terrível rumo e retirem o clube do verdadeiro abismo que foi colocado.


    Ps : Não creio(e não quero acreditar) que algum dirigente tenha metido no bolso algum desse dinheiro como já vejo muitas vozes especularem.Mas se tal for provado ,obviamente essas pessoas tem de ser processadas judicialmente.

    ResponderEliminar
  6. Hulk, Alex Sandro,Lucho, Danilo - quem são estes gajos ???

    ResponderEliminar
  7. 12M em comissões para mais 100M de prejuízos financeiros e um 7º lugar, parece-me próprio de grandes gestores. Fantástico.

    ResponderEliminar
  8. Está justificado então a falta de resultados desportivos... 12 milhões em comissões só deu para atrair pernas de pau, tivemos azar.

    ResponderEliminar
  9. Como disse no post anterior, os desportivos de Lisboa SÓ SE PREOCUPAM com as negociatas, problemas e confusões(quando existem) à Norte, até dão-se ao luxo de publicar comissões:-)

    Não estão minimamente interessados em saber por exemplo, como o frangueiro e saudoso Roberto foi comprado ao falido Saragoça por 8,5 milhões e vendido um ano depois ao mesmo falido Saragoça por 8,6(?!) milhões.

    Nem estão minimamente interessados em publicar que cuentrão rendeu 18 ME, e não os tais 30, ou que o gadelhudo witsel rendeu 26 ME ao invés dos 40 anunciados com estrondo na capa do pasquim a bosta, entre outras negociatas.

    Ou ainda não estão nadinha interessados em saber ou investigar os 150 ME(?!!) que o orelhas investiu numa unidade hoteleira no Brasil.Donde o orelhas tirou tanta pasta?Só a vender pneus?Deve ter vendido bastantes:-)

    Ou ainda não querem saber da suspeita de burla de 14 ME ao estado que o orelhas e seu sócio andaram a fazer, segundo o jornal O Público, em reportagem muito pequenina perto do obituário:-)

    Não, nada disso interessa ser investigado, publicado ou divulgado, o que realmente interessa é o que acontece à Norte, mais precisamente na Invicta.

    E para o Sporting começar a negociar e competir a este nível, terá obrigatoriamente que apostar forte nos OLHEIROS mundo fora e também na formação para descobrir a cada ano meia-dúzia de CR7s, Futres, Quaresmas, Varelas, Moutinhos e etc...

    E trabalhar arduamente, 24 horas por dia, arregaçar as mangas e parar de vez com os choradinhos, as queixinhas e a calimerice, a começar pelo presidente...

    ResponderEliminar
  10. Tiago,
    as minhas desculpas se percebi mal o teu comentário. mas o que depreendi foi que deu deveria procurar um outro clube para mim.

    MM,

    De acordo com o comentário. O meu ponto neste post, quando digo "pena que não fossem 24" é que teria sido preferível pagar os valores do FCP e contratar menos e melhor. Infelizmente, como bem caracterizas, na blogosfera não se conhece outra forma de estar senão contra ou favor de alguma coisa. Ou verdades absolutas como ""só deu para atrair pernas de pau".

    ResponderEliminar
  11. verdades absolutas como ""só deu para atrair pernas de pau"

    alguns tinham titanio e arames também

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade, percebi perfeitamente o título da mensagem, já que o exemplo dado remete para um clube habituado a acertar nas contratações de futebolistas. O Sporting forma jogadores com uma qualidade que o FCP (e o SLB) por algum motivo não consegue(m) imitar. Não sendo assim tão simples essa sua (deles) incapacidade obriga-os a ir ao mercado.

    Nós, precisamos, ou precisaríamos, (muito) menos.

    No fundo é um problema de gestão desportiva. Mas para o Sporting já assim é há demasiado tempo. Os últimos 2 anos foram na sequência tantos outros, de muitos.

    Por último, fiz aí referências a outro blogue e nessa medida não deveria ter deixado o comentário. Ou deveria tê-lo feito mas sem essa parte.

    ResponderEliminar
  13. Pernas de pau internacionais por países como Holanda, Brasil, Espanha, Argentina e Portugal... pernas de pau ainda hj tão saudados e saudosos por mts dos críticos da politica de contratações q então (naquela época) tão elogiavam... É q eu tenho memória e enquanto me manifestava contra o exagero nas contratações de Duque e Freitas, os agora contestatários bolsavam orgasmicamente de contentamento enquanto batiam... palminhas... perante tanta novidade. E as razias que se defendiam? E as limpezas que qs a generalidade dos adeptos leoninos pediam? Népia... Nada disso aconteceu... Apaga-se, criticam-se as apostas e investimentos então feitos e tão elogiados, e siga de bater mais no ceguinho.

    É Td pernas de pau!... Vejamos: Shaars = perna de pau; Capel = perna de pau; Carrillo = perna de pau; Ricky van Wolswinkel = perna de pau; Insua = perna de pau; Rinaudo = perna de pau; Boeck = perna de pau... td pernas de pau!

    Agora é que vamos ver craques e sem comissões! Que os Zahavis desta vida até tremem perante a voz do td poderoso BdC!!!


    Haja pachorra!

    ResponderEliminar
  14. Posso ser um bocadinho bruto? Posso?

    Era capaz de ajudar se nós nao nos deixássemos todos exaltar por qualquer notícia vomitada por um dos "jornais" desportivos portugueses.

    E se deixássemos de acreditar em teorias da conspiracao segundo as quais todas as notícias que lá saem sao plantadas pela Direccao do Sporting.

    Parafraseando o Rivais à Mesa:
    "Isto é a nossa imprensa desportiva. Uma constante batalha naval, onde se atiram umas bombas na esperança de apanhar uns submarinos. O problema é que aquilo mete água que nunca mais acaba."

    Se cagássemos nos jornais, seria o melhor uso de matéria fecal de que há memória no sul da Europa. Mas entao o que seria dos blogues?...

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  15. Gosto da parte dos internacionais! Pena é teres excluído daí aqueles que não te davam jeito, principalmente aqueles que tinham cartel e que com certeza foram os que engrossaram mais a lista de comissões tipo Jeffren e Rodriguez (foram chumbados pelo Gomes Pereira que mais tarde foi posto a andar ), Bojinov, Ony, Boula, Pranjic...

    E cuidado com as generalizações, transformar uma frase dita por dois ou três como uma verdade transversal a todos os Sportinguistas fica mal, porque se quiserem entrar por ai tenho umas quantas teorias engraçadas para explorar.

    Quanto à alfinetada ao presidente, claro que está ela não podia deixar de aparecer, aos poucos vão mostrando que afinal são iguais aos "terroristas" que tanto criticavam.

    ResponderEliminar
  16. Internacionais tão bons que para os agarrar têm contratos de 4 e 5 anos, isto em jogadores com mais de 30 anos.

    O bizarro é que passados alguns meses são emprestados.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Oh páh... e que tal começares a ler o q escreves antes de publicar? Hum? Dá-te mt trabalho ou os neurónios não chegam para mais?

    A mim não me dá jeito nem me deixa de dar. O menino Gonçalo é que escreveu isto:
    "12 milhões em comissões só deu para atrair pernas de pau, tivemos azar."

    Ora como disse que eram só "pernas de pau" eu apenas me limitei a dar uns exemplos consensuais que desmontam a sua, chamemos-lhe, "opinião"...

    Olhe, fica o conselho: e que tal ires brincar para blogues assim mais ao teu estilo? Hum? Sim? Aposto que vais ser mt bem acolhido.Diverte-te...

    ResponderEliminar
  19. O pessoal continua-se a enervar e a mandar larachas uns aos outros sem necessidade. Como é obvio nem todos os jogadores contratados são pernas de pau! A maioria dos jogadores do sporting(da era duque/freitas) são bons jogadores, que em condições normais renderiam muito mais do que renderam. Isto é um facto!

    Se ganham de mais, ganham de menos, se se deve inverstir mais na formação, ou menos, a verdade é so uma! Não há nenhum jogador que consiga render alguma coisa nesta casa de malucas chamada Sporting Clube de Portugal.

    Enquanto não tivermos uma estrutura em condições, que dê o exemplo, que aperte com eles, e que lhes dê alguma estabilidade, até podiamos ter o messi e o ronaldo que não saimos da cepa torta!

    Eu lembro-me dum FCP que foi campeao europeu com jogadores como ricardo fernandes....maciel...tiago...nuno valente...entre outros ases da bola(sim tmb la tinham bons) que depois daquela epoca nunca mais deram uma para a caixa. E porquê?? porque havia uma estrutura em condições onde qlq jogador mesmo mais limitado conseguia fazer qualquer coisa de jeito.

    Prova disto foi a era paulo bento, onde eu penso que tinhamos muito menos soluções, e apesar disso não nos portamos tao mal como agora...Não sei se nessa altura havia salarios em atraso por exemplo...

    Que agora vai ser dificil vai, porque sem duvida que este é o Sporting mais debil de que me lembro...não em jogadores, mas em tudo o que o rodeia(empresarios, bancos, porto e benfica muito mais fortes, arbitros que fazem greves a jogos...)

    Vamos ver se o BC os tem no sitio ou não...

    ResponderEliminar
  20. Creio que se está a discutir mal o problema.

    Venha quem vier, com pernas de pau ou de ouro, se não se consubstanciar a estabilidade de um projecto baseado numa estrutura forte, todos passam rapidamente a pernetas.

    Como anda por perto um indefectível mental do FCP custa-me reconhecer que os pernas de pau que são atrás referidos, não o seriam se o destino tivesse sido outro.

    Não está em causa, no meu entender, toda a cambiante financeira que está relacionada com as compras na era de Godinho. Tanto mais que acredito que o objectivo seria o reforço da equipa profissional com o objectivo claro de assegurar a sua rentabilização pela via do sucesso desportivo.

    O problema é que por incapacidade gerada por um profundo desconhecimento da criação de um modelo competente a coisa descambou, e o que seria estratégia depressa se transformou numa fuga para a frente.

    Quando se deu por ela (demissão da administração da SAD e contratação de Jesualdo) já não havia água na mangueira para extinguir o incêndio.
    À data já todos eram uns pernas de pau. Uns mais que outros, como em todo lado.

    Sendo assim, considera-se que qualquer cêntimo de comissão que não corresponda a actividade de uma organização bem estruturada será sempre mal empregue.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Desculpa mas só tenho neurónios para visitar este blog... mais que uma página e o meu cérebro entra em tilt. Vais ter de me aturar aqui mais uns tempos, paciência, também tive de aturar a tua laia a roubar e a delapidar o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  22. É com muita tristeza que verifico que se está a tornar impossível discutir algum assunto que seja relativo ao Sporting sem cair em afirmações excessivas de egos incomensuráveis (estão a ver como sou inteligente? Não interessa nada o Sporting, mas apensas o modo como esmago os que não pensam como eu!) ou afirmações tribalistas de tipo eu pertenço ao grupo dos verdadeiros sportinguistas, vocês, os dos "outros", são canalhas, benfiquistas disfarçados, inimigos do verdadeiro Sporting que só nós é que sabemos o que é...). Pior ainda, invertem-se completamente os papéis:os que toleravam tudo e mais alguma coisa à anterior direcção, criticam até o modo como (relatado pelos jornais) BdC respira; os que nunca conseguriam ver nada de pelo menos aceitável feito por GL e lhe caíam em cima em permanência apelam agora à paz e à unidade, considerando as críticas como atentados à união sportinguista.

    Não haverá meio termo? É impossível discutir civilizadamente o Sporting? Será melhor criarmos dois sportings, um para croquettes outro para brunetes?

    Quando se chega ao ponto de dizer a um sportinguista para ir para outros blogs, com mais ódio do que se diz aos benfiquistas/portistas que por vezes vêm à tona, está tudo dito (não, não é crítica exclusiva a este blog, vejo o mesmo nos "outros").

    Assim, de facto, não sei se o Sporting tem futuro....

    ResponderEliminar
  23. Gonçalo, a natureza é assim. Uns têm mais outros menos. O que todos têm que ter é o mínimo de urbanidade e educação. Gente da tua laia - capaz de fazer esse tipo de acusações a uma pessoa que nem conheces - não são aqui bem-vindas.

    ResponderEliminar
  24. E o que é que isto interessa agora?

    Mas não sabíamos já que os viscondes tinham andado a contratar pudões que valem 0 no campo, mas enchem o bolso a toda a gente menos ao clube?

    O que interessa é que quem lá está agora está a trabalhar, que é coisa que não se vê há muito em Alvalade.

    O Sporting vai passar a gastar o que pode e vai, a pouco e pouco, voltar a ganhar no futebol.

    Vamos lá discutir o futuro, porque vamos ter tempo para discutir o passado... é aguardar pela auditoria, está para breve.

    Somos todos do Sporting, não vale a pena andar agora a malhar mais na croquettada e andarem todos a insultar-se uns aos outros, como já fui acusado aqui por moderadores deste blog que o estão agora (?) a fazer repetidamente neste post.

    ResponderEliminar
  25. Se alguém tinha dúvidas que a alguém da direcção anda a plantar noticias no jornal a bola basta ler esta:

    "São valores que estão a deixar o novo Conselho de Administração da SAD de boca aberta e que serão certamente alvo de estudo por parte da auditoria de gestão que foi prometida e será levada a cabo pela Direção presidida por Bruno de Carvalho"

    Para depois concluir que "É certo que nestes 12 milhões de euros poderão estar também englobadas negociações tendo a vista a renovação contratual de jogadores ou mesmo a contratação de jovens para a equipa B", ou seja, às tantas até não se pagou assim tanto.

    Concordo com o teor do post, o problema não é pagar-se comissões, o pior é andarmo-nos sempre a auto-dilacerar com este tipo de argumentos. A quem interessa esta tentativa de ajuste de contas na comunicação social?

    ResponderEliminar
  26. não estão a confundir comissões com premios de assinatura ou de renovação? just asking

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)