sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um homem para quem "Extraordinário" é um diminutivo

No hóquei há um momento antes e outro depois de António Livramento. Tudo o que podemos assistir durante esse período dificilmente poderá voltar a ser repetido, talvez não fosse bem hóquei em patins, talvez fosse magia. 

Ninguém terá sido mais feliz a definir a categoria de António Livramento do que Moniz Pereira. Aquando da morte do grande hóquista a France Press anunciou "Morreu o Pelé do Hóquei em Patins". Ao que Moniz Pereira retorquiu "Não seria antes Pelé o Livramento do Futebol?".

Livramento fez parte da grande equipa do Sporting que trouxe para Portugal a primeira Taça dos Campeões Europeus da modalidade, tendo como colegas Ramalhete, Rendeiro, Chana, Sobrinho, a melhor equipa que alguma vez tive a oportunidade de ver jogar.

Como treinador haveria de completar o museu do Sporting com mais dois títulos internacionais  a Taça das Taças e a Taça CERS, entre muitos outros títulos já alcançados como jogador e treinador. 

Talvez o declínio da importância da modalidade tenha deixado cair algum pó sobre a sua memória, mas é sempre bom lembrar o estatuto ímpar alcançado por Livramento, tornando-se numa figura que concitou em seu redor um amplo reconhecimento de todos os quadrantes da sociedade portuguesa, sempre tão dividida na hora de reconhecer os méritos. António Livramento foi um muito mais que apenas extraordinário e só não compreenderá a hipérbole quem não teve a sorte de o ver jogar. 

Lembrá-lo hoje, quando se completam 14 anos do seu inesperado desaparecimento, é também uma singela homenagem ao Eng.º Gilberto Borges, cujo esforço é um exemplo que merece ser permanente citado. Faço-o hoje especialmente, quando está marcado para este fim-de-semana um jogo decisivo para a manutenção da especialmente sua e nossa equipa no primeiro escalão da modalidade. Seja qual for o resultado o seu exemplo e esforço honra a nossa camisola. Obrigado!

15 comentários:

  1. Brilhante!...

    Hoquista, homem, atleta...


    Deixa mesmo mt saudades.

    Justo e belo popst de homenagem a um icon eterno do Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  2. isto é o SPORTING. Perfeito.

    um singelo abraço também para o enorme esforço e dedicação do "Leão" Gilberto Borges e sua equipa.

    bom fim de semana a todos

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me muito bem de ver esse dream-team jogar. um espectáculo.

    ResponderEliminar
  4. Faz parte daquela Galeria que fez e faz a História do Sporting Clube de Portugal:

    - Peyroteo
    - Travassos
    - Jesus Correia
    - Azevedo
    - Carlos Gomes
    - Osvaldo Silva
    - Damas
    - Manuel Fernandes
    - Yazalde
    - Moniz Pereira
    - Bessone Basto
    - Manuel Brito
    - Carlos Lopes
    - Fernando Mamede
    - Irmãos Castro
    - Naide Gomes
    - Rui Silva
    - Obikwelu
    - Joaquim Agostinho
    - Marco Chagas
    - Miguel Maia
    - Carlos Lisboa
    - Nelson Serra
    - Orlando Duarte
    - João Benedito
    - Chen Shi-Chao
    - José Couto
    - Artur Costa
    - Luis Nunes

    A sua partida, demasiado cedo, bem como de outros desta grandiosa lista, são o exemplo das enormes injustiças que a vida prega, deixando outros que nasceram e vivem (uma vida inteira) sem coração.

    O Sporting são eles.

    ResponderEliminar
  5. Como na morte de Joaquim Agostinho, as lágrimas voltaram a brilhar nos meus olhos com o falecimento de António Livramento....Imortal....

    ResponderEliminar
  6. Uma lista de ícones encerra sempre a perigosidade de se deixar alguém para trás. Muito mais se não a rematarmos com o inevitável etc ou as típicas ...
    E, convenhamos, englobar o nome de Carlos Lisboa com tão ilustre companhia, preterindo basquetebolisticamente falando Rui Pinheiro, Augusto Baganha, Manuel Sobreiro ou o grande Quim Neves é confundir grandes atletas com grandes atletas sportinguistas.
    Tenho para mim que se a primeira característica é fundamental para se ser ídolo a segunda é incontornável para se ser referência do espólio humano uma grande Instituição.

    A lista, essa, no nosso caso é interminável. E continuará a crescer, espero bem.

    Só assim o Sporting Clube de Portugal faz sentido.

    SL

    p.s. - numa altura que o foco mediático incide nas (não)renovações de Ilori ou de Bruma, apetece perguntar: então e o Sporting?

    ResponderEliminar
  7. Acrescentava ao teu 5 o Salema e o Rosado.
    Uma brilhante selecção que não elevou só o Sporting ao mais alto patamar, mas também o seu país.
    Bonita homenagem.

    ResponderEliminar
  8. e o milagre aconteceu.

    conseguimos a permanência no hóquei em patins.

    força grande Sporting eu te amoooooo

    ResponderEliminar
  9. Mesmo a calhar.

    Em dia de homenagem ao eterno Livramento o Sporting Clube de Portugal assegurou a manutenção na 1ª divisão de Hóquei em Patins!!!

    Depois de estar a perder com a Oliveirense 4-0 e 5-1, recuperámos para 6-6. O empate bastou para atingir o objectivo da permanência.

    Assim, sim!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Estou certo que António Livramento terá ajudado, onde quer que esteja, a virar o resultado de 1-5, até à manutenção. Grande dia para o actual Hóquei do Sporting.

    Veiga Trigo,

    A lista não é fechada, nem teve essa intenção, por isso acrescente quem entender, que é do Sporting que se escreve.
    Já agora, sabe em que contexto o Carlos Lisboa (como todos os outros campeões nacionais) sairam do Sporting, não sabe?
    E só por curiosidade, Veiga Trigo é nome ou é nick? (espero que seja nome)

    ResponderEliminar
  11. Cantinho,

    A lista é sua. O ideário é o seu. Não sou eu que tenho que retirar ou acrescentar alguém. Mas a partir do momento que decide partilhar o rol, é normal a existência de opinião da parte quem aqui participa.

    Ora como vivi a extinção da secção de Basquetebol e a consequente debandada para o Queluz, estou perfeitamente à vontade para fazer as considerações que entendo por justas.

    E aqui peço que me reserve o direito de partilhá-las.
    Na sua lista, a referência ao basquetebol foi feita através do Carlos Lisboa. Para mim este extraordinário atleta não é referência como construtor do Universo Sporting, já que para tal os vínculos devem perdurar muito para além da carreira de atleta.

    E pelos vistos tão pouco se orgulha do brilhante passado basquetebolista do Clube, pois quando recentemente se comemorou o 30º aniversário do bi-campeonato(80/81 e 81/82),foi o único que faltou à chamada e nem um água vai.
    E no actual contexto o cargo desempenhado no SLB não justificava a ausência.

    Ainda recentemente um recém galardoado com o prémio Stromp se mudou de armas e bagagens para o rival de sempre. Para espanto confessou o seu clubismo encarnado desde o berço...
    Também falo, como Lisboa o foi, de um fantástico atleta. Mas nunca por nunca merecerá um lugar na "minha" lista.
    Talvez possa vir a pertencer à sua...
    O que para mim é uma verdade não tem que valer para si. Apenas e só.

    O nick:
    Aproveito para ao satisfazer a sua, saciar a curiosidade de muitos, os quais mais que uma vez a ele aludiram para diminuir a razão do argumentário. Aliás como o caro fez ao demonstrar as suas esperanças que se tratasse de nome e não de nick.

    Este nick corresponde a uma participação num blog já extinto intitulado "Apanha-me se puderes", no qual o assunto eram os "casos" e onde os administradores adoptaram os nomes dos homens do apito. Diga lá que está mal escolhido, hem?

    Este nick ficou associado à conta do google que utilizo e consequentemente à blogosfera.
    Devo dizer que não faço muita questão dele nem deixo de fazer...

    Gostaria de poder utilizar o seu, mas o caríssimo antecipou-se. Há que convir que é muito mais apropriado para este espaço.
    Mas não é garante de maior abnegação e amor.
    De razão muito menos.

    SL



    ResponderEliminar
  12. Veiga Trigo,

    Haverá algum mal entendido, pois denoto no seu tom (corrija-me se tiver errado) que fiquei ofendido com o seu comentário. É óbvio que não. Quando digo que não é uma lista fechada e é para se acrescenter quem entender e caso, alguém, se reveja na mesma. Os seus nomes são tão pertinentes como os que avancei.

    "O que para mim é uma verdade não tem que valer para si."
    Nem mais, mas isso assim é que é bom, não?

    Quanto ao basquetebol, a minha referência a esta modalidade no Sporting não se resume ao Lisboa, pois também lá está o Nélson Serra.
    Não questiono nem abordo sportinguismo, abordei a História do nosso clube e, acho, que Lisboa é, para mim, um nome incontornável.

    Quanto ao nick, face à explicação, concordo que está muito bem escolhido.

    ResponderEliminar
  13. Cantinho e Veiga Trigo

    Desculpem meter-me na vossa troca de opiniões, mas gostava de meter também a minha "colherada":
    O Sporting é muito grande, sempre teve, tem, e continuará a ter enormes atletas. Assim de repente há dois nomes que para mim são faltas imperdoáveis: Jorge Theriaga e Fernando Fernandes. Grandes atletas reconhecidos internacionalmente tendo, inclusive, Fernando Fernandes sido Campeão Mundial.
    Quanto à disputa basquetebolistica também não incluiria Lisboa, menos por ter acabado a carreira num rival, mais pelas atitudes menos próprias que vem exibindo enquanto director/treinador desse clube. Muito mais justo que CL, ou alguns dos outros nomes aventados, seria lembrar Mário Albuquerque, talvez o mais completo jogador de basquete de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  14. Isto é devolver o Sporting a nós próprios.
    Quando o que nos separa é se este ou aqueloutro deveria figurar na nossa lista de heróis, apetece dizer que "todos os males fossem estes"...

    De facto e depois do primeiro passeio virtual pelos marcadores/favoritos, retenho que Pizzi gostaria de voltar a trabalhar com Leonardo, que Labyad está sob a alçada disciplinar, que Bruma e Ilori só serão discutidos com base na renovação dos respectivos contratos... e que há sportinguistas que esgrimem o porquê de o ser.
    Estes somos nós, neste post sobre o António Livramento.

    E que bom é sentir que este Museu que nos preenche a cor do coração é partilhado por mais alguém que independentemente das discordâncias, entende e comunga os valores do que é ser Sporting.
    Mas também só neste grande Clube seria possível isto suceder.

    Verguem-se os outros à nossa grandeza, ainda que reconhecendo o mérito de grandes figuras que concerteza carregaram os respectivos emblemas com orgulho, pois o resumo da sua história desportiva não tem sombra de parecenças com a nossa, naquilo que é o primado da excelência e do feito.

    A história do desporto não se faz sem o Sporting, alma-mater lusa dos grandes atletas portugueses.
    É aqui que encontro a força que me alimenta o fervor. O mesmo que cultivei quando me descobri como Sporting.

    É este Sporting ecléctico que urge apoiar e reincrementar, pois é a sua razão de ser. E não pode haver chuto na bola que o possa pôr em causa.

    Aceitem um abraço fraterno acompanhado de um tiro certeiro do nosso Armando Marques que por momentos andou por aqui um pouco esquecido.

    SL

    ResponderEliminar
  15. 8,

    Jorge Theriaga e Fernando Fernandes.
    E não é que pensei neles, quando fazia a lista, mas ia escrevendo outros até me esquecer? Imperdoável...

    Acrescente-se (e bem) à lista.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)