quarta-feira, 12 de junho de 2013

À atenção de Bruno de Carvalho, o notável exemplo do sócio 31.118

O mundo muda pela acção e exemplo de homens bons, poucos. A maioria é inercia ou contrapeso

Nelson Rolihlahla Mandela tem hoje 94 anos e luta com dificuldade para completar mais um ano de vida, o que ocorrerá a 18 de Julho próximo. Compreendo porque uma nação inteira reze hoje para que os seus dias se prolonguem. Eu, que não rezo, peço que tenha finalmente o merecido descanso. Se o fizesse, rezaria para que o seu exemplo frutificasse o que, sabemo-lo bem, será muito difícil. Pelo menos ao nível daqueles que o sucederem nessa notável nação que é a África do Sul. Notável na sua riqueza e nos seus contrastes.

Desses 94 anos uns foram passados na clandestinidade, 27 totalmente privado de liberdade. Alguns dos quais na ilha Robben, numa cela cujas paredes podiam ser alcançadas pelos dois braços abertos. Nesse período perdeu o seu filho mais velho, amigos e viu o seu casamento começar a desmoronar-se. Quando lhe foi finalmente devolvida a liberdade Mandela assumiu a vontade expressa de não se deixar consumir pelo ódio pelos seus carcereiros, o que, segundo ele, seria o equivalente a permanecer preso. 

Seria aquele o mote para a reconciliação de uma nação, quando muitos esperariam que Mandela saísse da prisão para ajustar contas antigas. A Comissão de Verdade e Reconciliação perpetuou a memória, procurou reparar os erros sem fins persecutórios ou punitivos. Mais do que o passado que já não podia ser alterado, contra a desconfiança de correlegionários e adversários políticos, Mandela alterou um destino terrível quase certo, pela possibilidade de um futuro. De construção difícil e demorada, mas ainda assim possível. A opção por um caminho melhor permanece em aberto e isso é muito mais e muito melhor do que existia anteriormente.

"Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto."

--- / ---

Nelson Mandela é sócio de mérito do Sporting Clube de Portugal desde 28 de Julho de 1997. Uma ideia feliz, levada a cabo pelo então presidente José Roquette. Tê-lo como um de nós é um acrescido motivo de orgulho. 

Este post não cai agora para, de forma oportunista, capturar o foco que incide sobre a situação difícil em que vive Mandela. Ele estava já alinhavado desde o final do período eleitoral e independentemente de quem ganhasse as eleições. De então para cá a pertinência e o sentido não se esgotou, antes recrudesceu. O titulo é por isso personalizado no actual presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho herdou um clube profundamente dividido. O número de Sportinguistas que não se pronunciaram e estavam em condições de o fazer foi tão grande como os que foram às urnas. Essa opção pelo silêncio de um número tão elevado, a que se junta o número baixo de sócios com as quotas em dia, não pode passar despercebido, merece reflexão.

Neste momento o presidente beneficia de uma base de apoio que se manteve estável de há dois anos para cá, a que viu acrescer o número suficiente para ganhar as eleições com algum conforto. Além desse apoio expresso beneficiará de outro mais tácito, o chamado beneficio da dúvida, a que se somarão também as desconfianças e rejeições também evidentes. Numa contabilização mais ou menos intuitiva, entre apoios e dúvidas e antagonismos, creio que a maioria dos Sportinguistas estão com o seu presidente, mesmo que muitos aguardem por sinais mais claros para perceber melhor o caminho que escolherá.

Pode sentir-se tentado ao conforto de gerir o clube a favor de um núcleo duro que o apoiará sempre "porque sim" a que chamaria os "bruninguistas". Aprenderam pouco com o passado, têm exactamente os mesmos tiques dos que, durante muito tempo, foram incapazes de dizer uma palavra sobre os erros cometidos por direcções anteriores. Alguns terão que ser os mesmos, pois os 90% de votos da eleição de Bettencourt e o seu discurso "anti-terrorista" não podem ter sido extraídos de Marte. A favor leia-se usando a mesma retórica binária dos verdadeiros contra os falsos sportinguistas. Foi sobretudo a pensar neles que terá saído o célebre "O Sporting é nosso outra vez" na noite das eleições. Foram muitos os que o secundaram no grito, mas muito poucos, se tido em conta o universo Sporting.

Pode sentir-se tentando a governar contra os que o hostilizam de forma deliberada, os "não, porque sim", que também os haverá. Seria ceder a uma tentação primária, redutora para a sua magistratura, o que o tornaria tão igual a esses e a uma clique, também reduzida, mas muito participativa nas redes sociais, que procura "sangue e justiça".

Há outro caminho. O de olhar para o Sporting e cuidar de potenciar o seu maior património, os Sportinguistas. Considerar cada um como o último reduto, o bem inalienável, porque sem Sportinguistas não há Sporting. Ser inclusivo, abrangente, transparente e verdadeiro mas sem se deter na procura  de consensos paralisantes, porque há muito caminho para ser feito. Algum dele doloroso, mas necessário. Como é necessário esventrar a terra para novas sementeiras ou podar a vinha para esta rebentar outra vez e proporcionar colheitas memoráveis.

12 comentários:

  1. http://www.lusofans.com/portugal/liga-zon-sagres/sporting/a-mercearia-do-adelino-caldeira-9128

    ResponderEliminar
  2. Creio que qualquer coisa que seja dita estragará o que foi escrito. Simplesmente verdadeiro. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Nélson Mandela é uma figura histórica universal. Conseguiu um estatuto ao nível de muito poucos: Gandhi, Madre Teresa, Lincoln, mais uns quantos, raros... enfim figuras universais, ícones da humanidade.

    A história de vida deste homem é um exemplo vivo para todos nós e é com orgulho poder afirmar que partilho o estatuto de sócio com Nélson Mandela no SCP! É uma ínfima parte, mas existe algo com que posso comparar-me a Mandela. Devo-o ao Sporting... Digam lá se não é de ficar em pele de galinha?


    Em pele de galinha tb com a analogia entre Africa do Sul pós carcere de Mandela e o SCP pós eleições 2013... Td indica que o caminho seguido tem sido diferente... Mais do q BdC estou convencido que mts dos seus seguidores apenas querem fazer sangue, mesmo se isso cause prejuízo grave ao SCP... Sim, tb é de ficar em pele de galinha... mas por motivos diferentes...

    Veremos qual será a opção de BdC.

    Enorme post, LdA. Mais um...

    Gde abç

    ResponderEliminar
  4. "O perdão liberta muito mais aquele que perdoa do que o perdoado"

    Enorme post LdA. Vale a pena ser Sportinguista. Vale a pena vir aqui e ser cada vez melhor Sportinguista.

    Um abraço,
    Miguel

    ResponderEliminar
  5. LdA,
    Obrigado pela inteligência ao serviço do sportinguismo.
    SL, MTP

    ResponderEliminar
  6. Eu aguardaria mais um pouco antes de classificar a tal base de apoio de BdC, quanto esta deparar-se com erros de gestão e postura imperdoáveis.

    Que muita dessa base de apoio vem de gente atenta e informada com o passado recente do clube e com cabeça própria para pensar. E que não perdoarão incompetência e fraqueza de espirito, seja de quem for. Como não perdoaram antes.

    ResponderEliminar
  7. Nelson Mandela, é uma personalidade única, não é bom nem mau, é único, felizmente foi o líder que o seu pais precisava no momento que mais precisava.

    Os méritos contudo não são só dele, todos os lados envolvidos souberam seguir o exemplo de um Homem único, todos guardaram os seus rancores e ajustes de contas, justos e injustos porque um valor maior se levantava. Unir aquilo que sempre viveu separado, uma nação.

    A nossa tarefa é incomparavelmente mais simples. Ao ler o teu post procurava na memória quem foi o último presidente que saiu a bem com o Sporting, sem rancores e contas para liquidar. Só encontrei Sousa Cintra. Mesmo João Rocha saiu ressentido e magoado. Um enorme desperdício de talento que se destrói a cada "limpeza" de balneário, gabinete, corredor...

    Nuno Bispo, os erros existem para ser corrigidos. Os crimes para ser julgados. Se os órgãos sociais, a auditoria, seja lá o que for descobrir atividades ilícitas tem por obrigação agir até às últimas consequências, não interessando o estatuto do sócio/funcionário.

    Erros? Espero que Bruno de Carvalho saiba corrigir, daqui a dez anos, aqueles que agora vai cometer.

    ResponderEliminar
  8. LMGM

    O "julgamento" por um Sporting de rastos não terá nunca, punição suficiente. Haja ou não actos ilícitos, houve incompetência crónica e o apoio e validação dessa mesma incompetência durante demasiado tempo, por parte de demasiados Sportinguistas.

    BdC cometerá erros. Todos cometem. Não é desses erros que falo.

    ResponderEliminar
  9. LDA notável o post a rimar com a inspiração que Mandela é para todo o ser humano. Mas creio que estás a pedir demais. Duvido que Bruno de Carvalho lhe chegue aos calcanhares. Não restam dúvidas que muitos dos seus apaniguados são tão ou mais extremistas que os do ANC ou da extrema direita branca da Africa do Sul. Talvez seja mais difícil o Sporting unir-se por um futuro do que foi aos sul-africanos superar os crimes de sangue pela mesma razão. Constitua-se um pelotão de fuzilamento para todos os dirigentes do passado mais os que neles votaram 2 décadas a fio. Entregue-se a chave e a bandeira ao Nuno Bispo e à tal clique.

    ResponderEliminar
  10. LdA

    Mais uma vez, um post brilhante. E o LMGM pôs-lhe a cereja em cima.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)