domingo, 28 de julho de 2013

Jogo de apresentação: promessas, promessas, promessas

Deixarei para depois as muitas dúvidas que ficaram a pairar no ar após a ausência de alguns jogadores na apresentação do plantel. Nem todas as situações serão idênticas, nem todas significarão os mesmos desfechos pelo que o melhor será aguardar pela respectiva definição para me pronunciar.

No cumprimento de obrigações pessoais não me foi possível ver o jogo na totalidade e o que vi não foi uma observação cuidada, o que deverei fazer hoje, uma vez que o gravei para esse efeito. Assim deixarei a impressão genérica do que vi.

Nas referidas circunstâncias e tratando-se de um jogo de preparação - o terceiro, se não estou em erro - não se podem tirar conclusões definitivas nem em termos individuais nem em termos colectivos. Mas as primeiras impressões deixadas são positivas e em alguns momentos superou as minhas expectativas. Desde logo o número de jogadores da casa a puxar dos galões e a fazer uma demonstração de qualidade e vontade. 

Uma equipa subida no terreno, pressionando de forma agressiva, muitas vezes solidária, tentando recuperar a bola o mais cedo possível. Com um quarteto defensivo novo não se poderia pedir muito mais entrosamento, notando-se a necessidade de corrigir alguns posicionamentos, em particular nas laterais. Primeiras impressões positivas para Maurício. Muito bem William Carvalho, que deve ter deixado Rinaudo a pensar. A mim deixou-me a pensar o que tinha na cabeça quem tomou a decisão de ir buscar Gélson Fernandes com um jogador destes nos quadros. Boa nota também para Adrien, e que nada tem a ver com o golão que marcou. Falta ainda muito no ataque, desde a ligação colectiva quer em qualidade à disposição de Jardim. Vamos ver o que vale Montero. Para o que Cissé mostrou pergunto-me se quem o foi buscar alguma vez viu jogar o Betinho. Ou até o Rúbio.

A impressão positiva deixada pelo que vi, a boa prestação dos jogadores da casa são boas  promessas deixadas neste inicio de época. A esperança é um capital indispensável para os adeptos e neste momento da época ela é perfeitamente possível. Esperança em ter uma equipa competitiva e que lute por um lugar no pódio, objectivo difícil mas que me parece ser importante assumir.

15 comentários:

  1. Sou portista e ontem vi o vosso clube jogar pela primeira vez na era Leonardo Jardim.

    Do que vi do jogo, quem me encheu as medidas foi o William Carvalho.Parecia o Patrick Vieira ou o Makelele, estava em todas.

    A pergunte é:será que ele regularmente joga aquilo tudo ou foi apenas uma boa exibição num jogo de apresentação?

    Me encheu os olhos aquele rapaz, assim como MIguel Veloso no início da carreira.

    E do que vi, Alcochete continua a revelar talentos, pois os emprestados que voltaram à casa mostraram muita garra e deram conta do recado.
    E já se vê fio-de-jogo.

    E como rival, gostei de 2 coisas:
    ontem dos comentadores da TVI, que diziam coisas como se estivessem 11 CR7s ou 11 Messis em campo,
    e hoje das capas dos desportivos, bem fanfarronas e campeãs de pré-época...à benfica, mas sem um IC sérvio daqueles transformado em eusébio:-)

    ResponderEliminar
  2. Boas LdA, concordo quase na integra com o teu excelente post. menos na parte do Cisse. mais uma vez, e isto já vem de à anos a esta parte, não conseguimos fazer chegar jogo ao nosso ponta de lança. ainda falta trabalhar bem o último terço do terreno. os primeiros 2/3 estão já com boas rotinas. nomeadamente a defesa subida, as coberturas do meio campo às subidas dos laterais e o fora de jogo. mas o PL continua sem jogo. parece-me injusto para com o Cisse.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Tiago,
    Concordo em parte. Mas não deixa de ser verdade que Cissé (do que vi) poucas vezes se ofereceu ao jogo. Um avançado é muito mais do que fazer apenas golos, embora seja isso que os notabilize.

    Oferecer linhas de passe não só movimentando-se apenas em relação à baliza, mas por vezes descendo no terreno, para receber e segurar a bola enquanto a equipa sobe, de encontrar rapidamente um jogador melhor posicionado, etc, etc. Tudo coisas que Cisse não parece vocacionado para fazer mas são muito importantes na construção do jogo ofensivo.

    ResponderEliminar
  4. Cisse tem muito muito a aprender e evoluir, mas parece-me ter características diferentes de Rubio e Betinho

    Tivemos 45% de posse de bola - em 90% dos jogos iremos ter muito mais bola, muito mais oportunidades para o avançado se mostrar.

    ResponderEliminar
  5. Não foi um brilhante jogo, mas foi interessante.

    Julgo que o nosso melhor reforço chama-se Leonardo Jardim.

    O Sporting precisa de Bruma e Bruma precisa do Sporting. Esta é a equipa ideal para que possa singrar no futebol. Veja-se o jogador pizzi que poderia dar um jeito enorme e afinal vai para o espanhol.

    Já agora o "caso Roberto" é perfeitamente normal?

    Os silvios e farinhas não fazem falta nenhuma. Parece que nem ao clube que os adquiriu.

    William Carvalho já tinha deixado boas indicações no Canadá confirmou-as ontem. Ele e Adrien (grande jogo) foram os melhores em campo.

    Dier é central. Não é preciso inventar muito.

    Labyad (embora me pareça não gostar de jogar a extremo) & Carrillo têm tanto potencial mas tarda em mostrarem o seu valor.

    Rui Patrício é só um dos melhores GR da Europa. Apesar de uma ou outra falha de Boeck ficaremos bem servidos caso se confirme a saída do Rui.

    Mesmo com a boa exibição de Maurício espero que Ilori continue no clube. Não sei o que se passou para não ser apresentado.

    LdA, em relação ao Cissé tenho cá uma "fezada" nele não sei porquê. 20 aninhos e bons apontamentos na Acadêmica é jogador para o futuro.

    Capel sempre muito empenhado mas nem sempre decide bem tem lugar no plantel como é óbvio.

    Julgo que temos equipa suficiente para fazer um bom campeonato. 3º lugar será o mínimo exigível.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    todos esses aspectos que referiste ficam mais dificultados pelo afastamento que toda a equipa tem dele.. ontem lembro-me de o ver receber passes verticais e a mais de 20! metros! acho que é um jogador a rever! 4F há mais. :)

    SL

    ResponderEliminar
  7. Gostei do que vi ontem em campo. Realmente um treinador a sério a fazer a pré-época é outra coisa. Não tenho craques mas gostei de ver a equipa bem arrumada em campo.

    Os melhores para mim: Rui Patrício, Dier (enorme!) e claro Wilson Carvalho. Não conhecia este ultimo e gostei mesmo muito! A continuar assim tira claramente o lugar a Rinaudo e ainda bem. Simplicidade de processos, 1, 2 toques na bola, maior velocidade no jogo...e cabeça levantada.

    A frase sobre o porquê de se ter ido buscar Gelson na época passada resume bem aquilo que penso do trabalho do Carlos Freitas neste ultimo regresso ao Sporting.

    Bons pormenores de Adrien, André Martins e Jefferson a confirmar que é melhor opção que Joãozinho.

    Cissé para mim foi um bocado desilusão...talvez ainda muito verdinho para o Sporting. Meio perdido e algo apático. Wilson Eduardo, para mim, é mais jogador actualmente.

    Espero mais de Carrillo e Labyad! Montero não deu para ver.

    Tenho grandes esperanças em João Mário e Esgaio e acabo por uma pergunta: "Bruma, estás à espera do quê?" A coisa tinha outro perfume...

    ResponderEliminar
  8. O Gelson é um polivalente de grande sacrifício e utilidade, na Bundesliga. Uma época num sénior de 2º ou 3º ano é uma eternidade, ainda me lembro do que disseram do Neto há pouco tempo em Alvalade. William tinha que ser operado e foi a época passada. A calma nas bancadas em Alvalade é só aparente para tantos jovens.

    ResponderEliminar
  9. Renato Neto, sempre muito superior a William na Bélgica.

    ResponderEliminar
  10. Paulo Guerra,
    Não discuto o valor ou a utilidade de Gélson. A questão é a do critério quando se tem tanta capacidade de recrutamento interna.

    ResponderEliminar
  11. A calma nas bancadas em Alvalade é só aparente para tantos jovens, independentemente da qualidade, muitos anos sem ganhar e a qualidade dos rivais têm acabado por pesar sempre mais na cabeça dos adeptos.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Eu compreendo, estranhamente para um clube formador tem sido muito complicado lançar jovens em Alvalade.

    ResponderEliminar
  13. Só para terminar, também espero que a equipa B venha por fim a essa dificuldade, até porque não estou a ver outra hipótese. Por ser muito importante na fase da transição para os jovens e porque ajuda a familiarizar mais os jogadores com os adeptos menos atentos à formação do que a via dos empréstimos.

    ResponderEliminar
  14. Lda,

    Sobre o cissé:

    "... Oferecer linhas de passe não só movimentando-se apenas em relação à baliza, mas por vezes descendo no terreno, para receber e segurar a bola enquanto a equipa sobe, de encontrar rapidamente um jogador melhor posicionado, etc, etc. Tudo coisas que Cisse não parece vocacionado para fazer mas são muito importantes na construção do jogo ofensivo. ..."

    dou-te um nome que não fazia isso, descer no terreno, segurar a bola, etc... e era grande avançado: JARDEL

    ResponderEliminar
  15. LDA,

    isto não quer dizer que fiquei entusiasmado com o Cissé, ou o Montero, vou esperar mais alguns jogos para formar uma opinião...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)