sexta-feira, 26 de julho de 2013

Orçamento Magrão

Welder e Gerson Magrão são dados como certos no plantel 2012/13 do Sporting. Duas aquisições que lançam uma série de interrogações sobre a politica de contratações e dispensas adoptada nestes últimos movimentos no mercado.

O dinheiro, a sua falta ou o seu excesso, nunca substitui a inteligência, o conhecimento do meio e uma boa prospecção. Num clube que produz jogadores em quantidade e qualidade  e e que vive um momento de dificuldade financeira, essas são qualidades que devem estar ainda mais apuradas. O orçamento não pode funcionar como uma desculpa para se comprar por comprar. E quando se fala já em Orlando Sá fica a pergunta no ar: quem vão ser os tais vinte jogadores do plantel principal?

Magrão, o substituto "perfeito" de Schaars
Magrão chega do Figueirense, de onde foi dispensado por causa do rendimento abaixo do esperado, do vencimento alto e das lesões graves reincidentes. A sua expulsão num jogo com o Chapacoense atirou-o para fora das opções do treinador, deixando de contar para ele desde Fevereiro. As diferenças de opinião relativamente ao lugar a ocupar na equipa - lateral esquerdo ou médio - agravaram o problema. 

Aquando da venda de Schaars ao PSV os motivos invocados eram precisamente os mesmos,  salário elevado, rendimento irregular por causa de repetidas lesões, se bem que a a de mais demorada recuperação foi uma fractura. Se a ideia era buscar alguém que o substituísse emulando os mesmos problemas dificilmente se poderia encontrar melhor. Com a vantagem para o holandês, de conduta irrepreensível nos 2 anos de leão ao peito. 

Welder
Ao contrário do seu compatriota, que até tem algum estatuto adquirido pelas passagens por Flamengo, Dinamo de Kiev, Welder é  um desconhecido. E dificilmente pode aspirar a mais quem tem passado os últimos tempos no banco e sobretudo na bancada. Árias passou 2 anos cá quase na mesma mas tinha outro percurso como internacional do seu país. Dispensá-lo pelo preço de saldo para ir buscar um outro ainda mais desconhecido é um risco que dificilmente se compreende.

21 comentários:

  1. Excelente post! Há realmente coisas que não se entendem. Só o futuro poderá avaliar estas contratações e estas vendas, mas quem fizer um raciocínio lógico como o deste post não pode deixar de ficar apreensivo.

    Correcção: não é Moreira de Sá, é Orlando Sá.

    ResponderEliminar
  2. Pois claro, era preferivel mandar vir bojinovs, pongolles e jeffrens a ganhhar milhoes e jogarem nada!!!

    Ai espera, foi isso que aconteceu estes 2 anos! Um saco de flops a ganhar ordenados das arábias e ficamos em 7º. Ou nao estiveste cá nessas épocas!!

    ResponderEliminar
  3. Schmeichel, obrigado.

    O que eu já me ri com o Moreira de Sá. É que, entre outras coisas ainda o vi jogar. Quando reparei já não podia corrigir a partir do sitio onde me encontrava.

    ResponderEliminar
  4. Estas aquisições são mais do domínio das punições. Neste caso autopunições. Que falta faz o Magrão do alto dos seus 28 anos e da sua carreira, empenhada certamente, mas incapaz de se libertar de uma mediocridade constante? Quantos médios existem no universo Sporting capazes de jogar no seu lugar com um brilhantismo inatigínvel pelo brasileiro. E Welder o que vem cá fazer? Quanto custa? Por partes:é melhor que Arias? Custa mais ou menos por mês? É melhor que Miguel Lopes? Custa certamente muito menos mas mesmo assim justifica a contratação.
    São decisões incompreensíveis que mostram que quem chega ao comando de uma equipa como o Sporting não resiste à pulsão aquisitiva, que tem sido a pulsão que tem destruído o clube e o seu projecto desportivo.

    ResponderEliminar
  5. Aos poucos esta direcção começa a mostrar o que é na verdade!
    Tudo o que foi falado em campanha não vale nada... o só trazer jogadores que fossem 1 mais valia, os empréstimos de jogadores, o tal teto salarial ( magrão de certeza que não vem ganhar pouco )

    O que me preocupa é que há uma grande franja de sportinguistas que ainda estão com uma paixão cega com o presidente e aceitam tudo sem questionar

    ResponderEliminar
  6. Comprar coisas só porque é barato é o que nos faz ir ás lojas do chinês. . . E como se sabe... a qualidade das coisas do Chinês é elevadissima

    ResponderEliminar
  7. Também já me parecem muitas aquisições.

    ResponderEliminar
  8. Montero, Jefferson e Cissé percebo. Agora, não faz sentido contratações como Magrão, Welder, Mauricio. Orlando Sá não quero acreditar que seja verdade!

    Não temos poder negocial, certo. Mas que não se compre refugo brasileiro para fazer número.

    Começo a pensar que tinha sido mais importante Bruno Carvalho e Inácio terem ficado em Lisboa a observar os jogos contra Benfica e Estoril do passado fim de semana.

    Era bom era o Inácio arranjar colocação para o Pranij, Jeffren, Boula e Onyewu e que não se empenhasse mais em compras.

    ResponderEliminar
  9. AR C, a sério? que merda de argumento. este blog criticou e muito as contratações de pongolle e bojinov. criticar estas contratações não quer dizer que as outras tivessem certas.

    palavra reforço -> reforçar, acrescentar valor.
    estas contratações não vêm acrescentar nada. e não defendo que devíamos contratar outros jogadores mais caros. defendo sim que não devíamos contratar. ponto final.

    eram as 3 que no início todos achávamos necessário. 1 DE e 2 PL.

    deixar sair o refugo: bojinov, onyewu, pranjic etc etc
    deixar sair jogadores mais velhos que não nos trariam mais valias financeiras: schaars
    e dos estranjeiros ficar só com aqueles que fossem essenciais e/ou capitalizáveis: Rojo, Viola, Arias e Labyad.

    para tudo o resto era com jogadores da formação e um ou outro de fora.

    Patricio/Boeck

    Cedric/Arias

    Rojo/Dier/Ilori

    Jefferson

    Rinaudo/William

    André Santos/Adrien

    Martins/Labyad

    Capel/Viola

    Bruma/Carrillo

    Montero/Cisse

    mexer mais do que isto é estar a estragar.

    agora mete lá esse argumento da treta dos bojinov's e dos pongolles up your's...que aqui nunca se defenderam essas contratações..

    ResponderEliminar
  10. O Árias foi internacional sub-20 a última vez, não chegou a ser internacional A. Nunca percebi bem o "saldo" que se vê na sua venda. Um jogador que estava na equipa B, que fez no máximo 6 ou 7 jogos pela equipa A, que veio a custo 0 e que saiu por mais de 500 mil euros. Não sei se valeria muito mais que isso.

    Quanto a Magrão e Welder, não conheço nenhum. Dou-lhes o benefício da dúvida como dei a outros. Provavelmente haveriam melhores opções no mercado, mas não podemos achar que a equipa só pode ter miúdos. Era preciso um lateral direito. Esgaio seria um desperdício nessa posição, Dier idem e Riquicho ainda não serve.
    Faltava um médio no plantel, um nº8. Podia ser João Mário? Talvez, mas parece que este jogador é (mesmo) um desejo de Leonardo Jardim.

    O Orlando Sá é uma brincadeira de mau gosto do João Querido Manha. De uma dessas nem o JEB se lembrava

    ResponderEliminar
  11. Também não concordo ou não entendo completamente estas 2 contratações (a do Sá ainda menos e espero que seja apenas um rumor)

    No entanto pelo que se ouve dizer - são 2 nomes pedidos pelo treinador e para além do weldinho ser a titulo de emprestimo - o Magrão vem com contrato de 1 + 2 anos de opção - pelos que se forem flops são flops dscartáveis.

    ResponderEliminar
  12. Só o chamado "benefício da dúvida" não me permite escrever o que tinha em mente Espero que estas aquisições ??? não tenham o "dedo" do Sr. Inácio....

    ResponderEliminar
  13. Nalitzis, até posso concordar com o teu primeiro parágrafo. mas durante o tempo em que o Arias cá esteve quase todos os adeptos lhe teciam grandes elogios. e o PSV não é um clube qualquer que contrata sem saber o que compra. mas aceito que diga que ainda não tinha provado nada. e não tinha de facto.

    quanto ao seu segundo parágrafo já não consigo concordar. mas aí já depende da opinião de cada um, obviamente a minha não será mais válida que a sua. mas eu acho que temos 2 nº8 muito bons no plantel. Adrien e André Santos.

    P.S.: não vou na conversa daqueles que acenam com as desculpas de que o Arias saiu porque ganhava 600 ou 700m € para que as pessoas aplaudam a sua saída. isso é de alguns radicais que acham que tudo o que o presidente faz é perfeito. o Arias estava longe de ganhar isso por ano!

    SL

    ResponderEliminar
  14. Só o chamado "benefício da dúvida" não me permite escrever o que tinha em mente Espero que estas aquisições ??? não tenham o "dedo" do Sr. Inácio....

    ResponderEliminar
  15. Nalitzis,
    se tiveres oportunidade de ler o que escrevi aquando da saída de Árias e Schaars verás que passei por cima do preço e até da minha opinião sobre o holandês. Na atual conjuntura não se tem o que se quer mas o que se pode.
    Nunca fui um fã de Árias por não ter visto o suficiente. Mas era um jogador já adaptado ao país e ao clube, era até querido entre uma franja de adeptos. Troca-lo por um jogador quase da mesma idade a ter que começar tudo do princípio e que ainda por cima era quarta opção ninguém clube de onde veio é um risco que me parece desnecessário. Se havia benefício a dar dava-se a Árias e o mesmo aplicar-se-ia a quem já cá está e demonstra sempre quando são chamados que se pode contar com eles.

    ResponderEliminar
  16. Eu nem sequer falei do Schaars. Foi extremante correcto quando cá passou, mas não teve um rendimento regular.

    Provavelmente essa troca fez-se mais por razões financeiras, não tanto desportivas.

    ResponderEliminar
  17. O Sporting poupa 3M com estas trocas

    Sai 1 DD da B, com bom potencial, mas pouquissa utilização em 2 anos e um bom jogador, mas inconstante e com lesões na ultima epoca.

    Entram 2 incógnitas - 1 com 22 anos que ainda não se impôs em nenhum clube e um jogador que já foi interessante, mas que parece em claro declinio de carreira

    Só o tempo dirá se ficamos a ganhar ou perder

    ResponderEliminar
  18. Caros leões

    Vamos primeiro esperar para analisar depois.

    Dando de barato que nada irão acrescentar pelo menos não iremos cair na mesma situação como esta que temos presentemente. (boulahrouz, bojinov, jeffren, pranjic - incrivelmente até turan!!? consegue ter um salário fora da nossa realidade.

    Gerson Magrão há sensivelmente quatro ou cinco anos atrás era um belíssimo jogador. Vários clubes brasileiros disputavam o seu concurso. Se jogar metade daquilo que já vi do mesmo estamos perante uma excelente contratação. Paradoxalmente, no Figueirense este jogador tinha um salário altíssimo para os cofres do clube acrescentando duas lesões gravíssimas (se não estou em erro). E foi até como lateral esquerdo que rendeu mais. Não deixou saudades.

    Em relação a Mauricio e Welder, sinceramente não me recordo mesmo das suas atuações.

    A grande noticia do dia são as renovações de Wilson Eduardo e William Carvalho. O futuro está assim a ser bem preparado.

    Abraço a todos enormes leões.

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  19. The Cure, só uma pergunta.

    onde é que arranja as informações sobre os salários dos jogadores??

    passo directamente para o seu penultimo parágrafo para lhe dizer que de facto essas renovações são excelentes notícias! por vários motivos. porque são jogadores com muita qualidade e porque o seu empresário é Pini Zahavi. o que acenta na minha ideia de que os recados do Presidente Bruno de Carvalho não tinham como destinatário o Zahavi mas sim o Baldé!

    SL

    ResponderEliminar
  20. The Cure,

    O destino de Magrão será em tudo idêntico aos mencionados (retiro dessa lista Jeffren E Turan) se a sua aquisição não resultar. Terá com certeza um salário alto e com mais um ano em cima e no 6º sem fazer nada que se recomende não será fácil empandeirá-lo, como não é fácil empandeirar esses.

    A questão parece-me no entanto outra: não era este o momento de nos concentrarmos no que temos? Não era essa a fórmula de reduzir os custos?

    ResponderEliminar
  21. Tiago

    as informações que tenho são aquelas que têm vindo a público.

    por exemplo,o empresário de Turan diz que o Sporting iria poupar 2m em salários caso ele saísse.

    tendo em conta que turan tem 3 anos de contrato.

    Lda

    se não estou em erro, Magrão, assinou apenas por um ano. concordo que temos que apostar nos nossos mas este jogador parece ser um pedido de LJ.

    grande abraço

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)