segunda-feira, 8 de julho de 2013

Campanhas negras, asfixias democráticas, sinais de um Sportinguismo de trincheira

Na passada sexta-feira publiquei um post onde se falava da situação de Bruma e das recentes contratações do clube. Aí dava conta das relações privilegiadas que a agência International Foot parece ter agora com o Sporting. Tal se infere do facto de, das 4 contratações conhecidas, 3 jogadores são representados por aquela organização, cujo nome mais visível é Nelson Almeida, empresário de Vila Nova de Gaia. 

Foi aqui o primeiro sitio onde vi abordada a matéria e, ao contrário de outros que fizeram referência ao assunto, o post estava devidamente fundamentado, recorrendo a links que direccionam para o site da referida empresa.

Como é óbvio esta matéria seria sempre pertinente. Tendo em conta a entrevista do presidente Bruno de Carvalho, dedicada praticamente em exclusivo à relação com os empresários e os recentes episódios com os diversos representantes de Bruma, o interesse recrudesce. Contudo não foi feita qualquer insinuação, ficando apenas o registo que, vinco, merece o destaque. O ponto mais importante do post era a surpresa, devidamente fundamentada, pela opção por Hugo Sousa e que os muitos comentários deixados não me levam a repensar o que então escrevi.

Mesmo assim, a informação contida no post relativamente ao agenciamento dos jogadores foi por duas vezes colocada em causa, a última das quais em tom que considero patético, considerando a forma como o post está fundamentado. Se alguma informação foi prestada de forma errada essa responsabilidade deverá ser pedida à International Foot que, na sua página, faz gáudio da lança espetada em Alvalade, ao conseguir, num curto espaço de tempo, colocar 3 dos seus agenciados.

Dizia o autor do comentário, que por aqui até é raro dar conta da sua opinião, que "continua a campanha negra. Tudo serve para atacar o que parece (parece apenas como terão oportunidade de ver) o ponto mais fraco de BdC: Inácio".  

Não sei a que campanha se refere e por isso mais ainda desconheço porque razão "continua". Não por acaso, no post anterior, em que dava conta da satisfação de uma decisão tomada pela direcção, nem o autor do comentário, ou os que habitualmente me contestam, muitas vezes de forma ridícula e mesquinha, apareceram. Devo avisar que são esforços inúteis porque, apesar de partilharmos o gosto pelo mesmo clube e comentarmos as noticias e os assuntos do clube, não partilhamos nem a visão do que deve ser o Sportinguismo e, em muitos casos, as noções mais básicas do que devem ser as relações sociais ou a educação. São casos como o linkado, e que são diários, que me levaram a activar a moderação de comentários.

Não há nada de surpreendente ou novo aqui. Faz parte de uma postura que vem ganhando forma e muitos adeptos. Um Sportinguismo de trincheira, em tudo igual ao que se viveu nos piores tempos de Filipe Soares Franco e JEB, que ficou célebre por chamar terroristas aos sócios que representava. Se há alguma campanha em curso é a de asfixiar toda e qualquer opinião que não se inscreva na "nova ordem".

Da menor à mais pertinente, qualquer chamada de atenção sobre actos dos actuais corpos sociais é imediatamente classificado de oposicionismo, isto pela versão mais suave. O que deveria ser a tolerância devida a quem chegou recentemente e tem uma dura tarefa pela frente, transformou-se no mais servil acriticismo a que todos se têm de submeter, sob pena de verem julgado o seu Sportinguismo. Todas as decisões tomadas são boas e cruciais para a sobrevivência do clube, se a mais pequena dúvida for suscitada atira-se com o passado recente, como se esse fosse o parâmetro. 

Aprendem pouco, devagar ou até nada alguns Sportinguistas e quem perde é o Sporting. Especialmente nestes tempos, que mais precisa da consciência critica de todos, tão importantes como a participação e o apoio. Quem não o percebe, não percebe o essencial do espírito Sportinguista, pelo menos como eu o entendo. 

No dia em que o Sporting se tornar submisso à imagem de um homem só transforma-se num Sporting mais pequenino, muito menor do que a grande associação e congregação de vontades que nos fez o que fomos hoje. O tal  que orgulhosamente gostamos de considerar a maior potência desportiva nacional.

22 comentários:

  1. Chamo a isso censura, ou lápis azul...

    Para quem se gaudia de ser defensor da sua opinião, aplicar moderação de comentários parece-me a mim aplicar a receita contrária do que defende...

    Mas isso é apenas a minha modesta opinião

    SL

    ResponderEliminar
  2. não acrescento uma virgula ao texto. está brilhante. eu dou o meu exemplo. tenho elogiado algumas medidas da actual direcção. só porque não compreendo a contratação do Mauricio (visto que para um plantel com 20 elementos não são necessários mais que 3 centrais e nós já estamos bem servidos com Ilori Rojo e Dier) e fui logo insultado! não se compreende tamanho radicalismo. esta direcção não é imune a erros. e tal como no passado se anotava os erros de outras direcções, também esta pode e deve ser analisada. só assim o Sporting cresce. SL

    ResponderEliminar
  3. António Gomes,

    Creio que o sentido do meu comentário não foi percebido ou então temos noções muito antagónicas sobre o que é um comentário, seja ele discordante ou até mesquinho e provocatório e um insulto.

    Não se trata de mero "lápis azul" para penalizar quem não concorda comigo. Recomendo que sigas o comentário linkado e me digas se devo permitir a livre publicação de insultos com aquele teor.

    ResponderEliminar
  4. Caro LdA,

    Assumo o comentário erróneo que se explica de uma forma simples: se for à página de jogadores agenciados vê que o único Jeferson (com um só "F") agenciado pela InternationalFoot não é o jogador do SCP mas sim outro jogador.

    Consultado o link que disponibiliza, verifica-se que a Internationalfoot aparentemente conduziu a operação que levou Jefferson (com dois "F's") a Alvalade.

    Mea culpa neste caso. Mas não duvide que existe já um batalhão (ou serão poucos com muito tempo?) a comentar tudo o que é posts a "metralhar" o Inácio em situações que não têm qualquer apego na realidade, tendo como expoente máximo a acusação de que comprará jogadores como Maurício e Cissé exclusivamente (e a palavra aqui assume destaque) para cobrar comissões.
    SL

    ResponderEliminar
  5. excelente post, revejo-me totalmente nos 2 ultimos paragrafos e nunca abdicarei do sentido critico, nem confundo a critica, como neste caso, um post que não é mais do mesmo, longe daqueles textos cheios de nada que pululam a blogosfera leonina, com qualquer intuito sabotador. Claro que Inácio é um ponto fraco numa direcção que opta pela concentração de poderes numa unica figura, julgo que essa mediocridade de Inácio pode ser mesmo, aquilo que BdC pretende a fim de gerir todos os dossiers.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    A forma como leste o meu comentário denota que não percebeste o que eu quis dizer, nem com o comentário, nem com o posterior que pedi para não publicares... Bom vou tentar explicar o que queria dizer: podes sempre apagar comentários à posteriori não fazendo prévia análise do que cada um comenta (o que designo como censura). Além disso não deves ligar a imbecilidades como a que relatas. O que ganhas com isso? apaga o comentário e pronto, a isso já não chamarei censura, mas sim bom-senso...

    Estou habituado a que peças que releiam o que escreves, mas entendo que não fazes o mesmo esforço sobre o que os outros escrevem...

    Eu por mim continuarei a vir aqui lê-lo com todo o gosto... Concordando ou não, e opinando como tal...

    Não gosto é de alguns exercícios de defesa conjunta que acontecem por aqui, e já o disse noutros comentários, tentando muitas vezes rebaixar quem expõe a sua opinião, só porque não concordam com o vosso ponto de vista...

    ResponderEliminar
  7. António Gomes, o seu último comentário diz muito do que se passa no Sporting actualmente "tentando muitas vezes rebaixar quem expõe a sua opinião, só porque não concordam com o vosso ponto de vista..."

    faça só o exercício de o ver ao contrário.. é que estamos a chegar a atitudes extremas e nada saudáveis entre adeptos e sócios do mesmo clube.

    SL

    ResponderEliminar
  8. António Gomes,

    Não vou eternizar a discussão. Registo o teu ponto de vista. No entanto esta é uma questão que decorre do meu entendimento de que na "minha casa" não tenho que ter a porta aberta a quem tem como único objectivo insultar de forma reiterada. Não só por amor próprio mas também por respeito a quem me visita.

    Talvez não me tenha feito entender, mas estou a falar de insultos constantes, com origem em mais do que um leitor, e várias vezes ao dia.

    Quanto aos exercícios de defesa conjunta até podem ter lugar e entendo-os compreensíveis. Lamento que não tenhas mencionado os ataques constantes, bem mais frequentes.

    ResponderEliminar
  9. Concordo que de facto existe um Sporting de trincheiras ,mas o que é verdadeiramente triste é que ao contrário do que se fala no texto não existe "guerrilha" só de um lado da trincheira.

    Infelizmente é dos dois,pessoalmente acho que este blog deveria ser um blog apaziguador mas também muitas vezes é causador de muitas guerras inúteis e desnecessárias.

    Não concordo com a postura por vezes demasiada agressiva e ofensiva por parte dos editores(é o seu blog e estão no seu direito...mas considero lamentável mesmo assim).Se lamenta-mos verdadeiramente o "Sporting de trincheiras" deveria-mos nos preocupar em não o praticar e ser os primeiros a dar o bom exemplo.

    Digo eu que com os meus 62 anos e 54 anos de sócio e entristece profundamente ver este Sporting fragmentado como nunca antes vi.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez concordo com o Leão de Alvalade.

    Questiono várias coisas e não pretendo "evangelizar" ninguém, mas tenho direito a opinião na minha qualidade de sócio e pai de outros 2 sócios que praticam modalidades no SCP.

    A minha legitimidade é essa. Ataques de sportinguismo fanático não me atingem, apenas entristecem. Força e coragem LdA.

    Ver que não existe cultura de discussão de ideias é o principio para o seguidismo e para a opressão de quem tem ideias diferentes.

    Adiante...alguns pontos:

    1- um clube é grande pelo passado, pelo presente e pelo futuro. O SCP demonstrou no passado recente que não é grande desportivamente. Pelo presente actual a nível desportivo tenho duvidas no futuro.

    2- um clube grande, também o é nos procedimentos. O exemplo do crescimento do braga é um case study nesse aspecto: melhoria da comunicação desportiva, acertividade e antecipação nas contratações,estratégia desportiva (não basta ganharem o primeiro título na história -taça da liga- porque se ficarem em 4º o treinador é demitido) planos de marketing eficazes (guerreiros do Minho) e como é obvio sorte nos jogos e êxito na classificação. Isto é o que o distingue dos amadores: ter uma estratégia e planos de acção que dinamizem o objectivo e a grandeza do clube. As apresentações dos jogadores são exemplos de amadorismo. A suposto interesse ( confirmado pelo BdC) em Josué, o interesse em Rafa e não concretização do negócio não engrandece o clube. A parceria entre a fundação Sporting e a fundação Aragão Pinto ainda não foi explicada correctamente. A guerra aos empresários ainda não gerou resultados concretos e no entanto dá-se a primazia a apenas 1empresário. A contratação de um defesa central para a equipa B pertencente a esse mesmo empresário é estranha para mim que critico a compra por atacado ou por parentesco de jogadores e, assumo para mim que a estratégia para a equipa B é para integrar competitivamente jovens jogadores saídos ou ainda nas camadas jovens.

    Essencialmente é isso que critico: uma estratégia clara para o SCP. Não a vejo, ninguém me diz e tudo parece descoordenado. A contenção salarial é um plano de acção de uma estratégia que é ter uma equipa sustentável economicamente. Enquadro isto como um objectivo financeiro e falta-me compreender os objectivos desportivos e comerciais/marketing. E a não capitalização de apresentações de jogadores para efeitos de vendas merchandising ou a não divulgação atempada que a compra do novo equipamento podia inferir uma interacção com a equipa são sinónimos de amadorismo. Ainda para mais quando me desloquei a loja verde no dia 28 e estava fechada para inventario e preparação da nova época e nenhuma informação existia sobre a interacção com a equipa. Nem nenhuma Informação no facebook.

    Exigo respeito nos comentários porque não ofendi ninguém nem desrespeitei o meu clube. Tal como o LdA. Inteligência, sobranceria e humildade são critérios para aferir a relevância e importância das pessoas. Aos fanáticos apenas digo: Não se diminuam, cresçam com ideias e inteligência.

    ResponderEliminar
  11. Bandeira cite 1 exemplo de agressividade ou de ofensa.
    Se quiser eu dou-lhe exemplos de várias situações do género aqui frequentes apenas por divergência de opinião.

    ResponderEliminar
  12. Todos os dias existem blogs a tentar abrir brechas nesta direcção, todos os dias se lê a palavra aldrabão, abutre, vigarista, gordo referindo-se a Bruno de Carvalho que para além de ser o cidadão Bruno de Carvalho é o presidente do Sporting.

    Com Bruno de Carvalho alguns sportinguista descobriram a exigencia outrora perdida - questiona-se tudo - as contratações, as dispensas, as não contratações - onde anda a esposa, as viagens da direcção (antes não se andava de avião ?), e inventa-se coisas sobre Inacio, sobre a cunhada, etc etc.

    É um Sporting de guerrilha sim uma guerrilha diária preconizada por pessoas que estavam há demasiado tempo agarradas ao poder e visível em blogs surreais como a bancada nascente e de forma mais light - Fonte segura e este próprio blog do qual já foi grande fã.

    ResponderEliminar
  13. Jorge Alemão, eras tão, mas tão grande fã...

    ResponderEliminar
  14. Haja memória...

    Bem sei que é pedir muito para alguns (uns pq não frequentavam este espaço no passado e não o conhecem, apesar de não se coibirem de lançar farpas sobre esse passado, outros por pura estupidez ou maldade), mas, felizmente, a memória é qualidade que ainda me assiste. Daí que me recorde qd o "ANorte" criticava FSF, e qd criticou (de forma mt mais veemente) JEB e ainda qd criticou GL... Recordo-me disso tudo, do q não me recordo, pq não existiu no passado, foi deste ataque feroz e reiterado a quem critica o presidente do SCP...

    BdC não é nem Deus nem diabo, como não foi nenhum anterior presidente do SCP. Mas tem defeitos... e mts. E convém chamar a atenção para eles!

    Pessoalmente detesto o estilo populista, por vezes extremamente demagogo e doutras vezes até apalhaçado. Basta ver o episódio da apresentação dos equipamentos com o presidente equipada com aquela coisa roxa e inesteticamente aos chutos numa bola para se perceber o q digo. Até os jogadores ficaram... cnstrangidos... Não é bem não gostar: é mesmo detestar esse estilo popularucho e centrado na sua própria imagem. Repare-se para q tem sido a estrela da companhia durante este defeso... Jefferson? Cissé? O Mauricio? Nop... Nenhum jogador consegue ultrapssar, sequer aproximar-se do mediatismo da vedeta de serviço: que tem sido o presidente. Um conselho: Low profile, sr. BdC!... é mais bonito e eu gosto. Mais trabalho e menos palavras: é mais eficaz e eu gosto.

    Tb confesso que eu sou mt esquisito no que presidentes do SCP diz respeito até pq, por outras razões, não gostei do estilo de FSF... piorou com JEB, GL tb longe de encher as medidas, sp mt 'inseguro' e a comunicar mal... e agora BdC com aquele estilo arrogante de "dono da razão"... Não gosto. E não gosto tb pq outras razão que ele devia cuidar: esse estilo pode mt bem voltar-se contra o próprio BdC! Não gosto e estou no meu direito a não gostar. Manifestei-me sempre contra os defeitos no estilo dos nossos presidentes. E vou continuar a fazê-lo independentemente dos insultos que me dedicarem.

    Mas, pior que o estilo, é a acção... essa sim a ser determinante no nosso futuro colectivo e nesse aspecto, sinceramente, não vi nada de significativo que permita acreditar numa viragem... face à ruinosa gestão desportiva do passado.

    Uma pergunta sobre um assunto q caiu em esquecimento (pelo menos não dei conta de ter tido mais desenvolvimentos...), de quem são, donde vêm os 18M€ de investimento... Os unicos que efectivamente correspondia à entrada de dinheiro fresco na SAD? Foi explicado na AGE? Não li nada sobre esse assunto.


    Força, LdA!

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade

    Diz-me uma vez em que tenha insultado o presidente Godinho Lopes ou alguem da direcção anterior.



    ResponderEliminar
  16. Jorge Alemão,
    não sei nem quero saber. O meu comentário foi na sequência do teu, relativamente à tua relação com este blogue.

    ResponderEliminar
  17. Virgilio

    O problema é mesmo esse - alguns Sportinguistas não suportam BC, não suportam o estilo, arrogancia e o ar popular ou populista.

    Essa é a questão - não interessam as acções, nunca interessaram.

    Ai está a diferença entre os que agora atacam BC e os que antes atacaram GL

    GL foi (a partir de uma certa altura) atacado devido a todo o mal que fez ao Sporting - BC é atacado por ser como é.

    Eu nunca gostei de GL, por isso não votei nele, mas nunca o insultei e nunca festejei uma derrota do meu clube, como agora se preparam para fazer.

    ResponderEliminar
  18. "Eu nunca gostei de GL, por isso não votei nele, mas nunca o insultei e nunca festejei uma derrota do meu clube, como agora se preparam para fazer."

    Novo bruxo na praça...

    Óh Alemão, queres deixar aqui o teu contacto para venderes serviços de adivinhação às velhas e aos indigentes mentais? Quem sabe um dia substituis a Maia no CMtv!...



    Olha páh... Eu sp separei as aguas: para mim o q me faz ser do SCP são os seus atletas, a sua idiossincrasia, os seus valores... presidentes? Se fosse por eles, há mt q tinha deixado de ser sportinguista... BdC, para mim, é só mais um. Como os outros antes dele, espero que se dê bem, independentemente do estilo, mas não estou optimista pq vejo assuntos arrastarem-se sem solução à vista, e vejo mt conversa, mt propaganda, mt Benito Mussolini style e de palpável, de resultados, mt poucochinho...

    ResponderEliminar
  19. Leão de Alvalade

    Ou então diz-me 1 unica vez em que tenha criticado este blog antes de se ter trasnformado num blog de guerrilha contra esta direcção.

    ResponderEliminar
  20. Jorge Alemão, para te responder teria que concordar com o teu comentário. Aliás desde o teu comentário inicial que não percebo onde queres chegar. Não encontro no que é aqui escrito qualquer relação com o que vieste dizer.

    ResponderEliminar
  21. ... mas nós precisamos de sportinguismo de trincheira, de gente activa na defesa do clube ... só não precisamos é de uma guerra civil e de que as trincheiras sirvam para nos combatermos a nós próprios.

    Mas que este início está a ser surrealista lá isso está. Porque já não há pachorra para alguns blogs que omitem as boas decisões e que fazem um alarido exponencial sempre que alguma aspecto possa ser negativamente conotado com o Sporting. No meio disto tudo apenas não queria ver alguns blogs colocarem-se do lado do contra porque essa é uma posição semopre boa para se estar.
    Eu gosot de ler o Norte de Alvalade. É do Sporting e chega-me, sei ler e aceito bem as criticas e opiniões diferentes das minhas. Não acho que exista nenhuma asfixia democrática ...

    Mas ... para velhos do Restelo já me chega a Bancada, o Camarote e o Autêntico.

    p

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade.

    Não necessito de exemplos,fá fui insultado ferozmente por um editor deste espaço.

    Eu acho que por vezes não fazem por mal(não a questão da falta de educação,ai foi mesmo um comportamento reprovável),simplesmente tal como do outro lado da barricada se julgam com com razão e acham que o seu comportamento é justifica tudo do outro lado as coisas também não são muito diferentes.

    Fazem se comentários agressivos,as vezes ate infundados tudo em nome do que?Do Sporting não será certamente pois o clube em nada ganha com esta guerrilha,bem pelo contrário.

    A luta deixou de ser o Sporting,e passou a ser quem esta certo e quem esta errado.Quando chegarem a conclusão que estão todos errados se calhar já vai ser tarde.

    Os Sportinguistas tornaram se os seus piores inimigos e ainda nem se deram conta disso!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)