sexta-feira, 12 de julho de 2013

À atenção de Bruma: o futebol está cheio de muitos perdidos e poucos achados

Infelizmente tudo indica que o Sporting perdeu mais uma vez, de forma inglória e evitável, mais um jogador. O comunicado ontem emitido pelo clube revela, quanto a mim, a persistência no erro de avaliação em que o CD caiu: ao jogador interessava muito pouco ou até talvez nada qual seria a percentagem do passe que caberia ao seu tutor, Cátio Baldé. Mais do que isso, é até muito provável que estivesse de acordo. 

Como dizia ontem, era muito provável que fosse o tutor do jogador quem detinha o poder de decisão, pelo que, não negociar com ele, encaminhou o processo para o que parece ser o final. Para Cátio Baldé 10% são sempre 10%, independentemente de quem paga e, por isso, tanto lhe faz que seja o Sporting Clube de Portugal ou outro qualquer. Provavelmente "esse tal outro qualquer" até  paga mais.

O aparecimento de Bebebiano parece-me ser o momento em que as coisas se agudizam. O discurso mais apaziguador de Cátio Baldé - fosse real ou por interesse - depressa se foi tornando mas belicoso. A recusa de ser recebido pelo CD foi muito bem aproveitada. 

Acabar como perdedor querendo fazer a figura de moralizador projecta a imagem de um clube à procura da desculpa para o seu próprio fracasso por não saber lidar ou perceber o meio em que tem que se movimentar. Como Sportinguista é-me indiferente se os 10% do passe são do Cátio Baldé ou do Bruma. Já não me será indiferente ver o jogador marcar golos com outra camisola qualquer que não a nossa, especialmente se a baliza onde a bola entre seja a do Sporting.

É indiscutível que o Sporting perde. Começa logo por perder a tranquilidade necessária que qualquer inicio de época recomenda. O sobressalto provocado juntos dos adeptos também não é propriamente o melhor aperitivo. Perde também um activo valorizado mas não necessariamente tão valioso. Mas é apenas uma promessa e o Sporting é uma certeza que não é abalada porque um jogador qualquer sai.

E é aí que Bruma antes de ganhar alguma coisa já perdeu. Seria do seu melhor interesse, neste momento da sua carreira, permanecer num clube que onde começava a ser idolatrado, onde conhecia os cantos à casa. Uma disputa jurídica prolongada pode adiar a integração num futuro clube, tendo em conta que ninguém no seu perfeito juízo quererá assumir o compromisso com um atleta que tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

E, enquanto Bruma aguarda pelo esclarecimento da validade legal do compromisso, é bom que se lembre que o futebol está cheio de quases. A bola que quase entrou não é um golo. Um jogador que quase jogou não saiu do banco. Um jogador que quase foi um craque não foi ninguém no futebol e hoje ninguém se lembra dele. E esses são a maioria, apesar do muito que se esperava de muitos deles.

Lembrando Mário de Sá Carneiro:

Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi... 

Um pouco mais de sol - e fora brasa,
Um pouco mais de azul - e fora além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse àquem...  

E não faltam exemplos:




9 comentários:

  1. 30 milhões de euros, leu? A lei? Trinta milhões de euros. Nem mais nem menos: 30.000.000€. . Ajoelhou, agora vai ter de rezar. Não seja Dias Ferreira. A César o que é de César. Contrato assinado e registado é contrato assinado e registado. SL

    ResponderEliminar
  2. Esta situação do Bruma não é semelhante à que permitiu a vinda do Labyad ?

    ResponderEliminar
  3. Subordinado ao tema jovens jogadores / empresários / clubes, aconselho a lerem este artigo sobre um guarda redes desempregado.

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/interior.aspx?content_id=832841

    Atendendo ao clube por quem não quis renovar, será que não está a ser vitima da organização do pontapé na bola em Portugal, onde o Sporting não consegue comprar um jogador, e agora já depois de haver clubes com equipas A, B e C na 1ª Liga, já há clubes que vendem os direitos televisivos a outros, não se sabe bem a troco de quê?

    Quanto a Bruma, não dou mais para esse peditório. Se o Sporting conseguir resolver o assunto segundo os nossos interesses, ainda bem. Se o Sporting for, mais uma vez, enganado boa viagem gananciosos.

    ResponderEliminar
  4. Guerra com Zahavi, guerra com Baldé... Bruma foi uma batalha perdida... pensando no futuro a curto prazo e considerando a quantidade de jogadores orientados por estes agentes... Quantos, dos melhores jogadores da Academia, sobram para podermos manter a esperança de conseguir renovar com eles?

    Muito preocupante o que está a acontecer.

    Nem a formação se afigura ser a solução para a saída deste período financeiro difícil, a avaliar pelas evidentes dificuldades das sucessivas direcções em gerir a carreira de alguns dos nossos melhores jovens jogadores, agudizada agora pela guerra aberta com empresários.
    Estou seriamente apreensiva em relação ao futuro.

    ResponderEliminar
  5. Pode ser uma comparação tão injusta como desnecessária mas não consigo deixar de pensar como o Couceiro teria lidado com este dossier...

    ResponderEliminar
  6. http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=118126

    A ser verdade o que diz o Bruma na entrevista, repito, a ser verdade, é vergonhoso esta postura da nossa parte. Temo que neste Sporting de BC tudo seja aceitável, tudo! Já começámos a condicionar o trabalho dos jornalistas nas conferências de imprensa, agora começa a perseguição aos jogadores que não querem assinar contrato. Vamos seguir a linha lá de cima? Segue-se a fruta para os árbitros? Será que é assim tão difícil ter uma postura assertiva e defensora dos interesses do Sporting sem utilizar os truques sujos do FCP? Quererá BC seguir os passos que têm sido dados por LFV no benfiquinha ao utilizar muitos dos meios utilizados por PC no porto?

    Ou esta jogada com os empresários foi só o comissionista Inácio a trabalhar?

    Temo que a incompetência tenha permanecido no Sporting e que só tenham mudado as moscas.

    ResponderEliminar
  7. A ser verdade o que li hoje na imprensa sobre um encontro de Bdc com o sobrinho de Zahavi,temo muito pela honorabilidade do nosso representante máximo! Creio bem que se aplica aqui o ditado :-entrada de leão,saída de sendeiro.A ser verdade verdade,repito a ser verdade,estamos entregues a principiantes!

    ResponderEliminar
  8. Entrámos nos discursos de "a ser verdade..." e a partir daí tirar conclusões.
    As minhas vizinhas à janela ou quando se encontram quando vão buscar o pão, não fazem pior.
    Eu quero que o Bruma se foda. O Bruma é o Bruma e o Sporting é o Sporting. Se o Bruma acha que a mão que lhe deu comer com luva de pelica tem de passar a vir com luva de ouro, está enganado.
    Se quer ir, vai. Mas vai, cumprindo o que tem contratualizado com o Sporting.
    Quem morde a mão que o alimenta, não merece mais nada de quem o trouxe para os seus 15 minutos de fama.
    Bruma, que nem acho que tenha mostrado nada, nem de perto ou de longe, parecido com outros atletas que formámos e vendemos com a idade dele (e nem me estou a referir ao Cristiano, nem ao Quaresma ou ao Nani, por exemplo), julga-se o última batata do pacote.
    Mas o Bruma é algum artista, um criativo, que consiga fazer o papel de extremo contra a maior parte das equipas com que nos defrontamos e que jogam fechadas?
    O Bruma é um símbolo da nossa última época. Equipas sem complexos a virem para cima de nós que lhe deram espaço à velocidade e ao drible em velocidade.
    O Bruma é tosco se tiver parado com a bola nos pés. Pior, é burro na maior parte das vezes a aplicar alguma geometria no futebol. Tenho dúvidas que saiba o que é uma triangulação em que ele não é o último a receber a bola.
    Está-se a fazer uma tempestade com um merda destes, e eu acho bem que se façam, para ver até onde é que vai a gente que eu quero ver afastada de Alvalade.
    Está na hora de se fazer uma purga naquela academia, ou então, se não se fizer, podem fechá-la.
    Aplaudiria de pé e iria para o Marquês se aquele senhor que se diz empresário do Bruma não voltasse a representar qualquer atleta formado no Sporting.
    A fórmula é muito simples: queres, queres, não queres, a andar daqui.
    E uma ideia que defendo há muitos anos: um departamento autónomo de representação dos jogadores jovens com base na academia.

    ResponderEliminar
  9. A ser verdade, a ser verdade, mas quando é que acaba este filho da puta de discurso entre sportinguistas?
    O que é preciso mais para mostrar que esse "a ser verdade" é para nos por todos em guerra?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)