terça-feira, 23 de julho de 2013

Dinâmica, classe e calma

 
Muita calma... Foram um belo presente os últimos resultados do Sporting, na antecâmara do jogo de apresentação aos sócios este renovar de ilusões e confiança é refrescante para todos nós que nunca viramos a cara a dizer presente nos momentos difíceis. As feridas profundas e rasgadas nas últimas épocas leoninas estão longe de estar saradas mas não conheço melhor antidoto para qualquer problema que um golo do Sporting.
 
O elemento comum aos jogos da passada semana para mim foi a superação, cá como lá longe, nas américas, muitos esperavam resultados negativos, mas quem vestiu a nossa camisola soube despir-se de preconceitos e fazer aquilo que sabem melhor, jogar à bola.
Acompanhei no ano passado vários jogos da equipa B, como antes tinha também visto alguns das camadas jovens, impressiona a dinâmica das nossas equipas, parecem 11 Andrés Martins a jogar em conjunto e o jogo flui naturalmente, há ingenuidade, há deslumbramento, mas a qualidade das dinâmicas é impressionante. Do mesmo modo é perfeitamente incompreensível o deserto de futebol que tem caracterizado a equipa de futebol principal, que mais se tem assemelhado a um buraco negro que suga todas as boas características individuais dos seus elementos. Da América sopram ventos que anunciam boas novidades para conferir in loco no sábado.
A classe com que o nosso grupo de “miúdos” limpou os dois jogos que por cá realizou também ajudou colocar no seu lugar as Brumas que pelos gabinetes e tribunais vagueiam. O Sporting precisa tanto de pavões indispensáveis como um tuaregue de um aquecedor ao meio-dia no meio do deserto. O excelente Bruma, só o será na realidade no relvado, acompanhado de outros não menos excelentes leões que devem estar satisfeitíssimos pela oportunidade que Baldé lhes proporcionou para brilharem já este ano quando tudo levava a crer que a oportunidade tinha sido agarrada pelo seu companheiro. Seja qual for o desfecho deste caso, julgo que será de bom tom que Bruma desça no patamar de prioridades para a equipa principal para trás de quem, mesmo com inferior qualidade, disse presente quando foi necessário.
Agora é manter a calma, uma pré-época é isso mesmo, “pré”, a antecipação daquilo que poderá ser uma época, na realidade não vencemos, empatámos, mas com golos! Marcados (que saudades) e sofridos (trabalha Jardim! Trabalha Abel!). Falta ainda muito até 1 de Setembro, data que defini como a primeira barreira ciclópica que a actual direcção teria de transpor. Ainda vamos ter muitas ilusões e desilusões, temos de manter o sangue frio e a calma quando as más noticias vierem, para já a lesão de Rojo, que vai apresentar mais um desafio técnico ao treinador, promove um B? Aposta em Maurício? Ou é Dier que volta onde, para mim, nunca devia ter saído? Muita água vai ainda correr e realmente importante é o dia 18 de Agosto onde os erros valem pontos que serão irrecuperáveis.
 

10 comentários:

  1. A lesao de Ilori também é uma má notícia - mas nao sabemos até que ponto nao poderá ajudar o Sporting no processo de renovacao. Era bom que se aproveitasse a ausencia de Rojo para cimentar Dier como central e permitir o seu crescimento...

    Muito boa a parte do texto sobre Bruma. Notável a forma como a escola-Sporting, numa questao de dias, praticamente fez esquecer o jogador que (como o LMGM escreve) tinha tudo para ser, até, a estrela-maior da nossa pré-temporada.

    ResponderEliminar
  2. LMGM: de acordo no essencial. Sinceramente a minha esperança chama-se Leonardo Jardim e por isso ando mt curioso para assistir ao primeiro jogo da equipa principal. A ansiedade dos adeptos tb se combate e, nesta altura da pré-época, era suposto o adepto / sócio comum do SCP ter mais dados do que apenas a sua eterna esperança e mt capacidade de imaginação... O único que podemos fazer é balanços de 2 ou 3 resultados. A verdade é só uma, a gde maioria de nós não sabe, não conhece, não viu rigorosamente nada da equipa principal. Sábado será assim a primeira aparição geral e logo no jogo de apresentação, jogo esse que normalmente tb serve para comparar / medir / concluir s/ a evolução da equipa. Este ano: "not possible".

    Adiante. Seria positivo definir de uma vez por tds o plantel da equipa principal e o da equipa B. Há mt indefinição uma vez que, td leva a crer, ainda há contratações e dispensas por fazer. E essa (indefinição) prejudica a preparação colectiva de ambas as equipas.

    Sobre o que vi da equipa B: o que mais se evidenciou, para além da óbvia superioridade técnica de alguns elementos (João Mário Eduardo, Iuri Medeiros, p.e.) foi a excelente atitude dos miúdos. Ter empatado o jogo com o Estoril naquelas circunstâncias foi realmente mt bom sinal da matéria prima que a nossa Academia continua a produzir. Mas se o futuro parece estar garantido, o presente continua muito incerto... Demasiado até. Para o meu gosto, claro.

    Sábado à bola, veremos qual será a resposta do povo sportinguista. A primeira indicação de fé será demonstrada. Apesar da divisão latente da nossa família, a vdd é q a gd maioria do povo sportinguista une-se sp e qd realmente é preciso: qd a bola começa a rolar dentro do relvado. Pelos menos durante noventa minutos temos de conseguir dar as mãos, gritar pelo SCP, incentivar os nossos 'miúdos' e, se for para assobiar ou insultar alguém, que o alvo sejam os adversários (gatunos da APAF incluídos).

    Vá, já estamos tds à espera: que comece a bola a rolar! Têm a palavra os homens do Leo.

    ResponderEliminar
  3. Ler os textos, mesmo que escassos, do LMGM é que me fazem continuar a vir a este blog todos os dias, mesmo que "algumas vezes" saia frustrado com textos e comentários dos outros.

    ...

    ResponderEliminar
  4. Bolas, que diferença tão grande para o outro blogger. Parabéns pelo excelente texto.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelas palavras.

    Petinga, tem razão, o meio da defesa é um sector fundamental da equipa e são já duas baixas importantes.

    Virgílio, por todas as razões (internas e externas) julgo que a definição final dos diversos dossiers relativos ao fecho do plantel só ficaram terminados no fecho do mercado. Até esse momento tudo pode acontecer (principalmente saídas).

    Não é, de todo, uma situação boa, mas esta não vai ser uma época de facilidades, muito pelo contrário.

    Diogre, o "outro blogger", tem um histórico de publicações à prova de bala, são muito, muitos anos de publicação diária. Aqui já se fez de tudo em termos de opinião, do mais radical ao mais consensual. No final ganha sempre o Sporting.

    ResponderEliminar
  6. LMGM:

    Claro que sim! Enquanto o mercado estiver aberto, existe sp a possibilidade de realizar bons negócios. O que digo é que já deveria existir maior definição e não a definição definitiva (passo a redundância...).

    Gde Abç!

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto.

    Sem tibiezas, entrelinhas, recados ou insinuações.

    De uma neutralidade que se saúda e se necessita como o ar que respiramos.

    SL

    ResponderEliminar

  8. Bom texto. Penso que para já arande evolução tem-se registado ao nivel da atitude, onde existe algum mérito no discurso da direção. Mas ainda é cedo para grandes conclusões. Vamos ver quando tivermos de reagir à adversidade, pois penso que muito do futuro da época vai-se decidir na capacidade para lidar ou não com o insucesso

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)