terça-feira, 26 de novembro de 2013

Excesso dispensável: "Para resolver os problemas de Portugal basta tirar o vermelho da bandeira nacional."


"Para resolver os problemas de Portugal basta tirar o vermelho da bandeira nacional." Bruno de Carvalho dixit

A razão que originou a escolha das cores da bandeira nacional ainda hoje não é clara. Porém o tempo tratou de sarar as dúvidas e esbater as diferenças e a bandeira nacional será hoje dos poucos símbolos incontestado na República Portuguesa.

Por maiores que sejam as tentativas de alguma o reivindicar para si o vermelho que a compõe não é um exclusivo de nenhuma organização, é de todos os portugueses. 

É por isso de grande infelicidade retirar a cor vermelha da bandeira do seu contexto nacional. Lamentável por isso a afirmação do presidente Bruno de Carvalho e mais uma contribuição "para a causa dos 6 milhões". 

Este é pois um excesso que dispensava bem ver o Sporting e o seu presidente associado.

Somos o Sporting Clube de Portugal e não apenas de um bairro, cidade ou região.

 

41 comentários:

  1. Nao consegue estar mais de 3 dias calados. Bolas, já começa a chatear....
    E ninguém lhe tira o mérito que teve e tem na recuperaçao do Sporting, mas nao seria mais inteligente resguardar-se um pouco mais? afinal de contas, ainda agora começou...

    ResponderEliminar
  2. Penso que ele terá dito isso em humor e não a sério.

    ResponderEliminar
  3. tambem acho que tão a levar demasiado asério estas palavras, isto foi no convivio do nucleo em Braga e num ambiente claramente VERDE! vamos la ver que nao podemos mandar umas piadas pq fica tudo ofendido..q ridiculo.

    ResponderEliminar
  4. E Novembro ainda não acabou.
    Estamos a ter, até agora, tanto sucesso como Domingos/Godinho/Duque/Freitas, tiveram há 2 anos atrás.

    E também vi o Godinho Lopes a correr na 1ª Corrida Sporting e olha que ninguém o insultou (pois não havia motivos para isso - estava-se no meio da série de 10 vitórias de Domingos).

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Acho que não vale a pena perder tempo com coisas destas...

    Já se percebeu que o que o BdC quer é polémica. O que ele pretende é ser, constantemente, o centro mediático das atenções e qd assim é, nada a fazer. Gosta de agradar à sua base de apoio que se pela com bocas infantis contra os lamps por tudo ou por nada.

    Claro que com essa postura há-de chegar a altura em que prejudica mais a si próprio do que o beneficia... e há-de chegar a altura que isso não só se irá virar contra ele (não me preocupa), como poderá virar-se contra o SCP (preocupa-me muito). E há-de chegar a altura que essa postura que pretende agradar aos sportinguistas que adoram polémica, não vai chegar.

    As pessoas vão-se fartar e, normalmente fartam-se depressa, e depois qd tiver alguma luta verdadeiramente justa para enfrentar já pcs o levarão a sério. É um dos perigos da banalização mediática.

    O BdC e respectiva direcção deveria preocupar-se em gastar tempo com outras coisas… Por exemplo, estive num aniversário de um núcleo este fds em que o SCP não se fez representar com um único elemento dos seus Órgãos Sociais. ZERO! “Não havia ninguém disponível”, foi a resposta ao convite. Acredite quem quiser. A impressão forte que ficou nos presentes, foi a de que ng apareceu pq o o presidente desse núcleo foi, declaradamente, um opositor do Senhor Presidente nas ultimas eleições e talvez pq um dos homenageados se chamava Manuel Fernandes, outro que por razões manifestamente conhecidas não ‘simpatiza’ muito com o Querido Líder… O que ele e a sua direcção se esquece(m) é que não decepcionaram apenas uma pessoa ou duas pessoas que procuraram atingir, defraudaram muitas outros sportinguistas, que votaram nele(s), que estiveram presentes no evento e que gostariam que, à semelhança de anos anteriores, existisse algum dirigente a representar o clube. Foi, digamos, uma situação inédita. Uma estreia… deve ter sido com a intenção de UNIR…Afinal “O Sporting somos nós”…

    É triste, mas é o que temos… A conclusão a que chego é que na cabeça do Sr. Presidente BdC as eleições ainda não foram esquecidas e ainda há purgas por realizar.

    Continuo a dizer: tivemos todos muita sorte com o treinador que ele escolheu… e os resultados no futebol ajudam a mascarar tudo o resto. Assim se mantenha (o futebol…). O mercado de Janeiro está à porta e os milhões prometidos e anunciados alto e bom som estão por chegar. Mas pronto, já ninguém quer saber, importante mesmo é a cor vermelha da bandeira nacional…

    Abç.

    ResponderEliminar
  6. jcnaguiar

    Sei bem onde e como foram ditas estas palavras. O facto de terem sido num "ambiente claramente verde" não diminui a responsabilidade de quem as diz. Não me sinto ofendido pelas palavras mas incomodado. O presidente do Sporting representa uma grande instituição não uma agremiação de condóminos. Pode ser popular sem ser popularucho.

    ResponderEliminar
  7. Ui, o Bruno de Carvalho fez uma piada com os lampiões numa festa de um núcleo Sportinguista.

    Beware, it has never been done before...

    ResponderEliminar
  8. Não é só uma piada e não são só apenas estas palavras. Já são uma série de intervenções públicas que a mim já me começam a cansar.
    Não há tema que BdC não opine. Acho que nem o MST ou o Marcelo...
    E a minha pergunta aqui é apenas: Para quê e porquê?

    ResponderEliminar
  9. Como sportinguista que gosta de ver o seu clube citado pelas melhores razões também me sinto incomodado com isto, epsiódio que se vem somar a outros e que significa um estilo de comunicar de gosto muito duvidoso.

    ResponderEliminar
  10. É possível que tenha dito isso num momento de humor, mas tem a obrigação de saber o lugar que ocupa e que não é actualmente um simples adepto sportinguista.

    Tem falado demais, por vezes mal e de forma prepopente.As entrevistas que tem dado à CS, são a prova disso mersmo. Pela sua pessoa estou-me a borrifar, mas será o Sporting que será gozado e apontado por causa do seu comportamento irresponsável.

    Por vezes fica-se com a impressão que o rapaz anda nas nuvens, por ver todos os holofotes dos media à sua volta. Num caso destes há os que se encolhem e os evitam, mas ele procura-os e enfrenta-os de forma arrogante com declarações despropositadas.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que tivemos mesmo muita sorte em nos calhar este treinador

    Tivemos muita sorte em não continuar com Jesualdo

    Tivemos também muita sorte em nos calhar jogadores do gabarito de Jefferson, Mauricio, Slimani, Piris, Montero

    Tivemos muita sorte em se fazer uma reestruturação da divida

    Tivemos muitas sorte em facturar muito mais do que se gastou

    Temos muita sorte em não andar a vender mensalmente parcelas de jogadores a fundos

    Temos no entanto uma direcção, liderada por um rapazolas arruaceiro, prepotente e incompetente que não sabe o que anda a fazer


    PS: Mais importante do que estes graçolas (que sinceramente até dispensava, mas que são fait diverts) é analisar a entrevista nojenta de Paulo Bento onde tal como todos esperávamos já admite convocar o transmontano Fernando para a selecção, deixando de certeza o nosso William Carvalho de fora.

    ResponderEliminar
  12. Ponto prévio, não gosto deste tipo de bocas. Se fossem feitas por um presidente de outro clube em relação ao "verde", certamente não iria gostar.

    Podemos dizer que foi na brincadeira, que foi dito entre nos, mas BC tem de perceber que tudo o que disser, estando na posição em que esta, vai ser usado contra ele pessoalmente(Por quem não gosta dele), e principalmente contra o Sporting que é o que realmente nos preocupa.

    Foi mal dito, e havia de pensar melhor antes de falar, porque penso que ele ainda não conseguiu separar bem o adepto do Presidente.. É o que eu acho.

    Mas não posso deixar de fazer este reparo.

    Se uma pessoa acorda-se agora de um coma de 8 meses, e le-se alguns comentarios neste blogue, ficaria a pensar que a direcção do Sporting não fez nada de bem até agora, e que se limitou a mandar umas bocas aos outros e tal, ser popolarucha, que foram incompetentes porque perderam o grande jesualdo ferreira(que belo trabalho faz ele no Braga), que tiveram sorte em contratar um bom treinador, que tiveram sorte em contratar um montero, que são uns incompetentes porque compraram o mauricio ou o welder, que sao uns nabos porque venderam o bruma por 11milhoes(quando ao fim de um ano podia sair a custo zero).

    Que o nosso estadio enche por obra e graça do espirito santo, que os estadios dos adversarios enchem por obra e graça do espirito santo(ou então sao os "adeptos limitados" atras do seu querido lider).

    Que a equipe joga bem e pareçe unida só por causa do treinador, e de Deus.

    Meritos da atual direcção? Zero. Só popularismo, que se irá virar contra ela quando( e pareçe que se deseja ate isso) o futebol tiver maus resultados.

    A minha pergunta é, se eles não estao la a fazer nada, porque não os tiram de lá como já se fez antes?

    Pode ser que as coisas corram melhor depois.

    ResponderEliminar
  13. "Se uma pessoa acorda-se agora de um coma de 8 meses, e le-se alguns comentarios neste blogue, ficaria a pensar que a direcção do Sporting não fez nada de bem até agora..."

    PedroC

    Por isso é que não se deve fazer juízos de valor sobre o q as outras pessoas escrevem através de um (UM) comentário que publicam... Se se quiser criticar que se faça pelo conjunto de ideias que essa pessoa defende para o SCP. Por aqui defende-se o SCP há já mts anos, nem que para isso se tenha que criticar os (mts) disparates que os nosso presidentes e respectiva entourage têm feito. Incluindo o actual. Temos pena, se para alguns, o senhor presidente BdC é uma espécie de dogma sobre o qual não pode incidir qlq dúvida ou chamada de atenção.

    Neste caso especifico, comenta-se o teor deste post que, curiosamente e segundo a sua própria opinião, deve ser em termos negativos...

    Sp ao dispor,

    SL

    ResponderEliminar
  14. Virgilio, acho que aqui ninguem diz que o Bdc é perfeito nem nada do que se pareça, mas é um enorme upgrade ao que se tem visto por aqui antes, noutras alturas queixava-se que toda a gente conhecia o PMAG do sporting e ninguem conhecida do porto, que toda a nação leonina opinava e caia no ridiculo, que eu saiba nao se vê isso por agora excepto em casos muito pontuais com jaime soares, se ele gosta de ter a atenção, optimo, é novo e ainda vai errar muitas xs, mas acho que se está a querer crucificar por coisas parvas, é uma pessoa ou que se adora ou que se odeia, mas uma coisa é certa, tem defendido o clube de forma séria e tem devolvido orgulho e esperança, coisas que ha muito nao se via por estes lados.
    O virgilio queixa-se que um nucleo fez um aniversario e que ele nao teve presente, ja viu, secalhar poupou-se a um discurso ridiculo ja que fala demasiado.

    ResponderEliminar
  15. "Por isso é que não se deve fazer juízos de valor sobre o q as outras pessoas escrevem através de um (UM) comentário que publicam"

    Amigo Virgilio, peço desculpa se foi a ideia que passei, mas não é nada disso. Nem tão pouco faço juizos de valor sobre o direito das pessoas dizerem o que querem.

    O que eu digo é que, desde que esta direcção tomou posse, quem acompanhe este blogue( e quem nele comenta) chega facilmente à conclusão que se alguma vez aqui foi elogiada alguma medida, foi apenas a da camisola nº12.

    De resto tudo é questionado, e nada é elogiado.

    Por exemplo ja se falou aqui varias vezes das mas contrataçoes do magrao, ou do welder, do mauricio ou do cissé, mas nunca aqui vi elogiada a contratação do montero ou do silmani por exemplo. do piris ou do jefferson.

    é so um exemplo.

    Quando ha mal para dizer, existe uma cara, a de BC( e graças a Deus...é só mesmo do que ele diz que se fala mal).

    Quando algo corre bem...quem acorda-se agora do tal coma que falei, ate ia pensar que o Presidente do Sporting era outra pessoa qualquer.

    Nunca vi aqui um simples..."epá...estamos a ganhar....bom trabalho, saldo positivo ate agora".

    jcnaguiar :
    "mas uma coisa é certa, tem defendido o clube de forma séria e tem devolvido orgulho e esperança, coisas que ha muito nao se via por estes lados. "

    Nunca vi isto que este amigo disse, e que é praticamente unanime(ate na cs) e uma grande verdade, elogiado aqui por ninguem.

    Porque a verdade é so uma, ha aqui quem tenha um odio profundo por BC, e voce virgilio é uma dessas pessoas. E tem esse direito, terá as suas razoes.

    Mas se assim é, e se BC é assim tão mau(ou perigoso/aldrabao como ja o apelidaram) porque não correm com BC do Sporting?








    ResponderEliminar
  16. Caro jcnaguiar,

    Não crucifico nada nem ng, mt menos o presidente do meu clube. Sim, talvez outros o façam, mas estou certo que por cada um que o faça, existem muitíssimos mais a glorificarem-no completamente. Não tenho dúvidas disso.

    Sobre o caso que expus: critiquei por não ter enviado um (UM) único elemento que fosse a representar o SCP! Não se pedia a sua presença, pedia-se uma representação oficial...

    Sentimo-nos abandonados por esta direcção... e quem vive o SCP longe, nota mt estas ausências. Fica registada a atitude, mais uma. Mas pronto... nada de importância, não é? São cenas, como é que disse mesmo? Isso, “parvas”... Enfim, não ligue, eu é que sou um gajo esquisito. No fundo, se formos a ver, a festa e a exaltação ao sportinguismo fizeram-se na mesma!!! Enfim, o que está em causa é celebrar o SCP e não o actual regime ou figura BdC e realmente é isso que importa salvaguardar: o amor genuíno e completamente altruísta pelo SCP. Não tivemos o BdC nem ng ligado aos O.S do clube? Não faz mal, tivemos o Alexandre Baptista e o Manuel Fernandes, glórias vivas do SCP. E quem tem glórias vivas do seu clube não precisa de Brunos nenhuns… Certo?

    Ah... tb pode ser pq havia croquetes, rissóis, chamuças e outros salgados... a aversão é tanta que deve ter ser por isso que não apareceu ninguém. Resta saber que entradas se apresentam nos festejos organizados por outros núcleos que merecem a presença de dirigentes actuais e / ou até de “Sua Ex.cia” o próprio BdC. O critério das entradas deve ser interessante de observar. Para o ano escolhemos ovos verdes e pasteis de bacalhau…pode ser que tenhamos mais sorte e sejam mais do gosto do BdC e sus muchachos…


    Olhe, haja saúde e que todos possamos assistirmos a mts vitórias leoninas… é o que se quer.

    SL

    ResponderEliminar
  17. PedroC,

    Sobre os elogios: anda distraído.

    Sobre ódio que nutro: avalia mal. Felizmente não odeio ninguém.

    Abç

    ResponderEliminar
  18. Amigo PedroC:

    Qt à sua ultima pergunta.

    primeiro ponto: se está a dirigir-se a mim, agradeço que não use palavras que eu nunca utilizei: "aldrabão" e outras do género... é que pode passar a ideia de que eu, anteriormente, me referi a BdC nesses termos e isso não corresponde à vdd.

    segundo ponto: Não é isso que está em causa. Posso não concordar com o resultado das eleições, mas eu aceito e respeito a democracia e a escolha dos sócios do SCP. O BdC venceu as últimas eleições e tem todo o direito de cumprir o seu mandato e implementar as suas ideias. Oxalá com sucesso. Costuma dizer-se que “com quem ferros mata, com ferros morre”, mas, a bem do SCP espero que jamais se repitam as circunstancias que retiraram GL elevaram BdC à presidência do SCP. Nem outra coisa me passa pela cabeça que não seja o BdC terminar o seu mandato.

    Exemplo: João Rocha, unanimemente reconhecido como o melhor presidente das últimas décadas, não teve apenas épocas boas, tb teve épocas bem ruins no futebol. Não foi por isso que deixou de cumprir (até qd pode) os seus mandatos. E veja lá, até ele, foi alvo de acentuadas criticas e convulsões internas… Umas justas, outras, nem por isso.

    ResponderEliminar
  19. PedroC

    Os artigos estão à disposição para consulta pelo que neles poderá encontrar elogios a Montero, a Piris e a Jefferson e até a Vitor. Elogiá-los e as respectivas contratações é elogiar quem tomou as decisões.

    E da mesma forma que encontra criticas a Welder, Cissé, Magrão também as vê em relação a Rojo ou a Boulharouz e outros. É-me indiferente quem os contrata.

    Sobre o trabalho da direcção e em particular do presidente Bruno de Carvalho disse em tempo oportuno aqui:

    A reestruturação financeira está em curso, foi feita uma redução drástica nos custos de pessoal na SAD, os dossiers mais complicados, que poderiam ter chamuscado o presidente, acabaram por significar importantes vitórias e a equipa principal continua a dar boa conta de si, com muitos jogadores da casa. O até agora melhor marcador do campeonato custou menos que o ordenado anual de muitos outros jogadores dos rivais de sempre, a equipa tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa e segue invicta após quatro jornadas. O Sporting mantém-se nas primeiras páginas dos jornais mas, desta feita, pelos melhores motivos e o clube é referido com respeito por parte dos comentadores desportivos. Não estranha por isso que a entrevista tenha decorrido num tom de "one man show", com o atónito locutor da estação televisiva a ser goleado pela argumentação do presidente

    Tudo o mais têm sido criticas pontuais e tom geral dos posts deixam-me tranquilo sobretudo com a minha consciência.

    ResponderEliminar
  20. Jorge vicente (ex-jornal SCP)26 de novembro de 2013 às 17:22

    Não é só um excesso dispensável, é de todo lamentável. Eu como Sportinguista senti vergonha destas declarações. Nem a brincar isto pode acontecer. Mas ele pensa que está no café com os amigos? E concordo totalmente quando dizes que isto contribuiu para a causa dos 6 milhões. Só me faltava mais esta para eu ouvir dos lampiões "este é o aprendiz de pinto da costa" ou "o paulo bento tinha razão quando disse que os sportinguistas precisavam de acabar com os complexos em relação ao benfica". Que tiro no pé tão péssimo!

    ResponderEliminar
  21. Pedro C, escrevi há um ano, talvez por esta altura, um post onde defendia que o Sporting precisa para sua sobrevivência de estabilidade directiva e isso continua e continuará válido pelo menos no médio prazo (7-10 anos), ou seja o Sporting precisa de órgãos sociais que durem minimamente estáveis durante 3 mandatos. Andar a trocar ano a ano de direcção é o caminho mais rápido para desaparecer.

    Não faço a mínima ideia se Bruno Carvalho é bom ou mau Presidente, nem sei como é que isso se avalia em poucos meses, para já está excelente, aliás ter chegado a Setembro com uma estrutura minimamente competitiva foi de certeza um trabalho ciclópico e fabuloso.

    Mas não foi só para Bruno Carvalho, há longas décadas que é assim, olhe João Rocha entra no Sporting porque o Presidente anterior durou 1 mês... As missões que temos delegado aos órgãos sociais são terrivelmente difíceis sejam eles quais forem. Para mim a avaliação é feita da forma como deixam o clube aos sucessores e não gostando da forma que João Rocha deixou é infinitamente melhor que qualquer outro depois dele.

    Um Presidente, normalmente, apresenta um programa para ser sufragado, o de Godinho era de um risco tremendo, mas era idêntico ao dos outros candidatos na altura (Bruno Carvalho incluído) excepção feita a Abrantes Mendes. Lembra-se da percentagem de votação em Abrantes Mendes?

    ResponderEliminar
  22. Virgílio acho q se esta a dramatizar bastante as palavras de Bdc, mas o português e assim, vê polémica em tudo e poe se logo tudo em causa. Pode estar desanimado cm a falta de presença de alguém representante, pra responder e. A esse abandono pq n fazem um pedido formal para um convívio ou uma jantarada? Assim tiram as duvidas todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jcnaguiar talvez o meu caro esteja a incorrer no mesmo erro do "tal português de que fala.
      Afinal "excesso dispensável" é porventura uma critica cega ou feroz?

      Eliminar
  23. Meus caros amigos vejam bem a bandeira da Preasidência da Republica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa

    p

    ResponderEliminar
  24. Eu nao sou fa do BdC. Alias, desgosto bastante da pessoa, mas acho que se esta a dar demasiada importancia a estas declaracoes e exagerar nas consequencias das mesmas.

    Foi uma piada bastante inocente, e digo inocente porque nem me parece que a referencia a bandeira toda verde tenho sido dirigida ao Benfica.

    Acho que isto se esta a levar demasiado a serio.

    ResponderEliminar
  25. Virgílio,

    diga-me uma coisa, o que é esse "tudo o resto" que você diz que os resultados do futebol andam a mascarar ? Está a referir-se ao quê exactamente ? A coisas importantes ou coisas sem importância como o assunto que é discutido aqui ?

    E já agora, faço-lhe outra pergunta: Você acha sinceramente que os membros dos órgãos sociais ou algum membro vai poder estar sempre presente em todas as festas de Núcleos do Sporting pelo país fora ?

    Neste fim de semana tivemos a UEFA CUP do Futsal e tivemos o futebol em Guimarães precedido do "Rugido Minhoto" no Núcleo de Braga, além disso a maior parte dos membros dos órgãos sociais tem outras actividades para além do Sporting, sendo que não podem estar sempre disponíveis para todas as "festas".

    Estar a encarar a falta de comparência com preconceitos, é indicador da sua pouca empatia por estes órgãos sociais, e por isso é normal que tenha essa opinião e veja as coisas dessa maneira pouco justa.

    Está na altura de se acabar de vez com estas questões mesquinhas no Sporting.
    Os órgãos sociais estão no Sporting para gerir, fiscalizar e manter o Sporting em normal funcionamento. Não estão lá para virem às festas do "meu" ou do "seu" núcleo Sportinguista, ainda que o possam fazer quando assim tiverem oportunidade.

    No dia em que os Sportinguistas passarem a preocupar-se mais com o essencial e menos com o acessório, não criando "guerrinhas de algibeira", o Sporting terá mais hipóteses que ser aquilo que os seus fundadores desejaram.

    SL

    ResponderEliminar
  26. "No dia em que os Sportinguistas passarem a preocupar-se mais com o essencial e menos com o acessório, não criando "guerrinhas de algibeira", o Sporting terá mais hipóteses que ser aquilo que os seus fundadores desejaram"

    Muito bem! Talvez fosse útil começar pelo Bruno.

    ResponderEliminar
  27. Quando o Sporting é nomeado marca de excelência, este blog dá relevância à questão da bandeira. Esclarecedor...

    ResponderEliminar
  28. Caro João Santos, responda-me a uma coisa. Qts é que foram mesmo os membros da direcção que acompanharam o presidente ao núcleo de Braga no domingo?

    Não houve sequer um que se disponibilizasse a aparecer no dia anterior em Castelo Branco?... E do Conselho Fiscal? Nem da Assembleia Geral? Nem um funcionário qlq que viesse mandatado pelo CD? Da SAD já nem falo... Caraças, páh… tivemos um azar do catano…. Estava td a gente ocupada no futsal…Por falar em futsal… O sábado foi dia de folga, não foi? Mas nem era isso que me queria referir… enfim, um núcleo até há pouco tempo considerado exemplar e que, entre mts outras iniciativas, fundou (lá está) a primeira academia de futsal do SCP fora de Lx... e que lidera a comissão nacional de núcleos, viveu, pela primeira vez em mts anos, esta situação... Apenas pura coincidência, claro...E mt atenção: nada de sermos preconceituosos ou de proferir juízos injustos! Só alguém com pouca empatia pelo BdC, como eu, é que poderia classificar a ausência de alguém que representasse oficialmente o clube como lamentável.


    E claro que td isto não tem importância, caro João Santos… Claro que não! São peanuts. Sabe pq? Pq como dizem (e bem) os brasucas: "pimenta no cu dos outros, para mim é refresco". Se acontecesse ao contrário, o caro João Santos achava td normal e até aplaudia! Como bom minhoto que é ia adorar ver distribuir os “rugidos minhotos” ao Carlos Lopes e ao Emanuel Silva sem qlq representante oficial do seu clube a participar… Eu adorei ver o Alexandre Baptista e o velho capitão Manel receberem os galardões “Garra de leão” e a serem ignorados pelos actuais dirigentes leoninos. Até digo mais: foi mesmo um regalo! Encheu-me a alma de alegria incontida!

    Olhe, dps disto, ainda quer que lhe explique o que está mal? Quer mesmo que lhe faça o desenho?

    Mt saúde para os irmãos leões do Minho é o que eu desejo. Não se preocupe que os leões albicastrenses são gente rija e ultrapassam bem estas desfeitas. Não precisamos que nos façam fretes. E mt menos que alguém nos venha cá dar lições de Sportinguismo.


    “O SPOrTING É NOSSO” (a malta de CB é que não faz falta nenhuma…)

    ResponderEliminar
  29. Virgílio,

    mas porque razão é que você concluiu (mal) que eu sou Minhoto ?
    Eu sou da Margem Sul amigo, não estive em Braga nem em Castelo Branco. E não faço ideia quantos elementos do Sporting estiveram presentes em Braga.

    Quando eu me referi ao "meu" ou ao "seu" núcleo, estava a referir-me à atitude de pessoalizar as coisas. Não sou sócio de nenhum núcleo, apenas do nosso clube.

    O Virgílio tem todo o direito de desejar que estivessem presentes elementos do Sporting no núcleo de Castelo Branco, não pode é tirar conclusões precipitadas dessa maneira, porque não sabe se houve hipótese ou não de alguém estar presente, é só isso. E andar com preconceitos não tem razão de ser.
    Dessa maneira parece é que, à partida, quando você não sabe verdadeiramente as razões, você vai apontar sempre para as mais "maldosas". Como se os órgãos sociais do Sporting quisessem faltar ao respeito a algum Núcleo...

    As suas últimas frases são o espelho daquilo que eu já disse. Não nos leva a lado nenhum andar com estas "guerrinhas" e a tirar conclusões maldosas, achando que os "outros" estão contra nós e que ninguém nos quer bem.
    E o meu objectivo não foi dar lições de Sportinguismo a ninguém.

    Você está a pessoalizar (na sua figura e do Núcleo de Castelo Branco) demasiado tudo o que se passou.
    O que interessa é o Sporting como um todo, não é o núcleo X nem o Y, ou outro "sector" qualquer.

    E ainda não percebi (porque você não me respondeu a essa pergunta) afinal o que era aquilo de "tudo o resto" que você diz que os resultados do futebol estão a mascarar... É que isso parecem insinuações, não sei é sobre o quê.
    É certo que nem tudo tem sido bem feito (ou da maneira como cada um de nós gostava), mas acho que seria bom que nos lembrássemos do estado em que estava o Sporting no inicio deste ano, e comparar esse estado com o actual. No aspecto de dinamização do clube então, é comparar a noite com o dia.

    SL

    ResponderEliminar
  30. Boa noite.

    Sou Benfiquista, e confesso que a parte deste assunto que me toca a mim, não me chateia em nada. É apenas mais uma de muitas tentativas de agradar aos sócios, ou a um grupo de sócios.

    Para os Benfiquistas é apenas mais uma piada, num leque diverso delas, sem razão aparente, às quais não ignoramos, porque estas coisas são sempre temas interessantes para os blogues e CS, onde se quer isto mesmo, confusão e discussão.

    Acho que para bom entendedor, já deu para ver que esta é apenas uma cópia do PdC nos anos da "fina ironia", que começa a pecar por excesso.

    Agora, como Português sinto que houve aqui uma enorme falta de respeito pela Republica, e se não estou em erro, é crime. Era escusado, e sinceramente, foi uma piada... sem piada.

    Abraço e excelente post.

    ResponderEliminar
  31. Bandeira nacional para mim?

    Toda verde e tirava a esfera armilar e colocava em seu lugar um leão rampante!

    Poderia trocar o leão rampante pela figura representada no alto da estátua da Guerra Peninsular na Praça Mouzinho de Albuquerque (Boavista) no Porto.

    Deixem-se de discussões estéreis provocadas, e ampliadas, por palermas de vermelho.

    ResponderEliminar
  32. Pronto, já vi que foi tempo perdido...

    Ultimo desenho:

    Foi td com boas intenções! Eu é que sou maldoso e precipitado e tenho de compreender que ninguém estava disponível e nem sequer tempo houve para enviar uma mensagem para ser lida durante a cerimónia, contendo, sei lá, um incentivo aos premiados, um agradecimento ao trabalho do núcleo que fazia 21 anos de existência e as razões para tamanha ausência e tanta indisponibilidade... Páh eu não desejo nada, mas exijo um mínimo de respeito por quem luta diariamente pelo crescimento do SCP numa cidade / região.

    Não perco mais tempo, caro João Sousa. Se não percebe o que se passou aqui é apenas pq ñ quer dar o braço a torcer, pq pela maneira como se exprime, não me parece que seja burro.

    Fique bem.

    SL

    ResponderEliminar
  33. Ora bolas...

    O que para aqui vai de..."virgens" ofendidas...!!

    Força BC continua a defender os interesses do Sporting, que tens o apoio da maioria dos sportinguistas...!!


    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  34. E já agora um apontamento para o benfiquista Germano Bettencourt...

    Se esta "saída" do BC foi uma ofensa a "exigir" possíveis tomadas de posição judiciais...

    O que se deverá fazer ao presidente do Benfica, responsável por uma burla de 17 milhões que eu e outros (e até talvez o sr Bettencourt...) iremos ter de continuar a pagar...?

    A mim, ofende-me mais esta "saída" do Vieira, do que brincadeira do Bruno...!!

    ResponderEliminar
  35. "E Novembro ainda não acabou.
    Estamos a ter, até agora, tanto sucesso como Domingos/Godinho/Duque/Freitas, tiveram há 2 anos atrás."

    O SCP de GL gastou 40M em contratações sonantes na altura a sua obrigação era lutar pelos títulos nada a ver com o que aconteceu esta época em que houve uma redução de 50% nos gastos.

    Percebo a comparação do SCP de LJ com o SCP de DP mas as pessoas esquecessem de 1 pormenor importante é que no arranque fantástico de DP não houve jogos contra os grandes e o de LJ já tem uma ida a Braga, Dragao, Guimarães e a recepçao ao benfica parecendo que não é uma enorme diferença.

    ResponderEliminar
  36. Comparar o arranque deste Sporting com o do Godinho/Duque/Freitas/Domingos, é comparar o incomparável!

    Quer a nível de jogadores, como a nível de orçamento, gestão interna, etc.
    Essa comparação não tem cabimento nenhum.

    Na altura do Godinho, o Sporting deu um gigante passo em direcção ao abismo. Que antes de se ter tornado tão evidente era apenas um autêntico passo de fé, empurrando os problemas com a barriga e rezando para que tudo corresse bem. Depois foi aquilo que se viu. E que grande maioria dos sócios já esperava... o descalabro total, principalmente a nível financeiro. E nem vale a pena falar da figura do presidente de então, porque para quem participou nas Assembleias Gerais, era evidente a figura fraca que estava a comandar o Sporting e que iria dar borrada.

    SL

    ResponderEliminar
  37. Ace-XXI e João Santos,

    Não comparei orçamentos, direcções, mas sim momentos e expectativas. Há 2 anos eram exactamente as mesmas, em todos (adeptos, sócios, jogadores, técnicos e direcção).
    É óbvio que há os iluminados como o sr. João Santos, pois já esperava o que ia acontecer.
    Estamos iguais. Com isto quis dizer que Bruno Carvalho, em termos desportivos, não fez mais do que outros, NO MESMO PERÍODO DE TEMPO, logo devia resguardar-se mais pois se a bola deixar de entrar o sucesso/futuro poderá ser o mesmo (esperemos que não!). Só isso.

    E desculpem, mas comparar 23 pontos de há 2 anos, com 23 pontos de agora (no mesmo período de tempo - 1 terço de campeonato) é comparar o comparável.

    ResponderEliminar
  38. Então o "Cantinho do Morais" deve também achar que podemos atribuir mérito igual a uma Liga dos Campeões ganha por um clube português e a outra ganha por um qualquer "Real Madrid" com orçamentos infinitamente superiores a qualquer clube português.

    Será que não percebe a diferença ?
    Mesmo que em termos meramente desportivos 23 pontos sejam sempre 23 pontos, o período não é comparável em termos de gestão desportiva e financeira.

    Iluminado, eu ?
    Não me diga que você não sabe de mais ninguém que estivesse totalmente pessimista nessa altura... O mandato de Godinho Lopes nasceu torto e nunca se endireitou.

    SL

    ResponderEliminar
  39. pá mas alguém sabe o que eram os "credíveis"? Pesquisem e constatem...
    http://www.youtube.com/watch?v=gU7aE5aD20g
    Como podem criticar o nosso presidente, ele está a salvar o nosso clube do fim, recebeu uma herança de 4 milhões de euros por mês, obrigado a gastar em jogadores o que todos diriam "nem por sombras é candidato ao título", conseguiu construir uma equipa que está a jogar muito bom futebol e, ao contrário do que muitos pensam, com o tempo vai melhorar e vai fazer uma segunda volta com mais experiência de jogo colectivo e certamente mais poderosa. Dizem-se sportinguistas e quando finalmente têm um verdadeiro sportinguista como presidente, que até tem a formação adequada para exercer as funções não, ah e tal por causa do "tira o vermelho" era melhor regressar ao passado, por favor comecemos a pensar se o que defendemos é mesmo o melhor para o sporting, parece-me que é na assembleia geral de sócios que isso se decide, reparem quem lá está, e o que se decidiu, e verão quem se preocupa. A democracia realmente ainda é estranha a muita gente nesta terra e o que se passou no sporting deveria ser estudado a sério pois permite ter uma ideia dos poderes instalados em Portugal e que não representam os cidadãos, pelo menos eu sinto-me representado como sportinguista e finalmente hoje posso dizer que tenho esperança no meu clube. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)